Estudo de A Sentinela, semana de 24 de fevereiro a 2 de março de 2025, Jeová se lembra de todas as suas lágrimas, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 24 de fevereiro, 2 de março de 2025, Jeová se lembra de todas as suas lágrimas, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: Resposta Adicional
Celeste: Pontos Adicionais
“Recolha minhas lágrimas em seu odre. Eles não estão escritos em seu livro? (Sl 56:8).
1, 2. Que situações podem nos fazer chorar?
QUEM não chorou? Podemos chorar de alegria quando coisas boas nos acontecem, como o nascimento de um filho. Talvez choremos quando uma bela lembrança vem à mente ou quando nos reencontramos com um amigo querido depois de muitos anos.
2 Mas na maioria das vezes choramos porque nossos corações estão doendo. Talvez alguém nos tenha decepcionado terrivelmente ou estejamos sofrendo muito por causa de uma doença muito grave ou pela perda de um ente querido. Nessas ocasiões, podemos sentir-nos como Jeremias quando os babilónios destruíram Jerusalém. O profeta disse: “Correntes de água fluem dos meus olhos […]. Meus olhos chorarão sem parar, sem descanso” (Lam. 3:48, 49).
3. Como Jeová se sente quando vê seus servos sofrerem? (Isaías 63:9).
3 Jeová sabe quantas lágrimas de dor derramamos ao longo da vida. A Bíblia nos garante que ele está ciente de todos os nossos sofrimentos e que nos ouve quando lhe imploramos que nos ajude. (Sl. 34:15). Mas, além de nos ver e ouvir, faz outra coisa. Ele é nosso Pai e nos ama muito, e fica muito triste quando vê seus filhos chorarem. Então ele imediatamente começa a trabalhar nos ajudando (leia Isaías 63:9).
4. Que exemplos bíblicos analisaremos e o que aprenderemos sobre Jeová?
4 Na sua Palavra, vemos o que Jeová fez quando viu seus servos chorando. Pensemos no caso de Ana, Davi e do rei Ezequias. O que fez você chorar? O que Jeová fez por eles? E como o seu exemplo nos conforta quando a tristeza, a traição ou o desespero nos fazem chorar?
LÁGRIMAS DE TRISTEZA
5. Como Ana se sentiu?
5 Ana passou por situações muito tristes que lhe custaram muitas lágrimas. Seu marido não era casado apenas com ela, mas também com Penina, uma mulher que a odiava e a tratava muito mal. Como se isso não bastasse, Ana era estéril, enquanto Penina tinha vários filhos (1Sm 1:1, 2). E por esse motivo ele zombava dela constantemente. Como você se sentiria no lugar dele? Ana ficou “profundamente angustiada”, por isso “acabou chorando e não comeu nada”. (1 Sam. 1:6, 7, 10).
6. O que Ana fez para se sentir melhor?
6 O que Ana fez para se sentir melhor? Para começar, ele foi ao tabernáculo, centro da adoração pura. E uma vez ali, possivelmente perto da entrada do pátio do tabernáculo, “ele começou a orar a Jeová e não conseguia parar de chorar”. Ela implorou a Deus que se lembrasse dela e disse-lhe: “Olha como estou sofrendo”. (1 Sam. 1:10b, 11). Ela contou a Jeová tudo o que sentia. Você consegue imaginar como Jeová deve ter ficado triste ao ver sua amada filha chorando?
7. Como Ana se sentiu depois de abrir o coração a Jeová?
7 Como Ana se sentiu depois de abrir o coração a Jeová e ouvir as palavras tranquilizadoras do sumo sacerdote Eli? A história diz: “Ele foi comer, e a tristeza desapareceu de seu rosto”. (1 Sam. 1:17, 18). Embora a sua situação ainda não tivesse mudado, Ana sentiu-se aliviada. Ele havia deixado o pesado fardo emocional nas mãos de Jeová. Ele viu sua angústia, ouviu seu apelo e então a abençoou permitindo que ela tivesse filhos. (1 Sam. 1:19, 20; 2:21).
8, 9. De acordo com Hebreus 10:24, 25, por que devemos fazer todo esforço para ir às reuniões? (Veja também a imagem).
8 O que aprendemos? Você está passando por uma situação difícil que te faz chorar? Talvez você esteja de luto pela morte de um familiar ou amigo. Nesses casos, é normal que você não tenha vontade de estar com ninguém. Mas lembre-se do exemplo de Ana. Ela foi ao tabernáculo e ali Jeová a confortou. Ele também pode consolá-lo se você for às reuniões, mesmo que você se sinta triste e fraco. (leia Hebreus 10:24, 25). Ali ouvimos passagens bíblicas muito encorajadoras. Dessa forma, Jeová pode nos ajudar a substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos. Assim nos sentiremos melhor, mesmo que a situação não melhore imediatamente.
9 Nas reuniões, os irmãos nos confortam e nos mostram o quanto nos amam, e isso pode animar nosso ânimo. (1 Tes. 5:11, 14). Considere as palavras de um pioneiro especial que perdeu a esposa: “Ainda lamento a morte dela. Às vezes sento num canto e começo a chorar e chorar... Mas as reuniões me dão o incentivo que preciso para continuar. Os comentários que os irmãos fazem e as palavras bonitas que me dizem me acalmam. Quando chego ao salão, às vezes sinto uma angústia, mas sempre me sinto melhor lá.” Quando vamos às reuniões, Jeová pode usar irmãos e irmãs para nos ajudar.
ILUSTRAÇÃO
Num Salão do Reino, um grupo de irmãos e irmãs consola um irmão mais velho que está muito triste. Os irmãos nos confortam. (Ver parágrafos 8 e 9).
10. Como podemos seguir o exemplo de Ana em momentos de profunda tristeza?
10 Ana sentiu-se melhor quando desabafou com Jeová. Você também pode fazer o que 1 Pedro 5:7 diz e lançar todas as suas preocupações sobre Jeová com a confiança de que ele o ouvirá. Uma irmã explica o que sentiu quando ladrões acabaram com a vida de seu marido: “Senti como se meu coração estivesse partido em milhares de pedaços e que seria impossível curá-lo”. O que ajudou você? Ela diz: “Recorri-me ao meu amoroso Pai celestial e senti seu conforto sempre que orava a ele. Às vezes eu não sabia como explicar para ele o que sentia, mas ele me entendia. Quando ela estava mergulhada na tristeza e no desespero, ela lhe pediu paz. Imediatamente senti meu coração e minha mente cheios de calma e tive forças para seguir em frente.” Quando você desabafa com Jeová, ele sente a sua dor e entende perfeitamente os seus sentimentos. Mesmo que o problema não desapareça, Jeová pode acalmá-lo e dar-lhe um pouco de paz (Sal. 94:19; Fil. 4:6, 7). Além disso, irá recompensá-lo por sua resistência. (Hebreus 11:6).
LÁGRIMAS POR UMA TRAIÇÃO
11. Como Davi se sentiu quando outros o trataram mal?
11 Durante sua vida, David enfrentou muitas situações dolorosas que lhe trouxeram lágrimas aos olhos. Muitos o odiavam, e até mesmo alguns familiares e amigos traíram sua confiança e tentaram prejudicá-lo (1 Sam. 19:10, 11; 2 Sam. 15:10-14, 30). A certa altura de sua vida ele escreveu: “Já me cansei de tanto suspirar; A noite inteira encharco minha cama de lágrimas; “Com minhas lágrimas eu inundo minha cama.” Por que ele se sentiu assim? Ele mesmo explicou: “Por causa de todos aqueles que me perturbam” (Sl 6:6, 7). As pessoas machucaram tanto David que ele não conseguiu conter as lágrimas.
12. De acordo com o Salmo 56:8, de que Davi estava convencido?
12 Embora a vida de David fosse difícil, ele tinha certeza de que Jeová o amava. Ele escreveu: “Jeová ouvirá o meu clamor.” (Salmo 6:8). Em outra ocasião ele escreveu as belas palavras encontradas no Salmo 56:8 (leia). Estas palavras descrevem poeticamente o quanto Jeová nos ama e se preocupa com o que sentimos. David disse que era como se Jeová estivesse a recolher cada uma das suas lágrimas num odre de vinho ou a anotá-las num livro. Ele estava completamente convencido de que seu amoroso Pai celestial estava ciente e se lembrava de todos os seus sofrimentos, e que ele conhecia não apenas seus problemas, mas também como eles o faziam sentir.
13. O que pode nos consolar se alguém nos decepcionar ou nos trair? (Veja também a imagem).
13 O que aprendemos? Você foi decepcionado ou traído por alguém que ama? Você está com o coração partido porque seu casamento ou namoro terminou? Você está triste porque alguém que você ama deixou de servir a Jeová? Vejamos um caso da vida real. Um irmão contou como se sentiu quando sua esposa foi infiel e o abandonou: “Não pude acreditar, fiquei em choque. Eu me senti inútil, triste e com raiva.” O que pode confortá-lo se alguém o trair ou decepcionar? Tenha em mente que Jeová nunca o abandonará. O irmão disse: “Percebi que as pessoas podem falhar com você, mas Jeová não. Ele é a nossa Rocha; Sempre estará lá, não importa o que aconteça. Ele nunca abandonará os que lhe são leais” (Salmo 37:28). Lembre-se de que ninguém o ama tanto quanto Jeová o ama. Talvez eles tenham machucado você muito, mas não deixe que isso o impeça de ver o quanto Jeová se importa com você. (Romanos 8:38, 39). Mesmo que alguém o trate mal, você pode ter certeza de uma coisa: Jeová ama você!
ILUSTRAÇÃO
Um irmão segura sua aliança de casamento com uma expressão preocupada enquanto medita sobre algumas das coisas que o rei Davi viveu. O livro dos Salmos nos garante que Jeová está perto dos que estão com o coração partido. (Ver parágrafo 13).
14. O que nos garante o Salmo 34:18?
14 Se você sofreu traição, também pode ser consolado pelas palavras que Davi escreveu no Salmo 34:18. (leia). Uma obra de referência diz que é possível traduzir a expressão “aqueles que estão mergulhados no desânimo” como “aqueles que não têm nada de bom em que esperar”. Como Jeová ajuda aqueles que se sentem assim? O mesmo texto diz que Ele “está próximo” de quem se sente quebrantado, talvez por traição ou decepção. É como um pai que, ao ver o filho chorando, o pega nos braços e o conforta. Ele sente a nossa dor e vem imediatamente nos ajudar. Ele deseja acalmar nossos corações e aliviar nosso sofrimento. Além disso, dá-nos muitas coisas boas pelas quais ansiar e, assim, ajuda-nos a suportar os problemas que temos agora. (Is. 65:17).
LÁGRIMAS DE DESESPERO
15. Que situação fez o Rei Ezequias chorar incontrolavelmente?
15 Quando o Rei Ezequias, de Judá, tinha 39 anos, ficou gravemente doente. Por meio do profeta Isaías, Jeová lhe disse que ele morreria por causa da doença (2 Reis 20:1). Parecia não haver esperança para Ezequias. A notícia o deixou em lágrimas, e ele começou a implorar que Jeová o ajudasse. (2 Reis 20:2, 3).
16. Quando Jeová ouviu a oração de Ezequias e viu suas lágrimas, o que ele sentiu e o que fez por ele?
16 Quando Jeová ouviu a oração de Ezequias e o viu chorar, ele ficou muito comovido e disse-lhe por meio de Isaías: “Ouvi a tua oração. Eu vi suas lágrimas. "Eu vou curar você." Ele lhe mostrou misericórdia ao prometer prolongar sua vida e resgatar Jerusalém das mãos dos assírios. (2 Reis 20:4-6).
17. Como Jeová nos apoia quando temos sérios problemas de saúde? (Salmo 41:3; veja também a imagem).
17 O que aprendemos? O que você pode fazer se tiver um problema de saúde que parece não ter solução? Desabafe com Jeová, mesmo com os olhos cheios de lágrimas. A Bíblia assegura-nos que “o Pai das ternas misericórdias e o Deus de todo o conforto” nos consolará em todas as nossas provações (2 Coríntios 1:3, 4). Naturalmente, não podemos esperar que Jeová elimine todos os nossos problemas agora. Mas temos a certeza de que isso nos sustentará (leia Salmo 41:3). Por exemplo, ele nos dá seu espírito santo, que nos ajuda a ter a força, a sabedoria e a paz interior de que necessitamos. (Pv 18:14; Fp 4:13). E também nos dá esperança de que todas as doenças desaparecerão (Is. 33:24).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Uma irmã ora intensamente enquanto recebe tratamento quimioterápico. 2. O Rei Ezequias implora a Jeová enquanto está doente de cama. Jeová responde às nossas orações por nos dar força, sabedoria e paz interior. (Ver parágrafo 17).
18. Que texto bíblico o ajudou numa situação particularmente complicada? (Veja o quadro “Palavras com que Jeová enxuga nossas lágrimas”.)
18 Ezequias foi consolado pelas palavras do Senhor. Nós também podemos ser consolados pelo que Deus nos diz por meio da Bíblia. Jeová fez questão de registrar palavras que nos encorajassem quando passamos por momentos difíceis (Rom. 15:4). Considere o caso de uma irmã da África Ocidental que chorava muitas vezes porque lhe foi diagnosticado cancro. Ela conta: “Um texto que me conforta muito é Isaías 26:3. Embora raramente consigamos controlar o que nos acontece, este versículo mostra que Jeová pode dar-nos a paz que precisamos para controlar a forma como reagimos às dificuldades.”. Vem à mente algum texto bíblico que lhe tenha dado uma injeção de encorajamento em momentos especialmente difíceis, quando talvez você tenha sido dominado pelo desespero?
19. Que recompensa nos espera?
19 Estamos nos últimos dias, por isso é lógico esperar que vivamos cada vez mais situações que nos façam chorar. Mas, como vimos nos exemplos de Ana, Davi e do Rei Ezequias, Jeová vê as lágrimas que derramamos e sente a nossa dor. Ele se lembra de cada uma de suas lágrimas. Portanto, quando você passar por situações dolorosas, abra seu coração para Jeová. Não se isole dos irmãos da congregação, que tanto amam você. E continue buscando o consolo que Jeová nos dá na Bíblia. Você pode ter certeza de que, se perseverar fielmente, ele o recompensará. Em breve veremos o dia em que Jeová secará todas as nossas lágrimas de dor (Apoc. 21:4). No novo mundo só haverá lágrimas de alegria!
COMO JEOVÁ CONFORTOU ESSES SEUS SERVOS?
Ana
Uma irmã explica o que sentiu quando ladrões acabaram com a vida de seu marido: “Senti como se meu coração estivesse partido em milhares de pedaços e que seria impossível curá-lo”. O que ajudou você? Ela diz: “Recorri-me ao meu amoroso Pai celestial e senti seu conforto sempre que orava a ele. Às vezes eu não sabia como explicar para ele o que sentia, mas ele me entendia. Quando ela estava mergulhada na tristeza e no desespero, ela lhe pediu paz. Imediatamente senti meu coração e minha mente cheios de calma e tive forças para seguir em frente.”
Davi
Embora a vida de David fosse difícil, ele tinha certeza de que Jeová o amava. Ele escreveu: “O Senhor ouvirá o meu clamor”. Em outra ocasião, ele escreveu as belas palavras que encontramos no Salmo 56:8. David disse que era como se Jeová estivesse a recolher cada uma das suas lágrimas num odre de vinho ou a anotá-las num livro. Ele estava completamente convencido de que seu amoroso Pai celestial estava ciente e se lembrava de todos os seus sofrimentos, e que ele conhecia não apenas seus problemas, mas também como eles o faziam sentir.
Rei Ezequias
Quando o Rei Ezequias, de Judá, tinha 39 anos, ficou gravemente doente. Por meio do profeta Isaías, Jeová lhe disse que ele morreria por causa da doença. A notícia o deixou em lágrimas, e ele começou a implorar que Jeová o ajudasse.
Quando Jeová ouviu a oração de Ezequias e o viu chorar, ele ficou muito comovido e disse-lhe por meio de Isaías: “Ouvi a tua oração. Eu vi suas lágrimas. "Eu vou curar você." Ele lhe mostrou misericórdia ao prometer prolongar sua vida e resgatar Jerusalém das mãos dos assírios.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário