Estudo de A Sentinela, Semana de 17 a 23 de fevereiro de 2025, Como ajudar as crianças a fortalecerem sua fé, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 17 a 23 de fevereiro de 2025, Como ajudar as crianças a fortalecerem sua fé, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: Resposta Adicional

Celeste: Pontos Adicionais

“Provem por si mesmos qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

1, 2. Como devem os pais reagir às perguntas dos filhos sobre as nossas crenças bíblicas?

MUITOS diriam que ser pai é um trabalho de tempo integral. Portanto, se você tem filhos pequenos e está se esforçando para cultivar neles uma forte fé, merece elogios. — Deut. 6:6, 7. À medida que envelhecem, é provável que façam perguntas importantes sobre as nossas crenças bíblicas, incluindo padrões sobre o que é certo e errado.

2 A tua primeira reacção como pais poderá ser pensar que os teus filhos estão a perder a fé e é por isso que te preocupas. Mas a verdade é que as crianças têm de fazer perguntas para formar as suas próprias ideias (1 Coríntios 13:11). Portanto, não precisamos ter medo de suas perguntas sinceras sobre nossas crenças. Devemos vê-los como oportunidades para ensiná-los a pensar por si próprios.

3. O que analisaremos neste artigo?

3 Neste artigo, discutiremos como os pais podem ajudar os filhos a 1) desenvolver as suas próprias convicções, 2) compreender o valor dos padrões morais da Bíblia e 3) defender as suas crenças. Ao mesmo tempo, veremos aspectos positivos das perguntas das crianças e algumas atividades familiares que podem ser utilizadas para falar sobre nossas crenças cristãs.

AJUDE-OS A DESENVOLVER SUAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES

4. Que perguntas poderão surgir para seus filhos, e por quê?

4 Os pais cristãos reconhecem que a fé em Deus não é herdada. Você não nasceu com fé em Jeová, nem seus filhos. Por isso é natural que, com o passar do tempo, se perguntem: “Como posso saber que Deus existe? Posso confiar no que a Bíblia diz?” Na verdade, a própria Bíblia incentiva os cristãos a usarem seus “poderes de raciocínio” e “provarem todas as coisas” (Romanos 12:1; 1 Tes. 5:21). Agora, como você pode ajudar seus filhos a fortalecer a fé?

5. Como você pode ajudar as crianças a desenvolverem sua própria fé na Bíblia? (Romanos 12:2).

5 Incentive-os a testar se aquilo em que acreditamos é verdade (leia Romanos 12:2). Quando os seus filhos fizerem perguntas, ensine-os a encontrar as respostas sozinhos, usando ferramentas como o Índice de Publicações da Torre de Vigia e o Guia de Estudo para as Testemunhas de Jeová. Neste último caso, podem ir ao tópico “A Bíblia” e procurar na seção “Inspirados por Deus” evidências de que a Bíblia não é simplesmente um livro escrito por homens, mas a “palavra de Deus”. (1 Tessalonicenses 2:13). Por exemplo, poderiam procurar informações sobre a antiga cidade assíria de Nínive. No passado, alguns estudiosos da Bíblia afirmaram que esta cidade nunca existiu. Mas, por volta de 1850, foram descobertas as ruínas da cidade, provando que o relato bíblico é exato. (Sof. 2:13-15). Você também pode examinar como as profecias bíblicas sobre a destruição de Nínive foram cumpridas na seção “Você sabia?” da Sentinela de novembro de 2021. Quando seus filhos compararem o que nossas publicações ensinam com o que as enciclopédias e outras obras respeitadas explicam, sua fé no que a Bíblia diz aumentará.

6. Como você pode estimular a capacidade de raciocínio de seus filhos? Dê um exemplo. (Veja também a imagem).

6 Estimule sua capacidade de raciocinar. Os pais têm muitas oportunidades de conversar com os filhos sobre a Bíblia e a fé em Deus. Você pode ter conversas interessantes ao visitar um museu, um jardim botânico ou uma exposição em uma das filiais das Testemunhas de Jeová. Por exemplo, ao visitar um museu, pessoalmente ou virtualmente, você pode destacar objetos ou eventos históricos que reforcem a convicção de seus filhos de que a Bíblia é exata. Será que eles sabem que o nome de Deus aparece numa laje de 3.000 anos conhecida como pedra moabita? A pedra original está localizada no Museu do Louvre, em Paris (França). Uma réplica também pode ser vista na exposição “A Bíblia e o Nome Divino” na sede mundial das Testemunhas de Jeová em Warwick, Nova York. A pedra moabita registra que o rei Mesa, de Moabe, se rebelou contra Israel. E isso está de acordo com o que a Bíblia diz (2 Reis 3:4, 5). A fé de seus filhos será fortalecida quando eles virem com seus próprios olhos a prova de que a Bíblia é verdadeira e exata. (compare 2 Crônicas 9:6).

ILUSTRAÇÃO

Um pai e sua filha adolescente acessam o site de um museu em um computador. Aproveite os objetos encontrados nos museus para estimular a capacidade de raciocínio dos seus filhos. (Ver parágrafo 6).

7, 8. a) O que demonstram a beleza e o desenho que vemos na natureza? Dê um exemplo. (Veja também imagens).  b) Que tipos de perguntas podem ajudar as crianças a reforçar a sua crença de que existe um Criador?

7 Incentive-os a olhar para a natureza. Ao caminhar pelo campo ou trabalhar no solo, mostre-lhes os incríveis padrões do mundo natural. Esses padrões indicam que alguém inteligente e sábio teve que projetá-los. Por exemplo, os cientistas estudam há anos os padrões em forma de espiral que alguns objetos da natureza apresentam. Segundo um biofísico chamado Nicola Fameli, quando se conta o número de espirais nesses objetos, descobre-se um determinado padrão ou série de números, conhecido como sequência de Fibonacci. Na natureza existem muitos objetos que apresentam um padrão espiral, como o formato de algumas galáxias, a concha do náutilo, as folhas de algumas plantas e as cabeças dos girassóis.

8 Nas aulas de ciências, os seus filhos aprenderão que existem leis que determinam a forma de muitas coisas. Por exemplo, cada floco de neve é ​​formado seguindo padrões geométricos chamados fractais. Esses padrões também são encontrados em outros objetos da natureza. Mas Quem estabeleceu as leis que produzem estes belos padrões? Quem está por trás da ordem e do design meticuloso que vemos na natureza? Se seus filhos se fizerem esse tipo de perguntas com frequência, provavelmente ficarão convencidos de que Deus criou todas as coisas. (Hebreus 3:4). E, quando chegar a hora, você pode perguntar a eles: “Se Deus nos criou, não seria lógico acreditar que ele também nos deu instruções ou regras para sermos felizes?”. Então você poderá mostrar-lhes que essas instruções valiosas estão na Bíblia.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de padrões espirais encontrados na natureza. 1. Uma galáxia. 2. A concha de um náutilo. 3. As folhas de uma planta. 4. Um girassol. NASA, ESA e colaboração Hubble Heritage (STScl/AURA)-ESA/Hubble. Quem está por trás dos belos desenhos da natureza? (Ver parágrafos 7 e 8).

AJUDE-OS A COMPREENDER O VALOR DOS PADRÕES MORAIS DA BÍBLIA

9. Por que motivos podem as crianças questionar o valor dos padrões bíblicos?

9 Se os seus filhos questionam o valor dos padrões da Bíblia, tente compreender a razão subjacente. Será porque eles realmente não concordam com essas regras? Ou é simplesmente porque não sabem explicar os seus valores cristãos quando outros os perguntam? De qualquer forma, algo que o ajudará a valorizar os princípios da Bíblia é estudar o livro Aproveite a Vida.

10. Como se pode ajudar as crianças a ter um relacionamento mais achegado com Jeová?

10 Incentive-os a ter um relacionamento mais achegado com Jeová. Ao estudar a Bíblia com seus filhos, use as perguntas e os exemplos do livro Aproveite a Vida para tentar fazer com que eles se abram e expressem sua opinião. (Pv 20:5). Por exemplo, a lição 8 compara Jeová a um bom amigo que nos lembra o que precisamos fazer para que as coisas corram bem e que nada de ruim nos aconteça. Depois de considerar 1 João 5:3, você poderá perguntar: “Visto que Jeová é um bom amigo, como devemos encarar o que ele nos pede para fazer?” Pode parecer uma pergunta simples, mas pode ajudar seus filhos a verem as leis de Deus como prova de seu amor. (Is. 48:17, 18).

11. O que você pode fazer para ajudar seus filhos a valorizarem ainda mais os princípios bíblicos? (Provérbios 2:10, 11).

11 Discuta os benefícios da aplicação dos princípios bíblicos. Ao lerem juntos a Bíblia ou o texto do dia, conversem sobre como os princípios bíblicos ajudaram sua família em particular. Por exemplo, seus filhos entendem as vantagens de serem trabalhadores e honestos? (Hebreus 13:18). Eles também poderiam destacar como os princípios bíblicos nos protegem física e emocionalmente. (Pv 14:29, 30). Falar sobre esses princípios provavelmente ajudará seus filhos a valorizar ainda mais os conselhos da Bíblia. (Leia Provérbios 2:10, 11.)

12. O que um casal faz para ajudar o filho a compreender o valor prático dos princípios bíblicos?

12 Steve, que mora na França, explica como ele e a esposa ajudam seu filho adolescente, Ethan, a perceber o amor por trás das leis de Jeová: “Fazemos perguntas como estas: ‘Por que Jeová nos pede que respeitemos este princípio? Como esse princípio mostra que ele nos ama? E o que aconteceria se você não aplicasse?'” Esse tipo de conversa ajudou Ethan a desenvolver o desejo de seguir os padrões de Jeová. Steve acrescenta: “Nosso objetivo é que Ethan entenda que a sabedoria da Bíblia é muito melhor do que a sabedoria humana”.

13. Como se pode ensinar as crianças a aplicar os princípios bíblicos? Dê um exemplo.

13 Ensine-os a aplicar os princípios bíblicos. Uma oportunidade para fazer isso é quando os professores pedem aos seus filhos que leiam um livro como parte de um projeto de aula. O livro pode apresentar como exemplos dignos de imitação personagens que cometem atos imorais ou agem de forma violenta. Você poderia incentivar seus filhos a comparar o comportamento desses personagens com os princípios bíblicos. (Pro. 22:24, 25; 1 Coríntios 15:33; Filipenses 4:8). Isto pode permitir-lhes dar testemunho aos seus professores e colegas quando discutem o que leram na aula.

ENSINE-OS A DEFENDER SUAS CRENÇAS

14. Que assunto pode intimidar um jovem cristão, e por quê?

14 Alguns jovens cristãos podem, por vezes, não ter confiança para defender as suas crenças. Eles podem se sentir inseguros quando o tema da evolução surge na aula. Afinal, muitos professores apresentam a teoria da evolução como um fato comprovado. Como você pode ajudar seus filhos a desenvolver a confiança necessária para defender aquilo em que acreditam?

15. O que ajudará os jovens cristãos a ter mais segurança nas suas crenças?

15 Ajude-os a ter mais confiança naquilo em que acreditam. Seus filhos não precisam ter vergonha de acreditar num Criador (2 Timóteo 1:8). A realidade é que existem muitos cientistas que também entendem que a vida não apareceu espontaneamente por si só. Ao observar o quão complexa é a vida, eles percebem que existe um design inteligente. É por isso que não aceitam a teoria da evolução, que é ensinada em muitas escolas ao redor do mundo. Por outro lado, os jovens podem fortalecer as suas próprias convicções, reflectindo sobre as razões que convenceram outros irmãos e irmãs de que a vida foi criada.

16. Como você pode ajudar as crianças a defenderem sua crença num Criador? (1 Pedro 3:15; veja também imagem).

16 Prepare-os para defenderem a sua fé no Criador (leia 1 Pedro 3:15). Talvez você ache útil revisar juntos a série de artigos “Criação ou Evolução?” que aparece no site jw.org, na seção “Os Jovens Perguntam”. Depois pergunte-lhes qual argumento eles acham que é mais útil para convencer os outros de que existe um Criador e pratique como eles poderiam explicá-lo. Lembre-os de que não precisam discutir com os colegas. Mas, se alguém estiver disposto a conversar, poderá usar um raciocínio simples e lógico. Por exemplo, um parceiro pode dizer: “Só acredito no que vejo e nunca vi Deus”. O jovem cristão poderia responder: “Imagine que você está numa floresta, no meio do nada, e se depara com um poço feito de pedra. Você não acha que alguém tinha que fazer isso? Bem, se alguém teve que fazer um poço simples, ainda mais um ser inteligente teve que criar o universo.”

17. Como se pode incentivar as crianças a procurar oportunidades para falar sobre a Bíblia? Dê um exemplo do que um jovem pode perguntar a um colega.

17 Incentive-os a procurar oportunidades para falar sobre a Bíblia (Romanos 10:10). Falar sobre a Bíblia pode ser comparado a tocar um instrumento. No início é difícil e tocam-se melodias simples, mas com o tempo e a prática torna-se menos trabalhoso. A mesma coisa acontece quando se fala da nossa fé: é melhor começar com conversas simples. Por exemplo, o jovem cristão pode perguntar a um colega de classe: “Você sabia que muitos engenheiros copiam projetos da natureza? Veja que vídeo interessante.” Então você poderia mostrar a ele um vídeo da seção “Did Someone Design It?” e pergunte: “Se um cientista recebe crédito por copiar um projeto que já existia na natureza, a quem deveria ser dado crédito pelo projeto original?” Desta forma simples você pode despertar a curiosidade do seu parceiro e deixá-lo querendo saber mais.

CONTINUE AJUDANDO-OS A FORTALECER SUA FÉ

18. Como você pode ajudar seus filhos a continuarem a fortalecer sua fé em Deus?

18 Vivemos num mundo onde muitas pessoas não acreditam em Jeová (2 Ped. 3:3). Portanto, os pais, ao estudarem a Bíblia com seus filhos, incentivem-nos a explorar assuntos que aumentem o respeito deles pela Palavra de Deus e seus padrões morais. Estimule suas habilidades de raciocínio concentrando-se em detalhes fascinantes da criação de Jeová. Ajude-os a compreender as incríveis profecias da Bíblia que já foram cumpridas. Acima de tudo, ore com seus filhos e em nome deles. Você pode ter certeza de que Jeová abençoará seus esforços para ajudá-lo a fortalecer sua fé. (2 Crônicas 15:7).

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR SEUS FILHOS A FAZER ESTAS COISAS?

Desenvolva suas próprias convicções.

Estimule sua capacidade de raciocinar. Os pais têm muitas oportunidades de conversar com os filhos sobre a Bíblia e a fé em Deus. Você pode ter conversas interessantes ao visitar um museu, um jardim botânico ou uma exposição em uma das filiais das Testemunhas de Jeová. Por exemplo, ao visitar um museu, pessoalmente ou virtualmente, você pode destacar objetos ou eventos históricos que reforcem a convicção de seus filhos de que a Bíblia é exata.

Compreenda o valor das normas da Bíblia.

Discuta os benefícios da aplicação dos princípios bíblicos. Ao lerem juntos a Bíblia ou o texto do dia, conversem sobre como os princípios bíblicos ajudaram sua família em particular. Por exemplo, seus filhos entendem as vantagens de serem trabalhadores e honestos? Eles também poderiam destacar como os princípios bíblicos nos protegem física e emocionalmente. Falar sobre esses princípios provavelmente ajudará seus filhos a valorizar ainda mais os conselhos da Bíblia.

Defenda sua fé em um Criador.

Prepare-os para defenderem a sua fé no Criador. Talvez você ache útil revisar juntos a série de artigos “Criação ou Evolução?” que aparece no site jw.org, na seção “Os Jovens Perguntam”. Depois pergunte-lhes qual argumento eles acham que é mais útil para convencer os outros de que existe um Criador e pratique como eles poderiam explicá-lo. Lembre-os de que não precisam discutir com os colegas. Mas, se alguém estiver disposto a conversar, poderá usar um raciocínio simples e lógico.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários