TESOUROS DA BÍBLIA, 30 de dezembro, 5 de janeiro de 2025, Semearam com lágrimas, mas colheram com alegria. Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 30 de dezembro, 5 de janeiro de 2025, Semearam com lágrimas, mas colheram com alegria. Discurso Preparado.

Semearam com lágrimas, mas colheram com alegria (10 min.).

Hoje convido você a meditar profundamente nas palavras do Salmo 126, este Salmo descreve um momento de alegria e esperança para o povo de Deus. 

Os israelitas quando foram libertados do cativeiro na Babilônia ao mesmo tempo nos oferecem uma bela lição para nossa própria vida cristã. Vamos primeiro ler Salmos 126 versículos 1 a 3.

VAMOS LER SALMO 126:1-3.

Quando Jeová reuniu de volta os cativos de Sião, pensávamos que estávamos sonhando. 2 Naquele tempo, as nossas bocas encheram-se de riso, e as nossas línguas, de gritos de alegria. Naquele tempo foi dito entre as nações: “Jeová fez grandes coisas por eles.” 3 Jeová fez grandes coisas por nós; Estamos transbordando de felicidade.

Imagine a cena, o povo de Israel estava há 70 anos em cativeiro na Babilônia, lá sofria saudades, dificuldades e ansiava por retornar à sua terra para o seu amado templo, para a adoração pura a Jeová.

Então de forma milagrosa lhes foi permitido voltar para Jerusalém, a alegria deles foi tão grande que parecia um sonho, diz o salmista, pensávamos que estávamos sonhando, não é de estranhar que sua boca se encherá de riso e sua língua com gritos de alegria.

Quando Jeová age em nosso favor de maneiras surpreendentes, também podemos sentir aquele sentimento de admiração e alegria inefável, poderíamos dizer que é como um sonho que se tornou realidade.

Lembrar-nos do resgate que Jeová realizou para o seu povo nos ensina que Deus ouve as orações daqueles que o amam e confiam nele. Assim como em tempos passados ​​Ele fez grandes coisas por Seus servos, hoje Ele também pode nos dar Libertação ou alívio quando passamos por provações, vamos agora abrir o Salmo 126 versículo 5.

VAMOS LER SALMO 126:5.

Aqueles que semeiam com lágrimas colherão com gritos de alegria.

Este versículo nos lembra que apesar da felicidade da libertação, o trabalho de reconstrução numa terra devastada não seria fácil. Durante 70 anos a Terra permaneceu desolada sem cultivo, para os israelitas que regressaram, abrir sulcos e semear envolveu um enorme esforço físico e emocional, muitos até chorando pela magnitude do trabalho que tinham pela frente.

Também podemos semear lágrimas em diferentes aspectos da nossa vida cristã. Por exemplo, quando servimos a Jeová com esforços vigorosos, podemos enfrentar perseguições, limitações financeiras ou o cansaço de equilibrar as nossas responsabilidades espirituais e familiares.

Quando sofremos uma perda ou vivenciamos situações dolorosas como a expulsão de um familiar querido ou a morte de alguém muito próximo, podemos chorar amargamente, mas continuamos semeando no sentido espiritual, se não pararmos de orar, frequentar as reuniões ou fazendo nosso trabalho diário.

O texto do Salmo 126:5 nos assegura que, apesar das atuais lágrimas, chegará o tempo em que colheremos com gritos de alegria. Jeová é um Deus grato e recompensador daqueles que o buscam. Se formos constantes em nosso trabalho espiritual, veremos os frutos talvez de maneiras que nunca teríamos imaginado. Leiamos também Salmos 126:6.

VAMOS LER SALMO 126:6.

Quem sai, mesmo com lágrimas, carregando seu saco de sementes, retornará sem falta com gritos de alegria trazendo seus molhos.

O versículo 6 pinta a bela cena de um agricultor que, embora a princípio se sinta oprimido, exausto ou mesmo sem esperança, continua a sair dia após dia para semear, finalmente chega a hora de fazer a colheita e ele volta com seus feixes e o coração transbordando com alegria.

Da mesma forma, podemos chorar quando passamos por provações ou quando sofremos por causa de injustiças. À primeira vista pode parecer que o nosso trabalho de adoração ou pregação não está a funcionar, mas não devemos desanimar. O apóstolo Paulo nos lembra que se continuarmos a semear e regar Deus o fará crescer, a primeira carta aos Coríntios 3:6, diz que Jeová muitas vezes abençoa nosso serviço com o que esperamos.

O Salmo 126 não é apenas um poema de louvor e gratidão, mas também um registro histórico que nos mostra como Jeová abençoou seu povo. Após um período de julgamento e disciplina, a desolação da terra poderia ter sido motivo de choro, mas se tornou. oportunidade de confiar na promessa de Jeová de que teriam abundância se fossem fiéis.

Perguntamo-nos: O que acontecerá conosco quando Jeová acabar com este velho mundo no Armagedom e começar a grande reconstrução? Todos teremos muito que fazer para restaurar a Terra ao estado em que Deus a planejou originalmente, esse trabalho certamente trará desafios, limpeza, construção, organização e possivelmente tarefas desconhecidas, mas também trará enormes bênçãos.

Pensemos na alegria de podermos trabalhar juntos em perfeita harmonia, sem doença ou morte, e vermos pessoas queridas ressuscitadas. O salmista exclamou no Salmo 126:3 Jeová tem feito grandes coisas por nós, estamos transbordando de felicidade, certamente podemos ecoar essas palavras toda vez que perseverarmos em meio às provações e vermos a mão de Jeová a nosso favor.

Sentimos nossas bocas se encherem de riso e reconhecemos que nenhum esforço fiel fica sem recompensa, por isso, se às vezes aparecem lágrimas, lembremos que nem tudo está perdido, continuemos semeando em adoração pura, continuemos apoiando uns aos outros e não paremos Ore a Deus para fortalecer nossa fé. 

Chegará o dia em que, como os israelitas libertados de Babilónia, diremos: Jeová fez grandes coisas por nós e a nossa alegria será completa. A ilustração que acompanha este discurso representa muito bem a ideia central destes textos, vemos um homem semeando num sulco árido talvez com muito esforço e cansaço refletido no rosto. 

Enquanto outros colaboram por arar, transportar água e cuidar do solo para o plantio, esta cena nos lembra que o trabalho no serviço de Jeová, seja na reconstrução de uma cidade devastada ou no cultivo da adoração verdadeira, envolve sacrifícios e, às vezes, lágrimas. 

Porém, o esforço conjunto da mão de Jeová e o nosso amor por ele sempre gera frutos preciosos, assim como o semeador confia que a terra dará a sua colheita, nós confiamos nas promessas de Deus e mantemos a nossa esperança colocada na recompensa vindoura.

Por fim, meditemos nesta reflexão, quem semeia com lágrimas colherá com alegria, confiemos que assim como o Deus da Bíblia abençoou os israelitas pela sua perseverança, ele também nos concederá uma colheita transbordante de felicidade se continuarmos semeando com perseverança para que nossos corações se encham de alegria e gratidão ao contemplarmos todas as grandes coisas que Jeová faz e continuará a fazer por aqueles que o amam.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários