Estudo de A Sentinela, semana de 9 a 15 de dezembro de 2024, Jeová “cura os quebrantados de coração”, respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 9 a 15 de dezembro de 2024, Jeová “cura os quebrantados de coração”, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: resposta adicional

Azul Claro: Pontos Adicionais

“Cure os quebrantados de coração e trate suas feridas” (Sl 147:3).

1. Como Jeová encara seus servos?

JEOVÁ está muito atento a tudo o que nos acontece. Ele conhece bem as nossas alegrias e as nossas tristezas (Sl 37:18). Ao ver que nos esforçamos ao máximo para atendê-lo mesmo em momentos de angústia, você sente muito orgulho de nós. Mas isso não é tudo; Ele quer nos apoiar e consolar.

2. O que Jeová faz pelos que estão com o coração partido, e o que temos de fazer para nos beneficiarmos de todos os seus cuidados?

^ parágrafo 2 Falando dos “coração quebrantado”, o Salmo 147:3 diz que Jeová “cura as suas feridas”. Este texto descreve como Jeová cuida ternamente daqueles que estão emocionalmente feridos. O que devemos fazer para nos beneficiarmos de todo o cuidado que ele nos dispensa? Vejamos um exemplo. Se uma pessoa tiver uma ferida, ela pode procurar um bom médico. Mas, para se curar, você terá que seguir à risca todas as suas instruções. Neste artigo veremos o que Jeová diz em sua Palavra para aqueles que têm uma ferida emocional e como colocar em prática os conselhos que ele dá com tanto amor.

JEOVÁ NOS GARANTE QUE VALEMOS MUITO

3. Por que algumas pessoas têm baixa autoestima?

3 Infelizmente, vivemos num mundo onde o amor se perdeu. Muitas pessoas tratam mal os outros e fazem com que se sintam inúteis. Uma irmã chamada Helen diz: “Cresci numa família onde não havia afeto. “Meu pai era violento e nos dizia dia após dia que não servimos para nada.” Aconteceu algo semelhante com você? Talvez eles o tenham tratado mal, criticado duramente repetidas vezes ou feito você sentir que não merecia ser amado. Nesse caso, você pode achar difícil acreditar que existe alguém que realmente se preocupa com você.

4. O que Jeová nos garante no Salmo 34:18?

4 Mesmo que outras pessoas o tenham tratado mal, você pode ter certeza de que Jeová o ama e valoriza. Ele “está perto dos que têm o coração quebrantado” (leia Salmos 34:18). Se você é um daqueles “afundados no desânimo”, lembre-se de que Jeová viu coisas boas em seu coração e queria que você fosse seu servo (João 6:44). Ele sempre estará lá para te ajudar porque ele te ama muito.

5. O que aprendemos da forma como Jesus tratava as pessoas que eram desprezadas pelos outros?

5 O exemplo de Jesus nos ajuda a entender melhor o que Jeová sente. Enquanto esteve na Terra, Jesus notou pessoas que eram desprezadas pelos outros e mostrou-lhes compaixão (Mateus 9:9-12). Quando uma mulher que sofria de uma doença angustiante tocou em suas roupas na esperança de melhorar, ele a confortou e a elogiou por sua fé (Marcos 5:25-34). Jesus é o reflexo vivo de seu Pai (João 14:9). Assim, você pode ter certeza de que Jeová valoriza você e percebe suas boas qualidades, como sua fé e seu amor por ele.Os melhores presentes para seus entes queridos

6. O que podemos fazer se sentirmos que não valemos nada?

6 O que você pode fazer se não consegue parar de pensar que não vale nada? Leia e medite em textos bíblicos que confirmam que Jeová valoriza você (Sal. 94:19). b Se você não alcançou uma meta ou não consegue fazer tanto quanto os outros, não desanime nem seja muito duro consigo mesmo. Jeová é razoável e não espera de você mais do que você pode fazer (Sal. 103:13, 14). Se você foi maltratado ou abusado, não se culpe pelo que outra pessoa fez com você. Não foi sua culpa nem você fez nada para merecer isso. Lembre-se de que Jeová responsabilizará aqueles que fazem coisas más, não as vítimas (1 Pedro 3:12). Sandra, que sofreu abusos quando criança, diz: “Peço constantemente a Jeová que me ajude a ver as boas qualidades que ele vê em mim.”

Um israelita segura um pardal nas mãos.

Você vale muito para Jeová

Os seguintes textos bíblicos demonstram claramente o quanto Jeová valoriza você:

Salmo 56:8. Jeová percebe cada uma das lágrimas que você derrama quando está triste. Ele se preocupa muito com como você se sente.

Lucas 12:6, 7. Um simples pardal é valioso para Jeová. Então imagine quanto valor você tem para ele. Ele te ama tanto que está muito interessado em você e te conhece detalhadamente.

1 João 3:19, 20. Se o seu coração lhe diz que você não vale nada, lembre-se de que Jeová “é maior” do que o seu coração e que ele o considera muito valioso.

7. Como podemos usar o que vivemos no passado para servir a Jeová?

7 Embora às vezes seja difícil de acreditar, Jeová pode usar você para ajudar outros. Ele lhe deu a honra de colaborar com ele na pregação (1Co 3:9). É muito provável que, devido às suas experiências passadas, você agora seja mais empático e compreenda melhor os sentimentos das outras pessoas. Você pode fazer muito bem a eles. Helen, mencionada no parágrafo 3, recebeu ajuda e agora está mais apta a ajudar outras pessoas. Ela diz: “Eu costumava me sentir como se não fosse nada, mas Jeová me fez sentir amada e útil.” Helen é pioneira regular e está muito feliz.

JEOVÁ QUER QUE ACEITEMOS SEU PERDÃO

8. O que Jeová nos garante em Isaías 1:18?

8 Alguns servos de Jeová continuam a se sentir muito mal por causa dos pecados que cometeram no passado, antes ou mesmo depois de serem batizados. Mas tenhamos em mente que Jeová deu o resgate por causa do profundo amor que ele tem por nós. Portanto, podemos ter certeza de que ele deseja que aceitemos seu presente. Jeová nos diz: “Vinde e resolvamos as coisas entre nós.” E ele nos garante que, uma vez feito isso, ele perdoará completamente os nossos pecados (leia Isaías 1:18). Somos muito gratos porque nosso amoroso Pai se esquece das coisas ruins que fizemos no passado, mas nunca se esquece das coisas boas que fizemos (Sl 103:9, 12; Hb 6:10).Os melhores presentes para seus entes queridos

9. Por que é bom focarmos no presente e no futuro, e não no passado?

9 O que pode ajudá-lo se você estiver atormentado por erros do passado ? Tente se concentrar no presente e no futuro. Pense no exemplo do apóstolo Paulo . Ele se arrependeu de ter perseguido cruelmente os cristãos, mas sabia que Jeová o havia perdoado (1 Timóteo 1:12-15). É por isso que ele não continuou a insistir nos pecados que cometeu no passado , assim como não insistiu nas conquistas que alcançou no Judaísmo (Filipenses 3:4-8, 13-15). Em vez disso, ele pregou com entusiasmo e concentrou-se no futuro. Como Paulo, você não pode mudar o passado. Mas você pode se concentrar em honrar a Jeová nas suas circunstâncias atuais e no futuro maravilhoso que ele lhe prometeu.

10. O que podemos fazer se magoarmos outras pessoas?

10 Você pode se sentir mal se as coisas que fez causaram danos a outras pessoas. O que você pode fazer? Peça desculpas do fundo do seu coração e faça tudo o que puder para reparar o dano (2Co 7:11). Peça a Jeová que ajude as pessoas afetadas pelas suas ações. Ele pode ajudar você e eles a seguir em frente e recuperar a paz.

11. O que aprendemos do exemplo de Jonas? (Veja também a imagem).

11 Aprenda com os seus erros e deixe que Jeová o use como achar melhor. Lembre-se do profeta Jonas. Em vez de ir para Nínive, como Deus lhe havia ordenado, Jonas fugiu na direção oposta. Jeová o corrigiu e o profeta aprendeu a lição (Jn 1:1-4, 15-17; 2:7-10). Jeová não deixou de usar Jonas, mas deu-lhe outra oportunidade de ir a Nínive, e desta vez Jonas obedeceu sem hesitação. Embora se arrependesse do que tinha feito, não permitiu que isso o impedisse de aceitar esta nova designação da parte de Jeová. — Jon 3:1-3.

ILUSTRAÇÃO

O profeta Jonas parado à beira-mar, olhando para o céu. Está encharcado. Quando Jeová fez com que o grande peixe soltasse Jonas, ele novamente lhe disse que fosse a Nínive para anunciar sua mensagem. (Ver parágrafo 11).

JEOVÁ NOS CONFORTA ATRAVÉS DO SEU ESPÍRITO SANTO

12. Como Jeová nos dá paz quando sofremos um infortúnio ou passamos por uma situação traumática? (Filipenses 4:6, 7).

12 Quando sofremos um infortúnio ou passamos por uma situação traumática, Jeová usa seu espírito santo para nos consolar. Foi isso que Ron e Carol vivenciaram quando seu filho adulto cometeu suicídio. Dizem : “Não foi a primeira vez que enfrentamos uma situação difícil, mas sem dúvida esta foi a pior de todas. Como não conseguimos dormir muitas noites, oramos a Jeová e sentimos a paz mencionada em Filipenses 4:6, 7” (leia). Se você estiver passando por uma provação muito difícil e sentir que seu coração está partido, conte a Jeová tudo o que sente. Você pode falar com ele quantas vezes e pelo tempo que quiser (Sl 86:3; 88:1). Não se canse de pedir seu espírito santo. Tenha certeza de que ele ouvirá suas orações (Lucas 11:9-13).

13. Como pode o espírito santo ajudar-nos a continuar a servir fielmente a Jeová? (Efésios 3:16).

13 Você passou por uma provação muito difícil e agora sente que não tem mais forças? O espírito santo pode lhe dar a força necessária para continuar servindo fielmente a Jeová (leia Efésios 3:16.) Vejamos a experiência de uma irmã chamada Flora. Ela e o marido eram missionários, mas ele foi infiel e eles se divorciaram. Flora explica: “Sua traição me causou uma angústia que me consumiu dia e noite. Então pedi a Jeová que me desse seu espírito santo para seguir em frente. “Jeová curou minha ferida e me ajudou a superar a situação, embora no início eu achasse que não conseguiria.” Ela sente que Deus a ajudou a confiar ainda mais nele e está convencida de que ele a apoiará, não importa o que aconteça. E acrescenta: “Jeová fez comigo o que diz o Salmo 119:32: 'Seguirei zelosamente a vereda dos teus mandamentos, porque tu deixas lugar para isso no meu coração.'”

14. O que podemos fazer para receber o espírito de Deus?

14 Depois de pedir a Jeová que lhe dê espírito santo, o que você deve fazer? Participe de atividades que lhe permitam receber esse espírito, como reuniões e pregações. Leia a Bíblia todos os dias para poder encher a mente com pensamentos sobre Jeová (Filipenses 4:8, 9). Ao ler, observe os personagens que enfrentaram dificuldades e pense em como Jeová os ajudou a perseverar. Sandra, citada no parágrafo 6, passou por muitos problemas sérios. Ela diz: “A história de Joseph sempre me emociona. “Ele não permitiu que as provações e injustiças que sofreu enfraquecessem sua amizade com Jeová” (Gên. 39:21-23).

JEOVÁ NOS CONFORTA ATRAVÉS DE NOSSOS IRMÃOS

15. Quem pode nos consolar, e de que maneira? (Veja também a imagem).

15 Quando sofremos, a nossa família espiritual pode ser “uma fonte de grande conforto” (Colossenses 4:11). Jeová usa nossos irmãos para nos mostrar o quanto ele nos ama. Eles podem nos confortar ouvindo-nos com empatia ou apoiando-nos com a sua presença. Talvez eles nos encorajem com um texto bíblico ou orem conosco (Romanos 15:4). Um irmão ou uma irmã talvez nos lembre como Jeová vê as coisas, ajudando-nos a permanecer equilibrados e calmos. Os irmãos também podem nos ajudar fazendo outras coisas, como trazer-nos algo para comer.

ILUSTRAÇÃO

Dois idosos visitam uma irmã que está hospitalizada. Eles têm suas Bíblias abertas enquanto conversam com ela. Amigos maduros e confiáveis ​​são um grande apoio e conforto. (Ver parágrafo 15).

16. O que talvez precisemos fazer para receber ajuda de outros?

16 Para obter ajuda, talvez você precise solicitá-la. Os irmãos te amam e querem te ajudar (Pv 17:17). Mas eles podem não saber como você se sente ou do que você precisa (Pv 14:10). Se você está passando por um momento emocional ruim, encontre amigos maduros para desabafar. É bom que você diga a eles o que eles podem fazer por você. Você pode conversar com um ou dois anciãos de confiança. E algumas irmãs se sentem à vontade para conversar com outra irmã madura.

17. Que coisas podem impedir-nos de receber encorajamento, e como podemos combatê-las?

17 Tente não se isolar. Se você está muito triste, pode não sentir vontade de estar com ninguém. Os irmãos podem não entender você ou dizer algo fora do lugar (Tiago 3:2). Não deixe que isso o faça rejeitar o incentivo que eles lhe oferecem e de que você tanto precisa. Um homem idoso chamado Gavin , que sofre de depressão , diz: “Muitas vezes, a última coisa que quero fazer é estar com os amigos”. Mesmo assim, ele se esforça para estar com outras pessoas, e isso muitas vezes o faz sentir-se melhor. Uma irmã chamada Amy comenta: “Por causa das coisas que aconteceram comigo, é difícil para mim confiar nas pessoas. Mas estou aprendendo a amar e a confiar nos meus irmãos, assim como Jeová faz. Isso o deixa feliz e eu também .

AS PROMESSAS DE JEOVÁ PARA O FUTURO CONSOLAM-NOS

18. Que futuro maravilhoso nos aguarda, e o que podemos fazer agora?

18 Que alegria nos dá saber que Jeová em breve nos curará física e emocionalmente e que eliminará tudo o que nos faz sofrer (Ap. 21:3, 4). No novo mundo, as coisas que nos machucam não “chegarão ao coração” (Is 65:17). Como vimos, Jeová cura as nossas feridas até agora. Ele amorosamente nos deu muitas coisas para nos confortar e aliviar. Então aproveite-os! Não duvide nem por um momento: Jeová ama muito você (1 Pedro 5:7).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como Jeová nos ajuda quando nos sentimos inúteis?

Jeová nos garante que valemos muito, nos lembra que nos ama, fez muito por nós e continuará fazendo. Ele nos deu o filho do seu amor para que possamos nos aproximar dele.

Como Jeová nos ajuda quando nos sentimos mal por causa de um pecado passado?

Jeová nos lembra de evitar o pecado, mas também nos dá conselhos e disciplina. Experimentar as consequências pode nos trazer de volta aos nossos sentidos. Jeová nos dá o resgate que nos permite servi-Lo com a consciência limpa.

Como Jeová usa nossos irmãos para nos consolar?

Jeová, através da sua organização, lembra-nos constantemente, a todas as congregações em todo o mundo, que não devemos ser indiferentes ou insensíveis às necessidades dos nossos irmãos. Ele pode motivar os irmãos a visitar e ajudar aqueles que precisam.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários

  1. As respostas não faz muito sentido cm as perguntas... volta o modo antigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário