Estudo de A Sentinela, Semana de 16 a 22 de dezembro, O que aprendemos com os últimos 40 dias de Jesus na Terra, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 16 a 22 de dezembro de 2024, O que aprendemos com os últimos 40 dias de Jesus na Terra, respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: resposta adicional
Azul Claro: Pontos Adicionais
“Eles o viram durante 40 dias, e ele falava do Reino de Deus” (ATOS 1:3).
1, 2. O que aconteceu enquanto dois discípulos de Jesus estavam a caminho de Emaús?
É dia 16 de nisã do ano 33, e os discípulos de Jesus sentem-se desanimados e paralisados de medo. Dois deles partem de Jerusalém para Emaús, uma cidade a cerca de 11 quilômetros (7 milhas) de distância. Eles estão terrivelmente desanimados porque Jesus, o homem que seguiam, acaba de ser executado. Todas as suas esperanças sobre o que o Messias iria fazer parecem ter morrido com ele. Mas eles não veem o que está para acontecer.
2 Um estranho se aproxima deles e começa a caminhar com eles. Os discípulos lhe contam como estão tristes e decepcionados com tudo o que aconteceu com Jesus. Então eles têm uma conversa que mudaria suas vidas. “Começando por Moisés e todos os Profetas”, o estranho explica-lhes por que o Messias teve que sofrer e morrer. Quando os três chegam a Emaús, os discípulos percebem que aquele homem é na verdade Jesus ressuscitado. Eles certamente sentiram imensa alegria ao saber que o Messias estava vivo (Lucas 24:13-35).
3, 4. a) O que aconteceu aos discípulos de Jesus? (Atos 1:3). b) O que veremos neste artigo?
3 Jesus apareceu aos seus discípulos muitas vezes durante os últimos 40 dias em que esteve na Terra (leia Atos 1:3). Ele os encorajou e, como resultado, eles deixaram de ficar tristes e com medo, e ficaram cheios de alegria, confiança e coragem para pregar e ensinar a mensagem do Reino. para
4 Podemos nos beneficiar estudando sobre este período emocionante de Jesus na Terra. b). Neste artigo, veremos que ele usou esse tempo para 1) encorajar seus discípulos, 2) ajudá-los a compreender melhor as Escrituras e 3) treiná-los para assumir responsabilidades maiores. Em cada caso veremos também como imitar Jesus.
COMO ENCORAJAR OUTROS
5. Por que os discípulos de Jesus precisavam de encorajamento?
5 Os discípulos de Jesus precisavam de encorajamento. Porque? Porque alguns deixaram suas casas, suas famílias e seus negócios para seguir Jesus em tempo integral (Mateus 19:27). Outros foram marginalizados pela sociedade por terem se tornado discípulos (João 9:22). Eles estavam dispostos a fazer esses sacrifícios porque acreditavam que Jesus era o Messias prometido (Mateus 16:16). Mas quando Jesus foi executado, suas esperanças foram frustradas e eles ficaram com o coração partido.
6. O que Jesus fez depois de ressuscitar?
6 Jesus entendeu que era normal que os discípulos ficassem tristes com a sua morte. Ele sabia que esses sentimentos não eram porque lhes faltava fé. É por isso que ele começou a encorajar seus amigos no mesmo dia em que ressuscitou. Ele apareceu a Maria Madalena enquanto ela chorava em seu túmulo (João 20:11, 16). Ele apareceu aos dois discípulos dos quais falamos no início deste artigo. E ele também apareceu ao apóstolo Pedro (Lucas 24:34). Que lições tiramos do exemplo de Jesus? Vamos analisar o que aconteceu quando ele apareceu a Maria Madalena.
7. O que Jesus viu Maria fazer e o que fez por ela? (João 20:11-16; veja também imagem).
7 (Leia João 20:11-16). No dia 16 de nisã, um grupo de mulheres fiéis foi de manhã cedo ao túmulo de Jesus (Lucas 24:1, 10). Uma delas foi Maria Madalena. Ao chegar ao túmulo, viu que estava vazio, então correu para contar a Pedro e João. Os dois correram em direção ao túmulo e Maria foi atrás deles. Pedro e João viram que o túmulo estava realmente vazio e voltaram para suas casas. Mas não Maria. Ele ficou lá, chorando. Embora ela não soubesse, Jesus a estava observando. Ao ver as lágrimas desta mulher leal, ficou muito emocionado. Então ele apareceu para ela e fez algo simples que a encorajou muito. Ele falou com ele e lhe deu uma tarefa importante: contar aos seus irmãos que ele havia ressuscitado (João 20:17, 18).
ILUSTRAÇÃO
O Jesus ressuscitado fala com Maria Madalena fora de um túmulo vazio. Imitemos Jesus sendo observadores e empáticos com aqueles que estão desanimados. (Ver parágrafo 7).
8. Como podemos imitar Jesus?
8 Como podemos imitar Jesus? Motivando os irmãos a continuarem servindo a Jeová. Para isso, temos que estar atentos às dificuldades que eles estão passando, demonstrar empatia e falar com eles com carinho. Vamos ver o que aconteceu com uma irmã chamada Jocelyn, que perdeu a irmã em um trágico acidente. Ela diz: “Durante muitos meses senti-me imersa em profunda tristeza.” Um casal a convidou para ir à sua casa, ouviu-a com empatia e lembrou-lhe que ela era muito valiosa para Jeová. Ela diz: “Até aquele momento eu me sentia sem esperança, como se estivesse me afogando no mar no meio de uma tempestade. Mas Jeová usou esses irmãos para me resgatar e me colocar num barco salva-vidas. “Eles me ajudaram a recuperar o desejo de continuar servindo-o.” Se quisermos encorajar outros, deixemos que eles desabafem conosco e ouçam com atenção, para que possamos confortá-los e fortalecê-los para continuarem servindo a Jeová (Rom. 12:15).
COMO AJUDAR OUTROS A ENTENDER MELHOR AS ESCRITURAS
9. O que faltou aos discípulos, e como Jesus os ajudou?
9 Os discípulos de Jesus criam na Palavra de Deus e esforçavam-se por colocá-la em prática (João 17:6). Mas eles estavam confusos e não entendiam por que Jesus morreu como criminoso. Ele sabia que seus discípulos tinham bons corações, mas percebeu que lhes faltava um melhor entendimento das Escrituras (Lucas 9:44, 45; João 20:9). É por isso que os ajudou a compreender o significado do que liam. Analisemos o que ele fez quando apareceu aos dois discípulos que estavam a caminho de Emaús.
10. Como Jesus convenceu seus discípulos de que ele era realmente o Messias? (Lucas 24:18-27).
10 (Leia Lucas 24:18-27). Jesus não disse imediatamente a esses dois homens quem ele realmente era, mas fez-lhes perguntas. Porque? Talvez ele quisesse dar-lhes a oportunidade de expressar o que pensavam e sentiam. E assim fizeram. Eles lhe disseram que esperavam que Jesus libertasse Israel dos romanos. Depois que lhe contaram o que os preocupava, ele usou as escrituras para ajudá-los a compreender que muitas profecias haviam sido cumpridas. b Mais tarde naquela noite, Jesus encontrou os outros discípulos e também lhes explicou o significado dessas profecias (Lucas 24:33-48). O que aprendemos?
11, 12. a) Que lições aprendemos do modo como Jesus usou as Escrituras? (Veja também imagens). b) Como seu professor de Bíblia ajudou Nortey?
11 Como podemos imitar Jesus? Quando estivermos ensinando a Bíblia a um aluno, façamos perguntas ponderadas que tragam à luz o que ele pensa e sente (Provérbios 20:5). Depois de compreendermos seus sentimentos, vamos ensiná-lo a encontrar textos bíblicos que o ajudem nessa situação. Vamos resistir ao impulso de dizer-lhe o que fazer. É melhor que lhe façamos mais perguntas sobre os textos bíblicos para que você pense em como aplicá-los em sua vida. Vejamos o caso de um irmão de Gana chamado Nortey.
12 Quando Nortey tinha 16 anos, começou a estudar a Bíblia. Pouco depois, sua família se voltou contra ele. O que ajudou você a seguir em frente? Seu professor da Bíblia usou Mateus capítulo 10 para explicar que os verdadeiros cristãos seriam perseguidos. Nortey diz: “Quando começou a oposição da minha família, entendi que havia encontrado a verdade.” Seu professor também lhe mostrou Mateus 10:16, que diz para ser cauteloso, e o ajudou a pensar em como demonstrar essa qualidade ao explicar suas crenças à família. Depois de ser batizado, Nortey quis ser pioneiro, mas seu pai esperava que ele fosse para a faculdade. Seu professor não lhe disse o que fazer, mas, em vez disso, fez-lhe perguntas e ajudou-o a raciocinar usando princípios bíblicos. Qual foi o resultado? Nortey tornou-se pioneiro regular e seu pai o expulsou de casa. Ele conta o que pensa sobre o ocorrido: “Estou convencido de que tomei a decisão certa”. Quando ajudamos outros a entender melhor as escrituras, podemos ajudá-los a se tornarem cristãos maduros. — Efé.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Durante uma aula, um irmão ajuda seu aluno a raciocinar usando a Bíblia. 2. O homem joga suas decorações de Natal no lixo. Imitemos a Jesus por ajudar outros a raciocinar usando as Escrituras. (Ver parágrafo 11).
COMO TREINAR IRMÃOS PARA QUE SE TORNEM COMO UM PRESENTE
13. O que Jesus fez para garantir que a pregação continuasse depois que ele voltasse para o céu? (Efésios 4:8).
13 Enquanto esteve na Terra, Jesus realizou com perfeição a obra que seu Pai lhe havia confiado (João 17:4). Mas ele nunca pensou: “Se quero que algo seja bem feito, é melhor que eu o faça”. Durante os três anos e meio de seu ministério, ele treinou outras pessoas. Jesus confiou em seus discípulos. É por isso que ele lhes deu a responsabilidade de pregar e ensinar as boas novas e de cuidar das valiosas ovelhas de Jeová , embora alguns de seus discípulos não tivessem nem 30 anos (leia Efésios 4:8). Esses homens leais trabalharam ombro a ombro com Jesus. Mesmo assim, antes de ir para o céu, ele os treinou ainda mais para que fossem como um presente. Vamos ver como ele fez isso.
14. Como Jesus ajudou seus discípulos a crescer espiritualmente durante os últimos 40 dias em que esteve na Terra? (Veja também a imagem).
14 Jesus deu conselhos diretos aos seus discípulos, mas o fez com amor. Por exemplo, ele viu que alguns deles tinham dificuldade em acreditar que ele havia ressuscitado, então disse-lhes para pararem de duvidar (Lucas 24:25-27; João 20:27). Ele os aconselhou a se concentrarem em ajudar os servos de Deus, não em conseguir dinheiro (João 21:15). Ele os lembrou de não se concentrarem nas responsabilidades que outros receberam (João 21:20-22). E quando viu que eles tinham ideias erradas sobre o Reino, corrigiu-os e ajudou-os a dar prioridade à pregação (Atos 1:6-8). O que os anciãos podem aprender de Jesus?
ILUSTRAÇÃO
Jesus fala aos seus discípulos à beira-mar enquanto alguns peixes assam na brasa. Vamos imitar Jesus ajudando os irmãos a cuidar de mais responsabilidades. (Ver parágrafo 14).
15, 16. a) De que maneiras os anciãos podem imitar Jesus? b) Como o conselho que você deu a ele ajudou Patrick?
15 Como os anciãos podem imitar Jesus? Capacitar e ajudar os irmãos, inclusive os jovens, para que possam assumir mais responsabilidades. Os anciãos não esperam que os irmãos sejam perfeitos. Em vez disso, eles amorosamente aconselham os jovens a ganhar experiência e aprender a ser humildes, confiáveis e atenciosos com os outros (1 Timóteo 3:1; 2 Timóteo 2:2; 1 Pedro 5:5).
16 Vejamos o caso de um irmão chamado Patrick . Quando ele era jovem, ele era muito cruel com os outros , até mesmo com suas irmãs, e falava duramente com elas. Um velho maduro notou-o e deu-lhe conselhos com franqueza e bondade. Patrick diz: “Agradeço por você ter feito isso. Fiquei muito mal quando vi que os outros irmãos receberam as responsabilidades que eu queria. O que o ancião me disse ajudou -me a concentrar-me em servir humildemente os irmãos e não em assumir responsabilidades na congregação.” Como resultado, Patrício tornou-se presbítero aos 23 anos de idade (Pv 27:9).
17. Como Jesus mostrou que confiava nos seus discípulos?
17 Jesus não só deu aos seus discípulos a responsabilidade de pregar, mas também de ensinar (ver a nota de estudo “Ensina-os”, em Mateus 28:20). Talvez pensassem que não seriam capazes de realizar esse trabalho. Mas Jesus tinha plena confiança de que eles poderiam fazer isso e também queria que eles soubessem disso. É por isso que ele lhes disse: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21).
18. Como podem os anciãos imitar Jesus?
18 Como podem os anciãos imitar Jesus? Os presbíteros experientes sabem que devem delegar e ensinar outros a lidar com responsabilidades (Filipenses 2:19-22). Por exemplo, você pode pedir aos jovens que ajudem na limpeza e na manutenção do Salão do Reino. Eles mostram que confiam na pessoa a quem delegaram uma tarefa, treinando-a e esperando que ela faça um bom trabalho. Um ancião recém-designado, chamado Matthew, aprecia que anciãos experientes o ensinem a realizar diversas tarefas na congregação e confiem nele para executá-las bem. Ele explica: “Ajuda-me que eles vejam os meus erros como parte do processo de aprendizagem e depois me ensinem como fazer melhor da próxima vez.”
19. Que decisão devemos tomar?
19 Jesus usou os últimos 40 dias que esteve na Terra para encorajar, ensinar e treinar outros. Decidamos seguir fielmente seus passos (1 Pedro 2:21). Ele nos ajudará a fazer isso, pois, em última análise, prometeu: “Estarei sempre convosco até o fim do sistema” (Mateus 28:20).
COMO JESUS APROVEITOU OS ÚLTIMOS 40 DIAS QUE ESTAVA NA TERRA PARA FAZER O SEGUINTE?
Incentive os outros.
Jesus começou a encorajar seus amigos no mesmo dia em que ressuscitou. Ele apareceu a Maria Madalena enquanto ela apareceu aos dois discípulos de que falamos no início deste artigo. E ele também apareceu ao apóstolo Pedro.
Ajude outros a entender melhor o que as Escrituras dizem.
Jesus sabia que os discípulos estavam confusos e não entendiam por que ele havia morrido como criminoso. Ele sabia que seus discípulos tinham um bom coração, mas percebeu que eles precisavam entender melhor as escrituras. É por isso que ele os ajudou a compreender o significado do que lia.
Treine os homens para assumirem maiores responsabilidades.
Jesus deu conselhos diretos aos seus discípulos, mas o fez com amor. Por exemplo, ele viu que alguns tinham dificuldade em acreditar que ele havia ressuscitado, então disse-lhes para pararem de duvidar.
Ele os aconselhou a se concentrarem em ajudar os servos de Deus e não em conseguir dinheiro. Ele os lembrou de que não deveriam se concentrar nas responsabilidades que outros recebiam.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário