Estudo de A Sentinela, Grato por ter homens que são “como presentes”, 23 a 29 de dezembro de 2024, Comentários e respostas.
Estudo de A Sentinela, Grato por ter homens que são “como presentes”, 23 a 29 de dezembro de 2024, Comentários e respostas.
“Quando ele ascendeu ao alto, deu homens como presentes” (ÉFÉS 4:8).
1. Quais são alguns dos presentes que Jesus nos deu?
Neste parágrafo temos vários textos bíblicos que indicam sobre esses dons, por exemplo: quando esteve na terra usou seu poder para fazer milagres e ajudar muitas pessoas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por exemplo, quando esteve na terra usou o seu poder para realizar milagres, ajudando muitas pessoas e dando-nos o maior presente de todos, dando a sua vida por nós.
Mesmo quando morreu e ressuscitou, ele também prometeu que iria dar uma ajudadora, este é um grande presente porque ninguém pode tê-lo, exceto os servos de Jeová.
Também como diz João 15:13, ele deu sua vida por nós e esse é claramente o maior presente que ele deu, ele também pediu a seu pai que usasse seu Espírito Santo para nos ensinar e nos confortar quando passarmos por provações, e através das reuniões ele está nos treinando para sermos discípulos em toda a Terra, em cumprimento de Mateus 28.
Além disso, através das reuniões congregacionais, Jesus permite-nossejam discípulos em toda a terra.
2. Quais são alguns homens que são como “presentes”? (Efésios 4:7, 8).
Bem, são os servos ministeriais, os anciãos congregacionais e também os superintendentes de circuito, que, embora sejam todos homens imperfeitos como nós, são realmente uma dádiva valiosa que Jesus nos deu.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus deu esses homens para ajudar nas congregações de diversas maneiras, eles podem ser como servos ministeriais, como anciãos e como superintendentes de circuito, apesar de sua imperfeição eles são um presente valioso que Jesus Cristo nos deu para nos ajudar, e aqui na Nota que temos no parágrafo dois diz que quando falamos sobre anciãos não se refere apenas àqueles que ajudam nas congregações.
Eles também precisam ver como o corpo governante, como os assistentes do corpo governante, como os membros das comissões de filial, e outros irmãos, como aqueles que dirigem a construção de salões do Reino, congressos, etc., fazem parte dessas dádivas. de Jesus.
Como diz o insight, quando diz que Jesus levou cativos era a isso que se referia nos tempos antigos, quando uma batalha era vencida os soldados às vezes levavam cativos para que pudessem servir em suas casas nas tarefas domésticas, bem, Jesus fez o mesmo. Ao conquistar o mundo, ele levou cativos ou servos que o servem voluntariamente, e Jesus os usa para servir em sua casa, a congregação, alguns como anciãos, como servos ministeriais, como superintendentes de circuito.
Sim, é claro que o parágrafo menciona três classes, que são os Servos Ministeriais, os Anciãos e os Servos de Circuito, mas na nota diz que embora é claro que eu não vou colocar lá tudo o que também está incluído ali ou como presentes, como o a nota diz: O ajudante do corpo governante, seus assistentes, os membros do ramo e demais irmãos que têm responsabilidades na congregação, como diz muito bem aqui, também estão entre os homens que são como dons, claro que têm. não coloquei no parágrafo porque seria muito, mas esclarece que são todos presentes de Jesus.
3. Explique com um exemplo como podemos apoiar o trabalho realizado por estes homens que Jesus nos deu como presentes.
Aqui está o exemplo da construção de um Salão do Reino, são muitos os que participam diretamente no que é a Construção em si, na colocação de cada um dos acessórios e na elevação do edifício, etc.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Há outros que não o fazem, mas ajudam fornecendo alimentação, transporte para mobilizar esses trabalhadores e quaisquer outros serviços necessários. O mesmo acontece com os Irmãos nomeados nas congregações, eles realizam esse trabalho, mas podemos apoiá-los com o que fazemos e dizemos a seu favor.
Por exemplo, alguns de nossos irmãos constroem salas de aula ou outros participam diretamente do trabalho, outros fornecem alimentos aos referidos irmãos para que se alimentem bem para realizar seu trabalho ou ajudem no transporte e serviços, e também talvez em doações dos referidos irmãos . O que aprendemos é que todos esses irmãos mencionados servem como superintendentes de circuito ministerial, porque realizam certos trabalhos para o bem da congregação e todos nós podemos apoiá-los com nossas ações e também por palavras.
Aprendemos também que de uma forma ou de outra todos podemos colaborar na sua concretização. Por exemplo, no caso da construção de um Salão do Reino ou de outropergunte a uma equipe de socorro qualquer coisa que todos possamos fazerMesmo que não estejamos presentes, talvez possamos apoiar esse acordo com a nossadoações ou com outras coisas que podemos dar.
SERVOS MINISTERIAIS “PRESTAM SERVIÇOS DE AJUDA”
4. Quais foram alguns dos “serviços de ajuda” prestados pelos servos ministeriais no primeiro século?
Nos textos bíblicos aqui mencionados, dão a entender que parece que alguns deles ajudaram, por exemplo, a fazer cópias das escrituras ou a comprar materiais necessários para fazer essas cópias, cuidaram de algumas tarefas para que os mais velhos pudessem se concentrar no ensino e pastorear, que é a principal tarefa dos idosos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, no primeiro século alguns irmãos foram designados servos ministeriais e parece que foram eles que prestaram os serviços de ajuda de que Paulo falou em 1 Coríntios 12:28.
E ao prestarem esses serviços de ajuda, eles deixaram os élderes mais livres para se concentrarem no ensino e no pastoreio, e aqui é mencionado um exemplo de que talvez eles tenham ajudado a comprar materiais necessários para fazer cópias das escrituras, ou até mesmo ajudado a fazer essas cópias.
Sim, e Jeová valorizou muito aquele serviço que os servos ministeriais faziam, em 1 Coríntios 12:28, o versículo começa e Deus os designou na congregação, e agora ele os coloca no nível de profetas mestres aqueles que realizaram milagres, então por Jeová, todos Eles prestaram o mesmo serviço valioso.
5. Quais são algumas das tarefas que os servos ministeriais desempenham hoje?
Em harmonia com o que diz 1 Pedro 4:10, que cada um deve ser usado de acordo com o dom que recebeu, isso é examinado nestes irmãos servos ministeriais, eles, devido às suas capacidades, ajudam na prestação de contas da congregação dos territórios, solicitando publicações e quando elas chegam e são entregues às editoras.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Outros operam o equipamento de áudio e vídeo, servem como porteiros ou ajudam na manutenção do Salão do Reino, alguns talvez até participem no ensino como assistentes de um superintendente de grupo ou talvez acompanhem os anciãos numa visita de pastoreio. Como Pedro disse de acordo com seus dons.
Pois bem, alguns são que talvez sejam os responsáveis pela contabilidade da congregação dos territórios, solicitando publicações e enviando-as aos editores. Assim como temos aqui que você mencionou os responsáveis pelo áudio e vídeo.
Sim, falar isso rápido, parece que não dá muito trabalho, mas por exemplo, os recepcionistas que servem porque têm que chegar meia hora antes do fechamento do Salão, sempre recebem os irmãos com um sorriso, também têm seus problemas, mas eles estão lá ou os de áudio e vídeo. Pois bem, todas essas tarefas envolvem muito trabalho que desgasta muito os Servos Ministeriais da congregação.
E esse trabalho que os Servos Ministeriais fazem é muito valioso, porque como diz Primeira Coríntios 14:40, fala da necessidade da congregação ir bem e de tudo ser feito decentemente e com arranjo.
E por trás de tudo isso há um grande trabalho, por exemplo, preparar todas as reuniões, atribuindo-as aos irmãos, inclusive eles próprios, participando delas também.
E 1 Pedro 4:10 diz que de acordo com o dom que cada um recebeu, use-o para servir uns aos outros. Isso é o que fazem os irmãos e os servos ministeriais, eles, conforme a sua capacidade ou conforme são mais adequados para cada tarefa na congregação, Jeová está usando eles e tudo isso é para o bem da congregação.
E embora seja verdade que o trabalho docente é para os idosos, como se diz, qualificados para ensinar, mas para eles, alguns dos que realmente se destacam na forma de se expressar, às vezes têm participação na vida, no ministério, algum discurso público na congregação ou até mesmo assistentes de um superintendente de grupo, e tudo isso chega ao ponto de um ancião poder pedir a um servo ministerial que o acompanhe numa visita de pastoreio. Vemos assim que não se refere aqui apenas a tarefas de tipo puramente mecânico, mas também de tipo espiritual.
6. Por que apreciamos o trabalho dos servos ministeriais?
Por exemplo, a irmã Beverly, da Bolívia, diz: graças aos nossos servos ministeriais posso aproveitar plenamente as reuniões, o trabalho deles me permite cantar, fazer comentários, ouvir os discursos e aprender com os vídeos e imagens, porque esses irmãos ajudam em áudio e vídeo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Leslie, que é esposa de um ancião, diz: os servos ministeriais são muito prestativos para meu marido, se não fosse pelo fato de eles atenderem a diversas designações, ele estaria ainda mais ocupado, e graças ao fato de eles cumprirem seu trabalho muito bem, eles ganham uma boa reputação, como diz a primeira carta a Timóteo 3:13.
A irmã da Colômbia resumiu muito bem, ela está muito grata pelo seu entusiasmo e boa disposição porque menciona que se não fosse ministros ministeriais, seu marido, que é idoso, teria muito mais ocupações e Ela teria de passar mais tempo sem o marido, de modo que, por terem esse entusiasmo e boa disposição, eles cobrem muitos trabalhos na congregação que, de outra forma, outros irmãos teriam de fazer.
Sim, a Irmã Beverly da Bolívia também menciona algo muito interessante, não, e é que se não fossem os Servos Ministeriais que facilitam a tarefa de estar aqui, de prestar atenção, de poder ver os vídeos, de poder tenho as publicações, é para pregar ou para ser aberto. Quando o Salão tem que abrir, todos esses tipos de coisas contribuem para que o resto de nós, editores, possamos desfrutar plenamente do banquete espiritual que estamos recebendo aqui. se não fossem eles fazendo esse trabalho de preparação, não estaríamos gostando.
E para pensar no que tudo isso representa, é preciso pensar que isso é um milagre, porque no mundo de hoje onde tudo é feito por dinheiro, pensar em ter um coletivo global, altruísta e dedicado apenas a nos ajudar é algo que devemos valorizar muito. .
E muitos dos trabalhos que realizam podem não ser vistos tanto como solicitar publicações, enviando-lhes áudio e vídeo, o que às vezes consideramos garantido. No entanto, sabemos que Jeová valoriza muito o seu trabalho, nós também. E como diz 1 Timóteo 3:13, graças a isso eles ganham uma boa reputação e uma grande liberdade, como diz a nota, a nossa confiança.
7. Como podemos mostrar nosso apreço pelos servos ministeriais? (Veja também a imagem).
Aqui temos o caso de um presbítero chamado David, ele menciona: enviou-lhe um cartão ou uma mensagem em que cito um texto e mencionei uma forma específica pela qual o servo ministerial me encorajou, ou um motivo pelo qual sou grato por seu trabalho, alguns irmãos dizem: Ultimamente temos dado muitas graças a Jeová pelos servos ministeriais da nossa congregação e pedimos-lhe que estivesse com eles e os ajudasse.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E na imagem da página 21 da nossa revista, temos ali em dois desses círculos, duas das coisas que esses irmãos mencionam: escrever um cartão dizendo especificamente pelo que somos gratos, e não apenas dizer que gosto muito do trabalho deles. É melhor dizer o que você está fazendo bem e um texto bíblico que apoie isso, ou também como visto no caso da irmã, ore pelos servos ministeriais, novamente dizemos não pense neles, se estão fazendo o trabalho bem ou não, caso contrário, estamos seguindo estas recomendações.
Por agradecer a Jeová pelos servos ministeriais e implorar-Lhe que esteja com eles e os ajude, Jeová ouve essas orações e todas as congregações serão beneficiadas.
Isso me fez pensar que, por exemplo, quando somos pequenos, nossos pais nos servem comida, limpam nossa casa, está tudo limpo, talvez não vejamos o processo e podemos pensar um pouco que é por mágica. Agora, quando somos adultos, vemos o trabalho por trás disso. Portanto, esta Sentinela nos ajuda a ver o trabalho por trás desses irmãos, nos ajuda a apreciá-lo e o que podemos fazer é contar-lhes diretamente.
Sim, então como vemos aqui, uma coisa é sentir gratidão e outra expressá-la, e uma vez foi explicado que sentir gratidão e não expressá-la é como embrulhar um presente e não entregá-lo, então, é claro que obviamente queremos fazê-lo e às vezes não é fácil encontrar o momento para fazê-lo, mas também pensar no benefício que isso pode trazer aos irmãos que recebem este elogio também nos encorajará a fazê-lo.
Sim, como diz Segunda Coríntios 1:11, é muito bom que oremos por eles, que oremos por eles, mas também que demos graças, como este irmão, um idoso da Finlândia, mencionou algo específico que ele gostou, mostrando que esteve atento ao trabalho que realizam e demonstrando gratidão.
ANCIÃOS DA CONGREGAÇÃO “TRABALHAM DURO”
8. Por que Paulo podia dizer que os anciãos do primeiro século trabalhavam arduamente? (1 Tessalonicenses 5:12, 13).
Porque tinham de liderar as congregações, encarregar-se de ensinar e tomar decisões como corpo de anciãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Deviam também aconselhar os irmãos de maneira específica, mas amorosa, e eles próprios deviam manter-se espiritualmente fortes e cuidar bem de suas famílias, lembrando-se da época em que viveram, que não era tão avançada como a que temos hoje.
Sim, porque Paulo sabia por experiência própria que esses irmãos se esforçavam para manter forte o senso espiritual e, ao mesmo tempo que cuidavam da família, também tomavam decisões como corpo de anciãos para proteger as congregações.
E eles também protegem amorosamente a congregação. Paulo, quando escreveu aos tessalonicenses, explicou-lhes o que faziam pelos irmãos das congregações. Ele comparou o pai aos seus filhos, e eles dizem que os aconselharam, os consolaram e. deu testemunho a eles para que pudessem continuar andando de maneira digna de Deus.
Eles também se esforçaram para manter-se espiritualmente fortes e cuidar debem às suas famílias.
1 Timóteo 517 é muito interessante porque mostra que os presbíteros que lideram bem a congregação são considerados e dignos de dupla honra, o que significa que para os presbíteros que temos na congregação o quão importante é mostrarmos a eles que somos gratos e que Deixe-nos agradecer pelo seu trabalho, pois mostra que estamos atentos ao seu trabalho.
Em 2 Timóteo 4:2, ele teve que aconselhar seriamente com muita paciência e arte de ensinar, ou seja, este é um desafio não dar conselhos específicos, mas ao mesmo tempo combiná-los amorosamente com trabalhos anteriores dos mais velhos em casa, que é um trabalho duro e foi isso que os cristãos do primeiro século fizeram.
9. Quais são algumas das responsabilidades que os idosos assumem hoje?
Eles têm muitas responsabilidades, principalmente são três: Ser evangelizadores, juízes e pastores, por exemplo: Servem como evangelizadores, pois dão bom exemplo no Ministério e nos ensinam a pregar e a ensinar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles também servem como juízes imparciais e misericordiosos, ao tentarem ajudar a restaurar a amizade com Jeová quando um irmão comete um pecado grave, e são pastores porque proferem discursos bíblicos bem preparados na tribuna, fazem visitas de pastoreio e também participam de alguns comitês dentro da organização de acordo com suas circunstâncias.
Uma delas é a dos evangelizadores, não mandam pregações e ficam em casa, mas são os primeiros a dar o exemplo, mostram zelo, estão nas reuniões para o serviço de campo, os lideram, incentivam os irmãos, eles os acompanham para que se tornem mais especialistas na pregação, para que cumpram muito bem o que diz 2 Timóteo 4:5, façam bem o seu trabalho de evangelizar e cumpram bem o seu ministério.
Sim, eles também têm de agir como juízes imparciais porque, quando alguém comete um pecado grave, têm de ajudar essa pessoa a recuperar a amizade com Jeová. Isto está em harmonia com Gálatas 6:1 que diz que antes de um irmão dar um passo em falso, ao ver que alguém está um pouco trêmulo, deve estar muito atento a esse irmão para que não caia em erro grave, mas também ao mesmo tempo devem vigiar-se com muito cuidado para não cair também em pecado.
E também atuam como pastores, o que fazem é dar discursos bem elaborados como o que acabamos de ver, fazem visitas de pastoreio e também colaboram em outras coisas fora da congregação. Por exemplo, colaboram na construção, organizam. assembleias, há uns que pertencem à comissão de ligação com os hospitais, outros estão em grupos que visitam os hospitais, sabemos que têm muito trabalho a fazer.
E talvez tudo isso que foi mencionado a gente consiga ver, não mas tem muito mais trabalho por trás disso, que não se vê, talvez aquelas noites sem dormir pensando em como dar bons conselhos a um irmão para poder ajudá-lo, fazer isso com tato ou talvez com cada oração que eles fazem por cada um de nós que nos ajuda a continuar.
E todo esse trabalho que os presbíteros fazem, eles fazem com boa verdade como mencionado em 1 Pedro capítulo 5, eles não fazem isso para ganho desonesto ou com o objetivo de ganhar algo em troca, certo, mas eles fazem isso de boa vontade e altruísta .
10. Quais são algumas das razões pelas quais amamos os nossos idosos?
Temos a experiência de uma irmã da Finlândia chamada Johanna, ela diz: é muito difícil para mim me abrir aos outros, mas um ancião que eu não conhecia muito bem me ouviu com paciência, orou comigo e me garantiu que Jeová me amou, ela diz: não lembro muito bem o que ele me disse, mas lembro que me senti segura, acho que Jeová mandou ele para me ajudar quando eu mais precisei, interessante: ele não pagou atenção ao que ele lhe disse, mas sim à maneira como ele falou com ele, na qual ele expressou e viu como uma grande ajuda de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No final do parágrafo 10, a pergunta é: Como os anciãos da sua congregação o ajudaram? Às vezes com um discurso, com um texto ou com um simples Olá, como vai?, concentre-se novamente no que fizeram por você, mesmo que não tenha sido pessoalmente, mas em um discurso ou em qualquer outra atividade espiritual.
Eles cuidam bem do rebanho, e podemos ver como diz Jeremias 23:4, que eles são como pastores e não teremos medo ou pavor nem lhes faltará nada porque eles estarão lá, nos ajudando. E gostei muito do exemplo que o parágrafo comenta aqui porque ela comenta sobre a irmã da Finlândia que estava passando por um momento muito difícil e o velho que não a conhecia não a conhecia muito bem, mas ele ouviu ela pacientemente, orou com ela e disse-lhe. Ele garantiu que Jeová o amava e foi isso que permaneceu com ele, não com as palavras que ele disse a ela, mas com o ato e o que ele fez por ela.
Podemos ser novos em uma congregação e não conhecer muito bem os presbíteros, mas podemos ter certeza que assim como aconteceu com esta irmã da Finlândia, também acontecerá conosco, eles são responsáveis por cuidar de nós e é por isso que nós os amamos tanto.
Ao ler Jeremias 23:4 quando diz que não terá medo nem pavor e não lhe faltará, e me veio à mente o grande trabalho que os idosos fazem quando ocorre um desastre, pensei, não como naqueles primeiros momentos, talvez esses mesmos idosos haviam perdido seus pertences, mas ao invés de se preocuparem principalmente com isso, se preocuparam em tentar localizar todos os irmãos sob seus cuidados, se não conseguissem por telefone caminhariam horas e horas tentando vê-los e ter certeza eles estavam bem. E o que eles precisavam e para que não faltasse nada. Então esse também é um ótimo trabalho de cuidado.
11. Como podemos mostrar aos idosos que apreciamos o seu trabalho? (Veja também a imagem).
Outra irmã da Finlândia chamada Henrietta diz: os idosos ajudam os outros com prazer, mas isso não significa que tenham muito tempo e energia ou que não tenham os seus próprios problemas, esse é um ponto muito bom: às vezes estamos fazendo coisas de consultas que sozinhos poderíamos encontrar a resposta nas publicações da organização, mas acreditamos que os irmãos têm todas as respostas e estamos constantemente perguntando até mesmo sobre coisas básicas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Outra irmã chamada Sera diz: Os idosos precisam de combustível para continuar funcionando, então escrevo pequenos cartões para eles, convido-os para comer ou pregar com eles.
Pois bem, entender como esta Irmã do parágrafo que eles não têm muito tempo, que têm problemas como nós temos, que suas energias às vezes não são o que precisam ou querem, mas também se esgotam, então que bom agradecê-los e diga a eles, irmão, quão bom é o seu trabalho. Quão excelente e o quanto você me ajuda com ele.
Dizendo a eles diretamente, mas você também precisa agir a respeito. Então porque de vez em quando convidá-los para uma refeição ou dar-lhes um cartão de agradecimento por todo o trabalho árduo que realizam, seriam detalhes pelos quais com certeza ficarão muito gratos, como diz aqui, não é o combustível que precisam para mantê-los funcionando.
Certamente foi necessário combustível para se preparar, para pensar no que os Irmãos precisam ouvir, como você pode encorajá-los, mas esta é uma das coisas que pode ter feito pelos irmãos, não participando da plataforma de ensino, mas talvez nós não sei se Ele também ajudou a irmã com algum problema que ela teve ou encorajou a família que mais tarde os convidou para que os presbíteros usassem seu combustível para ajudar e que bom ver como a congregação reabastece esse combustível gasto.
Bom, justamente para mostrar a nossa gratidão por tanto que eles fizeram por nós, que nos incentivaram, para mostrar que valorizamos o trabalho que esses homens estão fazendo.
ILUSTRAÇÃO
Talvez pessoalmente fiquemos envergonhados, mas se pararmos para refletir podemos fazer o que o terceiro círculo mostra, registrar em um pequeno cartão, meditar sobre o que queremos dizer, e com certeza encontraremos palavras muito bonitas que irão ser apreciado.
Temos muito a agradecer aos idosos e às vezes temos tanto a dizer que não falamos nada, mas um bom exemplo é o que faz a irmã que ora por eles e pede a Jeová que continue ajudando ela porque ela realmente tem uma trabalho difícil e também queremos colaborar com eles.
Existem diferentes formas de agradecer o trabalho dos Servos Ministeriais e dos Anciãos, todos aqueles que trabalham e circulam, como veremos, é um momento de hospitalidade, descontração e com certeza de boas conversas.
E na imagem novamente temos dois pontos aqui: escreva uma nota de agradecimento, ou simplesmente na reunião ou após a reunião, se você ouviu algo que gostou muito, vá e conte especificamente, gostei desse texto e como você explicou isso, ou vamos rezar por eles, ou convidá-los para comer em nossa casa também, não é preciso muito para fazer isso, aquele gesto de convidá-los já é suficiente para eles, muito revigorante.
Um ancião dá um discurso num Salão do Reino. Imagens de várias maneiras de demonstrar apreço pelos idosos: 1. Um casal come com um homem idoso e sua esposa. 2. Uma irmã mais velha ora a Jeová. 3. A irmã mais velha escreve um cartãozinho. Você pode dar aos irmãos nomeados o “combustível” de que precisam para continuar. (Ver parágrafos 7, 11 e 15).
SUPERINTENDENTES DE CIRCUITO FORTALECEM AS CONGREGAÇÕES12.
12. Que outro presente Jesus deu às congregações para fortalecê-las? (1 Tessalonicenses 2:7, 8).
Ele nomeou anciãos como Paulo, Barnabé e outros cristãos como superintendentes viajantes, da mesma forma que esses irmãos estavam fazendo muitos sacrifícios, até mesmo arriscando a vida ensinando e encorajando outros visitando as congregações, lembremo-nos que no primeiro século era muito difícil viajar e chegar às congregações que estavam amplamente dispersas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele deu um presente a esses anciãos, neste caso a Paulo e Barnabé para visitar esses cristãos e, bem, era Paulo e eles eram como viajantes, então eles nos deram esses presentes, esses homens como viajantes, para fortalecer as congregações.
Os superintendentes de circuito neste caso, de que Paulo fala, não apenas foram pregar as boas novas, mas ele disse que estavam dispostos a dar a vida. O que isso significa é que estavam dispostos a fazer qualquer coisa para se arriscar a qualquer momento. para ajudar e fortalecer as congregações.
Sim, e como é bom saber que fazem todo esse trabalho com a atitude que Pablo fez, motivados pelo carinho e carinho que tinha pelos irmãos, como lemos, sabendo então que fazem esse esforço de forma satisfatória. que eles gostem, é também algo que nos faz sentir não só bem, mas também muito amados e cuidados.
13. Quais são algumas das responsabilidades dos superintendentes de circuito?
Toda semana eles viajam longas distâncias para visitar as congregações e apresentam vários discursos, durante essa semana fazem visitas de pastoreio, dirigem a reunião com os pioneiros, com os anciãos, também as reuniões para o ministério de campo, organizam assembléias de circuito regionais, preparam discursos que têm que dar nestas assembléias, ficam encarregados das escolas pioneiras, de uma reunião especial com os pioneiros do seu circuito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E também cuidam de outros assuntos importantes que a filial lhes atribui se necessário, tudo isso é o trabalho que às vezes eles têm que fazer em uma única semana.
Todas as semanas eles viajam de uma congregação para outra, proferindo discursos, fazendo visitas pastorais e liderando reuniões de pioneiros, presbíteros e ministério de campo todas as semanas.
Menciona também que preparam os discursos e organizam as assembleias de circuito e regionais, isso, como já foi dito, não é fácil, é rápido dizer, mas o trabalho por trás disso é muito.
Como se isso não bastasse, às vezes quando surgem questões urgentes que em
Neste caso, porque a filial os atribui, deve atendê-los entre esse período
que surge naquela semana, porque depois de tudo isso, quando surgem essas circunstâncias eles também têm que lidar com isso.
14. Quais são alguns dos motivos pelos quais apreciamos o trabalho dos superintendentes de circuito?
Temos a experiência de um irmão da Turquia: Todas as suas visitas me motivam a passar mais tempo com meus irmãos e a ajudá-los. Conheci muitos superintendentes de circuito, mas nenhum deles jamais me deu a impressão de que estavam muito ocupados, ou que eles não queriam falar comigo
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Irmã Johana, que já foi citada sobre ela antes, conta que quando saíram para pregar ninguém compareceu naquele dia, apesar disso a lembrança daquela pregação ficou com ela, pois conta que o superintendente descobriu que duas de suas irmãs tinham mudou e Ele sentiu muita falta deles, e o encorajou com carinho e o ajudou a ver que agora as distâncias são temporárias mas que no novo mundo teremos infinitas oportunidades de passar tempo juntos, isso o encorajou e o fez conquistar os corações de esses irmãos.
Um dos motivos pelos quais apreciamos o trabalho dos superintendentes de circuito é que, no final, são eles que estão dispostos a nos ajudar e estão ao nosso lado. Nos momentos difíceis e angustiantes garantem que toda a congregação saiba que são amados.
Sim, como mencionou o irmão da Turquia, ele disse que embora tenha conhecido muitos superintendentes de circuito, diz que ninguém nunca lhe deu a impressão de que estavam muito ocupados ou que não queriam falar com ele, ou seja, isso mostra nos que apesar de terem muitos empregos, muitas responsabilidades, eles estão sempre presentes quando realmente precisamos deles e passam por aqui para nos atender, nos ajudar e nos encorajar.
No final são tão encorajadores que, ao partirem, muitos de nós sentimos como se sentiram quando Paulo partiu, como diz o texto, que começaram a chorar, abraçaram-no, acompanharam-no até ao barco, porque no final são um fonte de encorajamento e força para nós.
15. a) Como podemos aplicar o que 3 João 5-8 diz e mostrar que valorizamos os superintendentes de circuito? (Veja também a imagem).
Podemos convidá-los para comer durante a visita e também apoiar os preparativos para a pregação durante a semana da visita, seja participando do grupo de atividades ministeriais ou saindo com eles para a atividade, alguns têm medo de sair com o superintendente de circuito .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E como vimos no caso da Irmã Leslie no parágrafo anterior, eles não encontraram ninguém na pregação, mas ela recebeu incentivo e é isso que esses irmãos e suas esposas tentam fazer, no caso de Leslie ela diz: Eu peça a Jeová Dê-lhes o que precisam, meu marido e eu também lhes escrevemos cartas nas quais lhes dizemos o quanto suas visitas nos encorajaram, lembramos que os irmãos são seres humanos comuns e também ficam doentes de preocupação.
E esse comentário no final também é muito real, eles até desanimam. Então eles não são super-homens, eles precisam descansar, precisam ser tratados com carinho, com consideração, e para nós fazermos parte desse combustível que eles precisam, e na imagem que nós temos, aí novamente, vemos irmãos que convidar Outros enviam-lhes uma carta ou um bilhete com um texto bíblico encorajador para suas casas. E claro, ore por esses irmãos.
Uma maneira é mencionada no versículo 8 de não lhes oferecer hospitalidade para serem colaboradores da verdade. Então, uma maneira é quando o superintendente de circuito vier, convidá-los para nossa casa para que possamos compartilhar momentos com eles e também quando eles vierem, ter preparadas palavras de encorajamento que irão fortalecê-los, e no primeiro círculo é o que vemos que eles são desfrutando de uma conversa muito agradável de uma refeição e fortalecendo um ao outro.
E também é mencionado que podemos fazer um esforço para encorajá-los através de algum cartão de incentivo ou também suprindo algumas de suas necessidades, mas tem me chamado muito a atenção apoiar os planos de pregação, porque se fizermos a coisa com o carteirinha ou suas necessidades É muito, muito bom, mas se eles chegam nas saídas e não veem
apoio, porque isso também os desanima, é interessante as palavras de Provérbios 12:25 que diz que uma boa palavra vivifica, então tratá-los de forma familiar também os ajudará.
15. b) Por que devemos ter em mente as esposas dos irmãos mencionados, e como podemos fazer isso? (Veja o quadro “Lembre-se de suas esposas”.)
Neste quadro, tenhamos em mente que suas esposas dizem: que elas fazem sacrifícios para que possam ajudar a congregação, isso significa que elas têm que sair de casa, fazer visitas de pastoreio ou qualquer outra atividade espiritual que tenham que fazer e ela Ficam sozinhas com as suas famílias, quando talvez gostariam de passar momentos com elas, por isso diz: é como se “emprestassem os seus maridos a Jeová”, tenho a certeza que ele as vê como suas queridas filhas. Foi o que disse uma irmã, para que possamos agradecer-lhes pela colaboração que prestam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A lição que podemos tirar deste parágrafo é que devemos ajudar para que os idosos tenham tempo para suas esposas e filhos, e orar pelas irmãs para que sejam fortalecidas por Jeová, é isso que devemos fazer, um bom lembrete sem dúvida, e no quadro ficam sugestões: agradecer às irmãs, ter consideração e consideração por elas e rezar por elas também.
Porque não importa o sacrifício que qualquer irmão casado faça, ele o faz com verdadeiro prazer, mas devemos reconhecer também que esse sacrifício também é feito por sua esposa ou mesmo por sua família que em alguns lugares o tem, como disse esta irmã que agradeceu por compartilhar com o marido, a irmã estava ciente de que o mérito, por assim dizer, não era apenas o do superintendente de circuito, mas também o da esposa dele, visto que ela está lá atrás, e que ela tem que compartilhar o tempo e outras coisas com os Irmãos.
Podemos agradecê-lo e também ser atenciosos se tivermos um problema e quisermos abordar um irmão nomeado para que ele possa nos ajudar, temos que pensar em talvez não ocupar muito o tempo do irmão, porque a esposa estará esperando e é uma situação que se repete muitas vezes durante as visitas, para não ocupar muito o tempo do irmão.
Vamos manter suas esposas em mente
As esposas de servos ministeriais, anciãos e superintendentes de circuito muitas vezes fazem sacrifícios para poder ajudar a congregação. Certa irmã disse: “É como se elas tivessem emprestado o marido a Jeová. Tenho certeza de que ele as vê como suas filhas amadas.” O que podemos fazer para mostrar nossa gratidão a essas irmãs generosas?
Vamos agradecê-los. Um simples “Obrigado por compartilhar seu marido com a congregação” pode encorajá-los grandemente.
Sejamos atenciosos. Não hesitemos em falar com um irmão nomeado se tivermos algum problema. Mas não esqueçamos que às vezes você terá que colocar sua família em primeiro lugar (1 Timóteo 3:4, 5, 12). Ele precisa passar um tempo sozinho com a esposa e os filhos na pregação, no culto familiar e em outras atividades.
Oremos por eles. Assim como seus maridos são dádivas, “a esposa sábia vem do Senhor” (Pv 19:14). Agradeçamos a Jeová por ter estas irmãs e peçamos-lhe que as fortaleça.
PRECISAMOS DE MAIS HOMENS QUE SÃO “PARA PRESENTES”
16. O que é bom que os irmãos se perguntem? (Provérbios 3:27).
A questão é: Se você puder tornar-se uma dádiva para sua congregação, seja por servir como servos ministeriais, como anciãos, por frequentar a escola de evangelistas do Reino e por ser usado mais plenamente em tudo o que Jeová achar adequado, fale com Jeová para ajudá-lo em sua tarefa. Espírito Santo para atender a qualquer responsabilidade que você receber na congregação, isso pode ser uma boa preparação para o que vem depois.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Há algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo se estiver se esforçando para se tornar um servo ministerial, para mais tarde se tornar um presbítero, se for, então estabelecer outras metas, como a escola de evangelizadores, porque há uma grande necessidade de irmãos que possam vão às congregações para servir e apoiar também pequenas congregações e, com o tempo, podem até se tornar futuros viajantes.
A responsabilidade que cada pessoa tem na congregação, se você perceber que é um pouco difícil, então peça ajuda a Jeová para que essa responsabilidade seja cumprida da melhor forma para o benefício de todos.
Sem dúvida, isso mostra que eles têm nos guiado nestes últimos dias e como diz Mateus 28:20, bem, promete que estarei com vocês todos os dias até a conclusão do sistema.
17. O que demonstra o trabalho árduo dos homens que Jesus deu como presentes?
Jesus tem nos guiado nesses últimos dias. Ele está ciente das nossas necessidades e por isso deu irmãos para nos ajudar, procuremos oportunidades para agradecer a Jeová, a Jesus e aos irmãos que nos ajudam nas congregações.
POR QUE VOCÊ APRECIA O TRABALHO DESSES IRMÃOS?
Os servos ministeriais
Bom, eles fazem um trabalho que pode não ser muito visto, mas que é muito necessário e presto muita atenção ao fato de que a maioria deles são de todas as idades, mas são jovens e isso me impressiona ainda mais.
Acontece que graças a eles podemos aproveitar plenamente as reuniões, porque alguns se encarregam da segurança dos irmãos, agora que há tantos crimes no manuseio dos equipamentos de áudio e vídeo. O que seria de uma reunião sem isso e se o local for muito grande? ou mesmo que seja pequeno, o esforço que deve ser feito, para ser ouvido pelos irmãos em ocasiões maiores, servir como porteiros, manter o Salão do Reino, etc. Há tantas coisas pelas quais agradecer a esses irmãos.
Os idosos
Pois bem, eles cumprem o trabalho de evangelizadores, juízes e pastores, são exemplos de ensinar e pregar bem no Ministério.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nós valorizamos muito porque eles cuidam de nós como pastores, como uma mãe alguma coisa assim, que eles sempre cuidam de todos nós e por isso estamos sempre gratos e temos que retribuir o que eles nos deram, para que todos podemos desfrutar deste banquete espiritual.
Eles também se esforçam para ajudar aqueles que cometeram pecados graves a recuperar a amizade com Jeová e a apresentar discursos bíblicos bem preparados, a fazer visitas de pastoreio e a colaborar em algumas comissões especiais, razão pela qual nos disseram para não sobrecarregar o trabalho que fazem. temos que fazer perguntas ou tirar dúvidas, é melhor investigarmos nós mesmos, a menos que seja algo muito delicado e não seja fácil encontrar a resposta, mas se não, procuremos a resposta nas publicações sem dizer constantemente aos irmãos e fazendo perguntas que às vezes são básicas.
Superintendentes de Circuito
Lembremo-nos que para ir às congregações visitá-los às vezes devem viajar quilômetros, cada semana realizam muitas atividades, durante a semana da visita participam de reuniões especiais e outros assuntos que lhes são atribuídos pela filial, devemos também levar levá-los em consideração porque também enfrentam preocupações e até desanimam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Da mesma forma, não queremos ficar fazendo perguntas e perguntas como se são eles que sabem todas as respostas, eles também às vezes ficam cansados mentalmente, muito cansados durante a semana da visita.
E vamos dar uma olhada neste artigo para aplicá-lo aos servos ou aos anciãos ou aos superintendentes que você conhece, este artigo é para nós aplicarmos pessoalmente.
Posso dizer pessoalmente que um superintendente de circuito, quando eu cuidava de minha mãe, me ajudou e me incentivou, porque eu já era pioneiro regular naquela época e tinha medo de ter de ir embora e com a ajuda dele posso continuar a este dia.
E eu pessoalmente valorizo muito as esposas dos circuitos, porque elas são super altruístas, a grande maioria delas não tem casa, viajam constantemente, carregam tudo na mala, ficam em casas diferentes, e estão sempre felizes quando chegam ao Hall, mesmo que tenham um dia ruim, o que com certeza têm, elas são sempre atenciosas e amorosas, por isso eu pessoalmente adoro muito essas irmãs.
Idosos? Mais anciãos tem muito jovens.
ResponderExcluir