Estudo do Livro de Congregação, Semana de 18 a 24 de novembro de 2024, Capítulo 18, parágrafos 6-15, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 18 a 24 de novembro de 2024, Capítulo 18, parágrafos 6 a 15, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 18 parágrafos. 6-15.

6, 7. Como alguns filósofos gregos reagiram à mensagem de Paulo, e como algumas pessoas reagem hoje à nossa mensagem?

Os filósofos gregos zombaram de Paulo e o chamaram de charlatão, o que era um insulto. Basicamente, acusaram-no de ser alguém que colecionava ideias soltas e não sabia como explicá-las bem. Queriam fazê-lo parecer ignorante, mas Paulo não permitiu. se sentir intimidado.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Embora tenha sido menosprezado, Paulo não permitiu que palavras ofensivas o atingissem. Assim como Jesus ensinou em Mateus 5:11,12, devemos permanecer firmes quando outros nos criticam por falar sobre Deus.

Como diz Apocalipse 4:11, Deus merece toda a glória porque ele criou todas as coisas para você. Embora alguns zombem da nossa fé, permanecemos firmes porque sabemos que Jeová é o criador.

Como 2 Timóteo 1:7 nos ensina, Deus nos dá coragem e não devemos ter medo quando outros criticam as nossas crenças, devemos defender a verdade da Bíblia com convicção.

8. a) Como outras pessoas reagiram à mensagem de Paulo? 

Hoje, algumas pessoas também zombam das Testemunhas de Jeová e dizem que não acreditam na Bíblia. Por exemplo, alguns professores afirmam que a evolução é a única coisa válida, e que quem não a aceita é ignorante, mas não nos deixamos intimidar e continuamos a ensinar com ousadia que Jeová é o criador de tudo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Atos 17:18 diz que o chamaram de charlatão, como se ele estivesse apenas captando ideias sem sentido, isso mostra que estavam julgando Paulo sem dedicar tempo para realmente entender sua mensagem. Embora tenha sido menosprezado, Paulo não permitiu que as palavras ofensivas o afetassem. Assim como Jesus ensinou em Mateus 5:11,12, devemos permanecer firmes quando outros nos criticam por falarmos de Deus.

Como diz Apocalipse 4:11, Deus merece toda a glória porque criou todas as coisas, embora alguns zombem da nossa fé, continuamos firmes porque sabemos que Jeová é o criador assim como 2 Timóteo 1:7 nos ensina Deus nos dá coragem e nós não devemos ter medo quando outros criticam nossas crenças, defendemos a verdade da Bíblia com convicção

8. b) A que se pode referir a palavra Areópago? (Ver nota na página 142).

O Areópago era um lugar importante em Atenas onde eram discutidas questões jurídicas e religiosas. Paulo teve que defender seus ensinamentos ali diante de pessoas que não conheciam as escrituras, como mostra Atos 17:19-20. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este contexto nos ajuda a compreender que Paulo estava falando a pessoas que se consideravam intelectuais.

Assim como Paulo aproveitou este lugar para pregar, nós também podemos procurar oportunidades para falar sobre Jeová, mesmo em situações difíceis, conforme motivado por 1 Coríntios 9:22. 

“Homens de Atenas, vejo que…” (Atos 17:22, 23)

9-11. a) O que Paulo disse para estabelecer um terreno comum com os seus ouvintes?

Paulo, em vez de criticar a idolatria dos atenienses, felicitou-os por serem pessoas muito religiosas. Ele lhes disse que havia notado um altar dedicado a um deus desconhecido e usou isso para começar a falar-lhes sobre o Deus verdadeiro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 17:22,23, Paulo mencionou que viu que eles eram devotos, apontando seu altar para o deus desconhecido. Isso nos ensina a procurar coisas positivas nos outros para iniciar uma conversa.

Paulo nos dá um exemplo de como ser gentil e respeitoso, como diz Colossenses 4:6 para que nossas palavras sejam sempre agradáveis ​​e alcancem o coração de nossos ouvintes.

9-11. b) Como podemos imitar Paulo na pregação?

Podemos observar se alguém é religioso por algum objeto em sua casa ou pelo que veste. Em vez de criticar, podemos dizer algo positivo como: Vejo que você tem interesse em temas espirituais. Isso nos ajuda a iniciar a conversa com respeito e encontrar pontos em comum.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim como Paulo observou seus ouvintes, podemos prestar atenção ao que os outros valorizam para iniciar uma conversa sobre Jeová, conforme mostra 1 Coríntios 10:33.

Também podemos lembrar que, como ensina 2 Timóteo 2:24-25, é importante ser paciente e ensinar com gentileza para alcançar o coração das pessoas.

Deus “não está longe de cada um de nós” (Atos 17:24-28)

12. Como Pablo se adaptou ao seu público?

Paulo sabia que os atenienses não conheciam as escrituras, por isso explicou ideias bíblicas sem citar diretamente a Bíblia, incluiu-se entre eles usando palavras como nós e citou escritores gregos que eles respeitavam para se conectar com eles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 17:28, Paulo citou escritores gregos, mostrando que conhecia suas crenças e os usava para ensinar-lhes a verdade. Isso nos lembra Provérbios 15:2, que diz que a pessoa sábia usa o conhecimento de maneira adequada.

Paulo adaptou sua forma de pregar de acordo com seu público, conforme mencionado em Coríntios 9:20-22. Nós também podemos ajustar a nossa abordagem para que outros entendam melhor a mensagem da Bíblia.

13. O que Paulo disse sobre a origem do universo, e o que ele deixou bem claro?

Paulo explicou que Deus criou o universo e é o senhor do céu e da terra. Ele disse que Deus não precisa de templos ou ídolos feitos por humanos. Assim, ele deixou claro que Jeová é superior a todos os deuses que eles adoravam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 17:24, Paulo explicou que Deus criou o mundo e é dono de tudo. Isto nos ensina que Jeová não depende de templos ou ídolos, como diz 1 Reis 8:27.

Salmo 146:6. Lembra-nos que Jeová é o criador do céu, da terra e do mar. Paulo deixou claro que o universo não foi um acidente, mas uma obra de um Deus sábio e poderoso.

14. Como mostrou Paulo que Deus não depende de ninguém?

Paulo disse que Deus não precisa de nada de nós. Ele não precisa de comida, roupas ou ofertas. Pelo contrário, é Deus quem nos dá tudo o que precisamos para viver, como ar, vida e alimento.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 17:25. Mostra que Deus não precisa que lhe demos nada, porque é ele quem nos dá tudo. Isto está em harmonia com Gênesis 2:7, que diz que Jeová nos deu vida e fôlego.

Assim como diz Tiago 1:17, tudo que é bom vem de Jeová. Paulo usou esse argumento para mostrar que o verdadeiro deus é generoso e autossuficiente.

15. Como corrigiu Paulo o ponto de vista dos atenienses, e que lição valiosa nos ensina o seu exemplo?

Paulo explicou-lhes que Deus criou todos os humanos a partir de um só homem, Adão. Isto corrigiu a sua ideia de que os gregos eram melhores do que os outros povos. A lição para nós é que, embora devamos falar com respeito, nunca devemos suavizar a verdade apenas para que outros a aceitem. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Atos 17:26. Paulo explicou que Deus criou todas as nações a partir do seu nome, Adão. Isto nos ensina que não existem raças superiores, como também diz Deuteronômio 10:17. Jeová não mostra favoritismo.

Paulo nos dá um exemplo de coragem e tato. Embora tenha tocado em um tema delicado, ele não suavizou a verdade, pois somos encorajados em Efésios 4:15 a falar com amor, mas sem abandonar a verdade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários

Postar um comentário