TEXTO DIÁRIO, Hoje, sexta-feira, 4 de outubro de 2024, Jeová, nosso Deus, não tolera injustiça (2 Crônicas 19:7).
Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2024
Sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Jeová, nosso Deus, não tolera injustiça (2 Crônicas 19:7).
As decisões de Jeová são sempre justas. Ele é completamente imparcial. Seu perdão nunca depende da aparência, situação financeira, posição social ou habilidades de uma pessoa (1 Sam. 16:7; Tiago 2:1-4). Jeová não pode ser pressionado ou subornado. E ele não cede à frustração ou aos sentimentos (Êxodo 34:7). Sem dúvida, Jeová é o melhor Juiz que existe porque Seu entendimento de nós e de nossas circunstâncias é perfeito (Deuteronômio 32:4). Os escritores das Escrituras Hebraicas sabiam que o perdão de Jeová é incomparável. Às vezes usavam um termo hebraico que, segundo certa obra de referência, “é reservado especialmente para denotar o perdão concedido por Deus ao pecador”. Esta obra acrescenta: “Nunca é usado para denotar aquele tipo e medida inferior de perdão que é exercido por um homem para com outro” (Sinônimos do Antigo Testamento, tradução e adaptação de Santiago Escuain). Somente Jeová tem o poder de perdoar completamente um pecador arrependido. w22.06 4 par. 10, 11.
12, 13. O que desfruta quem recebe o perdão de Jeová? e Será que o perdão de Jeová tem prazo de validade?
Quando aceitamos o fato de que Jeová nos perdoou, surgirão “tempos de alívio”. E isso inclui paz de espírito e boa consciência. Tudo isso não pode vir do perdão que os seres humanos dão, mas daquele que “o próprio Jeová” dá (Atos 3:19). Quando ele nos perdoa, ele nos permite ser seus amigos novamente. É como se nunca tivéssemos pecado.
Depois de perdoar uma pessoa, Jeová nunca mais a acusa ou pune pelo que fez (Is 43:25; Jr 31:34). Jeová coloca os seus pecados “até onde o oriente está do ocidente” (Sal. 103:12).b Pensar na imensidão do seu perdão desperta em nós gratidão e reverência (Sal. 130:4). Mas a quem Jeová perdoa dessa maneira?
O que aprendemos até agora sobre o perdão de Jeová?
Como vimos, o perdão de Jeová não depende da gravidade de um pecado. Além disso, aprendemos que Jeová usa seu conhecimento como nosso Criador, Legislador e Juiz ao decidir se perdoa ou não alguém. Então, a que coisas Jeová presta atenção?
De acordo com Lucas 12:47, 48, o que Jeová leva em conta ao decidir perdoar?
Uma coisa que Jeová leva em conta é se o pecador sabia que o que estava fazendo era errado. Jesus disse isso claramente, como podemos ler em Lucas 12:47, 48 (leia). Quando uma pessoa faz conscientemente algo que Deus condena e que é mau, ela comete um pecado grave. Esta pessoa corre o risco de não ser perdoada por Jeová (Marcos 3:29; João 9:41). Mas devemos admitir que às vezes percebemos que fizemos algo errado. Neste caso, existe a possibilidade de Jeová nos perdoar? Claro. E isso nos leva a outra coisa que Jeová leva em conta.
O que significa arrepender-se e por que é tão importante fazê-lo?
Outra coisa que Jeová leva em conta é se o pecador está realmente arrependido. O que significa arrepender-se? Significa mudar de ideia, atitude ou objetivos. Além disso, a pessoa arrependida sente remorso e profunda tristeza pelas coisas ruins que fez ou por não ter feito as coisas boas que deveria ter feito. Ela não só se sente mal pelos seus erros, mas também pelo mau estado espiritual que a levou a cometê-los. Pensemos novamente nos reis Manassés e Davi. Embora tenham cometido pecados muito graves, Jeová os perdoou porque eles se arrependeram de coração (1 Reis 14:8). Portanto, Jeová só perdoa alguém se encontrar evidências de que essa pessoa está arrependida. Não basta lamentar os pecados cometidos. Você tem que começar a trabalhar. E isso nos leva a outra coisa que Jeová leva em conta.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário