TEXTO DIÁRIO Hoje, segunda-feira, 10 de junho de 2024, Quem não mostra misericórdia terá um julgamento sem misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento (Tiago 2:13).

TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 10 de junho de 2024, Quem não mostra misericórdia terá um julgamento sem misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento (Tiago 2:13).

Examinemos as Escrituras todos os dias de 2024.

Segunda-feira, 10 de junho de 2024

Aquele que não demonstra misericórdia terá um julgamento sem misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento (Tiago 2:13).

Quando perdoamos, mostramos que somos gratos pela misericórdia de Jeová. Numa parábola, Jesus comparou Jeová a um senhor que perdoou uma dívida enorme a um escravo que não tinha condições de pagá-lo. Mas aquele escravo não mostrou misericórdia para com um co-escravo que lhe devia muito menos dinheiro (Mateus 18:23-35). O que Jesus queria ensinar? Que, se realmente apreciarmos a imensa misericórdia que Jeová nos demonstra, nos sentiremos motivados a perdoar outros. — Sal. 103:9. Falando sobre este assunto, há muitos anos A Sentinela explicou que, não importa quantas vezes perdoemos os outros, o nosso perdão nunca será igual ao “perdão e misericórdia que Deus nos estende através de Cristo”. Se perdoarmos, Jeová nos perdoará. Ele mostra misericórdia para com os misericordiosos (Mateus 5:7). Jesus deixou essa ideia clara quando ensinou seus discípulos a orar (Mateus 6:14, 15). w22.06 10 par. 8, 9.

Por que nos prejudica guardar rancor? (Efésios 4:31, 32).

Guardar rancor nos prejudica. O ressentimento é como um fardo, e Jeová quer que tiremos esse peso dos ombros. (Leia Efésios 4:31, 32.) Ele nos aconselha: “Deixe de lado a raiva, renuncie à fúria” (Salmo 37:8). Seguir este conselho nos beneficia porque o ressentimento faz mal à saúde física e mental (Pv 14:30). Guardar rancor de alguém é como beber veneno: só nos machucamos. Então, quando perdoamos os outros, damos um presente a nós mesmos (Provérbios 11:17). Sentimo-nos em paz e podemos continuar a servir a Jeová.

O que a Bíblia diz sobre vingança? (Romanos 12:19-21).

Deixamos a vingança nas mãos de Jeová. Jeová não nos deu permissão para nos vingarmos daqueles que pecam contra nós (leia Romanos 12:19-21). Por sermos imperfeitos e a nossa visão ser tão limitada, não temos a capacidade de Jeová de julgar bem as questões (Heb. 4:13). Além disso, às vezes deixamos que os sentimentos turvem a nossa razão. Tiago escreveu por inspiração: “A ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tiago 1:20). Podemos ter certeza de que Jeová fará o que é certo e cuidará para que a justiça seja feita.

Como mostramos que confiamos na justiça de Jeová?

Quando perdoamos, mostramos que confiamos na justiça de Jeová. Se deixarmos o assunto nas mãos dele, demonstramos que estamos convencidos de que ele reparará todos os danos que o pecado causou. No novo mundo que Ele prometeu, as feridas emocionais “nunca mais serão lembradas, nem chegarão ao coração” (Is 65:17). Mas é realmente possível nos livrarmos da raiva e do ressentimento quando alguém nos magoou muito? Vamos ver como alguns conseguiram isso.

O que a experiência de Tony e José lhe ensina?

Muitos de nossos irmãos decidiram perdoar até mesmo as pessoas que os machucaram muito. Como isso beneficiou você? Vejamos o caso de Tony,c que mora nas Filipinas. Muitos anos antes de se tornar Testemunha de Jeová, ele perdeu um de seus irmãos mais velhos. Ele soube que havia sido assassinado por um homem chamado Joseph. Como Tony era agressivo e violento, ele queria vingança. José foi preso pelo crime que cometeu. Quando José saiu da prisão, Tony jurou que iria encontrá-lo e matá-lo, então comprou uma arma. Mas então ele começou a ter aulas bíblicas com as Testemunhas de Jeová. Ele lembra: “Enquanto estudava, aprendi que precisava mudar meu jeito de ser. Eu tive que me livrar da raiva.” Tony foi batizado e por fim tornou-se ancião em sua congregação. Que surpresa ele ficou quando soube que Joseph também havia se tornado Testemunha de Jeová! Quando se conheceram, deram-se um grande abraço e Tony disse a José que o havia perdoado. Tony diz que não tem palavras para descrever a imensa alegria que sentiu ao perdoar José. Este cristão sabia perdoar, e Jeová o abençoou por isso.

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário