Estudo do Livro de Congregação, Semana 6 a 12 de maio de 2024, Capítulo 9, parágrafos 8-16, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 6 a 12 de maio de 2024, Capítulo 9, parágrafos 8 a 16, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos) bt cap. 9 parágrafos. 8-16.

“Pedro ficou perplexo” (Atos 10:9-23a)

8, 9. O que o espírito santo revelou a Pedro, e como ele reagiu?

O espírito santo revelou a Pedro que ele iria com os mensageiros de Cornélio sem hesitação, visto que Deus o havia enviado. Pedro reagiu obedecendo à ordem sem hesitação, demonstrando a sua vontade de seguir a liderança do Espírito Santo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Apesar das dúvidas iniciais, Pedro teve que acompanhar os mensageiros de Cornélio, apesar das restrições alimentares da lei judaica, como vemos em Atos, capítulo 10, versículos 9 a 16. Pedro teve uma visão em que lhe foram mostrados animais considerados impuros segundo o mosaico. lei, mas ele foi instruído a não considerar impuro o que Deus havia purificado. Esta visão preparou Pedro para receber a revelação do Espírito Santo que lhe ordenou que acompanhasse os homens sem hesitação, pois Deus os havia enviado. 

O espírito santo revelou então a Pedro o que iria acontecer no futuro, que ele iria com os mensageiros de Cornélio, apesar das leis judaicas. Por exemplo, em relação ao fato de que era proibido comer alimentos impuros, ora Jeová havia dito a ele que ele poderia comer, então isso tinha algo simbólico que mais tarde foi apresentado a Pedro, mas depois da visão que recebeu ele aceitou, obedeceu a ordem e Ele adaptou-se à vontade de Deus, que agora era pregar a alguém que neste caso para os judeus não o tinha feito por os considerarem incircuncisos. 

Esta história mostra a importância da obediência à liderança do Espírito Santo, mesmo quando esta obediência pode desafiar crenças ou tradições estabelecidas. Seguindo a orientação do espírito, Pedro foi capaz de desempenhar um papel crucial na difusão do Evangelho entre os gentios, demonstrando a natureza inclusiva e universal do Reino de Deus. 

10. Como Jeová orienta seu povo, e o que faríamos bem em perguntar?

Jeová guia o seu povo revelando gradualmente a sua vontade através do Espírito Santo. Isso se reflete em Provérbios capítulo 4, versículo 18, onde a luz de Deus é comparada à aurora que brilha cada vez mais.

Além disso, em Mateus, capítulo 24, versículo 45, Jesus falou do escravo fiel e prudente a quem Deus confiou a responsabilidade de alimentar espiritualmente o seu povo. Portanto, quando ocorrem mudanças na compreensão das escrituras ou nas práticas dentro da organização, é importante lembrar que essas mudanças são guiadas pelo espírito santo e refletem a vontade de Deus, momento em que devemos nos perguntar: Aceitamos? aceitamos a orientação do Espírito Santo ou resistimos? Obviamente, a atitude correta é estar disposto a seguir a orientação divina, confiando que Jeová guia o seu povo de maneira amorosa e sábia.

“Ele ordenou que fossem batizados” (Atos 10:23b-48)

11, 12. O que Pedro fez quando chegou a Cesaréia, e o que aprendeu?

Ao chegar à cesariana, Pedro tomou uma decisão radical ao entrar na casa de Cornélio com um gentio incircunciso, algo que antes teria considerado impensável devido às restrições da lei judaica. Porém, Pedro explicou aos presentes que Deus lhe havia mostrado que não deveria considerar ninguém impuro ou contaminado, independentemente da sua origem étnica.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Essa experiência foi fundamental para Pedro, pois ele entendeu que a visão dos alimentos impuros não era apenas sobre o que comer, mas também sobre não considerar impura nenhuma pessoa, inclusive os gentios. Ao entrar na casa de Cornélio, Pedro foi recebido com grande entusiasmo pelos presentes que estavam ansiosos para ouvir a mensagem que Deus tinha para eles através dele. Pedro iniciou seu discurso destacando a imparcialidade de Deus.

Ao chegar à cesariana, Pedro entrou na casa de Cornélio, ato que antes lhe teria parecido impensável devido às leis judaicas relativas à pureza e ao trato com os gentios. Pedro aprendeu que Deus não é parcial e que aceita todos os que o temem e fazem o que é certo, independentemente da sua nacionalidade ou raça. Ele entendeu isso quando entrou na casa de Cornélio e recebeu a revelação de que não deveria chamar ninguém de contaminado ou impuro.

13, 14. a) Por que foi tão importante a conversão de Cornélio e de outros gentios no ano 36? 

A conversão de Cornélio e de outros gentios no ano 36 foi de extrema importância, pois marcou uma virada na expansão da obra e compreensão da transparência do Reino de Deus, foi a primeira vez que o Espírito Santo foi derramado sobre os gentios antes do seu batismo, o que mostrou que Deus aceitava todas as pessoas, independentemente da sua origem étnica ou cultural.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, foi de extrema importância, porque marcou uma mudança significativa na forma como se entendia a aceitação dos gentios na comunidade cristã. Esta conversão demonstrou que Deus não faz acepção de pessoas e que os gentios também poderiam fazer parte do povo de Deus, quebrando assim as barreiras culturais e religiosas anteriores.

Esta experiência levou Pedro a reconhecer que os gentios também poderiam ser discípulos de Jesus e receber a salvação, como resultado a porta foi aberta para que todos, tanto judeus como gentios, tivessem a oportunidade de fazer parte do Reino de Deus. 

13, 14. b) Por que não devemos julgar ninguém pelas aparências?

Em Romanos capítulo 2 versículo 11 vemos claramente que Deus não é parcial e seu desejo é que todas as pessoas sejam salvas. A história da conversão de Cornélio nos ensina que a graça de Deus se estende a todas as pessoas, independentemente de raça, cor de pele ou nacionalidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como pregadores do Reino de Deus, a nossa responsabilidade e dever é levar a mensagem do Reino a todas as pessoas, reconhecendo a igualdade e a dignidade de cada indivíduo perante Deus. Julgar os outros pela aparência vai contra o princípio de amor e aceitação que Jesus nos ensinou. 

Julgar alguém pela sua aparência contradiz os princípios de igualdade e justiça que promovem o reino de Deus. Ao reconhecer que Deus não faz acepção de pessoas, Ele deseja a salvação de todos. Devemos abster-nos de julgar os outros pela sua aparência externa. Em vez disso, devemos concentrar-nos na pregação, independentemente da etnia, cor da pele ou religião, para cumprir a nossa responsabilidade de sermos testemunhas do amor e da misericórdia de Jeová.

Não devemos julgar ninguém pelas aparências, porque Deus não exclui as pessoas e a sua vontade é que todo tipo de pessoas sejam salvas. Por esta razão, a nossa missão é pregar a todos, independentemente da sua aparência externa.

15, 16. Por que alguns discípulos de origem judaica começaram a criticar Pedro, e que explicações ele lhes deu?

Os discípulos de origem judaica criticaram Pedro, porque ficaram escandalizados porque ele havia entrado na casa de homens circuncidados e comido com eles. Estes discípulos consideraram obedecer à lei mosaica que incluía a circuncisão. Era um requisito essencial para a aceitação por Deus, para eles a ideia de que os gentios pudessem ser discípulos de Cristo sem cumprir essas práticas era difícil de aceitar, uma vez que estavam enraizadas nas tradições e ensinamentos judaicos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pedro deu-lhes quatro explicações para mostrar que sua ação estava de acordo com a vontade de Deus. Primeiro, ele mencionou a visão que recebeu de Deus, na qual lhe foram mostrados animais impuros e foi ordenado a não considerar impuro o que Deus havia purificado. destacou que Deus lhe havia dado uma ordem específica por meio do espírito santo. Para ir com os mensageiros de Cornélio III, ele mencionou a visita de um anjo a Cornélio, o que confirmou a vontade divina no assunto e finalmente destacou que os gentios tinham. receberam o espírito santo, o que evidenciou a aprovação de Deus para com eles.

Pedro concluiu seu argumento com uma pergunta retórica: Se Deus estava dando aos gentios o mesmo dom do Espírito Santo que deu aos judeus que creram em Jesus Cristo, quem era ele para se opor à vontade de Deus.

Alguns discípulos de origem judaica criticaram Pedro porque ele entrou na casa de gentios incircuncisos e comeu com eles, o que era contra as leis judaicas. Pedro explicou-lhes que Deus o havia guiado através de uma visão, uma ordem do espírito, a visita de um anjo Cornélio e o fato dos gentios terem recebido o Espírito Santo, mostraram-lhe que não deveria se submeter à vontade de Deus.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário