TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 29 de abril a 5 de maio de 2024, “Louvarei a Jeová em todos os momentos”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 29 de abril a 5 de maio de 2024, “Louvarei a Jeová em todos os momentos”, Discurso Preparado. 

“Louvarei a Jeová em todos os momentos” (10 min.)

O que você pensa quando ouve a palavra adoração? Talvez você imagine um irmão orando a Jeová de joelhos ao lado da cama e abrindo o coração para ele. Ou talvez você imagine uma família que estuda a Bíblia junta com entusiasmo. Em ambos os casos, eles estão adorando a Deus e, claro, Jeová aceita essa adoração, porque está de acordo com o seu propósito e eles fazem isso com amor e grande respeito.

Mas há vários aspectos da adoração que Jeová aceita hoje. Um deles, vamos falar neste momento sobre Tesouros da Bíblia, com o título: “Louvarei a Jeová em todos os momentos E, louvar a Jeová é uma forma de adorá-lo”. 

É por isso que devemos nos perguntar: quanto progredi? Posso melhorar a qualidade da minha adoração? Neste ponto veremos três aspectos pelos quais podemos louvar a Jeová, mesmo que não tenhamos as condições adequadas ou o incentivo à autoestima.

Segundo, o que podemos dizer: Fale aos outros sobre Jeová com orgulho e não nos coloquemos em primeiro lugar. E, claro, quando recorremos a Jeová, temos um bom efeito sobre aqueles que não são ouvidos. Vamos analisar esses três pontos. O primeiro, no caso do Rei Davi, louvou a Jeová mesmo quando teve sérios problemas. Se olharmos aqui para o Salmo 34:1 ele disse o seguinte.

VAMOS LER SALMO 34:1.

Louvarei a Jeová em todos os momentos; Seu louvor estará sempre em meus lábios.

Quando examinamos o título deste Salmo 34, percebemos as condições em que Davi atuou e depois disso ele louvou a Jeová. Ele menciona que este Salmo foi composto mais tarde, quando ele fingiu ter perdido o caso diante de Abimeleque e foi algemado por ele. Ou seja, ele saiu de uma situação que estava prestes a morrer se realmente descobrissem que este era o Rei Davi, ou Este era aquele que seria rei e que, claro, tinha a reputação de ter destruído grandes inimigos.

Portanto, as circunstâncias não eram as melhores, mas ele ainda disse: “Louvarei a Jeová em todos os momentos.” Além disso, as condições de fugitivo de Davi não o levaram a lugares agradáveis. Normalmente acontecia no deserto, em cavernas, escondidos, não eram as melhores condições, mas o que ele queria dizer era muito claro, louvar a Jeová em todos os momentos.

Fazendo uma aplicação aos nossos dias, queremos louvar a Jeová em qualquer situação. Se estivermos passando por alguma dificuldade, seja na escola ou no trabalho, com a nossa família que não serve a Jeová, não haveria desculpa para não caminharmos para Jeová, por isso ele disse que o seu louvor estava sempre nos seus lábios. 

Portanto, só precisamos examinar, meditar no que está ao nosso redor e louvar a Jeová, inclusive diante dos nossos irmãos na congregação. Para lhe dar a razão pela qual o elogiamos, estamos muito felizes em fazê-lo. Por exemplo, tenho visto quando crianças têm que conversar com outras crianças e isso acontece com uma briga sobre quem é o melhor pai que elas têm.

Os dois sempre vão pular mais para o pai, talvez dirão que meu pai faz isso, mas o meu faz isso. E sempre terão ou procurarão motivos para colocar o pai no topo em comparação aos outros. O mesmo acontece no nosso caso. Queremos louvar a Jeová, queremos magnificar as suas qualidades, torná-las conhecidas aos outros, inclusive aos nossos irmãos na congregação, para que saibam que somos gratos por ter o melhor pai do universo e que queremos louvá-lo, porque isso faz parte da nossa adoração. E poderíamos comparar David com os filhos, que falavam com orgulho do pai. Se olharmos aqui no Salmo 34 2 4 ele diz.

VAMOS LER SALMOS 34:2-4. 

Falarei de Jeová com orgulho; Os mansos ouvirão isso e ficarão felizes. [gimel] 3 Engrandecei a Jeová comigo; Exaltemos juntos o seu nome. [dalet] 4 Consultei o Senhor, e ele me respondeu. Ele me libertou de todos os meus medos.

Como vimos há pouco, o título deste salmo 34 tinha a ver com ter sobrevivido antes de Abimeleque, que se descobrissem que ele estava em sã consciência, na verdade lhe ordenariam que o matasse. Mas aqui Davi não estava se exaltando diante dos outros como se tivesse conseguido algo maravilhoso para si mesmo. Em nenhum destes versículos do Salmo 34 ele se exalta, mas antes orgulhosamente exalta a Jeová. 

No início, o versículo 2 diz: Falarei orgulhosamente do Senhor. No versículo 3, engrandece ao Senhor comigo, e no versículo 4 diz: Ele me livrou de todos os meus medos. Portanto, se temos um Dom especial que usamos na congregação, por que não direcioná-lo a Jeová ou usar esse dom para magnificar a Jeová diante de outros? Seria lindo, como fez Davi, não chamar atenção para si mesmo ou para suas realizações, mas antes direcioná-las para Jeová. E o terceiro aspecto tem a ver com quando louvamos a Jeová, assim como Davi fez, isso fortalecerá outros. Se lermos agora no Salmo 34 versículo 5 diz.

VAMOS LER SALMOS 34:5.

Aqueles que se voltaram para ele ficaram radiantes; seu rosto nunca fica vermelho de vergonha.

Se virmos a nossa imagem no guia de atividades, vemos aqui David quando ele está falando com um grupo de guerreiros que escaparam das mãos de Saul, agora queriam estar com ele, mesmo que as condições não sejam as melhores, mas eles sabem que estavam sendo guiados pelo ungido de Jeová. Uma pessoa que só estava interessada em colocar Jeová em primeiro lugar em suas vidas, e lá está ele diante deles, dando-lhes coragem e incentivo para continuarem em frente, apesar das condições em que se encontravam. 

Como podemos imitar o exemplo que vemos nesta ilustração? De várias maneiras, por exemplo, quando conversamos com os nossos irmãos na congregação, podemos contar-lhes algo que ouvimos ou lemos e que nos beneficiou no aumento da nossa compreensão bíblica ou da nossa fé. 

Ou que tal participar com comentários na reunião? É verdade, às vezes temos muito medo, até levantamos a mão de um jeito que não queremos que nos vejam, mas tentamos. Queremos louvar a Jeová através das nossas respostas na congregação. Talvez possamos dar uma resposta rápida e direta à pergunta. Pode ser explicar uma ideia secundária ou citar um texto bíblico que, embora não esteja copiado ali, mas está incluído o texto ou uma explicação da imagem que estamos vendo no estudo. 

E outra bela maneira de louvar a Jeová nas reuniões é cantar com entusiasmo os cânticos do reino. Que tal você ter essa ideia? Se não puder participar comente comente porque não teve oportunidade, não porque não tentou. E se, em vez disso, fizermos isso através de músicas, participemos delas. 

Jeová ficará muito feliz conosco se cantarmos o melhor que pudermos. Então, na verdade, podemos dizer como Davi, louvarei a Jeová em todos os momentos. Claro. Lembre-se sempre, louvar a Jeová também é uma forma de adorá-lo, e queremos fazer isso sempre, queremos fazer isso por toda a eternidade, e de agora em diante, como o rei Davi, louvemos a Jeová em todos os momentos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário