TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 22 a 28 de abril de 2024, Por que devem ser confessados ​​os pecados graves?, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 22 a 28 de abril de 2024, Por que os pecados graves devem ser confessados?, Discurso Preparado. 

Por que os pecados graves devem ser confessados? (10 minutos).

Nesta ocasião nos encontramos novamente para refletir sobre um tema de grande importância para nós, cristãos, que é a confissão de pecados graves. Este é um tema que muitas vezes abordamos com medo e resistência, pois enfrentar nossos erros pode ser opressor e doloroso. No entanto, é crucial compreender porque é que a confissão é fundamental para a nossa relação com Deus e para o nosso próprio bem-estar espiritual e emocional. Então eu gostaria de começar analisando esta informação, primeiro recorrendo à Bíblia e considerando o capítulo 32 dos Salmos e os versículos 3 e 4 que diz:

VAMOS LER SALMOS 32:3,4.

Quando permaneci em silêncio, meus ossos foram consumidos de lamentar o dia todo. 4 Dia e noite a tua mão pesava sobre mim. Minha força evaporou como água no calor seco do verão.

Assim, nestes textos podemos ver como o Rei David, como um homem que experimentou as profundezas do arrependimento e da confissão que expressa o tormento que sentiu ao tentar esconder os seus pecados, diz que quando permaneceu em silêncio os seus ossos foram consumidos pelo lamento. o dia inteiro, e diz que mais tarde à noite a mão de Jeová pesou sobre ele, diz até que a sua força evaporou como a água evapora no calor seco do verão. 

Portanto, estas palavras nos transmitem a angústia e a fraqueza que Davi experimentou, ao tentar reprimir a sua culpa e a sua consciência culpada. É compreensível que enfrentar os nossos pecados, especialmente os mais graves, seja uma tarefa árdua, pois podemos sentir-nos nus. diante de Deus, expostos em todas as nossas fragilidades e em todos os nossos pecados, mas devemos lembrar que não estamos sozinhos nesse processo, assim como Davi podemos recorrer a Deus em busca de perdão e cura como ele menciona em Salmos 30:8 que diz: 

VAMOS LER SALMOS 30:8.

Ah, Jeová, continuei ligando para você, implorando repetidamente a Jeová por seu favor.

Portanto, mesmo que nos sintamos indignos, podemos nos aproximar de Deus com humildade e sinceridade, confiando em seu amor e misericórdia infinita. Então o versículo 5 do Salmo 32 nos revela o poder transformador da confissão e ali menciona:

VAMOS LER SALMOS 32:5.

Finalmente confessei-te o meu pecado; Não escondi meu erro. Eu disse: “Confessarei minhas ofensas a Jeová”. E você perdoou meu erro e meus pecados.

Portanto, neste texto podemos refletir, aqui vemos como Davi experimentou o alívio e a libertação que vem com a confissão sincera. A palavra perdoado em hebraico que implica que Deus levanta ou tira os nossos pecados, é como se um fardo pesado fosse retirado dos nossos pontos, permitindo-nos mudar em liberdade e paz. Mas por que é tão importante confessar os nossos pecados graves? Salmos 32:1 nos oferece uma resposta e diz: 

VAMOS LER SALMOS 32:1.

Feliz é aquele cuja ofensa é perdoada, cujo pecado é coberto.

A felicidade e a paz que buscamos só podem ser encontradas na confissão e no perdão de Jeová quando reconhecemos humildemente os nossos erros e nos arrependemos sinceramente, experimentamos a restauração do nosso relacionamento com Deus e com nós mesmos, não importa a gravidade do nosso pecado. Sempre há esperança no perdão de Deus se nos aproximarmos dele de todo o coração.

Agora quero concluir esta informação ou este discurso lembrando as palavras de Davi em Salmos 32:55: Parte deste texto diz que Davi finalmente confessou seus pecados, e não encobriu seu erro, mas o confessou sinceramente. liberta-nos do peso da culpa e permite-nos viver na plenitude da bondade de Deus.

Como reflexão, que todos possamos encontrar essa coragem, essa humildade para enfrentar os nossos pecados e experimentar a profunda alegria que vem com o poder ou o perdão de Jeová. Que possamos seguir o exemplo de David, que apesar dos seus fracassos encontrou a bondade diante de Deus através da confissão e do arrependimento.

E lembremo-nos sempre que na nossa vida é inevitável que enfrentemos momentos em que cometeremos erros, talvez erros graves, pecados que pesam na nossa consciência e nos distanciam da presença de Deus. Porém, no meio das nossas fraquezas, no meio dos nossos pecados, encontramos um caminho de esperança e restauração na humildade e na confissão, 

Quando caímos em transgressão ou pecado, a primeira ação que devemos tomar é a humildade. Reconhecer a nossa falta de justiça e aceitar a nossa necessidade de perdão é o primeiro passo para a reconciliação com Deus. Não podemos permitir que o orgulho e a vergonha nos impeçam de alcançá-lo, buscando perdão e cura. 

Portanto, a confissão deve ser sempre um passo crucial no nosso caminho para a restauração espiritual. Devemos ter coragem de admitir nossos pecados diante de Jeová, sem esconder nada, ao abrirmos o coração e sermos sinceros, pedindo perdão, demonstramos nossa disposição em mudar e buscar a vontade de Deus acima da nossa. Além disso, não devemos subestimar o poder de procurar ajuda e orientação daqueles que têm experiência e sabedoria na fé. Lembremo-nos de que Tiago 5:14 a 16 nos exorta a recorrer aos anciãos da congregação em busca de apoio em tempos de espiritualidade. precisar. 

Na imagem do nosso guia de atividades desta semana, podemos ver um jovem irmão, que talvez tenha cometido um pecado e está muito triste, e depois o vemos fazendo uma oração e depois buscando a ajuda dos mais velhos. Mais tarde podemos vê-lo com uma cara diferente, ele parece calmo e feliz. Portanto, se pecamos, devemos confessar os nossos pecados para ter uma consciência limpa que nos permita continuar falando com o nosso Deus. Portanto, devemos nos esforçar para parar de nos sentirmos culpados pelos pecados graves que cometemos.

Pois, nossos queridos mais velhos, como bem sabemos, são espiritualmente qualificados e podem nos oferecer orientação, podem orar por nós e nos encorajar em nosso caminho para a restauração. E se seguirmos esses passos com sinceridade e humildade podemos confiar na promessa de Deus em Atos 3:19, arrependa-se portanto e volte-se para Deus para que seus pecados sejam apagados para que um tempo de refrigério venha de Jeová. voltando-nos para Deus, Ele nos perdoa e restaura nosso relacionamento com Ele e experimentamos o profundo alívio e a renovação espiritual que só podem vir da bondade de Deus. 

Portanto, irmãos, tenham sempre em mente que se cometermos um pecado grave, não devemos nos desesperar ou escondê-lo, mas sim nos humilhar, confessá-lo diante de Deus e buscar ajuda e orientação daqueles que nos rodeiam. Neste processo de arrependimento e restauração encontraremos o perdão e a paz que ansiamos nas nossas vidas e lembremo-nos sempre que na humildade e na confissão encontraremos o caminho para a bondade e restauração de Jeová. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário