Estudo de A Sentinela, O que aprendemos com o exemplo dos nazireus, Semana de 22 a 28 de abril de 2024, Comentários e respostas.

Estudo de A Sentinela, O que aprendemos com o exemplo dos nazireus, 22 a 28 de abril de 2024, Comentários e respostas

1. Que boa atitude os servos de Jeová demonstraram ao longo da história?

Os servos de Jeová têm demonstrado uma atitude exemplar ao longo da história, valorizando profundamente a sua amizade com Deus. Eles estão dispostos a fazer sacrifícios para manter esse relacionamento especial.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, mostramos que valorizamos ou apreciamos muito a amizade que podemos ter com Jeová.

E como valorizamos muito a amizade que temos com Jeová, estamos dispostos a fazer grandes sacrifícios por ele e hoje veremos o exemplo dos nazireus. 

2. a) Quem eram os nazireus? (Números 6:1, 2).

Os nazireus eram pessoas que se comprometeram voluntariamente a viver de maneira especial e dedicada a Jeová. A palavra “nazireu” vem de um termo hebraico que significa “singularizado”, “separado” ou “dedicado”. Esses israelitas fiéis faziam sacrifícios para servir a Jeová de um modo ímpar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, quando alguém fazia o voto de nazireu, concordava em viver sob certas regras especiais que outros israelitas não tinham de seguir. Isto incluía abster-se de certas coisas, como beber vinho e ter contato com os mortos, como sinal de sua dedicação a Deus.

Eles eram israelitas fiéis que poderiam fazer um voto especial de servir a Jeová e viver como nazireus por um tempo, justamente o texto menciona que eles poderiam fazer isso especialmente e também a nota mencionava que às vezes Jeová lhes dizia ou pedia que fizessem isso, mas poderia também seja voluntário.

Diz que quando alguém fazia este voto, tinha de obedecer a certas regras que outros israelitas não tinham de seguir e que certamente o seu profundo amor a Jeová e a sua sincera gratidão os motivaram a fazer estas mudanças.

2. b) O que levou alguns israelitas a se tornarem nazireus?

O que motivou alguns israelitas a se tornarem nazireus foi seu profundo amor por Jeová e sua sincera gratidão por todas as bênçãos que receberam dele. Este compromisso especial foi uma expressão de devoção e gratidão a Deus, e refletiu o seu desejo de dedicar um período específico de tempo para servi-Lo de uma forma mais próxima e comprometida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Certamente o profundo amor por Jeová e a gratidão que sentiam por ele, Deuteronômio 6:5 diz que se eles amassem a Jeová de todo o coração e de toda a alma, isso os levou a fazer aquele voto especial.

Sim, Deuteronômio 16:17 também diz que o presente que cada pessoa traz deve ser proporcional à bênção que recebeu de Jeová. Sem dúvida, aqueles que decidiram ser nazireus foram porque receberam tantas bênçãos de Jeová e sua gratidão. os levou a fazer isso.

3. Em que nos parecemos com os nazireus?

Encontramos semelhanças na nossa dedicação a Jeová. Assim como os nazireus, nós também desejamos servir a Deus de todo o nosso ser, assim como Jesus ensinou. Ao nos comprometermos com Jeová e dedicarmos a nossa vida a ele, prometemos servi-lo de todo o coração, alma, mente e força.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também como os nazarenos, esforçamo-nos por cumprir a vontade de Jeová e estamos dispostos a fazer sacrifícios, a manter a nossa dedicação total a Deus e a seguir os seus mandamentos mesmo quando enfrentamos desafios.

Se estes três exemplos mencionados na Bíblia são diferentes daqueles que fizeram este voto por conta própria, Jeová escolheu os três e esta nota deixa-nos claro porque, como diz o final, este artigo centra-se naqueles que se tornaram nazireus voluntariamente.

Sim, também temos o desejo de servir a Jeová de todo o nosso coração, alma, mente e força e fazemos isso prometendo-lhe num voto que dedicaremos as nossas vidas a ele e desta forma temos que viver de acordo com esse voto vivendo em sua vontade e também fazendo sacrifício.

Somos semelhantes aos nazireus porque fica plenamente entendido pelas duas perguntas que nos são feitas que o que vamos fazer é uma dedicação, um voto a Jeová de fazer a sua vontade e assim nos dedicarmos completamente, de todo o coração e com todos os nossos força a Jeová.

4. De acordo com Números 6:3, 4, que sacrifício os nazireus tiveram de fazer?

Eles tiveram que abrir mão de certos produtos, como os provenientes de uvas, passas e álcool.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com Números 6:3, 4, os nazireus deviam abster-se de beber álcool e de consumir quaisquer produtos derivados da videira, tais como uvas e passas. Embora a Bíblia reconheça que o vinho é um presente de Deus que pode alegrar o coração do homem, os nazireus escolheram abster-se destes produtos como parte da sua dedicação a Deus.

Poderíamos pensar que era simples mas a verdade é que naquela época era muito comum beber vinho até para comer, então neste caso este era o voto especial, eles já eram obedientes à lei de Deus mas queriam mais, eles queriam mostrar um pouco mais de sacrifício, por isso desistiram voluntariamente.

Se os produtos da vinha eram muito comuns nos tempos bíblicos e certamente muitas refeições eram feitas com estes produtos, então o Nazareno tinha que se abster de muitas coisas que certamente gostava para cumprir o seu voto.

5. Que sacrifícios Midiã e Marcela decidiram fazer e por quê?

Midian e Marcela, um casal da Colômbia, decidiram fazer sacrifícios na vida para servirem mais plenamente a Jeová. Apesar de terem uma vida confortável, com Midiã ganhando muito dinheiro e morando numa bela casa, eles sentiram o desejo de fazer mais para Jeová. Para atingir esse objetivo, decidiram fazer mudanças significativas no seu estilo de vida. Cortaram despesas, mudaram-se para um apartamento menor e venderam o carro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles tinham uma vida confortável, por exemplo no caso do irmão ele ganhava muito dinheiro e isso lhes permitia morar em uma casa muito bonita, porém decidiram fazer mudanças para poder simplificar sua vida e dedicar mais tempo a Jeová, uma dessas mudanças foi que eles se mudaram para um apartamento menor e venderam o carro, e algo interessante é que embora não fossem obrigados a fazer essas mudanças, eles o fizeram para poder ter mais tempo para pregar, e sem um dúvida que os fez sentir-se muito felizes e satisfeitos porque, bem, embora não precisassem fazer todas essas mudanças, viviam confortavelmente, faziam-no para servir mais a Jeová.

Você pode ficar feliz com as coisas materiais que tem ou acumulou, mas pode ficar mais feliz e ainda mais feliz fazendo sacrifícios pelos outros, especialmente colocando Jeová e aqueles que precisam ouvir a palavra de Jeová em primeiro lugar.

6. Por que os cristãos fazem sacrifícios hoje? (Veja também a imagem).

Os cristãos fazem sacrifícios para dedicar mais tempo às atividades espirituais, embora Jeová não exija isso de nós e façamos isso de nossa própria vontade. Abrimos mão de coisas como casas, bons empregos, animais de estimação e até relacionamentos familiares próximos, para melhor servir a Deus. Esses sacrifícios refletem o nosso desejo de oferecer o melhor a Jeová, e sabemos que ele valoriza muito os nossos esforços.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, há várias coisas que eles têm feito para aumentar o seu serviço a Jeová, por exemplo, alguns irmãos abrem mão de uma casa por um bom emprego ou até mesmo por ter um animal de estimação, outros decidem permanecer solteiros por um tempo ou não ter filhos quando conseguirem. casado.

Sim, na experiência dos irmãos que conduziram meus estudos, eles ficaram felizes porque sempre viram o serviço a Jeová como a coisa mais importante em suas vidas, então de alguma forma eles ficaram felizes e é isso que também transmite felicidade a alguém, sim, é É verdade que o que Jeová nos diz é que há mais felicidade em dar do que em receber, e eles consideravam gratificante poder ajudar muitas pessoas.

E como aprendemos, os nazarenos tiveram muitas bênçãos e nós também, Jeová continua nos abençoando muito, por isso também temos que estar dispostos a fazer sacrifícios porque Jeová nos deu tudo o que temos.

Bom, em Hebreus 6:10 fala justamente que um sacrifício demonstra o amor que temos por Jeová e sem dúvida Jeová é justo e não se esquece do que cada um de nós faz.

IMAGEM

Sim, estamos vendo como o nosso serviço se compara ao dos nazireus do passado, somos iguais a eles no sentido de que Jeová não exige nada de nós, Jeová, ele aceita o nosso sacrifício, tomamos a iniciativa de dedicar as nossas vidas a Jeová e de fazer esse voto de dedicação eterna, o Iluminismo nos faz ver como antigamente tinham que recusar coisas como a uva e tudo que deriva da videira, inclusive o vinho, o que causava muito prazer e que também vimos aqui no estudo que causa muito prazer. alegremo-nos, por mais que eles estivessem dispostos a fazê-lo e é assim que também abrimos mão de muitos confortos que Jeová não exige de nós, mas que fazemos para servi-lo melhor.

7. Por que pode ser difícil para um nazireu cumprir o seu voto? (Números 6:5; veja também a imagem).

Em certos períodos da história de Israel, os nazireus não eram valorizados nem respeitados pela sociedade. Os israelitas apóstatas tentavam induzir os nazireus a quebrar o seu voto oferecendo-lhes vinho, por isso ser diferente e permanecer fiel ao seu compromisso com Jeová era um verdadeiro desafio que exigia coragem e determinação, especialmente quando confrontados com a pressão de uma sociedade que não o fazia. aprecio sua dedicação espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Às vezes era um voto dele, era há muito tempo, então o cabelo deles realmente crescia bastante e obviamente ele ia chamar a atenção, por isso na Ilustração vocês podem ver que todos estão se virando para olhar para ele e ele passa feliz porque está fazendo a vontade de Jeová, mas o parágrafo diz que também houve um tempo em que muitos israelitas não valorizavam ou respeitavam os nazireus, tanto que o livro diz que até os apóstatas lhes deram vinho para beber. que eles poderiam quebrar seu voto, assim Deve ter sido um momento muito difícil para eles conseguirem cumprir a promessa que fizeram a Jeová.

Eles tinham um amor profundo por Jeová, por isso é que se vê que eles estavam realmente fazendo um sacrifício por não provarem nenhuma uva, vinho ou passas, quero dizer, nada disso, representou um grande sacrifício.

Eles tiveram que ter muita coragem porque eram diferentes. 

8. O que você gostou na experiência de Benjamin?

O que Benjamin valorizou na sua experiência foi a coragem que lhe permitiu permanecer fiel às suas convicções, apesar da pressão social. Embora fosse naturalmente tímido, teve a coragem de expressar sua posição neutra diante de uma situação que desafiava suas crenças. Apesar de enfrentar desconforto e nervosismo, ela se manteve firme na decisão de não participar de cerimônia nacionalista na escola.

O caso de Benjamin é bastante particular pois na escola onde esteve foi realizada uma cerimónia de apoio à guerra que está a acontecer na Ucrânia, as crianças daquela escola tiveram que cantar uma canção vestidas com as cores da bandeira da Ucrânia, este jovem rapaz Benjamin menciona que decidiu ficar a uma certa distância para não participar, porém ele menciona a experiência como a professora o viu e disse para ele vir aqui conosco rapidamente estamos esperando por você, então esse menino Benjamin respondeu ao professor dele eu sou neutro Ele não participou de celebrações políticas Na verdade, muitas Testemunhas de Jeová estão na prisão por não terem ido à guerra. Sem dúvida, esta forma de responder ao professor foi muito corajosa e também podemos aprender com isso.

Gostei da coragem que ele teve apesar de ser tão pequeno, como Jeová o ajudou porque depois os amigos dele fizeram a mesma pergunta novamente e ele comenta aí que estava com vontade de chorar mas Jeová deu a ele aquela coragem que ele usou e Ele respondeu a mesma coisa para seus companheiros.

Chamou-me a atenção o fato de a explicação que ele deu à professora lhe dizer que muitas Testemunhas de Jeová estavam na prisão por não participarem da guerra. Então, ele também estar ciente disso foi o que o ajudou a saber que não estava sozinho e que simplesmente. assim como Jeová ajuda outros irmãos, ele também iria ajudá-lo a defender sua fé e foi assim que ele disse aos seus pais, ele sabia que havia obtido esse valor graças a Jeová. 

9. Como podemos alegrar o coração de Jeová?

Podemos alegrar o coração de Jeová por obedecer-lhe e mostrar coragem para nos identificarmos como suas testemunhas, especialmente em ambientes onde isso pode ser desafiador, como no trabalho ou na escola. Num mundo onde as atitudes e os comportamentos estão cada vez mais distantes dos princípios bíblicos, pode ser difícil demonstrar fidelidade a Deus e pregar as boas novas do Reino, mas Jeová ficará feliz por ficarmos do seu lado.

Lembremo-nos de que uma maneira de deixar Jeová feliz é alegrar o nosso coração quando temos a coragem de ser diferentes das pessoas que não o servem.

Aí vemos como alguém começa a obedecer a Jeová fazendo sacrifícios para obedecer aos seus mandamentos, as pessoas e familiares ao nosso redor começam a perceber que começamos a mudar nosso comportamento para sermos diferentes, então para isso é obviamente necessário coragem para nos identificarmos como servos fiéis de Jeová, tanto no trabalho como na escola, e onde quer que ele queira que estejamos.

2 Timóteo 3:13 diz que os ímpios e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados, ou seja, pessoas más sempre verão nosso comportamento como servos de Jeová, por isso devemos nos esforçar para sermos cada vez melhores servos de Jeová porque queremos ficar de bem com Jeová porque o provérbio 27:11 diz que queremos alegrar o coração de Jeová, então o mais importante é o valor que damos aos princípios bíblicos como servos de Jeová.

10. Por que não foi fácil para os nazireus obedecer à ordem contida em Números 6:6, 7?

O costume era estar próximo do parente falecido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia também menciona que eles faziam ervas perfumadas de mirra como unguento para ungir o corpo, e quem fez isso foi feito por seus parentes naquela época porque era obviamente muito difícil para os nazireus.

Para os nazireus, obedecer à ordem de Números 6:6, 7 de não se aproximarem dos mortos era difícil porque não podiam seguir os costumes fúnebres da época, que incluíam estar perto do corpo do falecido. Isto representava um desafio especialmente grande se o falecido fosse um parente próximo. Embora o cumprimento do voto nessas circunstâncias demonstrasse uma forte fé, eles podiam confiar que Jeová lhes daria a força necessária para cumprir o seu compromisso.

Se, por exemplo, nos textos que você cita aí de João 19:39 e 40 é explicado que quando levaram o corpo de Jesus diz que o envolveram em pano de linho com especiarias aromáticas, e depois o outro menciona a tabita de dorcas e diz Eles lavavam o corpo, então eles tinham um costume relacionado a isso que, como já mencionado, eram principalmente os parentes que tinham que fazer isso e eu comecei a pensar em uma família que talvez só tivesse aquele filho que era nazireu .

11. O que devemos estar decididos a fazer ao lidar com assuntos familiares?

Ao lidar com assuntos familiares, temos de estar determinados a sempre colocar o que Jeová quer em primeiro lugar, antes do que os membros da nossa família querem. Isso significa que, embora cumpramos nossas responsabilidades familiares da melhor maneira possível, nunca devemos comprometer nossos princípios e valores espirituais para agradar aos outros.

Embora amemos a nossa família, mesmo que não sejam cristãos, nunca colocaremos os seus gostos ou tradições acima do conhecimento que temos das coisas que agradam a Jeová, no caso de estarmos a falar de um funeral ou da morte de alguém que amamos pode ser que nossos parentes tenham costumes em relação a um funeral ou a fazer ou dizer coisas. Não cairíamos nisso, mesmo que isso nos machucasse, não cairíamos em seguir suas tradições. , eles se abstiveram de ir àquele funeral para estar lá porque tinham um voto com Jeová, nós temos o mesmo voto que nos torna firmes nas regras que Jeová tem desta forma, embora demonstremos nosso amor à nossa família, iremos. tenha sempre em mente as regras de Jeová para não falhar.

IMAGEM

Sim, fica aqui justamente destacado o que estava sendo considerado no parágrafo onde aquele que se dedicou como nazireu a servir a Jeová não teve oportunidade devido às normas que Jeová estabeleceu para ele poder acompanhar seu ente querido ao funeral por ordem de Jeová porque foi dedicado a ele.

Às vezes talvez tenhamos de sacrificar até certo ponto a paz com a nossa família para agradar a Jeová.

12. Quando se deparou com uma situação familiar difícil, o que Alexandru fez e o que não fez?

Quando surgiu uma situação familiar difícil, Alexandru decidiu continuar a estudar a Bíblia, embora sua esposa, Dorina, quisesse parar. Alexandru explicou com calma e tato seu desejo de continuar o estudo. Embora Dorina tenha reagido negativamente e tentado forçá-lo a abandonar o curso bíblico, Alexandru permaneceu firme e não cedeu à pressão. Embora fosse difícil para ele, Alexandru tentou compreender a esposa e continuou a colocar Jeová em primeiro lugar na sua vida.

Apesar das críticas e dos maus tratos de Dorina, Alexandru continuou a tratá-la com amor e respeito, mantendo sua integridade e fidelidade a Deus. Com o tempo, seu exemplo e amor paciente motivaram Dorina a voltar a estudar a Bíblia e a aceitar a verdade.

Sim, vimos no vídeo como eles começaram a estudar juntos, mas ela decidiu a certa altura abandonar o estudo, mas disse para ele sair também, porém ele explicou que queria continuar e embora não gostasse disso Para ela, ela fez muitas coisas para ele parar de estudar, por exemplo, lá a gente viu que quando ela viu que ele ia ao banheiro, ela falou para ele eu preciso que você faça isso e isso e aquilo, então ela pensou que ele ia ficar chateado e ela iria tratá-la mal mesmo quando ele fosse às reuniões, a mesma coisa que ela mandou ele fazer isso e diz que ele pedia muitas tarefas para ela, porém ela explica depois que ele nunca ficou chateado ou a tratou mal e ela gostou disso porque ela viu que ele era muito paciente e mesmo ela o tratando mal ele demonstrou seu carinho, mas também aqui uma coisa muito importante é que o irmão disse que às vezes ele queria jogar dentro a toalha ao ver aquela atitude, porém continuou colocando Jeová em primeiro lugar, tratou sua esposa com respeito e carinho e isso serviu de bom exemplo para ela posteriormente retomar os estudos. 

13. Como podemos mostrar que amamos a Jeová e à nossa família?

Podemos mostrar que amamos a Jeová e à nossa família por seguirmos os seus princípios e ensinamentos. Isso significa cuidar dos nossos familiares e tratá-los com amor e respeito, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Além disso, temos de estar dispostos a fazer sacrifícios para servir a Jeová e ao mesmo tempo cumprir as nossas responsabilidades familiares. Jeová valoriza esses sacrifícios e reconhece nossos esforços para manter um equilíbrio entre o serviço que prestamos a ele e o cuidado que prestamos à nossa família.

Queremos ser verdadeiramente felizes, temos que fazer as coisas como Jeová diz que vê e valoriza os sacrifícios que fazemos para servi-lo, ao mesmo tempo que cuidamos da nossa família e a tratamos com amor e respeito.

Algo que me chamou a atenção foi que no parágrafo anterior o marido explicou à esposa com calma e tato que queria continuar demonstrando a si mesmo que tinha respeito primeiro por Jeová e depois pela esposa. Esse tipo de comportamento reflete esse amor que sentimos. sentimos por Jeová e pelo fato de querermos continuar a servi-lo e obviamente contagiar outros com a mesma atitude.

Temos que fazer sacrifícios, isto é, não tanto que seja tão confortável para nós, mas sim que seja realmente difícil para nós fazermos o que estamos fazendo para Jeová. No caso do irmão, ele mencionou isso em um. ocasião era até meia noite e a esposa dele ficava pedindo coisas para ele fazer e ele termina e ainda diz a ele outra coisa é oferecido a você que foi um sacrifício mas ele fez com um propósito então é conosco que isso nos custa trabalho e que temos de fazer isso com alegria por Jeová.

14. A quem devemos encorajar acima de tudo?

Devemos encorajar especialmente aqueles que fazem sacrifícios para Jeová, quer seja simplificando a sua vida para terem mais tempo para atividades espirituais, mostrando coragem na sua vida diária para permanecerem fiéis às suas crenças, ou enfrentando oposição da sua família por serem leais a Jeová. . Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se conhecemos alguém na nossa congregação que está a fazer estes sacrifícios, devemos aproveitar todas as oportunidades para o encorajar e expressar o nosso apreço pela sua coragem e dedicação a Deus.

A todos, mas sobretudo à congregação, aos jovens, aos nossos colegas, aos irmãos, aos estudantes e à família.

Devemos tomar a iniciativa de nos conhecermos para nos estimular ao amor e às obras excelentes, mas para isso devemos ser capazes de pegar um irmão individualmente, conversar com ele e tomar a iniciativa se ele realmente estiver sofrendo de alguma necessidade, não simplesmente pedir-lhe que veja como podemos ajudar e contribuir para isso, é precisamente isso que deve ser para que o amor alegre o coração de Jeová.

15. O que alguns irmãos fizeram para ajudar os que estavam no serviço de tempo integral?

Alguns irmãos têm oferecido ajuda prática aos que estão no serviço de tempo integral. Por exemplo, uma irmã mais velha que morava no Sri Lanka decidiu ajudar duas jovens irmãs que enfrentavam dificuldades financeiras a continuarem no serviço de pioneiro. Ao receberem um aumento na pensão, decidiram reservar uma quantia em dinheiro todos os meses para ajudá-los a pagar as contas telefônicas. Esse gesto generoso e altruísta da irmã mais velha demonstrou seu amor e apoio às irmãs no serviço de tempo integral.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aqui nos é mostrado o exemplo de uma irmã mais velha que, desde que sua pensão aumentou, decidiu ajudar duas irmãs que, por continuarem a ser pioneiras, pagaram as despesas telefônicas e coisas assim.

Ouvimos falar de casos, por exemplo, de irmãos que estão no serviço de tempo integral como superintendentes ou de Betelitas que têm pais idosos e doentes, mas a mesma família, seus irmãos, os ajuda e apoia para que possam continuar em sua plenitude. serviço de tempo. 

16. O que nos ensina o exemplo dos nazireus?

Jeová presta atenção aos sacrifícios que fazemos para servi-lo e os valoriza muito.

O exemplo dos nazireus nos ensina que Jeová valoriza e reconhece os sacrifícios que fazemos por ele. Assim como os nazireus estavam completamente dedicados a Jeová, nós também nos dedicamos a ele e desejamos agradá-lo de todo o coração. Jeová sabe que estamos dispostos a fazer sacrifícios para cumprir nosso voto de dedicação, e ele nos honra por nos dar a oportunidade de demonstrar nosso amor e devoção a ele.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como os nazireus demonstraram que estavam dispostos a fazer sacrifícios e que eram corajosos?

Os nazireus demonstraram a sua disposição de fazer sacrifícios e a sua coragem por permanecerem fiéis ao seu compromisso com Jeová, apesar da pressão e da desaprovação da sociedade israelita do seu tempo. Eles também colocam a sua lealdade a Jeová em primeiro lugar, antes de cumprirem os seus desejos, como ficar longe de um ente querido falecido para continuarem a cumprir o seu voto.

O exemplo que esses nazireus nos deixaram são de pessoas que estavam dispostas a fazer sacrifícios e tinham muita coragem porque sempre colocavam Jeová em primeiro lugar apesar da oposição que tinham com os apóstatas ou falsos irmãos, mas ainda assim se sacrificavam por exemplo de não conseguirem se aproximar ao seu querido familiar, mas sempre colocaram Jeová em primeiro lugar e mostraram-lhe que valorizam muito tudo o que Jeová faz por eles, um grande exemplo que podemos seguir.

Como podemos incentivar uns aos outros a sermos como os nazireus?

Podemos encorajar-nos uns aos outros a sermos como os nazireus, reconhecendo e valorizando o compromisso espiritual e a dedicação dos nossos irmãos e irmãs na fé. É importante expressar apreço por aqueles que mostram coragem e determinação para permanecerem fiéis a Jeová, especialmente quando enfrentam desafios e pressões externas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, podemos oferecer o nosso apoio e encorajamento uns aos outros, lembrando-nos uns aos outros da importância de permanecermos firmes nos nossos votos de dedicação a Deus e no nosso compromisso de viver uma vida piedosa, separada do mundo.

Aprendemos que devemos aproveitar qualquer oportunidade para encorajar aqueles irmãos que estão alcançando um objetivo e também se tivermos condições de ajudá-los financeiramente também poderemos fazê-lo. 

O que aprendemos sobre Jeová com o voto dos nazireus?

Por meio do voto nazireu, aprendemos a importância que Jeová dá à dedicação e ao comprometimento pessoal dos seus servos. Jeová valoriza profundamente a devoção e a fidelidade daqueles que se comprometem a servi-lo de maneira especial, como fizeram os nazireus. Este compromisso especial reflecte o desejo sincero dos servos de Deus de honrá-Lo e glorificá-Lo nas suas vidas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, aprendemos que Jeová reconhece e recompensa os sacrifícios que seus servos estão dispostos a fazer no seu serviço. Através do voto dos nazireus, vemos como Jeová observa com prazer o esforço e a dedicação dos seus servos, e concede-lhes a sua bênção e proteção.

Que Jeová valoriza todos os sacrifícios que fazemos como ir às reuniões, sair para servir e pregar de casa em casa e também informalmente.

Isso com coragem e sacrifício nos ajuda a adorar a Jeová. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário