Estudo de A Sentinela, “Louvado seja o nome de Jeová”, semana de 15 a 21 de abril de 2024, comentários e respostas.

Estudo da Sentinela, “Louvado seja o nome de Jeová”, 15 a 21 de abril de 2024, Comentários e Respostas.


“Louvai-o, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor” (Salmos 113:1).

1, 2. Que exemplo nos ajuda a entender como Jeová se sente pelas mentiras contadas sobre ele?

O exemplo que nos ajuda a entender como Jeová se sente em relação às mentiras contadas sobre ele é o de uma pessoa que sofre quando alguém de quem gosta diz algo terrível e falso sobre ele e outros acreditam e espalham essa mentira, prejudicando assim a sua reputação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, assim como quando contam uma mentira sobre nós e a espalham por toda parte, o que pode manchar a nossa reputação e nos fazer sentir mal, Jeová sente o mesmo quando mentem sobre ele.

Além disso, nos machuca mesmo que seja alguém da nossa própria família, mas no caso de Jeová foi um dos seus próprios filhos espirituais que começou a manchar a sua reputação.

O provérbio diz que é melhor ter uma boa reputação do que ter ouro, prata, então é algo muito pessoal e muito maravilhoso que Jeová nos alerta que temos que nos comportar para ter reputação.

E, evidentemente, por causa de tudo isso que causaram contra o nome de Jeová, ele poderia sentir-se amargo ou ressentido, mas, pelo contrário, o apóstolo Paulo diz na primeira carta a Timóteo, capítulo 1, versículo 11, que Jeová é um Deus feliz.

A mentira que se pronuncia não fica aí, não sei quão curta é, mas antes espalha-se porque há quem acredite nela e isso traz resultados desastrosos, como de facto aconteceu no caso de Eva, que acreditou a mentira e estamos até conscientes das consequências que todos nós sofremos. 

3. Que privilégio temos?

Temos o privilégio de ajudar a vindicar ou defender o nome de Jeová. Isto é feito por se obedecer à ordem do Salmo 113, de louvar o nome de Jeová, o que envolve falar dele e de seu santo nome.

Isso é muito claro o que devemos fazer porque o Salmo 113:1 diz louve o nome do Senhor.

Para louvar o nome de Jeová em todas as ocasiões temos que querer louvar o nome de Jeová em todas as ocasiões, são nuances diferentes porque se começarmos a pensar no que amamos de Jeová, logicamente o louvamos por tudo que ele nos dá, mas agora se trata de defender o nome de Jeová significa querer louvá-lo em todas as ocasiões, por isso veremos três motivos que nos ajudarão a conseguir isso. 

ALEGREMOS JEOVÁ

4. Explique com um exemplo por que Jeová fica feliz quando o louvamos (veja também a imagem).

Temos o exemplo da imagem, a menina entrega ao pai um desenho feito com esforço e amor. O pai fica feliz, não pelo desenho, mas porque aquele gesto representa o amor e a gratidão da filha. Da mesma forma, quando louvamos a Jeová, mostramos-lhe o nosso amor e gratidão, o que lhe agrada, não porque ele precise do nosso louvor, mas porque vê que os seus filhos o valorizam, o amam e desejam ter uma relação pessoal com ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, é verdade que Jeová não precisa do nosso louvor para se sentir melhor, da mesma forma que um pai não precisa dos filhos porque o amor dos pais é totalmente incondicional, mas quando um filho demonstra carinho ao pai e diz ele que ele é o melhor pai ou a melhor mãe do mundo como nos sentimos, se estamos tão felizes quanto podemos ser, porque da mesma forma que Jeová não se sente inseguro ou precisa de nós para reforçá-lo, ele está simplesmente encantado que nós mostramos a ele seu carinho.

O pai diz que sabe que essas qualidades vão deixá-lo mais feliz à medida que ele cresce, no caso de Jeová é a mesma coisa porque ele sabe que a nossa fé vai se fortalecer com o passar do tempo, então da mesma forma Jeová em nesse caso é o nosso pai, o melhor pai que existe, ele fica muito feliz quando a gente elogia ele.

ILUSTRAÇÃO

A imagem que temos para este parágrafo vemos aquela menina agradecendo ao pai por tudo, ele fez um desenho para ela e ela espera com aquele sorriso que o pai goste que ele fique feliz com ela porque é assim que Jeová se sente no Salmo 119: 108 ele disse ao salmista para receber com alegria suas ofertas voluntárias, isto é, fazemos o que fazemos porque amamos a Jeová e esperamos ansiosamente que ele as receba.

A imagem transmite uma coisa tão linda, a proximidade do pai com a menina, nos ensina o quão próximo Jeová está de nós, que ele não está longe, ele está presente no momento em que lhe dizemos o quanto ele é amoroso e bom e que estamos felizes. Tendo ele como pai ele também se sente feliz.

Com um sorriso, uma garotinha dá ao pai um desenho que ela fez para ela. Assim como um pai fica feliz quando um filho expressa seu carinho e gratidão, Jeová fica feliz quando louvamos seu nome. (Ver parágrafo 4).

5. O que demonstramos quando louvamos a Jeová?

Quando louvamos a Jeová demonstramos que Satanás está errado na sua afirmação de que nenhum ser humano será leal e defenderá o nome de Deus quando for posto à prova. Nossa adoração e louvor a Jeová são um testemunho vivo de que é possível ser justo e leal, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, e que é um privilégio defender o nome dele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, quando louvamos a Jeová demonstramos que Satanás é mentiroso, ele afirma que quando formos postos à prova todos daremos as costas a Jeová, mas seremos tão fiéis como Jó foi e demonstraremos que Satanás é um mentiroso e o que ele não sabe é que Para nós é um privilégio defender o nome de Jeová e ser fiel e por isso diz que o faremos feliz como diz Provérbios 27:11.

E como sabemos, Jó não passou por provações fáceis ou talvez pequenas, passou por provações muito duras, sofreu a morte dos filhos, perdeu tudo o que tinha, a casa, tudo, teve uma doença horrível, muitas irmãos Hoje em dia, talvez eles estejam passando por situações parecidas, estão passando por doenças muito graves, perdas difíceis de familiares e ainda louvam a Jeová e sabem que a melhor maneira de passar por esse luto ou por esse momento é estar perto de Jeová e. louvá-lo e é isso que fazemos para mostrar que Satanás sempre mente.

E pensar nisso com a imagem que tínhamos antes me fez pensar que a menina não ama o pai só porque ele lhe dá algo, mas por um sentimento porque ela conhece o pai e que ele é um bom pai e acontece a mesma coisa conosco, não queremos Jeová porque ele nos dá, é verdade que valorizamos o que ele nos dá, mas lavamos porque conhecemos Jeová, sabemos que ele é o melhor Deus que existe.

E de acordo com provérbio 27:11, louvando o nome de Jeová e sendo retos ao fazer isso cumprimos dois propósitos muito importantes: alegramos o coração de Jeová e contribuímos para provar que o que Satanás disse era mentira.

6. Como podemos imitar o Rei Davi e os levitas? (Neemias 9:5).

Assim como Davi, podemos esforçar-nos a louvar o nome de Jeová, reconhecendo e falando das suas belas qualidades, das suas obras maravilhosas e da sua santa reputação. Além disso, podemos imitar os levitas por reconhecermos humildemente que as palavras não expressam o louvor que o santo nome de Jeová merece, mostrando assim nosso profundo respeito e gratidão para com ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Gosto muito do que diz o Salmo 103:1 quando Davi diz que tudo que está dentro de mim porque até agora falamos de palavras louve ao Senhor com palavras mas isso implica muito mais tudo que está dentro de mim é algo para meditar e refletir .

Eles tomaram a iniciativa não porque fosse uma obrigação mas porque quiseram, como nos sentimos quando se fala mentira, alguém que queremos é que estejamos dispostos a dizer isso, não é o caso, os motivos envolvidos, bom, isso é o que Davi e os levitas fizeram com ele não só viram com o nome de Jeová e disseram às pessoas que o verdadeiro Deus se chamava Jeová, mas agora quais qualidades ele tem, como ele se comporta e estamos desejando para ele Não é uma obrigação. , é porque queremos.

E como vimos em Neemias não há palavras para explicar o quão santo Jeová é, quão bondoso ele é, o quanto ele nos ama, mas mesmo assim, tanto o salmista quanto os levitas não hesitaram em dizê-lo, usaram todas as palavras eles poderiam ter, a forma que eles poderiam expressar esse amor por Jeová e sem dúvida Jeová valorizava muito isso e os amava por isso.

Louvar o nome de Jeová está envolvido com a sua reputação com o que esse nome significa, foi mencionado no início do estudo da atalaia que quão importante é a reputação, quem conhece a Jeová sabe que ele é um Deus amoroso, ele é um Deus justo , um Deus sábio, e quando defendemos essas qualidades do nosso Deus, Jeová, por meio do seu nome, defendemos ou louvamos a Jeová.

7. Como podemos louvar a Jeová na nossa pregação e nas nossas atividades diárias?

Podemos louvar a Jeová na pregação e nas atividades diárias, falando dele com carinho e gratidão e mostrando a outros suas belas qualidades, tais como seu amor, justiça, sabedoria e poder. Também podemos louvar a Jeová por imitá-lo da melhor maneira possível. Para que as pessoas percebam que somos diferentes e perguntem por quê? Isto pode criar oportunidades para explicar os motivos, talvez atraindo assim pessoas de bom coração a Jeová, e isto alegrará os seus corações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Falando dele com carinho e gratidão, nosso objetivo quando pregamos é que as pessoas se sintam atraídas a Jeová e assim façam o que Tiago 4:8 diz para se achegarem a Deus e purificarem o coração.

Efésios 5:1 diz portanto eles emitem Deus como um filho chamado então quando a Bíblia nos encoraja a convidar Jeová é como se Jeová não tivesse dito pessoalmente venha me imitar porque sim você pode dentro da sua imperfeição eu sei que você pode me imitar e eu saiba disso porque você pode se esforçar até certo ponto, até certo ponto podemos cumprir demonstrando amor demonstrando gratidão exercendo esforço na pregação.

E se estivermos conscientes de todas estas oportunidades que temos na nossa vida quotidiana para explicar às pessoas porque somos de determinada forma ou porque reagimos de determinada forma, então o resultado, como foi dito, não só fará com que as pessoas se sintam atraídos por Jeová e queremos conhecê-lo, mas também vamos louvar e alegrar o coração de Jeová porque, como você diz primeiro Timóteo, ele quer que todos os tipos de pessoas sejam salvas, então é um objetivo duplo.

Sim, existe um texto citado em Mateus 5 do 14 ao 16 onde diz que somos a luz do mundo e o versículo 16 é muito interessante porque diz para que as pessoas possam ver as suas boas obras e não nos elogiar porque dizem: olha que pessoa boa é essa porque agora eles vão nos identificar, então uma forma de elogiar é pela forma como nos comportamos.

Quando pregamos, especialmente quando fazemos revisitas, fazemos cursos bíblicos e lemos a Bíblia. Como é bom que nesses momentos destacamos as qualidades por trás desses princípios, ou seja, que as pessoas aprendam a amar a Jeová. o que esses princípios demonstram claramente ele.

Bem, um objetivo que também quero estabelecer é tentar falar com as pessoas que têm a Bíblia sobre essas qualidades de Jeová, pelo menos se você puder ler um texto sobre sabedoria, amor ou justiça, porque as pessoas já poderiam saber sobre Jeová e isso seria seja uma forma de elogiá-lo.

Outra coisa que gosto muito é conhecer textos para mostrar às pessoas como reflete o que é o nome de Jeová a quem se dá glória e por outro lado também saber explicar como a partir do século II foi deformado e escondido o nome. de Jeová, mas que o nome de Jeová estava ali e que os servos fiéis queriam superá-lo com todas as suas forças.

E nessas oportunidades diárias que talvez alguém nos diga, ah, fico surpreso que você nunca use palavrões ou como você se veste ou que maneira doce você tem de tratar as pessoas, então aproveite essas oportunidades e diga-lhes o porquê Porque Jeová nos ensinou uma frase que lemos na Bíblia que a relaciona com Jeová.

ALEGRAMOS JESUS

8. Por que Jesus é o melhor exemplo de alguém que louvou o nome de Jeová?

Jesus é considerado o melhor exemplo de alguém que louvou o nome de Jeová, porque ele mais do que qualquer outra pessoa no universo elogiou e honrou o nome de Jeová, seguindo seus ensinamentos e cumprindo sua vontade. Além disso, Jesus destacou esse fato em seu ministério e. especialmente na noite anterior à sua morte, quando em sua oração ele declarou o que está registrado em João 17:26. Divulguei o seu nome, indicando que ele dedicou sua vida e trabalho para revelar e exaltar o nome de seu pai.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque dedicou todo o tempo do seu ministério a dar a conhecer o nome do seu pai e tudo o que esse nome implicava e como também diz João 14:31, demonstrou isso fazendo sempre tudo o que o seu pai lhe ordenara.

Sí y uno de los momentos más significativos que resalta la dedicación de Jesús al alabar el nombre de Jehová fue su oración la noche antes de su muerte, en esta oración descrita aquí en Juan 17:26 él resumió todo su ministerio diciendo he dado a conocer teu nome.

E como diz no início do parágrafo, ninguém conhece o pai tão bem quanto o filho. Segundo o evangelho de Mateus 11:27, ele repete ali, ninguém conhece realmente o pai, exceto o filho. 

9. Que parábola Jesus usou para deixar claro como é Jeová?

Jesus usou a parábola do filho pródigo para que a verdade registrada em Êxodo 34:5-7 ganhasse vida e assim ficasse claro como é Jeová. Nesta parábola, Jesus ilustrou a misericórdia e a compaixão de Jeová através da história do pai que perdoa o seu filho pródigo, o abraça e o recebe de volta com amor, apesar dos seus erros passados. Este ensino ajudou o povo a compreender a natureza de Jeová como um Deus misericordioso e compassivo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Acontece que quando o pai o viu de longe correu ao seu encontro, abraçou-o e perdoou-o, não esperou que o filho viesse pedir perdão embora seja verdade que o filho tinha pensado nisso mas o pai não sabia, então ele tomou a iniciativa, isso nos mostra até que ponto Jeová é misericordioso e compassivo visto que as escrituras hebraicas já diziam que Jeová é assim mas sem dúvida esta ilustração nos ajuda a entender até que ponto Jeová é assim.

E os judeus já sabiam o nome de Jeová desde o momento em que nasceram, eles praticamente sabiam como se chamava Deus, mas esse não era o objetivo de Jesus, o objetivo de Jesus é o de nós hoje que eles aproximem esse nome da personalidade . atrás dele e ele acertou perfeitamente.

Jesus poderia simplesmente ter dito que Jeová Deus é misericordioso e compassivo e as pessoas que teriam entendido isso não teriam entendido, ou teriam conhecido, teriam entendido. Essa é a história, ele ajudou a entender as qualidades de seu pai.

10. a) Por que sabemos que Jesus usou o nome de seu Pai e queria que outros também o fizessem? (Marcos 5:19; veja também imagem).

Sabemos que Jesus usou o nome de seu pai e queria que outros o fizessem também porque apesar das tradições religiosas da época que os aconselhavam a pronunciar o nome de Deus. Jesus instruiu o homem curado da possessão demoníaca na região dos gerasenos a contar ao povo o que Jeová havia feito por ele, conforme relatado em Marcos 5:19, isso mostra que Jesus não apenas usou o nome de Jeová, mas que também encorajou outros a fazerem portanto, destacando a importância de tornar conhecido o nome de Deus.

Quando Jesus curou esse homem possuído por demônios, o povo ficou muito assustado, mas o que Jesus fez foi dizer àquele homem que quando ele partisse, o que ele tinha que fazer era dizer que foi Jeová quem realizou o milagre que havia acontecido. . e ele disse especificamente que para ensinar que foi Jeová quem fez isso, não Jesus, e foi porque naquela época os líderes religiosos não usavam o nome de Jeová, eles o consideravam tão sagrado que não queriam ofender. ele, então eles não o usaram, e é por isso que Jesus enfatizou isso.

10. b) O que Jesus quer que façamos?

Jesus quer que ensinemos o nome de Jeová ao mundo inteiro, conforme indicado em Mateus capítulo 24 versículo 14 e Mateus capítulo 28 versículos 19 e 20, ao fazê-lo seguimos seu exemplo e cumprimos a tarefa de difundir o conhecimento sobre Deus e seu nome , que é uma forma de honrar e alegrar Jesus.

Pois bem, ele quer que façamos o mesmo, agora somos nós que seguimos todas as pessoas do mundo, quem é Deus, qual é o seu nome e tudo o que ele faz por nós.

ILUSTRAÇÃO

Bem, não só a pintura é tão bonita, mas vemos Jesus dizendo-lhe para louvar a Jeová, não para louvá-lo, porque o que ele fez não é mérito seu, mas sim o mérito de seu pai que o enviou para fazer isso. coisas para que as pessoas acreditem e por isso ele manda ele ir e dizer ao povo que foi Jeová, foi o filho de Deus mas quem fez isso foi Jeová.

Outra forma de também convidarmos Jesus é dar-lhe o mérito de tudo o que fazemos, não importa o que façamos, não importa o que tenhamos, qualquer mérito sempre vem de Jeová.

O parágrafo menciona que os geracenos queriam que Jesus fosse embora, a razão é que os demônios que vemos são tão cruéis que mandaram aquela manada de porcos e diz que foram 2.000 porcos que caíram do penhasco, então não sabemos os motivos, mas provavelmente também eram econômicos, eles disseram vá para Jesus que você está arruinando nosso negócio aqui, mas ele queria que eles soubessem que isso fazia parte de Jeová. 

Jesus sai da região dos gerasenos em um barco. Ao se afastar lentamente, ele conversa com o homem que estava possuído e que ainda está na praia. Jesus disse ao homem possuído por demônios, a quem ele havia curado, que contasse ao povo o que Jeová havia feito por ele. (Ver parágrafo 10).

11. O que Jesus disse aos seus seguidores para incluírem nas suas orações? E, de acordo com Ezequiel 36:23, por que isso é tão importante?

Jesus instruiu seus seguidores a incluir em suas orações: "A petição, Pai nosso que estás nos céus, para que o teu nome seja santificado." Isto reflete a importância de santificar o nome de Jeová, isto é, limpá-lo de todas as mentiras que o mancharam e tratá-lo com o máximo respeito e reverência. E de acordo com Ezequiel capítulo 36 versículo 23, isso é de extrema importância, porque em todo o universo não há nada mais importante do que a santificação do nome de Deus, que envolve vindicar sua soberania e mostrar sua verdadeira natureza diante de todas as criações.

E em Ezequiel 36:23 vemos a importância porque no início do versículo o próprio Jeová diz que santificará o seu grande nome então entendemos que esse é o seu propósito, então é muito importante que oremos também em relação a esse propósito.

12. O que Jesus fez para santificar o nome de seu Pai da melhor maneira possível?

Para santificar o nome de seu pai, Jesus estava disposto a suportar torturas, insultos e falsas acusações, também o fez por demonstrar total obediência e permanecer fiel e leal a Jeová, mesmo em meio às mais duras provações. Por outro lado, apesar dos ataques de Satanás, ele permaneceu íntegro e provou, sem sombra de dúvida, que Satanás é mentiroso, ao passo que Jeová tem servos que permanecem leais em todas as circunstâncias.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus passou a enfrentar provações realmente duras e se dispôs a suportar torturas, insultos, falsas acusações que trouxeram o nome de seu pai e todo tipo de humilhação por parte de seus inimigos. Ele ainda teve que enfrentar tentações do diabo em diversas ocasiões.

O objetivo de Satanás era que Jesus deixasse de ser fiel a Jeová, mas ele não conseguiu, então ele falhou totalmente, e assim Jesus demonstrou que Satanás é mentiroso e que realmente existem servos que são leais mesmo nas provas mais difíceis, já que Ele chegou ao ponto da morte sendo obedientemente leal ao pai.

E o parágrafo destaca que Jesus identificou Satanás como aquele que o estava atacando, e é por isso que em Lucas 23:34 ele pediu a seu pai que perdoasse essas pessoas. 

13. O que devemos fazer para deixar o nosso Rei feliz?

Continue louvando o nome de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para dar alegria ao nosso Rei Jesus Cristo, temos de continuar a louvar o nome de Jeová e ajudar outros a realmente compreenderem quem ele é. Devemos também seguir os seus passos para provar que o seu inimigo, Satanás, é um mentiroso desprezível.

Dessa forma também ajudamos outros a entender quem Jeová realmente é. E se seguirmos os passos de Jesus, mostraremos que Jeová se sente feliz e que Satanás é mentiroso.

E temos que ser realistas antes de ler o texto de Hebreus 12:2 vimos que Jesus teve que se permitir ser humilhado, teve que se permitir passar por muito sofrimento mas também teve que ter claro quem é o seu sofrimento. de onde veio, talvez tenhamos que passar por todas essas coisas, mas isso nos ajudará a ver Jeová feliz com nosso exemplo e também Jesus Cristo, nosso Rei, que dirá que está seguindo meu exemplo e agradando a Jeová.

AJUDAMOS A SALVAR VIDAS

14, 15. Que coisas extraordinárias acontecem quando ensinamos às pessoas a verdade sobre Jeová?

À medida que as pessoas aprendem a verdade sobre Jeová, elas são libertadas das mentiras satânicas que as cegaram e começam a ver nosso pai, como nós o vemos, e é por isso que muitos ficam impressionados ao considerar seu incrível poder, sentem-se seguros conhecendo Sua justiça perfeita , eles ficam maravilhados ao descobrir sua profunda sabedoria e experimentam grande conforto ao aprenderem que ele é o amor em pessoa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por milhares de anos, Satanás tem contado mentiras sobre Jeová e isso fez com que as pessoas tivessem uma ideia errada de como é Jeová, elas acreditam que ele é um Deus cruel e muito mais. , as pessoas podem conhecê-lo e saber e perceber que tudo o que ouviram não era verdade e que Jeová é totalmente diferente. Por exemplo, uma das coisas que podem aprender é o que Deuteronômio 3:24 diz quando fala sobre a justiça de. Jeová como Jeová Ele é justo e reto, portanto é impossível para ele ser responsável pelas coisas de que Satanás o acusa e é assim que eles percebem que ele é um mentiroso.

Sim também quando eles percebem a grande mentira que existe agora em muitos lugares que Deus não existe quando eles sabem que Deus existe e como Isaías 40:26 diz eles veem todo o poder que ele tem porque ficam impressionados e isso também. o que acontece é que os ajuda a ter uma vida muito mais agradável por terem um criador.

E a verdade é que pensando no que a nossa pregação alcança, o ensinamento de que podemos ajudar outras pessoas é muito bonito que é considerado uma coisa extraordinária porque o que pensaríamos de alguém que tem o poder como Jesus de dar visão a um cego ? coisa extraordinária, mas é exatamente isso que acontece no sentido espiritual com o que já foi mencionado quando as pessoas conhecem a Jeová, elas conhecem as mentiras que foram contadas sobre ele, o que vão fazer, o que não gostam, o que fazem. gostam quando o conhecem, de olhos abertos, é uma coisa extraordinária.

E também no que diz respeito à esperança de viver para sempre, dizemos às pessoas que esta é a esperança que Deus oferece, mas claro que é a esperança de alguém que não conhecem, não sabem como é, porque dificilmente é credível para eles, mas quando lhe apresentamos a pessoa de Jeová com todas as suas qualidades isso os faz sentir-se convencidos e que querem fazer parte da sua família.

Además a muchas personas se les ha enseñado que Dios es un Dios cruel que es un Dios que castiga por las cosas malas incluso eternamente pero al aprender acerca de Jehová de la Biblia se sienten aliviados sienten un gran consuelo aprender que Jehová es un Dios de amor que é amor.

E o texto que temos no final de Coríntios nos ajuda a entender que de fato o que Jeová queria no início era que todos conhecessem o seu nome, que depois Jesus deu a conhecer o seu nome muitas vezes e que bons apóstolos também porque o que faz é que queremos ser também como eles colaboradores em tornar conhecido o nome de Jeová e quando o fazemos isso nos faz amá-lo mais e é por isso que servimos a Jeová não por causa do que ele vai nos dar, mas porque o conhecemos, sabemos o que seu nome significa e agora isso O que queremos, então, é deixar bem claro que Jeová é um Deus pessoal com um nome específico.

16. Que efeito pode ter o aprendizado do nome de Deus? Dê algum exemplo.

Aprender o nome de Deus pode ter um efeito significativo na vida das pessoas e provocar mudanças importantes e muito benéficas. Por exemplo, Alía, que cresceu numa família de religião não-cristã, viveu uma mudança radical quando descobriu o nome de Deus. Ela começou a vê-lo como um amigo, o que lhe deu muita paz e a fez sentir. privilegiado.

Sim, vemos que conhecer o nome de Jeová pode mudar a vida de uma pessoa. Aqui ele menciona uma jovem chamada Alía que cresceu numa religião que não era cristã e não gostou das crenças que os seus pais lhe ensinaram. , ela via Deus como alguém muito distante e aquele que começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas porque ele a ajudou muito quando ela conheceu Jeová que tinha um nome parecido com as qualidades que ela tinha e ela se sentiu mais próxima e o viu como um amigo .

17. Por que você quer continuar a louvar o nome de Jeová? (Veja também a imagem).

Quero continuar a louvar o nome de Jeová porque, ao fazer isso, ajudarei outros a saber que tipo de pessoa Jeová é, o que, por sua vez, salvará suas vidas. Desejo fazê-lo também para seguir o exemplo do nosso Rei Jesus Cristo e, acima de tudo, para alegrar o nosso amoroso pai, Jeová.

Porque fazendo isso estaremos ajudando muitas pessoas a conhecer o nome de Jeová e assim elas também, como nós, poderão ser salvas e o mais importante estamos imitando o exemplo de Jesus que é nosso rei e também reivindicando o coração de Jeová que é nosso pai.

ILUSTRAÇÃO

E a imagem é muito significativa, parece que uma das nossas irmãzinhas está ensinando outra pessoa idosa, com certeza na nossa Bíblia, no livro que estão considerando, elas viram o que é o nome de Jeová ou o nome de Deus, que é Jeová, e aquela pessoa que a gente vê que no fundo tem muitas imagens, um crente no bom sentido, mas quando a irmã te pergunta, provavelmente você está com sua Bíblia em casa e aquela senhora mais velha já fez, bom, sim, pega tirou, ela tirou e levou para o texto talvez do Salmo e isso lhe mostrou que o nome de Deus é Jeová e aquela pessoa fica muito surpresa quando em sua própria Bíblia conseguiu ver qual é o nome de Deus é.

Isso fecha um lindo círculo de razões em nosso artigo, porque não é apenas que nos alegramos com Jeová, não é apenas que nos alegramos com Jesus, nos alegramos com a vida das pessoas que estamos salvando e este é um dos melhores sentimentos que podemos temos então nos deixa felizes também, parece impossível que não queiramos louvar a Jeová em todas as ocasiões com todos esses bons motivos que vimos. 

Uma irmã dá aulas bíblicas para uma senhora idosa, que tem uma cruz na parede e um quadro sobre a mesa. A mulher fica impressionada ao ver o nome de Deus em sua própria Bíblia. Louvamos o nome de Jeová quando o ensinamos às pessoas e lhes mostramos como ele é. (Ver parágrafo 17).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que deixamos Jeová feliz quando louvamos o seu nome?

Quando louvamos o nome de Jeová, alegramos o seu coração, reconhecendo e exaltando a sua grandeza, o seu amor, a sua justiça e as suas qualidades maravilhosas. Neste ato de louvor expressamos nossa gratidão, amor, devoção para com ele, expressando assim nosso profundo respeito e adoração.

Porque como vimos, há uma infinidade de mentiras que são ensinadas em todo o mundo, então quando louvamos o nome de Jeová apesar das dificuldades e somos leais, estamos mostrando que Satanás é mentiroso, portanto mostramos que o amamos, o que queremos que mais pessoas saibam o seu nome e é por isso que vamos saber para que mais pessoas também possam ser seus amigos.

E vimos o exemplo de como aquela menininha deu um desenho e disse ao pai que o amava muito e isso o deixou muito feliz porque Jeová fica muito feliz cada vez que o lavamos e demonstramos que o amamos.

E vimos também que elogiar o seu nome significa falar da sua reputação, das suas qualidades e de todas as suas boas obras e isso lhe agrada muito. 

Por que deixamos Jesus feliz quando louvamos o nome de Deus?

Fazemos Jesus feliz quando louvamos o nome de Deus, porque o próprio Jesus nos deu o exemplo de como louvar e glorificar a Jeová. Jesus é o filho que conhece seu pai íntima e perfeitamente e louva seu nome com profunda devoção e amor. Ao seguirmos seu exemplo e falarmos e louvarmos o nome de Deus, estamos seguindo seus ensinamentos e demonstrando nossa fé e fidelidade a ele.

Porque o objetivo de Jesus quando esteve na terra era santificar o nome de seu pai, ele demonstrou isso e também nos disse que deveríamos fazer o mesmo mesmo quando ele realizava curas, vemos que ele deu glória a Jeová que realmente aquele que tinha feito isso, então ele quer que façamos o mesmo e ensinemos o nome de Jeová a todas as pessoas e é por isso que quando fazemos isso também alegramos seu coração. 

Por que ajudamos a salvar vidas quando louvamos o nome de Deus?

Quando louvamos o nome de Deus contribuímos para salvar vidas. Ao ensinar a verdade sobre Jeová, as pessoas podem libertar-se das mentiras que as mantinham cegas e compreender que têm a oportunidade de viver eternamente como filhos de Deus.

Bem, quando louvamos o nome de Jeová, isso neutraliza as mentiras de Satanás que cegou a mente das pessoas e também quando pregamos a verdade sobre Jeová, também fazemos com que as pessoas liberem esses falsos ensinamentos dele e comecem a ver Jeová como ele realmente é . é. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário