Estudo de A Sentinela, Jeová é muito amoroso e nos ama muito, Semana 1 a 7 de abril de 2024, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, Jeová é muito amoroso e nos ama muito, 1 a 7 de abril de 2024, Comentários e Respostas.
“O Senhor é muito amoroso” (TIAGO 5:11).
1. Como você imagina Jeová?
Para muitos, a percepção de como é Jeová pode variar dependendo da situação em que nos encontramos. Por exemplo, podemos nos imaginar como um escudo quando precisamos de proteção. E no meu caso, quando leio o conselho, sempre imagino Jeová como um pai amoroso que cuida dos filhos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Yo nunca me he imaginado a Jehová con ningún tipo de forma material porque sé que es un espíritu al que yo no puedo ver pero él siempre me ha visto a mí así que me conoce mejor que nadie y por eso mi relación con Jehová es lo más importante para mim.
Também na Bíblia é descrito como um sol e um escudo, um fogo voraz, portanto são coisas ou termos poderosos e fortes e pode ser que, como Ezequiel, caiamos, por assim dizer, de cara no chão, maravilhados com essa força.
2. Por que é difícil para alguns aproximarem-se de Deus?
Não sendo capazes de ver Deus de forma tangível, algumas pessoas podem achar difícil acreditar na sua existência ou no seu amor. Portanto, a ausência de evidências físicas pode ser um obstáculo para muitos se aproximarem de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As experiências passadas podem ser outro fator, como a falta de amor ou cuidado por parte das figuras paternas terrenas, que podem influenciar a percepção de Deus por uma figura paterna. Se alguém sofreu um trauma emocional ou foi magoado por outras pessoas em sua vida, pode ser difícil alcançar um Deus amoroso.
É bom que entendamos que Jeová nos ama e que ele também entende o que nos afetou nesta vida, mas ele diz que para nos ajudar a entender isso melhor e com mais detalhes está a Bíblia e sua bela personalidade em sua palavra.
3. Por que falaremos em detalhes sobre Jeová e seu amor?
Pois bem, vamos falar detalhadamente sobre Jeová e seu amor porque é uma das qualidades fundamentais que define, neste caso, sua natureza divina, e ao compreender e aprofundar o amor de Deus, podemos desenvolver um relacionamento mais próximo com ele. .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E ele vai ter um amor tão grande como diz Mateus 5:44-45, ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e manda chuva sobre justos e injustos, então seu amor é tão grande que se estende até tanto os bons quanto os bons, como os bandidos que ainda não o amam.
Sim, poderíamos falar detalhadamente sobre Jeová e seu amor porque, como diz 1 João 4:8, Deus é amor.
Poderíamos nos perguntar se o ser mais imponente do universo nos ama, como eu poderia retribuir para que pelo menos também sentisse aquele carinho que ele tem por mim, o que eu poderia fazer para retribuir essa demonstração de amor.
JEOVÁ NOS AMA MUITO
4. Como você se sente quando pensa que Jeová é amoroso? (Veja também a imagem).
Quando pensamos em Jeová como um ser amoroso, podemos sentir uma variedade de emoções e sentimentos positivos. Por exemplo, tal como uma mãe que cuida dos seus filhos, saber que Jeová está perto e cuida ternamente dos seus filhos pode dar-nos uma sensação de paz interior e conforto em momentos de angústia e tristeza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando sentimos ou vemos o carinho e o amor de Jeová, temos uma sensação de segurança e proteção, sabendo que ele está sempre presente para cuidar de nós e nos guiar em todos os aspectos da vida.
O Salmo 94:19 diz que quantas preocupações me oprimem, você me confortou e me tranquilizou, por isso Jeová nos ama como filhos e o relacionamento que ele tem é o mesmo que podemos ter com nossos filhos.
Isso também nos faz sentir seguros se estivermos ao lado de Jeová porque assim como vemos na ilustração de uma criança que quando ela está nos braços da mãe é quando ela se sente melhor quando lhe transmite essa segurança e eles se sentem bem porque nós faça o mesmo: assim saberemos que quando precisarmos de ajuda e nos piores momentos teremos sempre Jeová ao nosso lado.
E que bom que seja semelhante para que possamos entender o quanto Jeová é amoroso e o que ele quer que façamos com essa imagem de mãe com filho, porque vemos que não há laços mais fortes então para pensar que Jeová é como um mãe, mas ainda mais, porque isso nos dá tranquilidade e nos faz ver que pai bom e amoroso temos.
E o Salmo 94:19 fala sobre como quando as preocupações me oprimiam, como Jeová cuida de nós, mas me faz pensar que ao longo da história não só no tempo do salmista mas que Jeová estava transmitindo essa ideia através dos Apóstolos, o apóstolo João de claro, mas Tiago e todos os apóstolos estavam transmitindo a ideia de como Jeová tem em mente aos seus servos como ele quer que nos apoiemos nele e bem, essas palavras sempre nos fazem vê-lo como uma mãe, como um pai. que sempre quer cuidar de nós.
É curioso quando o parágrafo diz que quando o bebê chora ou alguma coisa dói ela corre para dar-lhe a mãe corre para lhe dar o que ele precisa e isso é o mais normal, mas mesmo assim nós com Jeová temos a grande vantagem de que antes de pedirmos por isso ele já está vendo tudo o que precisamos e sabemos que ele nunca nos abandonará e que sempre nos dará o que precisamos.
ILUSTRAÇÃO
Uma mãe segura amorosamente seu bebê contra o peito. “Assim como uma mãe conforta seu filho, eu estarei confortando você.” (Ver parágrafo 4).
5. O que o amor leal de Jeová significa para você?
Sim, para mim é um amor autêntico que não expira e que não muda com o tempo apesar dos meus múltiplos erros, como diz Isaías 55:7, ele sempre me perdoa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, para mim, o amor leal de Jeová é um amor constante e fiel e inquebrável para com suas criações, especialmente, por exemplo, para conosco como pessoa, é um amor que dura apesar de nossas imperfeições e erros. Jeová nos mostra seu amor leal ao continuar a nos amar mesmo quando não conseguimos nos dar a oportunidade de nos arrepender e voltar para Ele.
E para mim é algo muito tranquilizador porque tenho certeza que vou errar porque todos nós erramos, mas saber que Jeová tem esse amor leal que independente dos nossos erros ele sempre estará ao nosso lado para nos ajudar faz nos sentimos seguros.
Se o amor leal é um amor motivado por um sentido de compromisso, ou seja, não é inconstante, não é como o amor que talvez vejamos no mundo que, dependendo das circunstâncias, vai e vem, mas sim é é integral e caracterizado por um forte apego, por isso nunca devemos duvidar do grande amor leal que Jeová tem por nós.
Na verdade, como já mencionamos, o amor de Jeová é semelhante ao de uma mãe com seus filhos: quando os filhos cometem erros, muitas vezes não fazem as coisas direito, mas os pais sempre os perdoam porque os amam, porque da mesma forma Dessa forma, Jeová não deixa de nos amar porque cometemos erros, vez após vez os israelitas decepcionaram muito a Jeová, mas quando se arrependeram, Jeová mostrou-lhes o amor que ainda tinha por eles.
6. O que Zacarias 2:8 nos ensina sobre Jeová?
Em Zacarias 2:8, Jeová compara seu povo à menina dos seus olhos, mostrando-nos o quanto ele nos valoriza e nos ama. Ele nos revela que somos extremamente importantes e apreciados por ele. E, por exemplo, qualquer dano que sofrermos também afetará ele próprio. Portanto, esta imagem reflete o cuidado pessoal que Jeová tem com o seu povo e a sua disposição de nos proteger e defender de qualquer perigo ou ameaça.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ali Jeová nos compara ao seu aluno que sabemos ser uma parte muito sensível do corpo e com esta comparação ele nos diz que nos ama muito que o que sentimos o afeta, ele quer nos proteger e que quando sofremos ele também sofre.
O texto também nos mostra que Jeová compartilha das nossas emoções a ponto de sentir a nossa dor como se fosse sua; se sofremos, o seu amor por nós é tão grande que ele também sofre.
E isso também nos faz ver que Jeová quer acabar com o nosso sofrimento, porque como foi dito, quando a gente sofre ele sofre e ninguém gosta de sofrer, então ele pode nos dar essa tranquilidade dizendo que logo tudo que sofremos vai acabar .
Sim, no Salmo 17:8 o salmista disse proteja-me como a menina dos seus olhos, então ele sabia perfeitamente que poderia recorrer a Jeová em busca de ajuda, nós temos esse refúgio. Jeová está lá para nos ajudar em qualquer circunstância.
E se pensando neste texto quando dizemos a Jeová para nos proteger como a menina dos seus olhos, bem, é assim que me sinto quando falo com Jeová, me sinto assim quando você está triste, quando está feliz, que eu falo bem com ele Sinto quem segura minha mão e me acaricia então sentimos isso porque sabemos o amor imenso que ele tem e bem eu me sinto assim pessoalmente.
7. Por que devemos convencer-nos de que Jeová nos ama?
Devemos nos convencer porque ele quer que saibamos que nos ama e embora talvez algumas coisas que nos acontecem possam nos fazer duvidar disso, algo que pode nos ajudar é analisar como Jeová demonstrou seu amor por Jesus, pelos ungidos ou mesmo para nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É importante nos convencermos de que Jeová nos ama, porque em meio aos problemas e sofrimentos que vivenciamos na vida, será natural que surjam dúvidas sobre o seu amor por nós. Contudo, ao compreender e aceitar o Seu amor, podemos encontrar conforto, força e direção em meio às nossas lutas.
E temos que nos convencer porque também é uma tática de Satanás, ele quer que pensemos que ele não nos ama, então nos distanciamos dele, ficamos desanimados, agora temos problemas, temos alguma dificuldade, ficamos impaciente porque Jeová parece não nos responder, mas estamos convencidos de que ele nos ama. O amor é paciente, por isso nos ajudará a perseverar.
Sim, se não estivermos convencidos de que Jeová nos ama, então nos sentiremos desamparados, não teremos forças para enfrentar as coisas ruins que nos acontecem e vão acontecer conosco, então o que Jeová quer de nós saber é, como já foi dito, não, estamos sozinhos que ele sempre estará ao nosso lado.
8. Por que Jesus estava tão convencido de que seu Pai o amava?
Bem, Jesus estava firmemente convencido do amor de Jeová por ele, devido ao seu relacionamento íntimo com seu pai celestial. Além disso, por exemplo, a declaração pública do amor de Jeová por Jesus demonstrou às pessoas o profundo relacionamento entre os dois e confirmou o amor incondicional de Deus por seu filho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele não só disse que se o filho amado ou que ele tinha a aprovação dele, não, a gente vê no texto como ele fala primeiro meu filho amado e depois ele tem uma aprovação, quer dizer, foi um relacionamento íntimo tão especial que pai e filho tinham, ele reconheceu e estava disposto. Para o indicar, de facto disse muitas mais vezes que o seu pai o amava e disse-o uma e outra vez.
Além de amá-lo, sentia-se também orgulhoso dele pelo sacrifício que iria fazer ao dar a vida pela humanidade.
Os textos que aparecem são muito bonitos onde Jeová expressa a Jesus o quanto o ama e Jesus repete que o pai o ama. Às vezes dissemos no segundo parágrafo que alguns de nós podem ter dificuldade em expressar esses sentimentos, talvez alguns homens porque de sua educação, o que eles vivenciaram e alguém que eu poderia dizer, bem, meu pai não me tratou assim, mas a realidade é que Jeová poderia nos dizer a qual pai você está se referindo, porque eu sempre te tratei assim .
9. Que palavra descreve o amor de Jeová pelos ungidos? (Romanos 5:5).
A palavra que descreve o amor que Jeová tem pelos Ungidos é “Derramado” conforme mencionado em Romanos 5:5, este termo nos transmitirá a ideia de um fluxo abundante como um rio vindo sobre nós. Esta é uma imagem impressionante que ilustra o quanto Jeová ama os Ungidos e os Ungidos, pois eles sabem que são amados por Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O versículo que lemos menciona que o amor de Jeová foi derramado em seus corações. É-nos explicado no parágrafo que essa ideia de derramar é como se um rio estivesse vindo em nossa direção. Podemos imaginar como aquele rio inunda todo o nosso ser, nos rodeia e é assim, aliás os ungidos se sentem assim porque o apóstolo João pôde dizer, vejam como é grande o amor que o Pai tem por nós que nos chama de filhos de Deus , então eles também têm certeza desse amor.
Judas também escrevendo bem essa ideia quando conta a Tiago, ele diz que os chamados que são amados por Deus, ele diz que chama todos os Ungidos de amados, ou seja, ele deixa bem claro para eles que são amados por Jeová, não há duvidas.
E sabemos que este amor não é única e exclusivamente para o Ungido porque temos o grande privilégio de que Jeová ama a todos e nisso todos somos todos.
10. Qual é a maior prova de que Jeová ama você?
A maior prova é o resgate, é a maior prova do amor de Jeová por nós, pois mostra sua disposição em sacrificar o que há de mais precioso que seu próprio filho tinha para nos oferecer a oportunidade de sermos perdoados e reconciliados com ele, e ter um vida eterna. Portanto, este ato de amor incomparável nos mostra o amor incondicional de Jeová por cada um de nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O fato de dar o seu filho, que é a coisa mais valiosa que ele tinha, deixá-lo sofrer e morrer por nós para que pudéssemos ser seus amigos e obter o perdão dos nossos pecados, essa é a maior prova de que Jeová nos ama mais do que ninguém. .
Em 1 João 4:10 ele nos mostra o grande amor que Jeová tem por nós ao nos dar seu filho amado que vimos que o amava muito e ainda assim o deu por nós para que possamos ter um relacionamento tão próximo e também sejam filhos amados por ele.
Quando meditamos no fato de que Jeová não desistiu de seu filho apenas para cumprir uma lei ou uma promessa, mas o fez pelo amor que demonstra a cada um de nós, então isso nos força, como diz o texto de Gálatas 2:20: mostrar esse mesmo amor para com Jeová e para com Jesus Cristo e esse exemplo maravilhoso.
E Gálatas também nos lembra que Jesus também nos amou, Jesus não fez este sacrifício forçado, mas também nos mostrou o seu amor.
Perder um ente querido é uma das coisas mais difíceis que se pode medir, principalmente se for alguém muito próximo porque Jeová não precisava que passássemos por isso e por isso é uma grande prova de amor porque ele foi capaz de passar através de uma situação como essa para nós.
11. O que aprendemos em Jeremias 31:3?
Em Jeremias 31:3, aprendemos que Jeová nos amou com amor eterno, apesar das nossas falhas e fraquezas, pois Jeová nos ama com um amor que perdura ao longo do tempo e nunca falha.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, aprendemos muitas coisas, entre elas como Jeová não só se limita a sentir esse sentimento de amor por nós, mas também o expressa e comunica para que tenhamos essa certeza e também como Jeremias 31:3 indica, que o amor foi manifestado porque foi ele quem nos trouxe até Ele para que possamos servi-Lo e adorá-Lo.
E como é lindo também que o texto de Romanos 8:38 e 39 apareça porque diferentemente do amor dos seres humanos que pode mudar ou desaparecer, o amor que Jeová sente por nós é eterno porque diz que nem mesmo a morte pode nos separar de ele. .
Sim, estes textos, tanto Jeremias como Romanos, ensinam-nos que não importa o que estejamos a passar ou onde estejamos, o amor de Jeová sempre nos encontra porque nada pode nos separar do amor leal de Jeová.
Deuteronômio 7 de 7 a 8 onde diz que Jeová o trouxe a este povo, um povo humilde, um povo oprimido por uma promessa que Abraão havia feito, por exemplo, e podemos ter certeza de que embora agora a maioria de nós seja comum ou pessoas normais, mas Jeová nos diz que tem um carinho imenso, como estamos vendo.
COMO VOCÊ SE SENTE QUANDO PENSA NO QUANTO JEOVÁ TE AMA?
12. Como você resumiria o Salmo 23?
Podemos dizer que o Salmo 23 é um poema que expressa a confiança e a estreita relação entre o Rei David e Deus, a quem ele se refere como seu pastor. Davi descreve como Deus cuida dele, o protege e o guia como um pastor faria com suas ovelhas. E através das metáforas pastorais que o Salmista utiliza, os Salmos transmitem uma mensagem de confiança, proteção e Amor Divino que acompanha o indivíduo ao longo da vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
David expressou a sua confiança de que Jeová o amava e cuidava dele. David sentiu-se seguro porque sabia que Jeová o guiava e confiava totalmente nele.
Ele o comparou a um pastor que, como um pastor, sempre cuida de suas ovelhas e se preocupa com elas e com a amizade que tinha com Jeová, e também destaca o amor que tinha por Jeová e que tinha certeza, totalmente convencido de que isso o amor gostaria de acompanhá-lo todos os dias da sua vida.
Se já tivemos a oportunidade de ver um pastor ou a imagem mental é muito poderosa ele alimenta suas ovelhas ele cuida delas ele as protege então é um resumo maravilhoso Jeová é meu pastor.
É impressionante que Davi, que era pastor, comparou Jeová a um pastor, sem dúvida ele como pastor, ele sabia exatamente o que tinha que fazer pelo seu rebanho, era também o seu próprio rebanho, era o rebanho da família e ele teve que enfrentar muitas vezes muitos perigos para salvar aquelas ovelhas desses perigos, então ele sabia exatamente o que Jeová faria por ele em qualquer momento de dificuldade ou até mesmo para suprir suas necessidades.
13. Por que Davi sabia que Jeová se importava com ele?
David sabia que Jeová se importava com ele porque tinha experimentado a sua provisão constante em todas as áreas da sua vida. Ele recebeu tudo o que precisava de maneira abundante e oportuna. Além disso, Davi sentiu a proximidade e a amizade de Jeová, o que lhe deu segurança e tranquilidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Davi sabia que Jeová se importava com ele porque sempre esteve ao seu lado e lhe deu tudo o que precisava. Além disso, ele também sabia que tinha sua amizade e aprovação, por isso tinha plena confiança de que o carinho de Jeová era maior do que todas as suas preocupações.
Sim, o Salmo 16:11 que é citado no final é muito bonito e acima de tudo gostei da ideia de que na presença de Jeová há uma grande alegria e com ele temos felicidade para sempre apesar de todos os problemas porque temos motivos para demonstrar alegria porque temos Jeová ao nosso lado.
14. Como Jeová demonstra amor por nós?
Jeová nos mostra seu amor, cuidando de nós especialmente em momentos difíceis. Temos o exemplo de Claire, que experimentou seu amor e cuidado através da provisão constante para sua família quando eles passavam por momentos difíceis, pois Jeová sabia que essas dificuldades afetavam Claire, por isso ele cuidou dela e de sua família.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, Jeová sempre nos mostra amor, quando acontecem coisas ruins lá ainda vemos com muito mais clareza, aqui estão relatadas experiências de irmãs que passaram por coisas muito fortes e também podemos dizer que cada uma de nós quando passamos por experiências ruins vimos como Jeová nos dá seu amor de muitas maneiras.
E também gosto muito do que Claire diz no final, ela diz que guarda no coração os momentos em que Jeová demonstrou seu amor, e isso também me ajuda a pensar em não ser esquecida, mas lembrar quantas vezes Jeová me ajudou até nos pequenos detalhes que, como ela diz, me ajudarão a seguir em frente quando as coisas derem errado.
Bem, ela diz que fazia com que sua família tivesse tudo o que precisavam todos os dias e até lhes dava mais do que poderiam imaginar. Como vemos no início, esta irmã servia em Betel e talvez ela fosse mais limitada no que fazia. poderia fazer. poderia fazer para ajudar sua família e isso certamente a fez se sentir ainda pior porque esses sentimentos negativos no final certamente a afetaram muito, porém, meditar em como Jeová ajudou sua família naqueles momentos para que não lhes faltasse nada é que ela agora valoriza e a ajuda a seguir em frente quando enfrenta circunstâncias negativas.
15. Como Davi recuperou as forças? (Veja também a imagem).
Davi recuperou as forças apesar das dificuldades que enfrentou, porque Deus lhe deu a força necessária para seguir em frente. David comparou, por exemplo, esta experiência a ser levado a Green Meadows e locais de descanso, onde conseguiu restaurar as energias, porque Jeová não só o fortaleceu espiritualmente, mas como vemos na imagem, ele cuidou dele em um sentido físico.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No Salmo 18, o 4º do 6º da vida expressa as armadilhas da morte que me ameaçaram na minha angústia. Invoquei a Jeová e ele diz que meus gritos de socorro chegaram aos seus ouvidos, então foi ver o amor e a ternura de Jeová que ajudou David, para lembrar das energias ao passar por dificuldades.
Sim, muitas vezes quando queremos descansar desta semana de trabalho e problemas dizemos que precisamos fugir para um lugar tranquilo porque talvez alguma cidade onde possamos respirar ar puro ou descansar sentados na grama com uma bela vista, este é da mesma forma que David quando, mesmo passando por um momento de tantas dificuldades que o angustiava e aterrorizava, sentiu como Jeová o estava ouvindo naquele momento e a ideia daquela pausa que ele precisava para poder descansar e, como diz a história, quando sentiu seu amor e sua ternura conseguiu renovar suas forças.
Deste parágrafo aprendi uma lição, que em momentos difíceis podemos sentir como Davi se sentiu, mas quando vemos o amor de Jeová em ação através dos anciãos da congregação da organização dos nossos queridos irmãos, não há palavra para isso . expresse.
ILUSTRAÇÃO
Pois bem, o parágrafo cita o Salmo 18 e o título deste capítulo fala de quando Davi conseguiu descansar dos seus inimigos ou mesmo de Saul que o perseguia e o que você vê é justamente isto: eles estão descansando bebendo, embora seja verdade que eles tenham as armas de guerra estava próximo devido ao contexto mas Jeová deu a eles aquela paz que precisamos de tranquilidade e renovar suas forças.
Na imagem também vemos Davi louvando a Jeová, sabemos que a comunicação que ele teve com ele foi uma daquelas coisas que lhe deu paz e que orar e louvá-lo poderia renovar suas forças.
David louva a Jeová enquanto ele e alguns dos seus homens bebem num rio. Quando Davi se sentiu angustiado, ver o amor e a ternura de Jeová ajudou-o a renovar as forças. (Ver parágrafo 15).
16. Como você sentiu que Jeová renovou suas forças?
Assim como Raquel sentiu que Jeová renovou suas forças por meio da manifestação do amor e do apoio de seus irmãos, durante momentos difíceis de sua vida. Pois nós também sentimos o cuidado amoroso de Jeová por meio dos irmãos na congregação. Esses atos de bondade e encorajamento nos lembram constantemente que Jeová cuida de todos os seus servos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, muitas vezes quando você está sozinho e atacado, se não fosse o que está ao seu redor e as reuniões, as informações que existem e as pessoas que estão ao seu lado e dizem para você continuar, então não seria fácil porque este mundo oferece muitas facilidades para tudo, porém. Você tem a probabilidade de que os comprimidos não vão aliviar quase a sua dor e não vale a pena entrar neste sistema porque sabemos que existe um melhor e temos esperar por Jeová.
Além disso, como explica Raquel, muitos de nós já passamos por isso. Jeová usa irmãos para renovar nossas forças e ela também fala de muitos amigos que passam tempo com ela, que às vezes trouxeram comida para ela, que mandam uma mensagem bonita porque nós temos todos passaram por isso. É algo que é uma injeção de energia e carinho de Jeová e também nos faz pensar se podemos ser usados por Jeová.
17. Por que poderia Davi dizer: “Não temerei mal algum”?
David posso dizer que ele não temeu nenhum mal, pois experimentou a segurança e a proteção de Jeová apesar de enfrentar inúmeros perigos e inimigos. Embora sua vida estivesse constantemente em risco. O amor de Deus deu-lhe uma sensação de segurança e confiança. David sentiu a presença constante de Jeová ao seu lado, permitindo-lhe enfrentar os seus medos e preocupações com coragem.
Que apesar de ter passado por muitos problemas na vida e também de sentir muitas vezes que sua vida estava ameaçada, ele sentia que tinha o amor de Jeová e se sentia protegido por ele.
18. Quando enfrentamos situações assustadoras, como nos ajuda saber que Jeová nos ama?
Saber que Jeová nos ama nos dá conforto e segurança em meio a situações terríveis. Quando enfrentamos momentos difíceis, como a perda de um ente querido, problemas emocionais ou circunstâncias desafiadoras, o amor de Jeová nos dá um sentimento de proteção e cuidado, ajudando-nos a sentir-nos apoiados e fortalecidos, mesmo nos momentos mais difíceis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este Amor Divino, por exemplo, pode se manifestar de diversas maneiras, como o conforto que Susy e seu marido experimentaram em meio à tragédia, a sensação de paz e segurança que Rachel experimentou ao orar em momentos de angústia, e a força e contentamento que Thasos encontrou durante seu tempo na prisão. Portanto, estes testemunhos ilustram como o amor de Jeová nos sustenta e fortalece. permitindo-nos enfrentar as nossas dificuldades com esperança e confiança.
Bem, porque numa situação como esta podemos sentir, como diz a irmã Susi, talvez assustados, desamparados, desamparados, mas sabendo que Jeová está ao nosso lado, que sempre nos ouvirá, que sempre nos dará o seu espírito para nos acalme, porque, como ela disse, podemos nos sentir cuidados e protegidos em vez de sozinhos e indefesos.
Talvez a forma mais íntima de sentir o carinho de Jeová seja através do privilégio da oração, ele mesmo sempre nos ouve e nos dá a paz que precisamos, basta darmos o passo de falar com ele.
E algo de que temos plena certeza e é claro que é uma realidade que ouvimos muitas experiências é que Jeová está sempre ao lado de seus servos quando eles sofrem. O apóstolo Paulo indicou isso muito bem em Filipenses 4:7 quando ele disse que a paz dele era uma paz que o ser humano não conseguia entender e essa é a paz de Deus, quando há sofrimento quando alguém está passando por um momento difícil uma prova do amor de Jeová como ele cuida de nós como ele nos protege é que até o circunstâncias mais difíceis, as mais complicadas Jeová, por meio de Seu espírito, sustenta seus servos.
VAMOS APROXIMAR-NOS DO NOSSO DEUS AMADO
19. a) Como serão as nossas orações se soubermos que Jeová nos ama?
Se soubermos que Jeová nos ama, nossas orações serão sinceras e cheias de confiança. Dirigimo-nos a ele com humildade e abertura partilhando as nossas preocupações, medos e necessidades, sabemos que podemos contar-lhe tudo, porque confiamos no seu amor e compreensão. Em nossas orações buscaremos sua orientação, conforto e ajuda sabendo que ele quer o melhor para nós, e está sempre disposto a nos ouvir e nos fornecer seu apoio amoroso.
Serão orações sinceras nas quais poderemos dizer-lhe tudo o que nos preocupa, tal como faríamos com um bom amigo quando lhe contamos os nossos problemas e temos a certeza de que ele nos compreenderá e que nos quer ajudar. Salmo 145 :18-19 nos diz que Jeová ouve nossos clamores por ajuda e nos resgata e que todos aqueles que o chamam devem chamá-lo sinceramente.
19. b) Que textos sobre o amor de Jeová tocam mais seu coração? (Veja o quadro “Versículos que nos ajudam a sentir o amor de Jeová”.)
Um dos textos que mais toca meu coração é o Salmo 32:10 onde lemos que quem confia em Jeová está rodeado de seu amor leal e este texto me ensina a depositar minha confiança em Jeová ao enfrentar problemas e preocupações. certeza de que você me recompensará com seu amor leal.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Gosto muito de Jeremias 31 porque ali Jeová não diz diretamente que nos chama com amor eterno e além disso se estamos aqui é porque ele quer que estejamos e porque ele nos ama então é um texto lindo.
A mí me gusta Juan 16:27 donde dice que a ustedes Jehova mismo los quiere y hemos visto realmente que es como una relación estrecha de una madre con un hijo, cuando tenemos problemas o dificultades nos tranquilizan nos da Paz nos sentimos a gusto pues igual é assim.
Embora não esteja na caixa, um texto que toca meu coração é o Salmo 103:11. Aqui Jeová nos dá uma imagem visual para tentar nos ajudar a entender o quanto ele nos ama. Ele nos diz o quão alto o céu está acima da terra , meu amor é assim imenso. leal a você e é como quando abrimos os braços e dizemos a uma criança que te amo muito, bem, aqui é como se Jeová estivesse nos dizendo como o universo é infinito, é assim que eu amo você infinito.
Gosto muito da primeira em João 4:10, que diz que o amor consiste nisto: não que tenhamos amado primeiro a Deus, mas que foi ele quem nos amou primeiro, mesmo sendo pecadores e sem ainda nos conhecermos pessoalmente. porque no nosso caso não havia concretamente que ele ainda não nos conhecesse mas, mesmo assim, Jeová já demonstrou o seu amor por nós.
20. Por que o amor de Jeová nos aproxima dele?
Pois bem, o amor de Jeová nos aproxima dele, porque sentimos sua proximidade e seu cuidado constante. Seu amor é tão poderoso quanto terno, enchendo-nos de alegria e gratidão, e nos sentimos felizes e gratos por Jeová nos amar tanto. Então isso nos levará a querer estar sempre perto dele.
Pois bem, o amor pelo que você faz é tão agradável quanto o calor de uma fogueira numa noite fria. Também queremos estar sempre perto de Jeová porque além de ser muito poderoso, é também muito terno.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como você descreveria o amor de Jeová?
O amor de Jeová pode ser descrito como o cuidado terno e constante, semelhante ao amor maternal que uma mãe dá aos seus filhos, a sua presença próxima e o seu cuidado gerando uma sensação de paz e conforto em tempos difíceis. Sentir o amor de Jeová também nos dá segurança e proteção, pois sabemos que ele está sempre presente para cuidar de nós e nos guiar em todas as áreas da nossa vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vimos que Jeová nos ama com um amor tão incondicional como o de uma mãe e que sofre por tudo quando nos vê sofrer e é afetado por tudo o que nos afeta e seu desejo é sempre nos proteger.
E também vimos que é um amor leal, um amor que permanece apesar dos nossos erros, às vezes até com pecados graves, ele está disposto a continuar manifestando esse amor se nos arrependermos.
Além disso, também nos foi dado o exemplo de que ele nos compara à pupila do seu olho como algo muito delicado e que tudo o que nos afeta o machuca muito.
Como você pode ter certeza de que Jeová o ama muito?
Tenho certeza de que Jeová me ama muito, por causa do sacrifício de seu próprio filho, Jesus Cristo, como resgate pelos nossos pecados. É a maior prova de amor por nós, e este ato demonstra sua disposição de dar o que tinha de mais precioso, de nos oferecer a oportunidade de sermos perdoados e reconciliados com ele, e termos a vida eterna. Portanto, o resgate de Jesus Cristo é um ato incondicional que mostra a profundidade do amor de Deus por cada um de nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, a maior prova do seu amor é o resgate, Ele nos amou tanto que sacrificou o que tinha de mais valioso ao seu filho, deixando-o sofrer e morrer por nós para que nossos pecados fossem perdoados e pudéssemos nos aproximar dele e sejam amigos dele.
Podemos dizer que Jeová não apenas nos diz que nos ama, ele também nos disse isso de muitas maneiras, mas também demonstrou isso de muitas maneiras, sendo as principais delas o resgate, mas também a maneira como ele se comportou com seus servos. e Ele deixou isso refletido na Bíblia.
Como você se sente com o amor de Jeová?
Bem, o amor de Jeová me faz sentir amada, protegida e cuidada. Quando experimentei o seu amor sinto uma profunda paz interior e uma segurança de que ele estará sempre comigo, me guiando e me apoiando, em cada passo do caminho. Seu amor também me enche de gratidão e me dá forças para enfrentar os desafios da vida com coragem e confiança. Além disso, o amor de Jeová me motiva a amar os outros e a seguir seus ensinamentos, sempre procurando agradá-lo em tudo que faço. Resumindo, o amor de Jeová é uma fonte constante de conforto, força e esperança na minha vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pessoalmente, sinto-me muito segura porque sei que talvez, por ser imperfeita, o meu ambiente pode mudar e o meu amor por ele pode mudar, mas desde o início ele me mostra a sua maior expressão de amor e ao nível máximo.
Certamente também nos faz sentir calmos e confiantes, independentemente de quão complicadas as coisas fiquem no futuro, saber que temos a ajuda de Jeová que nos protegerá e que nos ama nos faz enfrentar o futuro com fé e coragem.
E também me sinto feliz porque sei que, apesar das dificuldades que existem neste mundo, Jeová, graças ao seu amor, nos proporcionou um futuro maravilhoso.
Sim, sinto-me privilegiado e satisfeito por saber que não estou sozinho, que tenho Jeová constantemente comigo e como David, que diz que não só sabia que Jeová o amava, mas que sentia isso porque eu também sinto isso.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário