Estudo de A Sentinela, Confie em Jeová e você vencerá o medo, Semana 4 a 10 de março de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Confie em Jeová e você vencerá o medo, 4 a 10 de março de 2024, Comentários e respostas.

TEXTO DO ANO 2024: “Quando tenho medo, confio em ti” (Sl. 56:3).

1. Por que podemos sentir medo de vez em quando?

Podemos sentir medo de vez em quando por diversos motivos, como as cenas assustadoras que presenciamos no mundo, como guerras, crimes e doenças, que podem levar à insegurança e ao medo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia nos exorta a não ter medo de tudo isso que está acontecendo. Além disso, o medo pode surgir de situações pessoais, de como enfrentar provações difíceis, de preocupações com o futuro ou de medos relacionados a pessoas que possam se opor à nossa fé.

Apesar das circunstâncias que nos rodeiam, é importante lembrar que confiar em Jeová pode ajudar-nos a superar esses medos e a manter a calma.

E talvez também possamos ter medo de talvez não conseguirmos resistir a alguma provação que estamos passando agora ou que passaremos no futuro.

É por isso que, como vimos, é normal que muitos de nós tenhamos medo de todas aquelas situações que foram discutidas e com razão o texto que é citado de Lucas 21:11 e quando fala de cenas assustadoras diz que esta expressão é derivada de um verbo grego que significa temer e só é usada nesta ocasião nos escritos gregos cristãos apenas nesta ocasião e pelo que é visto ele diz que deveriam ser eventos aterrorizantes como todos nós vimos por exemplo com a última pandemia com as guerras que estão acontecendo neste momento estamos vendo cenas assustadoras e por isso é normal termos medo.

2. O que aconteceu quando Davi chegou a Gate?

Quando Davi chegou a Gate, foi reconhecido como um guerreiro poderoso que havia matado muitos filisteus, o que o deixou com muito medo. Para escapar, David fingiu estar louco e conseguiu sair daquela situação. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Fugindo para Gate, Davi foi identificado como um lutador habilidoso que havia derrotado vários filisteus, o que o fez temer que isso o levasse à vida quando o rei Akis descobrisse.

E é compreensível que ele tenha medo porque estava na cidade de Golias e ele próprio matou seu herói, então é normal que ele entre em pânico.

Começamos a meditar em David, um homem tão corajoso que demonstrou durante a sua vida, ainda quando jovem, a coragem que teve ao confiar em Jeová e até se disse que matou Golias e em muitas ocasiões sentiu medo, porque como podemos não sentir medo? em alguns momentos da nossa vida devido a problemas de saúde, etc., então bem, no final do parágrafo nos diz o que David fez para superar aqueles medos que ele tinha, porque a Torre de Vigia vai para nos ajudar porque no momento em que tivermos medo podemos colocar essas dicas em prática.

3. De acordo com o Salmo 56:1-3, 11, o que ajudou Davi a superar seus medos?

Nestes versículos, Davi expressa sua confiança em Deus e reconhece que deposita nele sua confiança e não temerá o que o homem possa fazer com ele. Esta confiança em Jeová deu a Davi a força necessária para superar seus medos e enfrentar as situações perigosas em que se encontrava.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, embora Davi estivesse com medo, como acabamos de ler no Salmo, ele confiou em Jeová e diz que tendo feito isso, confiar em Jeová foi muito bom para ele. Ele diz que elaborou um plano que era fingir ser louco e isso o ajudou a conseguir escapar porque deixou de ser uma simples ameaça para ser apenas um simples aborrecimento.

Por exemplo, Davi expressa sua segurança em Jeová e afirma que deposita nele sua confiança. Portanto, ele não temerá o que o homem possa fazer com ele. Esta fé em Deus deu a David a força necessária para superar os seus medos e enfrentar as situações perigosas que enfrentou.

Sim, na história 1 Samuel 21 de 13 a 2:2 lá fala como Davi se fingiu de louco e ele fez isso muito bem, ele começou a rabiscar nas portas, isso o fez babar, ele fez aquele papel de louco extremamente bem, quando o levaram perante o rei, ele disse por que você está trazendo este homem para mim se ele é fatal, o que ele vai fazer contra mim, então com a bênção de Jeová ele foi libertado disso.

Me pareceu muito curioso que todo o medo que Davi sentia não era porque algo já havia se materializado, mas sim o parágrafo dois dizia que era só pensar no que o rei poderia fazer com ele, mas o que ele fez? Confio em Jeová , isso me faz pensar que talvez ainda não tenhamos ao nosso lado um medo material físico, mas simplesmente nossos pensamentos, mas devemos fazer o mesmo que Davi, confiar em Jeová e ele sempre nos ajudará.

E este Salmo 56:11 diz que isso pode me tornar um simples ser humano, a questão é que é porque ele tinha uma visão muito mais ampla do que um homem comum, ele sabia que mesmo que um homem pudesse matá-lo, ele sabia que Jeová estava lá para ajudá-lo e ressuscitá-lo para ter confiança nele. Talvez não possamos ver como as pessoas do mundo simplesmente percebem que temos que ver as coisas de uma forma geral e global como Jeová deseja que as vejamos.

4. Como podemos fortalecer a nossa confiança em Jeová? Dê um exemplo.

O exemplo que pode nos ajudar a entender como podemos fortalecer nossa confiança em Jeová é quando temos certeza de que um médico é competente, pois ele demonstra isso com a experiência e a confiabilidade que demonstrou no passado. Da mesma forma, podemos fortalecer a nossa confiança em Jeová por nos lembrarmos e meditarmos nas ações passadas de Deus, no que ele está fazendo no presente e no que promete fazer no futuro, assim como Davi fez no Salmo 56.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que também é mencionado é que quando você está explicando a sua situação para o médico nesta ilustração, porque o médico está atento, ele está ouvindo com muita atenção e está se colocando no seu lugar, ele está entendendo o que está acontecendo, ou seja, além do conhecimento e das habilidades que você pode ter como médico e da experiência também estão o interesse e isso também é algo que podemos ver no caso de Jeová como veremos em sua aplicação.

Sim, algo que pode nos ajudar é meditar, confiar no que ele fez, Jeová fez no passado no que está fazendo e no que também pode fazer por nós, não como também fez com Davi.

O QUE JEOVÁ FEZ NO PASSADO?

5. Em que David meditou para superar o seu medo? (Salmo 56:12, 13).

David meditou nas coisas boas que Jeová tinha feito no passado para superar o seu medo, por exemplo, meditou na criação, no que Deus tinha feito pelos outros, e também meditou no que Deus tinha feito por ele. Portanto, meditar em tudo isso ajudou Davi a confiar de todo o coração em Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, ele passou algum tempo observando a criação e como Deus tratou outros servos e como os protegeu. Também algo que o ajudou a superar o medo foi que ele sentiu o cuidado que o próprio Jeová lhe deu quando sua vida estava em perigo.

O que Jeová havia feito no passado, a criação que poderia meditar no que ele havia feito por outros servos do passado e no que faria por ele. 

ILUSTRAÇÃO

Imagens de Davi refletindo sobre como Jeová o ajudou e o está ajudando. 1. Quando jovem, David usa uma vara para lutar contra um urso que o ataca. 2. Ele estende as mãos para que Aimeleque lhe dê a espada de Golias. 3. Eles o ungem com óleo. David fortaleceu a sua confiança em Jeová por concentrar-se no que tinha feito, no que estava a fazer e no que iria fazer. (Ver parágrafos 5, 8 e 12).

6. Diante do medo, o que nos ajudará a confiar em Jeová?

Diante do medo, ajudar-nos-á a confiar em Jeová por nos lembrarmos do que ele fez no passado, tanto na criação como na vida dos seus servos. Ao refletirmos sobre como Jeová cuida das suas criações, como os pássaros e as flores, podemos fortalecer a nossa fé de que ele também cuidará de nós, seus filhos. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, ao analisarmos os exemplos de fé de figuras bíblicas e as experiências dos servos contemporâneos, podemos encontrar inspiração para confiar em Jeová no meio das nossas próprias lutas e medos.

E outra coisa que nos é recomendada é analisar o exemplo de fé de algum personagem antigo ou a experiência de algum servo de Jeová e aí no asterisco nos dão alguns conselhos que é para encontrar informações podemos acessar o jw.org página e coloque na lupita exemplos de fé ou experiências e aí encontraremos alguma ação com a qual possamos nos sentir identificados.

Somos incentivados a pensar em como Jeová cuidou de nós até agora, por exemplo, pergunta-se como ele respondeu às nossas orações e outras vezes fomos incentivados a anotar essas respostas e, em caso afirmativo, temos uma espécie de lista de aquelas vezes que Jeová nos ajudou, Ele tem respondido coisas que nos preocupam porque é uma forma de lembrar como ele tem cuidado de nós.

Sim, no final do parágrafo é mencionado Bem, algo que temos muito em mente agora é o sacrifício de Jesus Cristo e como isso nos beneficia também temos que meditar sobre isso.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de um irmão na prisão refletindo sobre como Jeová o ajudou e continuará a ajudá-lo. 1. Estude a Bíblia com um irmão. Sobre a mesa há um cinzeiro e alguns cigarros. 2. Ele lê uma carta em sua cela. 3. No Paraíso, ele ensina um israelita ressuscitado sobre Jeová. Fortalecemos nossa confiança em Jeová por nos concentrarmos no que ele fez, no que está fazendo e no que fará. (Ver parágrafos 6, 9, 10, 13 e 14). e

7. Como a experiência do profeta Daniel ajudou Vanessa?

A experiência do profeta Daniel ajudou Vanessa a superar o medo ao lembrar como Jeová resgatou Daniel da cova dos leões, apesar de não ter feito nada de errado. Isto deu-lhe confiança de que Jeová também a protegeria na sua situação difícil.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, para ela, meditar em como Daniel foi jogado na cova dos leões sem ter feito nada pelo simples fato de ser fiel a Jeová e não querer parar de orar por 30 dias e ver como Jeová garantiu que ele não tivesse um um único arranhão a fortaleceu. E o que ela diz é muito gentil, não porque fosse uma situação muito injusta que ela estava sofrendo, mas ela diz que abriu seu coração para Jeová, disse a ele que ele já havia feito tudo ao seu alcance para se proteger e agora o que ele estava fazendo era depositar a confiança dela nele e depois disso ela parou de ter medo.

E esta experiência de Daniel fez Vanessa pensar que, assim como Daniel, que estava numa situação difícil, Jeová o protegeu. Se ela fizesse tudo ao seu alcance para permanecer leal a Jeová, ele agiria para protegê-la.

E ela também tomou uma atitude além de orar a Jeová porque o que estava do seu lado também era colocar em prática as sugestões que ela tomava, porque era falar com os mais velhos e porque eles também lhe dariam conselhos práticos se até o que ela dissesse era se aproximar das autoridades, ou seja, dentro do que ela humanamente poderia fazer, porque logicamente ela colocou em prática, além de orar a Jeová, porque o que estava na parte dela, ela também colocou em prática.

O QUE JEOVÁ ESTÁ FAZENDO AGORA?

8. Do que Davi estava convencido? (Salmo 56:8).

David estava convencido de que Jeová estava cuidando dele e protegendo-o, e também sabia que Jeová conhecia os seus sentimentos. Saber que não estava sozinho ajudou-o a ficar confiante e calmo, apesar da situação difícil que enfrentava.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A mesma coisa acontece conosco hoje, Jeová sabe por que derramamos nossas lágrimas e sabe de tudo que sofremos, principalmente quando tentamos ser fiéis e leais a ele, e ele se lembra de tudo isso com muito carinho e também valoriza muito isso. .

Apesar das circunstâncias ameaçadoras em que David se encontrou quando esteve em Gate, ele confiou que Deus estava presente na sua vida, proporcionando-lhe orientação e protecção em todos os momentos. Esta convicção na presença e no cuidado de Jeová permitiu que David permanecesse calmo e confiante no meio da adversidade.

Vemos também que foi muito benéfico para ele encontrar ajuda e encorajamento porque lhe deram amigos como Jônatas e também o sumo sacerdote Aimeleque, porque diz que Jônatas disse a Davi para partir em paz porque os dois haviam jurado em nome de Jeová e que Jeová sempre seria sua testemunha entre ele e entre os dois, então era uma confiança muito grande que ele não estaria sozinho.

9. O que Jeová sabe sobre cada um de nós?

Jeová está ciente não só das circunstâncias que enfrentamos, mas também dos nossos sentimentos e emoções no meio dessas situações. Assim como no passado Deus demonstrou compreensão e cuidado para com seus servos em momentos de sofrimento e angústia, hoje ele tem consciência de nossas lutas e aflições. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Saber que Jeová conhece nossas dificuldades e se importa conosco pode nos dar conforto e força para enfrentar nossos medos e desafios com confiança em seu amor e cuidado.

Jehová no solo sabe lo que estamos pasando sino que también conoce mejor que nadie cómo nos sentimos un ejemplo de esto es el que tenemos en Isaías 63:9 en el que leemos que Jehová llegó hasta sentirse angustiado por las consecuencias de las malas decisiones que cometía seu povo.

O parágrafo faz um bom resumo quando diz que é consolador saber que Jeová nos entende perfeitamente e sabe perfeitamente como nos sentimos, porque temos certeza de que ele nos ajudará.

10. O que o convence de que Jeová se preocupa com você e sempre estará ao seu lado?

O que me convence de que Jeová se importa conosco é que sentimos sua ajuda e orientação na vida. Por exemplo, ele atendeu nossas orações, nos deu conforto quando estamos em momentos difíceis, e também vemos que ele usa seus irmãos para nos encorajar, porque sabe quais são os nossos sentimentos quando estamos passando por dificuldades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, a pergunta deste parágrafo é interessante porque talvez às vezes estejamos passando por uma situação tão difícil ou por uma doença que não vemos essa ajuda, talvez a gente só peça a Jeová que nos ajude, mas não estamos sabendo como ver essa ajuda que sim, talvez esteja chegando até nós, então é interessante que diga que pedimos a Jeová que nos ajude a ver como ele nos ajuda, talvez por causa de um discurso que foi proferido, algo que lemos que está nos encorajando e também por causa da ajuda que ele nos deu. Os irmãos na congregação dizem que às vezes, quando estamos tão mal, podemos ignorar isso.

E temos um exemplo na Bíblia em Segundo Reis 6 do 15 ao 17 como Eliseu pediu para Jeová abrir os olhos do seu servo e ele poder ver todos os anjos que estavam ali, não significa que Jeová os colocou naquele momento mas sim que Eles estavam lá, mas ele ajudou seu servo a ver que eles estavam lá, isso abriu seus olhos.

Além disso, ao reconhecermos o impacto positivo das escrituras, das reuniões e do apoio de nossos irmãos em nossa vida espiritual, podemos afirmar a convicção de que Jeová cuida de cada um de nós pessoalmente e está sempre disponível para nos fornecer ajuda e conforto.

Muitos de nós que estamos na verdade há anos, vimos a mão de Jeová em muitas ocasiões e isso nos tem ajudado a suportar ou superar dificuldades, por isso, quando talvez estejamos pregando ou estejamos com irmãos que estão na verdade há menos tempo , conte-lhe sobre a nossa experiência, conte-lhe como Jeová nos ajudou e nos fortaleceu em situações difíceis, porque isso sem dúvida fortalecerá também os irmãos e eles verão que dentro da congregação também encontram apoio e incentivo de todos os irmãos da congregação para ser capaz de avançar e enfrentar também as dificuldades.

11. O que ajudou Aida a superar seus medos?

O que ajudou a irmã foi saber que Jeová conhece muito bem a situação que estamos passando, e também conhece os nossos sentimentos. Outra coisa que a ajudou foi ter sempre confiança para orar e ver como ele respondia às orações fez com que essa confiança fosse completa para com Jeová. . Dessa forma ele conseguiu superar os medos que surgiram devido à oposição de sua família.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aida, uma irmã do Senegal, conseguiu superar os seus medos por concentrar-se em como Jeová a estava ajudando no meio da sua situação difícil. Apesar da pressão da família e das críticas que recebeu por sua decisão de simplificar sua vida para ser pioneira, Aída encontrou conforto ao observar a ajuda e o apoio que recebeu de Deus. Sua confiança em Jeová foi fortalecida ao reconhecer que, apesar das circunstâncias desafiadoras, ele poderia contar com o amor e a orientação divinos na sua vida.

Além disso, orar com confiança e observar como Jeová respondia às suas necessidades deu-lhe paz interior e a capacidade de superar os seus medos.

Ela passou por uma situação muito complicada, mas aos poucos começou a confiar ainda mais em Jeová. Ela diz que ouviu as coisas que eles lhe disseram e que começou a orar a Jeová e isso a fez ter paz interior e depois o mesmo parágrafo chega até nós dizendo que com o tempo ele encontrou outro tipo de emprego, mas não foi nada imediato, ou seja, a situação permaneceu a mesma por um tempo e orar a Jeová e confiar nele foi o que realmente lhe deu paz e tranquilidade para poder superar seus medos.

E a frase que essa irmã vem de um discurso é muito bonita, que Jeová conhece muito bem todas as feridas que carregamos no coração, é que estamos vendo o que Jeová está fazendo por nós agora, no início vimos o exemplo daquele médico que nos ouve e nos entende porque Jeová também nos ouve, nos entende, sabe o que estamos passando, entende, até sente as coisas que estamos sentindo no coração, então sentir Jeová dessa forma tão perto faz ele vê como essa amiga íntima da que podemos contar as coisas dela e para isso temos oração como foi mencionado e sem dúvida isso foi uma ajuda para a irmã e pode ser para nós.

O QUE JEOVÁ FARÁ NO FUTURO?

12. De acordo com o Salmo 56:9, do que Davi tinha certeza?

De acordo com o Salmo 56:9, Davi tinha certeza de que Deus o resgataria no momento certo. Davi tinha certeza de que Deus o resgataria no momento certo. No meio de uma situação de vida ou morte, Davi confiou na promessa de Deus de intervir em seu favor e protegê-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esta certeza na fidelidade e no poder de Jeová permitiu a David enfrentar os seus medos com coragem e confiança de que Deus cumpriria a sua palavra.

Como o versículo 9 termina dizendo, ele tinha certeza de que Jeová estava do seu lado e que Jeová já o havia ungido como o futuro Rei de Israel. Portanto, ele estava totalmente convencido de que Jeová o protegeria para que ele pudesse cumprir sua promessa.

13. O que sabemos que Jeová fará no futuro?

Sabemos que Jeová eliminará todos os problemas do novo mundo, conforme mencionado em Isaías 25:7-9. Nesse novo mundo, Jeová ressuscitará os mortos, cuidará de nós e eliminará todos os nossos inimigos, demonstrando assim o seu poder e amor pelos seus servos. Esta esperança de um futuro livre de problemas e cheio de bênçãos nos dá conforto e força para enfrentar os desafios atuais com confiança na promessa divina. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos a maravilhosa promessa que Jeová nos fez no futuro, de que, embora hoje tenhamos problemas e dificuldades no novo mundo, todos esses problemas serão eliminados e receberemos bênçãos, como rever nossos entes queridos. morreram, não haverá doenças e os inimigos também não existirão mais.

É claro que Jeová nos prometeu que agora viveremos numa vida sem problemas, todos teremos de enfrentar problemas de uma forma ou de outra, mas se ele nos prometeu que no novo mundo eliminará todos os problemas quando dissermos que todos são todos como pode ser a Morte ressuscitará os mortos e não teremos inimigos, ela nos curará de doenças, portanto é um grande privilégio que todos nós poderemos ter se confiarmos agora e continuarmos confiando em Jeová.

É interessante a análise feita no livro Acheguemo-nos a Jeová, citado na nota deste parágrafo, pois nos ajuda a ter um ponto de vista equilibrado porque, como mencionado, Jeová não nos promete uma vida sem problemas, se fosse assim, então se Jeová sempre tirasse nossos problemas, então quem estaria certo seria Satanás, que disse a Jeová que o servimos por interesse, mas nesta publicação temos um ponto de vista muito equilibrado de como Jeová é nos ajudando neste momento como vai nos ajudar no futuro, então ler esta parte seria muito interessante para que tenhamos esse ponto de vista equilibrado.

14. Sobre o que podemos refletir?

Podemos refletir sobre a esperança e as promessas que Jeová nos oferece para o futuro, ao meditarmos sobre como será a vida no novo mundo livre do mal e do sofrimento, podemos encontrar conforto e força para enfrentar os desafios presentes com confiança na intervenção Divina. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois ao imaginarmos um mundo onde Satanás já não existe, onde as pessoas más desaparecem e só existem pessoas boas, e onde a imperfeição é gradualmente eliminada, podemos fortalecer a nossa fé e confiança no plano de Deus para restaurar a perfeição na Terra. Esta reflexão ajuda-nos a manter viva a esperança e a confrontar os medos e preocupações atuais, com a certeza de um futuro melhor sob o governo amoroso de Jeová. 

Podemos refletir sobre como será a vida no futuro, quando Jeová cumprir seu propósito e no parágrafo for mencionado como um irmão passa o tempo conversando com sua família sobre as mudanças que ocorrerão no novo mundo, podemos fazer o mesmo e visualize como será o novo mundo quando Satanás e as pessoas más não existirem mais e todos os problemas de imperfeição forem eliminados.

Sabemos que o texto diz em 2 Timóteo como estão os tempos agora, porém o irmão na assembleia faz uma análise ao contrário, ou seja, no novo mundo haverá pessoas gentis, pessoas tratáveis ​​e dispostas a fazer acordos, ou seja , ele muda o texto completamente em vez de negativo para positivo.

Podemos fazer o mesmo, podemos visualizar como será o novo mundo quando Satanás e as pessoas más não existirem mais e todos os problemas e imperfeições forem eliminados.

15. O que ajudou Tanja a superar seus medos?

Pois bem, esta irmã que morava na Macedônia do Norte conseguiu superar seus medos por meditar nas promessas de Jeová, apesar de enfrentar a fúria e as ameaças de seus pais de estudar a Bíblia. A irmã agarrou-se à convicção de ser fiel a Jeová, isso lhe traria a felicidade eterna no novo mundo, esta confiança na promessa divina, pois lhe permitiu superar as dificuldades presentes, manter a esperança no futuro que sob o governo de Deus tudo iria melhorar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando ela também sofreu forte oposição dos pais, a ponto de ser espancada ou ameaçada ao voltar das reuniões, isso a ajudou a manter os olhos fixos nas bênçãos que receberia de Jeová se permanecesse leal.

Por isso ela os derrotou meditando nas promessas que Jeová deixou para o futuro porque ela diz que até a expulsaram de casa e mesmo assim ela só pensava que se fosse fiel a Jeová conseguiria ser feliz por toda a eternidade e ela diz que ela disse a si mesma que mesmo não tendo nada neste sistema agora, ela perderia tudo o que tinha, mas ela sabia que Jeová faria com que todas aquelas lembranças ruins fossem esquecidas.

VAMOS FORTALECER AGORA NOSSA CONFIANÇA EM JEOVÁ

16. O que nos ajudará a ser corajosos quando se cumprir o que Lucas 21:26-28 diz?

Para ter coragem quando o que diz Lucas 21:26 a 28 se cumprir, é essencial confiar na promessa e no seu poder protetor durante a grande tribulação. Quando a maioria das pessoas estiver cheia de medo, os servos de Deus poderão permanecer firmes e corajosos porque estarão acostumados a confiar na ajuda divina.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, como vimos no texto, durante a grande tribulação, é a maior tribulação que a humanidade já passou, diz que a maioria das pessoas desmaiará de medo, mas mesmo assim os servos de Deus serão corajosos e permanecerão firme, não nos diz que isso tirará nosso medo, mas permaneceremos firmes. Ora, porque se seguirmos as orientações que estamos considerando na torre de vigia neste artigo, diz que estaremos acostumados a confiar em Jeová assim como os fiéis eram no passado.

E também é muito interessante o que a irmã diz que aprendeu que não há situações que Jeová não possa nos ajudar e superar, mas sim pensar que às vezes o homem vai conseguir nos vencer é errado porque Jeová só permite uma certa controle, o teste terminará mais cedo ou mais tarde.

17. Como nos vai ajudar o texto para o ano de 2024? (Veja foto da capa).

O texto do ano de 2024, “Quando tenho medo, confio em ti”, nos ajudará a manter a confiança em Jeová, em meio a situações angustiantes, e a não deixar o medo nos paralisar. Por nos lembrarmos dessas palavras de Davi e meditarmos na proteção e na fidelidade de Deus no passado, no presente e no futuro, poderemos fortalecer nossa fé e confiança em Jeová. Este texto nos lembrará que, como Davi, podemos depositar nossa confiança em Deus e não temer, confiando em seu poder para nos salvar e proteger.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, isso nos ajudará porque mesmo que soframos neste sistema o que estamos sofrendo com desastres, doenças ou o que quer que seja, podemos ter confiança de que não teremos medo porque Jeová estará conosco, então agora o que temos que fazer é dedique tempo para meditar nas coisas que Jeová fez no passado, no que ele está fazendo agora no presente e no que acontecerá conosco no futuro.

Isso nos ajudará, visto que vivemos num mundo cheio de dificuldades, mas tenha em mente que, se confiarmos em Jeová e meditarmos nos seus tratos com os seus servos no passado, não haverá nada que nos faça tremer.

E isso nos ajudará, como diz a obra de referência bíblica sobre este texto, que o que Davi quis dizer com essas palavras foi a confiança que ele tinha de que o único que poderia nos salvar porque poderia nos manter de pé seria Jeová, em vez de alimentar esses medos. e nos obcecando, então deixe tudo nas mãos de Jeová e ele sempre resolverá, seja agora ou no futuro.

Continuando com o comentário de Vanessa, quão importante é que façamos isso, que confiemos em Jeová, e como diz aquela obra bíblica que se refere ao Salmo 56, se tivermos um problema que não estejamos constantemente pensando nele, que não estejamos alimentando justamente esses medos que podem vir a ser normais neste mundo em que vivemos, em que há tantas pressões, há tantas dificuldades, por isso não queremos fazer isso. O que queremos justamente é que tema não nos paralisar, não nos deixar com tanto medo a ponto de deixarmos de servir a Jeová, por isso é tão importante que confiemos nele.

E é por isso que queremos fazer como visto na foto, vemos uma irmã que pode ter perdido tudo em um desastre natural mas já está lá com sua Bíblia, com certeza pensando no texto do ano, ela confia totalmente em Jeová.

Também é bom meditarmos no que Davi disse que Jeová guarda nossas lágrimas em seu odre, significando que o sofrimento que estamos passando Jeová não se esquece, ele guarda isso em mente, ele sabe como nos sentimos e é isso que ele é no final, vamos confiar mais em Jeová e ver o futuro com mais confiança.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã ao lado de uma casa que foi destruída por um desastre segura uma Bíblia e mostra confiança. Uma irmã que sofreu um desastre medita no texto do ano. (Ver parágrafo 17).

COMO MEDITAR SOBRE O SEGUINTE AJUDA-NOS A SUPERAR O MEDO?

O que Jeová fez no passado.

Meditar no que Jeová fez no passado nos ajuda a vencer o medo. Lembrando a sua intervenção e fidelidade para com os seus servos. Ao refletirmos sobre como Deus protegeu, guiou e abençoou o seu povo ao longo da história, fortalecemos a nossa confiança no seu poder e no seu amor inabalável.

Bem, ele se preocupava com sua criação animal e vegetal, então se olharmos como ele cuidou deles, então com ainda mais razão ele cuidará de nós, também podemos ver como ele cuidou de seus servos no passado e em particular também no que diz respeito a nós o que Jeová fez por nós no passado.

O que Jeová está fazendo agora.

Refletir sobre o que Jeová está fazendo agora nos ajuda a vencer o medo por nos lembrarmos de sua presença ativa na nossa vida e no mundo. Ao refletirmos sobre as bênçãos, a proteção e a orientação que recebemos diariamente como resultado da intervenção divina, fortalecemos a nossa confiança no Seu cuidado constante.

Pois bem, temos que estar atentos a tudo o que Jeová faz e aos discursos que nos dão palavras de encorajamento de algum irmão. Ver todas essas coisinhas que são presentes valiosos de Jeová nos ajudará a ver que ele já está nos ajudando e que no futuro futuro não precisamos ter medo de nada.

Antes do parágrafo em que foi dito que devemos pedir a Jeová que nos ajude a ver essas provas de como ele está nos ajudando porque às vezes quando estamos em dificuldades ou sob nossos medos ou problemas não percebemos isso e o texto de Eliseu com seu servo e como Jeová o fez ver estas coisas.

O que Jeová fará no futuro.

Meditar no que Jeová fará no futuro nos ajuda a vencer o medo por nos lembrarmos de que ele tem o poder de resolver todas as situações difíceis e eliminar todos os problemas no novo mundo.

Jeová promete um futuro de felicidade em que as pessoas serão amorosas e mostrarão devoção sincera a Jeová.

E se pensarmos nisso nos acalma porque sabemos que todo problema que temos hoje tem um fim e não nos lembraremos dele no futuro. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários