TEXTO DIÁRIO, De hoje quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, E o que eu fiz em comparação com o que você fez? (Juízes 8:2).

TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, E o que eu fiz em comparação com o que você fez? (Juízes 8:2).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Quinta-feira, 14 de dezembro

E o que eu fiz em comparação com o que você fez? (Juízes 8:2).

Com a ajuda de Jeová, Gideão e seus 300 homens alcançaram uma grande vitória da qual poderiam ter ficado muito orgulhosos. Os homens de Efraim foram conversar com Gideão, mas não para parabenizá-lo, mas para discutir com ele porque ele não os havia convidado para lutar ao seu lado (Juízes 8:1). Gideão deu-lhes um exemplo específico de como Jeová os havia abençoado. Como resultado, “eles ficaram calmos” (Juízes 8:3). Gideão estava disposto a deixar de lado o seu orgulho para manter a paz entre o povo de Deus. Aprendemos com os efraimitas que não devemos dar mais importância à proteção da nossa honra do que à honra de Jeová. Com Gideão, os moradores e os anciãos podem aprender que, se alguém ficar chateado com eles por causa de algo que fizeram, devem tentar ver as coisas do ponto de vista deles. Você também pode parabenizá-lo por algo que fez bem. Isso requer humildade. Mas manter a paz é muito mais importante do que provar que estamos certos. w21.07 16, 17 par. 10-12.

De acordo com Gálatas 5:26, que defeitos podem nos levar a manifestar espírito de competição?

Que defeitos podem nos levar a manifestar espírito de competição? Um deles é o egocentrismo. A pessoa egocêntrica é orgulhosa e egoísta. Outro defeito é a inveja. O invejoso não deseja apenas o que outra pessoa tem, mas também deseja que essa pessoa não o tenha. Portanto, ter inveja de alguém significa odiá-lo. Sem dúvida, queremos evitar estes defeitos como se fossem uma praga.

Que exemplo nos ajuda a compreender os danos causados ​​pelo egocentrismo e pela inveja?

O egocentrismo e a inveja são semelhantes às impurezas que contaminam o combustível dos aviões. O avião pode conseguir decolar; Mas se impurezas obstruírem as tubulações de combustível, os motores poderão perder potência pouco antes do pouso e o avião poderá cair. De modo similar, alguém talvez já sirva a Jeová há algum tempo; Mas se houver egocentrismo e inveja dentro de você, você acabará desabando (Pv 16:18). Ele deixará de servir a Jeová, prejudicará a si mesmo e prejudicará outros. Como podemos evitar tornar-nos egocêntricos e invejosos?

Como podemos lutar contra o egocentrismo?

Podemos combater o egocentrismo seguindo o conselho que o apóstolo Paulo deu aos filipenses: “Nada façais por espírito conflitante ou egocêntrico, mas pense humildemente que os outros são melhores do que você” (Filipenses 2:3). Se pensarmos que os outros são superiores, não competiremos com aqueles que têm mais talentos ou habilidades que nós, mas ficaremos felizes por eles. Isto é especialmente verdade se eles usam suas habilidades para louvar a Jeová. Por sua vez, se os irmãos que têm talentos também seguirem o conselho de Paulo, concentrar-se-ão nas boas qualidades que vêem em nós. O resultado será que todos promoveremos a paz e a unidade na congregação.

O que nos ajudará a controlar a tendência à inveja?

O que nos ajudará a controlar a tendência à inveja? Seja modesto, ou seja, reconheça que temos limitações. Se formos modestos, não tentaremos provar que temos mais talento e capacidade do que outras pessoas. Em vez disso, procuraremos maneiras de aprender com aqueles que fazem certas coisas melhor do que nós. Por exemplo, se um irmão na congregação proferir excelentes discursos públicos, podemos perguntar-lhe como os prepara. Se uma irmã cozinha muito bem, podemos pedir-lhe algumas dicas para melhorar. E, se um jovem não acha fácil fazer amigos, talvez possa pedir sugestões a alguém que tenha. Tudo isso nos ajudará a evitar a inveja e a melhorar nossas próprias habilidades.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários