O Estudo da Sentinela, “Artigo 37”, semana de 6 a 12 de novembro de 2023, Apoie-se em Jeová, assim como Sansão fez, respostas.
O Estudo da Sentinela, “Artigo 37”, 6-12 de novembro de 2023, Apoie-se em Jeová, assim como Sansão fez, Respostas.
“Soberano Senhor Jeová, por favor, lembre-se de mim. Oh, Deus, dá-me forças” (Juízes 16:28).
1, 2. Por que é bom estudarmos a vida de Sansão?
Desde a infância aprendemos que Sansão era um homem muito forte. Mas, além das suas forças, Sansão era um homem que temia a Jeová. Ele cometeu erros como uma mão imperfeita, um em particular, muito grande. Mas, mesmo assim, Jeová o perdoou.
Muitos anos depois, Jeová inspirou Paulo a falar sobre Sansão. Em Hebreus 11:32-34, vemos como Paulo fala de Sansão entre muitos outros profetas, elogiando sua fidelidade e dedicação a Jeová. Sansão confiou em Jeová, mesmo nas piores circunstâncias.
SANSÃO CONFIA EM JEOVÁ
3. Que missão Sansão recebeu?
Sabemos que os israelitas fizeram coisas más aos olhos de Jeová, por isso ele permitiu que os filisteus governassem o povo de Israel durante 40 anos.
Os filisteus trataram o povo de Israel com muita severidade, por isso Jeová decidiu enviar alguém para salvá-los daquela opressão.
Em Juízes 13:15, vemos como um anjo de Jeová apareceu à mãe de Sansão, que era estéril, dizendo-lhe que ela teria um filho, que seria o Salvador do povo de Israel.
4. Como Jeová ajudou Sansão? (Juízes 15:14-16).
Depois de queimar os campos de trigo dos filisteus, Sansão refugia-se numa caverna em Etám. Enquanto Sansão estava lá, os filisteus chegaram de Leí para prendê-lo. Os judeus, movidos pelo medo e pela ameaça dos filisteus. Então, como vemos em Juízes 15:14-16, naquele momento, o espírito do Senhor o encheu de poder. E as folhas que prendiam seus braços se desfizeram, e as algemas caíram de suas mãos como se tivessem derretido. O que lhe permitiu matar mil homens com a queixada de um burro que encontrou no chão.
5. Como Sansão demonstrou sua confiança em Jeová?
Ele demonstrou confiança em Jeová por não considerar nem por um momento a possibilidade de não conseguir derrotar os filisteus, não importa quantos fossem. Sansão sabia que com fé em Jeová e em qualquer arma, por mais simples que fosse, ele poderia derrotar qualquer exército, por maior e mais poderoso que fosse.
ILUSTRAÇÃO
Sansão agarra a queixada de um jumento enquanto o exército filisteu se aproxima. Sansão confiou em Jeová e foi adaptável. Ele usou o que estava à mão para fazer a vontade de Deus. (Ver parágrafos 4 e 5).
6. Qual lição podemos aprender da história de Sansão?
Vemos como Sansão aplicou o que lemos em Provérbios 16:13. Onde ele nos diz para deixar tudo o que fazemos nas mãos de Jeová, e assim nossos planos darão certo. Com esta ideia em mente, façamos como Sansão, confiemos que Jeová nos ajudará com qualquer fardo ou tarefa que nos for designada, tanto na nossa vida como na congregação.
7. Que exemplo demonstra a importância de buscar a orientação de Jeová?
Nos últimos anos, o povo de Jeová tem crescido muito. Portanto, os irmãos responsáveis, buscando a orientação de Jeová, começaram a comprar prédios e instalações para construir novos Salões do Reino, em vez de construí-los do zero. Com este novo método, ficou claro que Jeová estava abençoando estas mudanças. Este caso demonstra mais uma vez que Jeová está guiando seu povo para cumprir a sua vontade.
Sansão aproveitou a ajuda que Jeová lhe deu
8. O que Sansão fez quando ficou com muita sede?
Sansão poderia facilmente ter ido buscar água sozinho, mas reconheceu que, com a ajuda de Jeová, conseguiu derrotar os mil filisteus com a queixada de um jumento. Isso fortaleceu sua confiança em Jeová, e ele provavelmente pensou que, se pudesse ajudá-lo numa situação difícil, também poderia ajudá-lo a saciar a sede. Foi por isso que ele pediu a Jeová que o ajudasse.
Estas palavras nos ensinam que não devemos tentar resolver as coisas sozinhos, mas que devemos sempre confiar em Jeová, porque ele nos dará aquilo de que precisamos.
9. Como Jeová respondeu ao pedido de Sansão? (Juízes 15:19).
Jeová, com seu grande poder, fez milagrosamente que a água fluísse, e Sansão bebeu esta água e, como resultado, recuperou as forças e reviveu.
O Senhor fez com que água fluísse de um buraco em Leí. Ao beber daquela água, Sansão recuperou as forças. Atualmente, a água ainda jorra daquele buraco. Sabendo disso, temos de ter certeza de que, se confiarmos em Jeová, ele nos ajudará e nos consolará em tempos difíceis.
10. O que devemos fazer para que Jeová possa nos ajudar? (Veja também imagens).
Para que Jeová nos ajude, precisamos ir até ele, ser modestos e admitir que as coisas só irão bem para nós se nos apoiarmos em Jeová. Assim como Sansão recuperou as energias quando bebeu a água de Jeová, também seremos espiritualmente fortes se aproveite toda a ajuda que Jeová nos fornece por meio de sua organização.
Em Mateus 11:28 diz: Vinde a mim, todos vocês que trabalham muito e estão sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Aplicando estas palavras, estejamos cientes de que todos nós precisaremos da ajuda de Jeová em algum momento. Como diz o texto, Jeová nos aliviará dos fardos que carregamos. Por esta razão, temos de aproveitar a ajuda espiritual que Jeová nos dá.
ILUSTRAÇÃO
Sansão agarra a queixada de um jumento enquanto o exército filisteu se aproxima. Sansão confiou em Jeová e foi adaptável. Ele usou o que estava à mão para fazer a vontade de Deus. (Ver parágrafos 4 e 5). Sansão tira água de uma fonte com as mãos. Imagens sobrepostas: 1. Um programa JW Broadcasting®. 2. A Bíblia e diversas de nossas publicações. 3. Irmãos chegando a um Salão do Reino. Sansão recuperou as energias quando bebeu a água que Jeová lhe deu. Temos de aproveitar toda a ajuda que Jeová nos dá para sermos espiritualmente fortes. (Ver parágrafo 10).
11. O que devemos fazer para aproveitar ao máximo a ajuda de Jeová, e que exemplo nos deu um casal?
Ele nos aconselha a ter um programa de atividades espirituais, por exemplo: Estudar a Bíblia e lê-la diariamente. Analise o texto do dia e ore a Jeová, vá às reuniões e pregue. Se fizermos essas coisas, Jeová nos abençoará e nos fortalecerá como fez com Sansão. O exemplo que este casamento nos dá é o de não confiarmos em nós mesmos, mas em Jeová.
O exemplo que este casamento nos dá é o de não confiarmos em nós mesmos, mas em Jeová. Ele também nos aconselha a ter um programa de atividades espirituais. Por exemplo: Estude a Bíblia e leia-a diariamente. Analise o texto do dia e ore a Jeová, vá às reuniões e pregue. Se fizermos essas coisas, Jeová nos abençoará e nos fortalecerá como fez com Sansão.
SANSÃO NÃO DESISTIU
12. Que decisão errada tomou Sansão, e por que foi diferente das anteriores?
Sansão, durante toda a sua vida, baseou suas decisões no mandato que Jeová lhe havia dado, que era lutar contra os filisteus e libertar o povo de Israel. Em Juízes 16 4, vemos como Sansão se apaixonou por Dalila. Esta relação foi improdutiva para o propósito de Sansão, porque Dalila era judia e esta relação não ajudou Sansão na sua luta contra os filisteus.
Portanto, essa foi uma má decisão da parte de Sansão. Na verdade, essa decisão custou muito caro a Sansão, pois lhe trouxe consequências terríveis.
Antes de conhecer Dalila, vemos que Sansão tinha a aprovação e a ajuda de Jeová. Em Juízes 21:1-3. Lemos como Sansão, estando na casa de uma prostituta, foi cercado por filisteus que queriam prendê-lo quando ele saiu de lá. Porém, Sansão, com a ajuda de Jeová, conseguiu sair de casa, enganando os filisteus, e arrombando os portões da cidade, deixando assim a cidade sem defesas, cumprindo assim a ordem de Jeová.
13. O que Dalila fez para prender Sansão?
Continuando com a má decisão que Sansão tomou, ao se apaixonar por Dalila, vimos como Dalila trai Sansão, vendendo o segredo da tremenda força de Sansão aos filisteus em troca de dinheiro.
Dalila aproveitou a confiança e o amor de Sansão por ela para descobrir o segredo de sua tremenda força. Vemos que tomar a má decisão de ficar com Dalila levou Sansão a ser reprovado por Jeová por algum tempo.
14. Como Sansão acabou confiando em Dalila?
Sansão estava muito apaixonado por Dalila, tanto que passou a confiar mais nela do que em Jeová. Vemos que esta foi uma má escolha, pois Dalila traiu Sansão, revelando aos filisteus o segredo da força de Sansão.
Os filisteus que odiavam Sansão vingaram-se dele, agarrando-o, arrancando-lhe os olhos e transformando uma pedra de moinho na prisão. Os governantes filisteus até usaram Sansão para entretê-los em suas festas, enquanto zombavam dele e o insultavam.
15. Como Sansão mostrou que se apoiava novamente em Jeová? (Juízes 16:28-30; veja a arte da capa.)
Conforme lemos no texto, Sansão, ciente do seu grande erro, explicou a Jeová, para que lhe permitisse vingar-se mais uma vez dos filisteus. Jeová ouviu seu apelo e restaurou as forças de Sansão. Naquele momento, Sansão apoiou as mãos nas colunas da casa e, empurrando-as, fez com que a casa caísse sobre os governantes e todas as pessoas que estavam na celebração.
O texto termina dizendo que Sansão nesta ocasião matou mais filisteus do que havia matado em toda a sua vida. Sansão orou a Jeová com arrependimento, e Jeová não escutou.
ILUSTRAÇÃO
Sansão empurra duas colunas com toda a força e o prédio desaba. Jeová deu forças a Sansão para executar a sua sentença contra os filisteus. (Ver parágrafo 15).
16. O que aprendemos de Sansão?
A vida e a experiência de Sansão nos ensinam hoje que devemos permanecer no caminho de Jeová, mas se em alguma ocasião fizermos algo imprudente ou ruim aos olhos de Jeová, não desistamos ou pensemos que Jeová não é mais. perdoe-nos.
Devemos lembrar-nos de que, assim como Sansão, todos os dias um de nós pode ser muito útil para Jeová de muitas maneiras. Em Salmos 10:3-9 somos lembrados de que Jeová não apontará continuamente as nossas falhas nem ficará ressentido para sempre.
17, 18. Por que você se sente encorajado pelo exemplo de Miguel? (Veja também imagens).
A experiência deste irmão nos encoraja e nos ajuda a não desistir. No caso deste irmão, devido a um erro ele perdeu seus privilégios na congregação e pensou que não conseguiria recuperar a amizade com Jeová. Se este fosse o nosso caso, devemos lembrar as palavras citadas no Salmo 86:5 onde nos é dito. que Jeová é tão bom e está disposto a perdoar, visto que seu amor leal por todos os que o procuram é imenso.
Com estas palavras em mente, devemos orar a Jeová e ir aos anciãos porque Jeová perdoa qualquer pessoa que realmente se arrependa. Visto que, como lemos em Provérbios 28:13, aqueles que escondem os seus pecados não irão bem.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um irmão muito triste com a Bíblia aberta ao seu lado. 2. O irmão conversa com dois idosos. 3. Medite sobre o que você está lendo no seu tablet. 4. Ouça com atenção numa reunião no Salão do Reino. 5. Faça um discurso em uma reunião. Sansão provavelmente se sentiu muito mal por causa do seu erro, mas não desistiu. Também não devemos desistir. (Ver parágrafos 17 e 18).
19. Como o exemplo de Sansão fortaleceu você?
Sansão era um homem imperfeito e como tal cometeu erros, mas mesmo assim nunca desistiu ou desistiu, permaneceu fiel a Jeová. Muitos anos depois, Paulo escreveu sobre Sansão na sua carta aos hebreus, mostrando que a fidelidade e a fé que Sansão tinha fizeram com que Jeová o recompensasse.
Da mesma forma, Jeová nos considera pessoas fiéis, mesmo que às vezes cometamos um erro. Se este for o nosso caso, lembremo-nos da oração que Sansão fez a Jeová, descrita em Juízes 16:28, e peçamos a Jeová que se lembre de nós e nos dê forças.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como mostramos que confiamos em Jeová, assim como Sansão fez?
Sansão demonstrou confiança em Jeová por não considerar nem por um momento a possibilidade de não conseguir enfrentar os filisteus, não importa quantos fossem. Sabemos que, por termos fé em Jeová, poderemos enfrentar qualquer problema ou provação que surgir.
Que ajuda Jeová deu a Sansão para continuar a lutar contra os filisteus?
Jeová deu a Sansão uma força extraordinária para lutar contra os filisteus. Embora Sansão tenha perdido esse dom por confiar em Dalila, vemos que Jeová lhe deu novamente esse poder para tomar uma última ação contra os filisteus.
O que aprendemos com o que Sansão fez depois de cometer um erro?
Aprendemos que não devemos desistir, pelo contrário, devemos orar a Jeová conforme indicado em Juízes 16:28. Visto que Jeová nunca nos dá por perdidos e nos perdoa desde que nos arrependamos de coração.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário