TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 5 de setembro de 2023, Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o trouxer (João 6:44).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 5 de setembro de 2023, Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o trouxer (João 6:44).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2023
Terça-feira, 5 de setembro
Fuja da armadilha do Diabo (2 Timóteo 2:26).
Capturar ou matar sua presa: esse é o objetivo de todo caçador. Para conseguir isso, ele pode usar diversas armadilhas, como as mencionadas por um dos falsos amigos de Jó (Jó 18:8-10). E como ele consegue atrair um animal para sua armadilha? Estudá-lo para saber por onde ele se move, do que gosta e o que pode pegá-lo de surpresa. Satanás faz o mesmo. Ele nos observa e nos estuda para ver para onde nos movemos e do que gostamos. Então, ele nos arma uma armadilha, com a qual espera nos pegar de surpresa. Mesmo assim, a Bíblia nos diz o que devemos fazer para evitar cair nas armadilhas. E, se cairmos em algum deles, o que fazer para nos libertarmos. Duas das armadilhas mais eficazes de Satanás são o orgulho e a cobiça. Eles têm dado bons resultados há milhares de anos. Ele é como um caçador de pássaros que atrai sua presa para uma armadilha ou rede (Sl 91:3). Mas não precisamos ser enganados pelas suas táticas, pois Jeová nos revelou o que elas são (2 Coríntios 2:11). w21.06 14 pars. 1, 2.
Por que incluiu Jeová na Bíblia exemplos de pessoas que cederam ao orgulho e à cobiça?
Qual é uma das maneiras pelas quais Jeová nos alerta sobre os perigos do orgulho e da cobiça? Deixando registradas experiências da vida real para que possamos aprender com elas. Nos exemplos que analisaremos, veremos que Satanás conseguiu prender até mesmo servos de Jeová muito experientes. Isso significa que estamos fadados ao fracasso? Claro que não. Jeová incluiu esses relatos na Bíblia “como um aviso para nós” (1 Coríntios 10:11). Ele sabe que podemos tirar lições deles e assim evitar ou libertar-nos das armadilhas do Diabo.
Aonde o orgulho pode nos levar?
Satanás quer que nos tornemos orgulhosos. Ele sabe que se esse sentimento nos dominar, seremos como ele e perderemos a vida eterna (Pv 16:18). Por esta razão, Paulo advertiu que se alguém estiver cheio de orgulho, receberá “a mesma condenação que o Diabo recebeu” (1 Timóteo 3:6, 7). Isso pode acontecer com qualquer um de nós, quer sirvamos a Jeová por alguns ou por muitos anos.
De acordo com Eclesiastes 7:16, 20, como se comporta uma pessoa orgulhosa?
A pessoa orgulhosa é egoísta. Satanás tenta fazer com que pensemos em nós mesmos e não em Jeová, especialmente quando temos problemas. Por exemplo, já fomos acusados de algo que não fizemos? Fomos vítimas de uma injustiça? Satanás adoraria que culpássemos a Jeová ou aos nossos irmãos. Além disso, ele quer que pensemos que a única solução é fazer as coisas do nosso jeito, em vez de seguir a orientação que Jeová nos dá na sua Palavra (leia Eclesiastes 7:16, 20).
O que nos ensina o que aconteceu com uma irmã na Holanda?
Vejamos o caso de uma irmã holandesa que não suportava as imperfeições dos irmãos. Chegou ao ponto que ele não queria mais estar perto deles. Ela diz: “Eu me senti muito sozinha. Ele não conseguia ver os irmãos de outra forma. Então eu disse ao meu marido que precisávamos mudar de congregação.” Depois ela assistiu ao programa JW Broadcasting® de março de 2016, que dava dicas para lidar com as imperfeições dos outros. A irmã explica: “Percebi que precisava ser humilde e admitir meus próprios erros, em vez de tentar mudar os irmãos da congregação. O programa ajudou-me a concentrar-me em Jeová e na sua soberania.” A questão é clara: quando tivermos um problema, não nos esqueçamos de Jeová; peçamos-lhe que nos ajude a ver os irmãos como ele os vê. Nosso Pai celestial vê seus erros; ainda assim,
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário