TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 9 de julho, é melhor aproveitar o que seus olhos veem do que andar daqui para lá perseguindo desejos (Eclesiastes 6:9).

TEXTO DIÁRIO, De hoy Domingo 9 de julio, Es mejor disfrutar de lo que ven los ojos que andar de acá para allá persiguiendo deseos (Ecl. 6:9).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

domingo, 9 de julho

É melhor desfrutar do que os olhos veem do que andar aqui e ali perseguindo desejos (Eclesiastes 6:9).

Se queremos sentir alegria, devemos fazer o que diz o texto de hoje. A pessoa que gosta "do que vê" está satisfeita com o que tem, como as circunstâncias atuais. Mas a pessoa que vai "aqui e ali atrás de desejos" está sempre desejando o que não pode ter. O que aprendemos com isso? Que se queremos nos sentir felizes, devemos focar no que temos e não no que está fora do nosso alcance. Todos nós gostamos naturalmente de enfrentar novos desafios. Então, é possível se contentar com o que já temos? Sim é possível. Na verdade, podemos vir a desfrutar do que temos. Como? Para descobrir, vamos analisar a parábola dos talentos que Jesus contou e que se encontra em Mateus 25:14-30, e vamos nos concentrar no que podemos fazer para ter alegria e até aumentá-la em nossas circunstâncias. w21.08 21 pars. 5, 6.

O QUE FAZER PARA SENTIR MAIS ALEGRIA

Conte brevemente a parábola de Jesus sobre os talentos.

Na parábola, Jesus falou de um homem que ia viajar. Antes de partir, chamou seus escravos e deu a cada um talentos para negociar.c A um escravo deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um de acordo com sua capacidade. Os dois primeiros escravos foram diligentes e conseguiram mais dinheiro para seu mestre. Mas o terceiro escravo não fez nada com o talento que havia recebido, então o mestre o mandou embora.

Por que o primeiro escravo da parábola se sentia feliz?

O primeiro escravo provavelmente ficou honrado porque seu mestre lhe deu cinco de seus talentos. Era muito dinheiro e mostrava quanta confiança seu mestre tinha nele. E o que podemos dizer sobre o segundo escravo? Este pode ter ficado desapontado ao ver que não recebeu tantos talentos quanto o primeiro. Mas o que ele fez?

O que Jesus não disse sobre o segundo escravo? (Mateus 25:22, 23).

(Leia Mateus 25:22, 23.) Jesus não disse que o segundo escravo estava chateado e ressentido porque seu mestre lhe deu apenas dois talentos. E ele não deu a entender que o escravo havia dito algo como: “Isso é tudo que eles vão me dar? Mas se eu sou tão habilidoso quanto aquele que recebeu cinco talentos! Se meu mestre não me valoriza, enterro esses dois talentos e cuido da minha vida."

O que o segundo escravo fez com seus talentos?

Como no caso do primeiro escravo, o segundo levava muito a sério a responsabilidade que lhe fora confiada e trabalhava arduamente para o seu senhor. Como resultado, ele ganhou outros dois talentos. Muito feliz, o mestre recompensou seus esforços e confiou-lhe mais responsabilidades.

O que podemos fazer para sentir mais alegria?

Da mesma forma, podemos sentir mais alegria se dermos o melhor de nós em qualquer designação que recebermos em nosso serviço a Jeová. Dediquemo-nos totalmente à obra de pregação e participemos plenamente das atividades da congregação (At 18:5; Hb 10:24, 25). Preparemo-nos bem para encorajar outros com nossas respostas nas reuniões. Vamos levar a sério qualquer tarefa de aluno que tenhamos na reunião do meio da semana. Se nos pedirem ajuda para fazer algum trabalho na congregação, sejamos pontuais e confiáveis. Não pensemos que certas tarefas não são importantes e que não merecem que dediquemos nosso tempo a elas. Vamos nos esforçar para melhorar nossas habilidades (Pv 22:29). Quanto mais ocupados estivermos em nossas atividades e responsabilidades espirituais, mais rápido progrediremos e mais alegria sentiremos (Gálatas 6:4). E será mais fácil nos alegrarmos quando outros receberem uma responsabilidade que gostaríamos de ter (Rm 12:15; Gl 5:26).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários