Estudo de Livro de Congregação, Semana de 12 a 18 de junho de 2023, Lição 48, Pontos 1 a 4, Escolha bem seus amigos, Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 12 a 18 de junho de 2023, Lição 48 pontos de 1 a 4, Escolha bem seus amigos, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 48 pontos 1-4.

Escolha bem seus amigos

Bons amigos tornam nossas alegrias maiores. E, com o seu apoio, nossas tristezas são menores. Mas cuidado, a Bíblia diz que nem todo mundo é um bom amigo. Então, como você pode selecionar seus amigos? Analise as seguintes questões.

1. Como seus amigos o influenciam?

Sabemos que os amigos influenciam para o bem ou para o mal. Por exemplo: Se nossos amigos servirem a Jeová, eles nos ajudarão a ser leais, mas se não, eles nos levarão ao caminho errado, por isso a importância de escolher bem nossos amigos.

E algo interessante que o parágrafo menciona é que devemos escolher bem nossos amigos, mas não apenas com quem nos encontramos fisicamente, mas também nas redes sociais.

As amizades, se forem boas, nos trarão coisas boas, e se forem ruins, coisas ruins. A Bíblia nos aconselha a escolher bem com quem compartilhar o tempo, pois estaremos compartilhando coisas que essas amizades gostam, como diz 1 Tessalonicenses 5:11, se a fé em Deus for compartilhada em amizade, edificaremos uns aos outros .

2. Jeová se importa com o tipo de amigos que você escolhe?

Claro, é por isso que Jeová deixa bem claro para nós em Tiago 4:4, que se tivermos amigos do mundo ou que não o sirvam, estaremos nos tornando seus inimigos, mas se escolhermos amigos que o sirvam, estaremos cada vez mais perto do nosso Deus.

Jeová nos ama e por isso quer que não soframos e sejamos felizes em seu serviço fiel, por isso nos vê e se preocupa como usamos nosso tempo e quais são as nossas diversões que compartilhamos com outras pessoas, porque, talvez, um deles pode representar um perigo que nos distancia de Deus.

VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO

Vamos ver por que é importante escolher bem nossos amigos e como você pode fazer amigos que realmente enriqueçam sua vida.

3. Cuidado com as más companhias

As más companhias são as pessoas que não amam a Deus nem respeitam suas regras. Assista ao VÍDEO e fale sobre:

VÍDEO: Como rejeitar más companhias (6:17)

Como poderíamos ter más companhias sem perceber?

Por exemplo: No trabalho poderíamos começar a nos reunir mais do que o normal com pessoas que não servem a Jeová, até compartilhando seu humor, suas piadas, também nas redes sociais poderíamos ter contato com pessoas que não estão bem espiritualmente ou que não são Eles são cristãos.

Além disso, enquanto jogam videogames on-line, os jovens podem entrar em contato com pessoas que não servem a Jeová e com muitos maus hábitos, e esses hábitos podem pôr em perigo sua espiritualidade.

No trabalho, podemos estar envolvidos em compartilhar tempo com clientes além da esfera profissional ou reservar tempo para atividades espirituais. Outro exemplo está nas redes sociais, embora pensemos que são inofensivas ou em jogos online de natureza imprópria de acordo com o que a Bíblia nos ensina. São todas situações que a priori pensamos que não nos afetarão, mas podem acabar afetando.

Leia 1 Coríntios 15:33 e discuta o seguinte:

No seu caso, quais pessoas poderiam ser uma má companhia? Porque?

Pessoalmente podem ser uma má companhia para as pessoas que conheço no trabalho, pois são pessoas que não servem a Jeová, por isso devo aprender a estabelecer limites.

Embora seja verdade, como vemos na ilustração, que podemos ter muito bons amigos, uma amizade ruim basta para estragar as raízes que lançamos na fé. Por isso temos que analisar cada amizade, o tempo que passamos com elas e o que fazemos.

Leia Salmos 119:63 e discuta o seguinte:

O que você deve procurar em um amigo?

O que devemos procurar em um amigo é que ele tema a Jeová e também cumpra todos os seus mandamentos.

Como acabamos de ler no Salmo 119:63, toda boa amizade, todo bom amigo seria aquele que ama a Jeová tanto ou mais quanto nós, que o teme e vive de acordo com seus padrões justos e divididos. Para que o tempo que passamos com ele seja como vimos anteriormente em Tessalonicenses, edificante para a fé de ambos.

Uma maçã podre pode estragar todas as outras. E você, como empresas ruins podem te afetar?

Uma maçã podre pode estragar todas as outras. E assim como uma maçã podre é combinada com uma maçã saudável, também fará com que ela apodreça. Da mesma forma, se eu me associar com pessoas que não fazem a vontade de Deus, posso passar a amar o que é mau e perder a aprovação de Jeová.

4. Podemos nos tornar bons amigos de pessoas muito diferentes de nós.

A Bíblia fala de Davi e Jônatas, dois homens do antigo Israel. Embora tivessem idades e vidas muito diferentes, eles desfrutavam de uma amizade preciosa. Leia 1 Samuel 18:1 e discuta o seguinte:

Por que não é necessário que todos os nossos amigos sejam da nossa idade ou posição social?

Como podemos ter amigos de todas as idades, assim como Davi e Jônatas, seremos ainda mais beneficiados se tivermos amigos mais velhos do que nós, por sua experiência em servir a Jeová, pois sem dúvida seus conselhos nos ajudarão a continuar no caminho certo. caminho. .

A Bíblia nos ensina exemplos de amizade em diferentes idades e como isso pode ser produtivo porque eles têm outra sabedoria, conhecimento, uma perspectiva diferente de ver as coisas e podemos aprender com todos eles. Além disso, nos enriqueceremos com suas experiências, circunstâncias pessoais ou modo de pensar.

Leia Romanos 1:11, 12 e discuta o seguinte:

Como os amigos que amam a Jeová encorajam uns aos outros?

Nos fortalecemos uns aos outros passando tempo juntos, seja em reuniões, pregações ou nos momentos de folga com nossos irmãos na fé.

Toda pessoa que ama a Jeová enfrenta situações semelhantes ao longo de sua vida e sabemos muito bem o que é servir a Jeová, por isso ninguém melhor do que os fiéis servos de Deus sabem como e do que precisamos em todos os momentos, para que nossas palavras, gestos e as ações são verdadeiramente encorajadoras.

Assista ao VÍDEO e fale sobre:

VÍDEO: Há amigos onde menos se espera (5:06)

Por que os pais de Akil estavam preocupados com os amigos que seu filho tinha na escola?

Aproveitou a amizade que um irmão idoso lhe deu, pois até tinham hobbies parecidos, então se tornaram grandes amigos, nos ensinando assim que não é necessário alguém ter a nossa idade para ser nosso amigo.

Preocupava-o porque, por um lado, o filho está a viver uma situação difícil, deixando os amigos para trás e agora a ter de se enquadrar, e este sentimento de adaptação é muito forte e pode levá-lo a optar por amizades tóxicas que, para para se adaptar ou entrar em seu círculo de amigos teria que fazer coisas contrárias a Deus ou compartilhar ou aceitar comportamentos antibíblicos.

Por que Akil gostou dessas amizades no começo?

Porque ele se sentia muito sozinho, pois tinha acabado de se mudar e não tinha amigos, então era um pouco fácil para ele ter esses amigos na escola.

Obviamente, Akil gostava deles porque eles o aceitavam em seu círculo de amigos por quem ele era, mas isso poderia ter um alto custo. Ele até pensou que poderia levar a verdade a esses novos amigos. Mas, aos poucos, com a convivência, ele realmente viu o que tinha no coração e que isso prejudicaria seu futuro com Jeová.

O que você fez para parar de se sentir sozinho?

 Aproveitou a amizade que um irmão idoso lhe deu, pois até tinham hobbies parecidos, então se tornaram grandes amigos, nos ensinando assim que não é necessário alguém ter a nossa idade para ser nosso amigo.

Akil percebeu que seus amigos não precisavam ser jovens de sua idade, mas encontrou em irmãos experientes da congregação o apoio, refúgio e amizade edificante de que precisava para não se sentir sozinho, um sentimento muito forte, e até encontrou irmãos com quem compartilhou seu hobby de fotografia.

NOTA: Los anuncios que aparecen en este Sitio, son únicamente para costear los gastos implicados que requieren mantener una página. Por lo tanto este sitio no se responsabiliza de «Los contenidos de las publicidades que aparecen», ya que los anunciantes publicitarios no son Testigos de Jehová. De modo que se le sugiere no prestar atención ni confiar en dichos anuncios. Atentamente AJUDATJ.COM.

Comentários