Estudo da Sentinela, O que aprendemos com os milagres de Jesus?, Semana de 5 a 11 de junho de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, O que aprendemos com os milagres de Jesus?, 5-11 de junho de 2023, Comentários e Respostas. 

"Ele percorria a terra fazendo o bem e curando todos os oprimidos" (ATOS 10:38).

1. Em que circunstâncias Jesus realizou seu primeiro milagre?

Jesus realizou seu primeiro milagre em um banquete de casamento na cidade de Caná, ao norte de Nazaré, onde ele cresceu. Sua mãe Maria era amiga da família dos noivos e aparentemente estava ajudando a servir os convidados. A hospitalidade era um dever sagrado e em um banquete de casamento era necessária abundância de tudo, o termo vinho. Por isso, Maria diz a Jesus que o vinho havia acabado. Então, Jesus realiza o milagre de transformar água em vinho de excelente qualidade, conforme João 2:9,10.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele estava com sua mãe e alguns discípulos em um casamento em Caná que era perto de Nazaré e onde ele morava e o vinho acabou e então sua mãe que talvez estivesse ajudando no banquete disse que o vinho havia acabado e então Jesus fez seu primeiro milagre transformou água em bom vinho e em quantidade muito boa e vinho muito bom.

E este foi um detalhe interessante porque talvez se possa pensar bem o que acontece se acabar o vinho, aí pode-se beber outra coisa, mas a nota diz que a hospitalidade era um dever sagrado no Oriente e não bastava apenas servir bem vinho mas sim o mais importante tinha sobrado, por isso o detalhe que a mãe de Jesus lhe contou isso. 

Seu primeiro milagre foi em um casamento e duas peculiaridades se destacam. A primeira, que Jesus tinha acabado de começar seu ministério. A segunda é que a água que se transformou em bom vinho, como disse o diretor do banquete, o que não costumava ser feito, mas o bom vinho foi servido primeiro e depois o ruim para economizar custos. Jesus não fez isso, ele sabe que é um dom de Deus, que deve ser bom e consumido com consistência e sem embriaguez.

2, 3. (a) Como Jesus usou seu poder?

Jesus usou seu poder para ajudar milhares e milhares de pessoas. Por exemplo, nos capítulos 14 e 15 de Mateus é mostrado como Jesus com 2 milagres alimentou aproximadamente 27.000 pessoas e nessas ocasiões também aproveitou para curar todos os enfermos que ali estavam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus nunca realizou nenhum milagre ou usou seu poder para provar a si mesmo ou alimentar um pretenso ego. Pelo contrário, todo o seu poder que vinha de seu pai Jeová, que sempre foi reconhecido, era para ajudar milhares e milhares de pessoas em situações gravíssimas, como fome ou doenças sem solução.

Bem, ele realizou vários milagres e em uma ocasião também alimentou 5.000 homens e 4.000 mulheres, e é possível que fossem talvez 27.000 contando crianças e pessoas.

Ele nunca usou o poder em benefício próprio, mas sempre o fez para ajudar outras pessoas, como vimos, curando-as de doenças ou alimentando-as.

E ele fez isso de uma forma muito generosa porque Mateus 15 diz que eles recolheram sete grandes cestos cheios de pedaços que sobraram, então isso também diz muito sobre o rei que vamos ter a generosidade que ele tem conosco.

Sim, como mostra Mateus 15:32, ele diz que se comoveu profundamente e volta a insistir, em Mateus 14:14 diz que se comoveu profundamente, ou seja, vemos que esta qualidade também é o que lhe foi mostrado, o que o fez mostrar esses sentimentos quando realizou esses milagres.

É importante que o que é mostrado em Marcos 1:32 a 34 mostre claramente a sensibilidade que Jesus tinha e como ele era uma pessoa bondosa pois não há registro do número de milagres que ele fez, ali é mostrado que havia uma multidão que lhe pediu e é mostrado em 34 onde ele fez vários milagres, então como foi importante que ele não só se satisfez em fazer um milagre de transformar água em vinho, mas que ele fez muitos milagres e que a verdade é que isso mostra como sensível ele era e quão humilde ele era.

2, 3. b) Por que é bom analisar os milagres de Jesus?

Podemos aprender muito com os milagres de Jesus porque eles fortalecerão nossa fé. Também nos ensina como imitar a humildade e a compaixão que Jesus demonstrou ao realizar esses milagres.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É bom porque aprendemos muitas lições que podem fortalecer nossa fé e nos ajudar a imitar seu exemplo de humildade e compaixão.

É bom analisar esses milagres porque, embora não possamos realizá-los, podemos ser um bálsamo salvador para muitas pessoas simplesmente estando com elas, ouvindo-as, sendo humildes e mostrando nossa compaixão e generosidade para com os necessitados no momento certo. .

Bem, certamente isso nos ajudará muito, pois a humildade que Jesus teve e a compaixão ao fazer todos esses milagres também fortalecerá muito nossa fé.

Sim, como Mateus 14:14 também mencionou, ele ficou profundamente comovido e curou os que estavam doentes, então ele também curou os enfermos e essas pessoas ficaram maravilhadas quando também foram alimentadas e curadas milagrosamente. 

LIÇÕES SOBRE JEOVÁ E JESUS

4. De quem podemos aprender ao rever os milagres de Jesus?

Podemos aprender de Jesus e também de Jeová, visto que Jesus imita perfeitamente os sentimentos de seu Pai. Também devemos lembrar que se Jesus tem o poder de fazer milagres porque seu Pai o ungiu com o Espírito Santo e poder. Portanto, Jesus poderia percorrer a terra curando todos os oprimidos pelo diabo, como mostra Atos 10:38.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E obrigado também a Jesus que imitou perfeitamente seu pai porque mostrou a ele os sentimentos que ele queria mostrar a Jeová para conosco, a forma de pensar e também a qualidade que Jeová faz por nós e assim vemos que temos um rei que Jeová deu ele para que tenhamos essa esperança e fortaleçamos nossa fé para o futuro.

Sim, por exemplo, João 14:9 mostra muito bem quando Jesus menciona que quem me vê também vê o pai, então vemos como Jesus tratava os outros o amor que mostrava como ele era uma representação perfeita de como Jeová é .

Desses milagres podemos aprender três aspectos: 1) a reação de gratidão daqueles que receberam os milagres, 2) a humildade, bondade e generosidade de Jesus e 3) Jeová, como diz Atos 10:38, Jesus foi capaz de todos esses milagres porque ele foi ungido com espírito santo e poder por seu Pai Celestial.

E também lemos em Atos 10:38 que foi Jeová quem ungiu Jesus com espírito santo e poder e ele estava fazendo o bem e curando porque Deus estava com ele, então aprendemos não apenas com Jesus, mas também com seu pai porque ele era o único quem lhe deu deu o poder para esses milagres. 

5. O que motivou Jesus a realizar milagres? (Mateus 20:30-34).

A principal motivação de Jesus foi o amor que sente pela Humanidade.No relato de Mateus 20:30,34, vemos que esse amor o levou a sentir profunda compaixão por dois cegos e ele o demonstrou restaurando-lhes a visão. Da mesma forma, esse amor o motivou a curar um leproso e alimentar um faminto, refletindo assim seu desejo de acabar com o sofrimento que assola os seres humanos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O amor de Jesus e Jeová por toda a humanidade. Jesus não estava fazendo milagres para ninguém ou sobre qualquer assunto, ele foi feito para aquelas pessoas que tinham fé e realmente valorizavam o poder de Deus, essa reflexão é mútua e Jesus sentiu isso com extremo amor pelas pessoas que acreditaram na Palavra de Deus e eles tinham fé.

Pois quando esteve na terra ensinou e usou todo o seu poder para curar e ajudar as pessoas.

Aqui se esclarece o quão profundamente emocionado ele diz que não está se referindo apenas a sentimentos internos, ou seja, se emociona dizendo que pena, aqui ele diz que também é tratado fisicamente e Jesus demonstrou isso dando comida para eles, que ou seja, ele se comoveu porque, além de ver o que aconteceu, o que ele sofreu, sabia que lhe faltava comida, então o que Jesus sentiu é profundamente maravilhoso.

Então o jeito que Jesus curava não era como você vai no médico ele te dá remédio e pronto, mas ele se envolveu pessoalmente e com isso ele mostrou como Jeová faz, também como Jeová sente a nossa dor, ele sente o que a gente passou e está disposto a nos ajudar também.

E o que a gente fica sabendo é que o que o motivou a fazer esses milagres é o amor que ele sente por nós e esse mesmo amor é o que Jeová sente e nenhum dos dois gosta de nos ver sofrer e por isso vão tirar todos os dificuldades e todo o mal do mundo.

Vemos a grande compaixão que Jesus sentiu porque aqui em Marcos 141 ele fala sobre como com um leproso algo que as pessoas repelem quando os veem eles têm que dizer impuros impuros e as pessoas os afastam, mas ele não está satisfeito em simplesmente curá-lo, ele tocou ele tocou nele e algo foi curado. É um amor tão grande que ele deve ter sentido tão intenso naquele momento que não se importou em tocar aquela pessoa para poder curá-lo e a gratidão que ele deve ter sentido quando alguém tinha o tocou. 

6. Que poder Deus deu a Jesus?

Jeová deu a Jesus o poder de acabar com todos os problemas da humanidade. Especialmente os problemas que nós mesmos não podemos resolver. Prova disso são os 2 milagres onde alimento os famintos, curo os enfermos, controlo as tempestades de vento, derroto os maus espíritos e até ressuscito os mortos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para acabar com a raiz do problema, atualmente nesta época, por exemplo, que muitas pessoas são alérgicas, costumam receber anti-histamínicos para atenuar os efeitos desse tipo de doença, mas não eliminam a causa que causa as alergias, e no caso de Jesus Jeová deu a ele o poder de eliminar não apenas os efeitos, mas a causa raiz, isso foi demonstrado quando ele curou uma pessoa de acordo com o registro de Mateus capítulo 9 e disse a ela no versículo 2 que seus pecados estão perdoados, portanto relacionado ao de Adão pecou com a doença que tinha e Jesus tinha poder para eliminá-la.

E dentro do poder que ele recebeu, não só vai tirar a raiz do mal, curando todo tipo de doença, doenças que a medicina hoje tem muitas limitações e não pode curar, só aliviar, mas Jesus vai poder com todos os tipos de doenças e não só isso, mas também tem o poder de controlar tempestades e derrotar espíritos malignos, coisas que também são avassaladoras e produzem muito sofrimento, e tudo isso vai desaparecer graças ao poder de Jeová que ele tem dado Jesus.

Então, além de serem profundamente movidos a agir, é também que eles têm o poder de poder fazê-lo e isso é uma tranquilidade porque não dependemos simplesmente de humanos com bons sentimentos, como podemos ter em um determinado momento é totalmente diferente.

7, 8. a) De que podemos ter certeza graças aos milagres de Jesus?

Graças aos milagres de Jesus podemos ter plena certeza de que as bênçãos do Reino se realizarão, temos essa convicção porque os milagres que Jesus fez na terra como ser humano foram apenas uma amostra do que ele fará em grande escala. como Rei Celestial do Reino de Deus, onde eliminará para sempre todos os problemas, doenças e sofrimentos que atormentam a humanidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O povo de Deus pode ter certeza, pois a Bíblia mostra através dos milagres que Jesus fez, que Jeová cumprirá todas as promessas e dará solução para a morte, doenças, problemas ambientais e um Reino celestial sem problemas, nem sociais nem econômicos, vivendo para todo o sempre em perfeita saúde.

E faz sentido não ver tudo que ele fez como humano mesmo sendo perfeito e filho de Deus mas ele era humano e mesmo assim fez milagres fez curas fez ressurreições, então o que Jesus vai poder fazer como rei do Reino de Deus.

Ele diz que removerá todos os problemas físicos e doenças que afligem a humanidade, o que é uma grande bênção para todos nós.

Isaías 33:24 nos dá uma excelente esperança é que nenhum habitante dirá que estou doente, hoje infelizmente existem doenças até aquelas que são ditas raras que não tem solução no momento isso será resolvido através do poder do Reino de Deus.

Também teremos a imensa alegria de receber nossos entes queridos que se encontram nos túmulos.

7, 8. b) Que milagre você mais espera?

Aguardo o milagre da ressurreição para poder ver novamente todos os meus entes queridos que estão dormindo na morte.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Problemas físicos e doenças atormentam a humanidade, todos teremos saúde perfeita. Nunca passaremos fome ou sofreremos com desastres naturais.

Espero ver o milagre onde Jesus nos dá saúde perfeita, eliminando todos os problemas físicos e doenças que tanto nos fazem sofrer hoje.

Aguardo ansiosamente o dia em que Jesus fará milagres para eliminar para sempre a fome na escassez de alimentos.

Sem dúvida, é uma questão pessoal, mas todos nós ansiamos e fomos criados assim, com o desejo da vida, então a vida eterna é o grande milagre que esperamos junto com a ressurreição de nossos entes queridos que adormeceram em a morte.

Bem, eu gosto de visualizar a terra e pensar que todos que vejo estão adorando a Jeová porque essa ideia já traz muitas bênçãos.

O milagre que espero é a ressurreição de poder receber de volta entes queridos e amigos que perdemos na morte.

Bom, eu pelo menos vejo tudo que Jeová provê de toda comida para todos e que não vai faltar nada, que é indescritível poder ver tudo que existe.

UMA LIÇÃO DE HUMILDADE

9. Por que Jesus realizou um milagre nas bodas de Caná? (João 2:6-10).

Embora Jesus não estivesse obrigado por nenhuma profecia a realizar este tipo de Milagres, provavelmente porque pensava na grande vergonha que a família passaria e principalmente o casal quando acabasse, mostrou compaixão e quis ajudá-los. Assim, ele milagrosamente transformou 103 galões de água em produtos de alta qualidade. Mesmo o que sobrasse desse vinho poderia ser usado em outras ocasiões ou vendido para ajudar financeiramente o casal.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O amor é frequentemente relacionado e refletido como uma demonstração de compaixão e esse foi o propósito desse milagre. Evitou que o casal não pudesse desfrutar de um momento sagrado como o jugo do casamento pela união de um voto matrimonial que é uma dádiva de Jeová e uma união eterna. Da mesma forma, produziu vinho de primeira qualidade para que não voltasse a faltar, podendo mesmo ser vendido mais tarde para ajudar os noivos, uma grande demonstração de empatia e compaixão, de se colocar no lugar destes casais.

Ele provavelmente pensou na grande vergonha que a família experimentaria nesta situação, especialmente o casal, e por isso sentiu compaixão e quis ajudá-los da maneira mais humilde.

E como o parágrafo comenta, não havia nenhuma profecia da Bíblia que indicasse que o Messias tinha que fazer esse tipo de milagre de produzir vinho de forma milagrosa e também a pedido de sua mãe que esperava que ele pudesse fazer algo, mas a compaixão permitiu que ele o fizesse, o comoveu a pensar no constrangimento que o casal passaria em uma situação como essa, levando em consideração a cultura da época, então ele sabia que seu pai iria apoiá-lo, mesmo em algo assim que pode ter parecido um pouco curioso.

Uma lição muito importante que este Milagre nos ensina porque Jesus realmente veio para santificar o nome de Jeová com sua morte e restaurar a condição dos humanos com Jeová através de seu sacrifício, porém, isso não foi profetizado e não era necessário para realmente fazer isso. cumpriu o que foi porque realmente restabelece nosso relacionamento com Jeová e também como ele fez isso, ou seja, nos ensina que Jesus não veio para impor algumas orientações, ele veio para realmente nos ajudar e veio para realmente restabelecer nosso relacionamento com Jeová por isso temos que ser muito gratos pelo que ele fez com a humanidade e esse primeiro milagre é uma amostra disso.

10. Mencione alguns detalhes desta história do capítulo 2 de João (veja também o desenho).

Ao analisar o capítulo 2 de João, vemos detalhes que refletem a personalidade de Jesus. As vasilhas que deveriam ser enchidas com água para depois serem transformadas em um milagre vivo foram enchidas pelos servos e não por Jesus. Da mesma forma, foram os servos e não Jesus quem deu ao mestre-sala um gole do vinho. Essas ações refletem que Jesus não queria chamar a atenção para si mesmo convidando todos para beber ou falando sobre o check-out.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, ele mesmo poderia ter enchido os vasos com água, mas não o fez, mandou os criados fazerem e depois não levantou o copo dizendo olha, ele ficou tão rico que eu ganhei porque ele era humilde nesse aspecto, mostrava muita humildade, não queria chamar a atenção para si, mas queria passar despercebido.

Sim, Jesus poderia ter chamado o diretor e dito a ele olha, ele veio, que acabei de fazer, ou poderia dizer a ele, graças a Deus, que você me convidou, mas isso não, Jesus não fez isso, ele mostrou humildade.

Esta história está cheia de detalhes, e lembrando do primeiro parágrafo, é o início de seu ministério, então Jesus poderia ter aproveitado esta situação para se dar a conhecer e mostrar seu poder -que vem de Jeová-. Mas não foi assim, porque como sabemos é um exemplo de humildade e tanto o povo que encheu os vasos de vinho como aquele que trouxe o mestre-sala eram os criados.

Podemos ver esses detalhes que aparecem no parágrafo da ilustração, nela, podemos observar Jesus ao fundo, ele não usou o milagre e o poder que Jeová lhe concedeu para se vangloriar de sua conquista ou que salvou o banquete. É um exemplo muito claro para imitar, para ajudar sem se gabar de nossas ações ou habilidades.

11. O que aprendemos com esse milagre de Jesus?

Aprendemos uma lição de humildade. Visto que Jesus nunca se gabou do que podia fazer. Pelo contrário, sempre deu a hora e o mérito ao Pai. Assim, se imitarmos a Jesus, seremos pessoas humildes, não nos gabaremos de nossas conquistas, reconheceremos que nada podemos fazer sem a ajuda de Jeová e nos sentiremos impelidos a dar-lhe a honra e a glória que ele merece. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendemos, como todos os milagres que ele fez, a tentar ser pessoas humildes, embora possa ser difícil devido à nossa imperfeição, temos que nos esforçar e não nos gabar de nossas ações ou valor. Na verdade, tudo o que somos, fazemos e alcançamos é porque Jeová nos dá os meios e permite que façamos o que fazemos.

Ele constantemente dizia que o que faço não o faço por minha própria vontade, mas o faço porque meu pai me enviou e porque meu pai me dá poder e para sua honra e louvor.

E deixei isso, a gente aprende que não devemos nos vangloriar de nada do que recebemos, claro, porque tudo recebemos, mas se queremos nos vangloriar de algo, como diz Jeremias, é para poder servir ao maravilhoso Deus que temos, disso temos que nos orgulhar e saber que tudo que temos recebemos dele.

Uma lição importante, principalmente para pessoas mais velhas como eu, já que estamos na verdade há muito tempo, porque quando começamos a contar a história, bem, eu fiz, fui eu, então é uma boa lembrança para dizer que o que fizemos pouco ou muito dependeu de Jeová, não de nossas forças.

Sim, por isso vemos como Jesus combinou muito bem em não se entregar, em não se gabar do que fez, mas também, como vimos nos parágrafos anteriores, não se privou do choque que sentiu, daquele intenso emoção, mas até seus apóstolos deixaram escrito, então é muito bom ver irmãos que vemos que são generosos, compassivos e você pode ver o que não deveria ser publicado, mas você tem que se emocionar com essas coisas.

ILUSTRAÇÃO

Na Ilustração podemos ver que enquanto os noivos e os convidados se deliciam com o bom vinho, Jesus observa sem chamar a atenção. E é o diretor do banquete de casamento que chama a atenção do noivo ao dizer-lhe na frente dos demais convidados: Todo mundo serve primeiro a lâmpada de novo, quando as pessoas já estão bêbadas, servem a pior qualidade. Mas você guardou o bom vinho até agora.

Sim, na imagem vemos o noivo e o diretor o servo que lhe oferece o vinho, mas não vemos Jesus ao lado dele, mas ao fundo Jesus está atrás dele precisamente sem chamar a atenção.

Enquanto os noivos e convidados dançam, comem e bebem um bom vinho, Jesus observa sem chamar a atenção. Sejamos como Jesus e não nos gabemos de nossas conquistas. (Ver parágrafos 10 e 11). 

12. Qual é outra maneira de imitar a humildade de Jesus? Dê um exemplo.

Temos o exemplo de um presbítero de congregação ajudando um jovem ministro-servo a preparar seu primeiro discurso público. Ao final da reunião, quando todos parabenizam o palestrante pelo bem que não fez, o velho que o ajudou, sei lá, joga o crédito para si mesmo, dizendo aos outros que se deu tudo certo foi porque ele o ajudou. Pelo contrário, sem chamar atenção, ele simplesmente observa encantado com a felicidade de todos. Dessa forma, o velho está imitando a humildade de Jesus e alegrando o coração de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra forma de mostrar humildade é o exemplo do parágrafo do velho que ajudou um jovem ministro a fazer um discurso. O velho não diminuiu dizendo que era graças a ele. Portanto, uma maneira de imitar a humildade é sentir-se exultante, feliz e feliz pelas conquistas dos outros, mesmo que isso fosse possível graças à nossa ajuda em grande medida.

Outra forma de mostrar humildade é o exemplo do parágrafo do velho que ajudou um jovem ministro a fazer um discurso. O velho não diminuiu dizendo que era graças a ele. Portanto, uma maneira de imitar a humildade é sentir-se exultante, feliz e feliz pelas conquistas dos outros, mesmo que isso fosse possível graças à nossa ajuda em grande medida.

Um velho que passou um tempo ajudando um servo ministerial a preparar seu primeiro discurso, o irmãozinho se sai muito bem e depois da reunião, com certeza o velho não vai dizer ah, e acabou bem porque desde que eu o ajudei, ele ele não vai jogar fora o ratatouille, mas com humildade ele vai dizer bem, ele fez muito bem porque essa é a humildade que se espera e Jeová vê que o que deve ser feito porque Jeová valoriza e leva o mérito que Jeová não tem.

Então esse exemplo nos ensina que uma pessoa verdadeiramente humilde não precisa levar o crédito pelas coisas que faz, é como diz Mateus 6:3 quando damos ajuda a alguém e nossa mão esquerda não sabe o que é a nossa mão direita Em vez disso, basta sabermos que Jeová vê e aprecia nossos esforços.

Outra maneira de mostrar humildade de maneira prática é como primeiro Pedro 5:6 diz, humilhar-nos sob a poderosa mão de Deus diz e ele nos exaltará no devido tempo e uma maneira é quando temos problemas ou testes que são difíceis para nós arcar ou queremos assumir nós mesmos a responsabilidade. Encaminhar, então, uma forma de ser humilde, confiando em Jeová, sendo humilde e, conforme mencionei algumas informações, sabendo que no momento preciso em que puder e achar conveniente, ele ajuda-nos a superá-lo.

UMA LIÇÃO DE COMPAIXÃO

13. O que Jesus encontra perto da cidade de Naim, e o que ele faz? (Lucas 7:11-15).

Jesus encontra uma procissão fúnebre de download. Uma viúva acaba de perder seu único filho. Então na frente de todos que ali estavam, Jesus faz a procissão e ressuscita o filho dessa mãe que chora quebrantada. Esta é uma das primeiras ressurreições descritas em seu Ministério.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim que Jesus chegou à cidade, encontrou uma cena fúnebre com a procissão de uma viúva que havia perdido seu único filho. O amor e a compaixão de Jesus, como todos sabemos, não conseguiram evitar a grande dor que esta viúva sentiu e ele realizou a primeira das três ressurreições mencionadas nos Evangelhos.

Se Jesus viaja para esta cidade na metade de seu ministério e então, quando ele está chegando à porta dela, encontra um cortejo fúnebre muito doloroso porque ela é uma viúva que acabou de perder seu único filho, então certamente Jesus Ele se sentiu muito comovido com isso e sentiu muita pena desta mulher e o que fez foi parar a procissão e ressuscitar seu filho.

E esse milagre é muito interessante ver a compaixão porque em todos os milagres você vê a compaixão de Jesus e Jeová mas aqui nessa ocasião ele toma a iniciativa eles não estão pedindo para ele fazer algo mas ele vê a cena ele vê o sofrimento que esse pobre a mulher tem e sente aquela compaixão que a move a agir. 

14. Mencione alguns detalhes deste relato do capítulo 7 de Lucas (veja também o desenho).

Jesus primeiro vê a mulher e percebe sua dor, o que significa que ele não apenas observava, mas também notava as circunstâncias e os sentimentos das pessoas. Então, ele fica profundamente comovido ao vê-la devastada pela morte de seu único filho. Então ele toma a iniciativa e a conforta com ternura, dizendo: "Não chore mais". Mas Jesus vai além das palavras, e então ressuscitou o filho da mulher e o deu a ela.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um detalhe importante é que Jesus não viu a procissão e pensou: “vamos demonstrar o poder de Deus ressuscitando quem já morreu”. Não, isso não seria ser humilde. Jesus primeiro se comoveu ao ver a viúva quebrada e compartilhou sua dor que também partiu seu coração. Foi isso, essa situação emocionalmente carregada, que produziu o milagre que Jeová endossou com a ressurreição de seu filho.

Hoje vemos que Jesus era observador porque não apenas realizou o milagre, mas primeiro olhou para a mulher e viu o quão profundamente ela estava ferida e agiu.

O que Jesus viu foi algo mais do que uma viúva atrás do caixão do filho, o que ele viu foi que uma pessoa ia ficar desamparada porque era o único filho que ela tinha, ela era viúva, então não havia suicídios como temos hoje e ele viu que aquela pessoa ia ficar tão indefesa que por isso se comoveu e ressuscitou seu filho.

E outro detalhe é que Jesus fez tudo o que pôde porque poderia ter mostrado essa compaixão simplesmente consolando a mãe, mas poderia fazer mais, então deu um passo adiante e criou seu filho, então nós também devemos fazer tudo o que pudermos.

A história que mostra que a mãe não foi sozinha, as pessoas iriam com ele com ela, também ficariam tristes e chorando, mas não, porém, Jesus foi na raiz do problema, que foi consolar a mãe porque ela era quem teria a pior dor do que a situação que ele estava vivendo então como é importante vermos além do valor que Jesus usou para confortar a mãe também a necessidade de ajudar e se colocar no lugar dela.

15. O que aprendemos com esse milagre de Jesus?

Aprendemos a ser compassivos com as pessoas que estão sofrendo. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Com este milagre, Jesus nos dá o exemplo de como podemos mostrar compaixão para com aqueles que estão sofrendo. Porque embora não tenhamos o poder de ressuscitar ninguém, se pudermos ser observadores e tomar a iniciativa de dizer ou fazer algo que conforte aqueles que sofrem a perda de um ente querido. Portanto, esta história nos ensina a ser compassivos e demonstrá-lo com nossas palavras e ações.

Ele fez com que os aflitos tivessem compaixão e você tem que ficar atento porque esses irmãos, bem, ele tem altos e baixos nesses momentos, então a pessoa tem que saber discernir, também ver esses momentos e então poder dar a eles isso ajudar e, assim, tomar a iniciativa de ajudá-los se devo dizer ou fazer algo que os ajude e os conforte.

Podríamos sentirnos impotentes o hasta incómodos de no saber qué decir cómo actuar, pero ese artículo decía precisamente que uno basta lo mejor con decirle a la persona tienes ganas de hablar quieres expresar lo que sientes y estar allí todo oídos escuchar y también ofrecernos para llorar con a pessoa.

A nota menciona A Sentinela de 1º de novembro de 2010 onde eles dão algumas sugestões práticas, quatro das quais é estar ao lado deles porque nossa presença é muito importante, também ouvi-los com interesse, dedicar palavras amáveis ​​de encorajamento, por mais poucas que sejam pode ser, e ajudá-los de forma prática. O artigo é muito útil, especialmente quando alguém na congregação ou um familiar perde um ente querido, por isso é importante revê-lo porque, como dizem os provérbios, seremos um verdadeiro amigo em tempos de aflição.

A informação dizia que não há porque conter as lágrimas quando se trata de uma situação de tanta dor e tem um texto que gosto muito na carta aos Romanos e diz que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que quem eles choram.

E uma forma de mostrarmos também esse consolo, como diz o parágrafo, você diz para observar, para tomar a iniciativa, para dizer e fazer alguma coisa, mas às vezes não é preciso dizer nada, só um abraço de coração já está dizendo tudo porque você percebe que a pessoa que te dá está com você e está te ajudando.

Pode acontecer que às vezes não saibamos o que dizer ou o que fazer para confortar aqueles que sofrem. É por isso que nesses casos contamos com a ajuda da página jw.org. Por exemplo, em A Sentinela de 1.º de novembro de 2010, no artigo Jesus sabia consolar seus amigos, podemos encontrar várias ideias.

Este exemplo de Jesus, dentro das nossas limitações humanas, ensina-nos que embora não possamos fazer muito numa situação como esta, a compaixão e o nosso calor humano e amor podem ser um bálsamo, braços para segurar a pessoa que sofre. que pode ser o que ele precisa naquele momento e que é Jeová quem está nos usando para ser o suporte onde essa pessoa pode jogar sua carga.

Vamos imitar o exemplo de Jesus demonstrado neste milagre, sendo pessoas compassivas e amorosas que, como diz Provérbios 17:17, amam um irmão em todos os momentos de angústia, porque mesmo que não tenhamos o poder de Deus, nossos gestos e palavras podem ser o que aquela pessoa precisa naquele momento de angústia.

16. O que aprendemos com a experiência do parágrafo? (Veja a foto que encena esta experiência).

Aprendemos que uma maneira de demonstrar amor aos outros é ser compassivo e tomar a iniciativa de consolar uns aos outros quando eles lamentam a perda de entes queridos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Com essa experiência aprendemos que não podemos resolver a morte de uma criança, talvez nem imaginar sua dor. Mas o que a irmã fez para abraçá-la, aconchegá-la e cantar com ela era o que ela precisava para se sentir amparada em um momento de angústia. Isso também nos diz que devemos conversar e conhecer nossos irmãos, pois só assim podemos saber se eles estão passando por dificuldades e ser um pilar onde eles podem ser apoiados.

Na imagem podemos ver como enquanto se cantava um cântico de ressurreição, uma irmã viu a outra chorar porque tinha perdido a filha na morte e rapidamente foi para o lado dela, tomou a iniciativa, abraçou-a como podemos ver na a imagem e cantou o resto da música com ela, porque sem dúvida é um grande exemplo do que estamos estudando para mostrar essa compaixão aos irmãos quando eles passam por dificuldades e assim estaremos copiando tanto Jeová quanto Jesus.

E também aprendo com a irmã, ela diz que veio ao quarto porque sabia que ia receber ajuda, acredito que poucas coisas na vida podem ser tão fortes quanto perder um filho, fazer é isolá-lo da congregação.

Na reunião foi cantada uma música relacionada com as ressurreições porque o tema da reunião também era próximo disso e são momentos que podem ser difíceis para muitos de nós porque talvez comecemos a nos lembrar das coisas e como é importante que talvez nas reuniões como estes, estamos especialmente conscientes uns dos outros para que também possamos nos dar esse encorajamento.

ILUSTRAÇÃO

Na ilustração vemos como a primeira coisa que Jesus fez foi consolar e se comoveu com os fortes sentimentos da viúva, sendo empático e se colocando na situação dela enquanto o cadáver do filho seguia atrás para depois traduzir os fortes sentimentos que Jesus também sentiu em ações com a ressurreição.

Como podemos ver na imagem, no Salão do Reino enquanto uma música sobre a ressurreição está sendo cantada, uma irmã que recentemente perdeu sua filha na morte começa a chorar. Outra irmã observa e se comove. Então ele toma a iniciativa e vai até o lado dela, faz um churrasco e canta o resto da música com ela. Este fato fez com que a enlutada mãe recordasse este momento com o coração cheio de amor pelos irmãos.

Série de imagens: 1. Durante uma procissão fúnebre, Jesus conforta uma mãe destroçada. 2. No Salão do Reino, enquanto as outras cantam, uma irmã consola outra que está chorando. Vamos ser como Jesus e mostrar compaixão por aqueles que estão sofrendo. (Ver parágrafos 14 a 16).

UM PROJETO DE ESTUDO QUE VALE A PENA

17. O que aprendemos neste artigo?

Aprendemos que estudar os milagres de Jesus fortalece nossa fé. Isso porque os relatos contam esses milagres e revelam que Jeová e Jesus nos amam muito, que Jesus tem o poder de acabar com todos os problemas da humanidade e que podemos ter certeza de que as bênçãos do Reino virão. verdade muito em breve.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra coisa que aprendemos neste estudo é que devemos meditar e como podemos imitar as qualidades que Jesus refletiu ao realizar aqueles milagres. Também devemos extrair lições dessas histórias e comentá-las para outras pessoas para que elas também se beneficiem e fortaleçam sua fé.

Primeiro, que os milagres de Jesus fortaleçam nossa fé e fortaleçam nossa confiança nas promessas que Jeová nos faz, que seu poder é infinito e eterno. Em segundo lugar, nos ensina a imitar grandes qualidades de Jesus que estão em falta hoje, como amor, compaixão e humildade. E terceiro, que embora não tenhamos o poder de Deus, nossos gestos, ações e palavras podem ser a via de escape que nosso próximo necessita em momentos de angústia.

Bem, vimos que tanto Jeová quanto Jesus nos amam muito, eles querem aliviar nosso sofrimento e querer e também têm o poder de acabar com isso e também vimos que todas as promessas que eles nos dizem e sob o reino de Deus vai se realizar muito em breve mesmo. Também com esses milagres vimos várias qualidades que também podemos colocar em prática em nossas vidas. 

18. O que veremos no próximo artigo?

No artigo a seguir veremos porque a terceira e última ressurreição que Jesus realizou foi diferente das outras. Veremos também que lições podemos tirar desse milagre e o que podemos fazer para fortalecer nossa fé na ressurreição.

No próximo artigo veremos e aprenderemos sobre o significado da terceira e diferente ressurreição que a Bíblia menciona, a de seu bom amigo Lázaro, apenas quatro dias após sua morte.

Bem, no artigo a seguir veremos que lições podemos tirar do último milagre que Jesus fez na terra, que teve algo diferente dos outros porque naquele caso ele ressuscitou um amigo seu que estava morto há quatro dias e também veremos o que podemos fazer para fortalecer cada vez mais nossa esperança na ressurreição. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que lições sobre Jeová e seu Filho podemos aprender dos milagres de Jesus?

Jeová e Jesus nos ensinam a cultivar duas grandes qualidades cada vez mais raras neste sistema, o amor sincero, puro e leal, a compaixão e a humildade. Ensina-nos que devemos ser pessoas amorosas, compassivas e humildes e sempre estender a mão, mesmo que os nossos meios sejam escassos, ao próximo.

Bem, vimos três que Jeová e Jesus nos amam muito e Jeová deu a Jesus o poder de acabar com todos os problemas que nos causam dor hoje e que podemos ter certeza absoluta de que todas as bênçãos do reino virão. verdadeiro. 

O que o milagre encontrado em João 2:6-10 nos ensina sobre a humildade?

Unindo a ideia da pergunta anterior, se imitarmos o exemplo de Jesus e de Deus em ajudar outras pessoas, Jesus não aproveitou esses momentos para dar a eles a toa ou encher algum do seu próprio ego. Se ajudamos uma pessoa, é porque a amamos, não é para lembrá-la dia após dia, ou esperando que ela retribua o favor, temos que ajudar desinteressadamente, por amor, compaixão e humildade.

Não devemos nos dar crédito pelas conquistas que alcançamos dentro da congregação ou da organização, assim como Jesus Cristo não quis ser o protagonista daquele milagre, porque nós também sempre daremos toda a glória a Jeová pelo que fazemos. 

O que o milagre encontrado em Lucas 7:11-15 nos ensina sobre a compaixão?

Ensina-nos a grande compaixão que Jeová e Jesus sentem pelos problemas e tribulações que as pessoas e seu povo sofrem. E nos ensina a ser pessoas que amam seus irmãos em todos os momentos de angústia, como diz Provérbios 17:17, queremos ser aqueles irmãos que estão sempre presentes nos momentos de angústia, mesmo que seja apenas com um gesto, uma palavra ou com a nossa presença.

Bem, vimos que Jesus não apenas sentiu compaixão, mas também a demonstrou com suas ações e uma maneira de fazer o mesmo, aplicamos no campo quando nossos irmãos perderam um ente querido, podemos ser compassivos e observadores. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários