ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 12 a 18 de junho de 2023, 2 Crônicas de 32 a 33, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 12 a 18 de junho de 2023, 2 Crônicas de 32 a 33, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

2Cr 33:15, 16. O que aprendemos de Manassés? (w21.10 4 § 11-12)

Aprendemos que, se falharmos com Jeová, podemos nos arrepender, desde que estejamos dispostos a fazê-lo de todo o coração e abandonar nossos maus caminhos. Ele não apenas se humilhou, mas orou, implorou pela misericórdia de Jeová e mudou sua forma de agir. Além disso, ele fez o possível para reparar o dano que havia causado e se esforçou para adorar a Jeová e ajudar outros a fazer o mesmo. Seu exemplo dá esperança até mesmo ao pior dos pecadores. Este exemplo é uma prova clara de que Deus é bom e está disposto a perdoar, mas somente aqueles que se arrependem verdadeiramente podem obter o perdão de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, a aplicação tem a ver com o arrependimento pelos erros que cometemos contra Jeová.

Depois do registro que Manassés tinha de tanta maldade e idolatria depravada, E que lhe custou ser feito prisioneiro por ordem de Jeová. No entanto, ele se arrependeu. Na prisão, ele constantemente clamava a Jeová por seu perdão. Ele foi ouvido porque viu que seu coração havia mudado e suas expressões mostravam isso, por isso Jeová se comoveu com sua súplica e o devolveu ao seu reino.

E é claro que ele agiu com suas orações. Portanto, não apenas queremos nos humilhar diante de Jeová por nosso procedimento anterior, mas também devemos orar pelas misericórdias de Jeová e mudar nossa maneira de agir, de modo que o dano que causamos seja reparado e outros vejam nosso exemplo para que também vêm para obter o perdão de Jeová.

A imperfeição herdada de nossos primeiros pais pode nos levar a cometer erros que se tornam pecados gravíssimos que nunca pensamos que cometeríamos. Esse exemplo nos ensina que por mais grave que seja, se orarmos a Jeová e realmente nos esforçarmos para mudar demonstrando isso com ações, Deus sempre está disposto a nos perdoar.

Este exemplo também pode ajudar muitas pessoas que não acreditam em Deus e fizeram coisas em suas vidas contrárias ao que a Bíblia ensina. Se cada pessoa se humilhar diante de Deus, orar fervorosamente e mudar por meio de ações, Jeová estará disposto a perdoá-lo e aceitá-lo em seu povo.

Aprendemos que até mesmo o pior dos pecadores pode mudar e ser perdoado por Jeová. Manassés, depois de décadas fazendo muito o que era mau, humilhou-se perante Jeová, orou e implorou por misericórdia e fez o possível para reparar o dano que havia causado. Ele também ajudou outros a fazerem o mesmo. Com isso, também aprendemos que Jeová é bom e está disposto a perdoar os que se arrependem de verdade.

Aprendemos deste rei Manassés que ele não apenas se humilhou, mas também orou, implorou pela misericórdia de Jeová e mudou sua maneira de agir, também fez todo o possível para reparar o dano que havia causado e se esforçou para adorar a Jeová e ajudar os outros. faça o mesmo, seu exemplo dá esperança até mesmo ao pior dos pecadores.Esta é uma prova clara de que Deus é bom e está disposto a perdoar como mencionado no Salmo 86:5.

Como pudemos ver, Jeová é tão bom que aqueles que se arrependem de todo o coração e de maneira genuína podem ter certeza de que Deus os perdoará e lhes mostrará seu grande amor.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

2 Crônicas 32:1. Isso mostra que esse rei malvado tinha um objetivo e estava determinado a realizá-lo, temos um inimigo invisível que tem como objetivo entrar pela força e nos conquistar, isso nos faz ver a importância de cuidar das preocupações da vida e do poder enganador de riquezas.

2 Crônicas 33:11-33. Esses versículos mostram que Manassés se beneficiou da disciplina que recebeu ao ser levado para a Babilônia. No caso dele, o arrependimento e a disciplina o levaram a uma mudança de comportamento que foi evidenciada em suas ações posteriores. Isso nos ensina que devemos encarar a disciplina de Jeová com a atitude correta, pois é um meio que ele usa para nos ajudar a corrigir nossos erros e nos dar novas oportunidades.

2 Crônicas 32:30. Este versículo mostra como Ezequias se esforçou para proteger e aumentar o abastecimento de água de Jerusalém durante o cerco assírio. Se nos lembrarmos de que Jeová é a Fonte de Água Viva, aprenderemos que às vezes muitos de nós teremos que cavar túneis na correria do dia a dia para dar lugar a ela, porque essa prioridade não é que ninguém nos prive desse valioso suprimento. de água espiritual.

2 Crônicas 33:15. Este versículo nos ensina que não devemos desistir de ninguém, mesmo que tenha uma série de pecados graves. Este foi o caso de Manassés. Ele se arrependeu e fez o possível para mostrar que seu arrependimento era sincero. Por isso, mudou sua forma de ser e agir, lutou contra a falsa adoração e incentivou o povo a adorar a Jeová.

2 Crônicas 33:13. Esse versículo nos ensina que até mesmo os piores pecadores têm esperança de serem perdoados por Jeová, visto que nosso pai celestial é tão amoroso que está disposto a perdoar aqueles que se arrependem de verdade.

2 Crônicas 33:11-13 . Esses versículos mostram que Jeová ouviu o pedido de Manassés e o restaurou em seu reinado, embora poucas pessoas tenham agido de maneira tão iníqua quanto ele. Isso nos ensina que, com base no verdadeiro arrependimento, qualquer pessoa pode se tornar objeto da misericórdia de Jeová.

2 Crônicas 32:12-16. Esses versículos mostram que Jeová não se permitiu ser orado por Manassés e ouviu seu pedido de favor e depois disso eles farão tudo o que puderem para corrigir seus erros. Isso nos ensina que o verdadeiro arrependimento implica tanto abandonar o comportamento errado, quanto estar determinado a fazer o que é certo aos olhos de Jeová, pois o arrependimento também deve ser demonstrado com obras e ações.

2 Crônicas 32:21,22. Esses versículos mostram que Jeová passou a enviar um anjo para acabar com o exército assírio, de modo que Senaqueribe voltou envergonhado para seu próprio país. Isso nos ensina e nos dá a certeza de que todos aqueles que hoje estão atacando o povo de Jeová ficarão envergonhados, basta ter paciência.

2 Crônicas 32:16. Este versículo mostra que os servos de Senaqueribe ainda falavam contra Jeová e Ezequias e até mesmo escreveram cartas para injuriar a Jeová. Da mesma forma, alguns governos hoje acusam o povo de Jeová de ser extremista ou terrorista. Mas, assim como Jeová da antiguidade deu aos assírios o que eles mereciam, muito em breve ele também trará punição contra aqueles que não trazem seu santo nome e oprimem seus servos fiéis.

2 Crônicas 32:10-15. Esses versículos mostram que Rabsaces zombou de Jeová e quis debater com o povo, mas o povo permaneceu calado, porque o rei Ezequias ordenou que não respondessem. Hoje, as Testemunhas de Jeová também não debatem nossas crenças ou ensinamentos da Bíblia, mas imitamos o exemplo de Ezequias e não respondemos a tais ataques.

2 Crônicas 32:11. Este versículo mostra que o rei da Assíria enviou Rabsaqué para intimidar os judeus e destruir sua moral e sua vontade de resistir. Atualmente, também há muitos que tentam intimidar e quebrar a integridade dos servos de Jeová, mas desconhecem que Jeová já nos preparou com antecedência através de reuniões e assembleias para que possamos resistir a esse tipo de ataque, tanto individualmente quanto no coletivo.

2 Crônicas 32:6:8. Esses versículos mostram como Ezequias reuniu o povo para encorajá-lo e fortalecê-lo, fazendo-o ver que, diferentemente dos assírios, Judá era protegido por Jeová e não por um braço de carne. Hoje, Jeová reúne seus servos em assembléias para nos encorajar e fortalecer nossa fé diante dos iminentes eventos finais dos últimos dias deste sistema. Daí a importância de atender a todos eles.

2 Crônicas 32:6:8. Esses versículos mostram como Ezequias reuniu o povo para encorajá-lo e fortalecê-lo, fazendo-o ver que, diferentemente dos assírios, Judá era protegido por Jeová e não por um braço de carne. Hoje, Jeová reúne seus servos em assembléias para nos encorajar e fortalecer nossa fé diante dos iminentes eventos finais dos últimos dias deste sistema. Daí a importância de atender a todos eles.

2 Crônicas 32:7,8. Esses versículos mostram que Ezequias incentivou o povo a confiar em Jeová e a não ter medo da aproximação do exército assírio. Pelo que aprendemos, mesmo nos piores momentos devemos continuar confiando que Jeová cuidará de nós. Aprendemos também que devemos transmitir essa convicção a outros para fortalecer sua fé e nos encorajar a confiar em Jeová.

2 Crônicas 32:30. Este versículo mostra que bloquear as fontes de água que estavam fora da cidade fazia parte da preparação que Ezequias ordenou que fosse preparada antes do cerco dos assírios. Isso me ensina que os servos de Jeová devem estar sempre alertas e preparados para possíveis calamidades que possam nos sobrevir, seja para vê-los de longe e se afastar ou para saber como enfrentá-los quando não cabe a nós evitá-los.

2 Crônicas 32:7,8. Esses versículos também nos ensinam que, diante de um ataque, uma medida que os servos de Jeová podem tomar é fortalecer nossa fé e a fé das pessoas ao nosso redor. Ezequias confiou em Jeová e incentivou o povo de Judá a fazer o mesmo, porque ter forte fé era parte essencial da preparação para o cerco assírio.

2 Crônicas 32:7. Ele fala sobre ser forte e corajoso, vivemos tempos em que precisamos ser fortes e corajosos, não para incutir medo, mas para permanecer fiel a Jeová apesar de tudo que acontece ao nosso redor, é como se cada mês trouxesse um novo desafio, mas lembrar que nossa força vem daquele que nos dá poder, nos lembra que podemos continuar um dia de cada vez com a ajuda de Jeová.

2 Crônicas 32:7. Este texto nos encoraja a sempre lembrar que há mais conosco do que contra nós, é por isso que a Bíblia diz em Hebreus 1:14 que os Anjos cuidam de nós e nos ajudam, é verdade que não nos vemos, mas eles estão lá, isso nos diz que nos motiva a continuar vivendo separados, em santidade e integridade para Jeová.

2 Crônicas 32:8. Fala do braço de carne, que representa o poder humano, é pouco confiável e insuficiente para aquele que nele se apoia. Jeová adverte seu povo sobre quão enganosa e desastrosa pode ser a confiança no braço humano.

2 Crônicas 32:8. Esse texto também nos ajuda a entender que Jeová não nos livra da dor, mas nos ajuda e luta nossas batalhas. Isso nos encoraja muito, a lembrar que o que quer que aconteça ao nosso redor, Jeová está ciente, e ele nos ajudará de maneiras que nem imaginamos, pois o que ele diz, ele faz sem falta.

2 Crônicas 32:8. Esse texto também menciona no final que as palavras do Rei fortaleceram o povo, ele não fez um discurso longo, foram poucas palavras, mas funciona, podemos usar nossas palavras para encorajar e fortalecer nossos irmãos. Por exemplo, quando eles estão passando por algum tipo de luto, é melhor não falar muito, mas usar poucas palavras para dar apoio.

2 Crônicas 33:10. Este texto nos mostra que, assim como no passado, Jeová falava com as pessoas se elas não escutassem. Também hoje muitas pessoas também não querem ouvir as boas novas, mas isso não deve nos desanimar, porque estamos fazendo a obra que Jeová nos confiou.

2 Crônicas 32:26. Este texto nos ensina que em qualquer momento de nossas vidas, talvez possamos sentir mais do que os outros, mas sabemos que Jeová odeia quem é altivo e arrogante, por isso devemos ter humildade para ter a bênção de Jeová.

2 Crônicas 32:21. Isso nos ensina que assim como Ezequias que confiava em Jeová, Jeová enviou seu anjo e em uma noite ele matou 185.000 guerreiros poderosos, demonstrando o quão poderoso Jeová é. Isso reforça nossa confiança em Deus, sabendo que ele nos ajudará em momentos de aflição.

2 Crônicas 32:16. Com esta leitura aprendemos que nem sempre nos tratarão com bondade, pois tentarão nos caluniar, e é por isso que em nosso Ministério devemos estar preparados para as coisas que podem surgir em nossa pregação, porque em algumas ocasiões eles não nos trate com bondade, mas isso não deve nos afastar de Jeová.

2 Crônicas 32:7,8. Esta leitura me ensina que assim como Ezequias, eu confio em Jeová em todos os momentos, é necessário que todos nós coloquemos nossa confiança em Jeová, mesmo em tempos difíceis e podemos ter certeza que Jeová cuidará de nós.

2 Crônicas 32:16. Assim como aqueles assírios, o sistema atual nos bombardeia com ideias que questionam o verdadeiro Deus e seus servos. Procuram semear dúvidas, fazendo-nos até acreditar que nós mesmos somos deuses, por isso devemos nos cuidar e rejeitar essas ideias, nem mesmo tentar raciocinar com elas.

2 Crônicas 32:20. Na vida passaremos por situações que serão batalhas, e sempre, principalmente quando não vemos saída, devemos nos apoiar em oração a Jeová Como fizeram o rei e o profeta Isaías, ao invés disso, abandonando Jeová em uma momento da batalha é a pior decisão que podemos tomar. poderíamos tomar

2 Crônicas 32:21. Ninguém esperava a resposta de Jeová, alguns duvidaram que era útil orar a Jeová, mas ele sempre cumpre suas promessas, e sem falhas salvou seu povo, no futuro Jeová manifestará seu poder e seus anjos para salvar seu povo espalhado pelo mundo .dia, mas Jeová nos ajuda dia após dia a seguir em frente com fé e esperança.

2 Crônicas 32:22. Jeová salvou os seus fiéis, e nos tempos modernos também salvou os seus fiéis, apesar de ter vivido confinados, deu-nos o necessário, sobretudo a tranquilidade. É verdade que alguns morreram, mas como o apóstolo Paulo disse em Filipenses 1:21, se vivermos fiéis a Jeová, morrer neste sistema é lucro.

2 Crônicas 32:25,  Isso nos ajuda a pensar sobre o que aconteceu com Ezequias. Seu orgulho era evidente porque não mostrava apreço pelo bem que lhe havia sido feito. Algo que nos ajudará a não ter uma atitude que Jeová odeia é meditar em tudo o que ele fez por nós e falar disso com gratidão, lembrando de onde ele nos tirou. Ele nos dá as sagradas escrituras e nos sustenta com o Espírito Santo.

2 Crônicas 32:26. Se percebermos que pecamos com orgulho, temos duas opções, continuar assim ou mudar, uma chave para desenvolver a humildade é pedir a ajuda e o espírito de Deus, mas devemos lembrar que Deus dá bondade imerecida, que também inclui seu santo espírito aos humildes como mencionado no texto de Tiago 4:6.

2 Crônicas 33:6. Nos ensina que o pecado é ruim, mas também existem escalas ou graus de pecado, como os degraus de uma escada, neste caso, Manassés fez em grande escala o que é ruim aos olhos de Deus, quando vemos esses textos nós entenda que foi terrivelmente errado, podemos pensar que não faríamos algo assim, mas a verdade é que se não cuidarmos de nós mesmos em nossa inclinação para o mal, podemos acabar assim.

2 Crônicas 33:13. Talvez tenhamos cometido um pecado e nos distanciado de Jeová, o exemplo de Manassés nos ensina que poucas pessoas agiram tão perversamente com ele e, no entanto, com base em seu arrependimento, chegaram a receber a misericórdia de Jeová. A chave é o verdadeiro arrependimento e exibi-lo. Ou seja, abandone o pecado e volte para Jeová.

2 Crônicas 32:8 e 3-7. Ezequias sabia que eles eram mais poderosos do que eram, porque Jeová lutaria em seu lugar. Mas antes de se dirigir ao povo nesses termos, ele fez os preparativos. Se confiarmos em Jeová e orarmos a ele, ele lutará nossas guerras pessoais, mas também devemos fazer a nossa parte e ser servos prudentes, medrosos e viver de acordo com o que a Bíblia nos ensina para evitar muitas situações. 

2 Crônicas 32:8. O que Ezequias disse é uma grande verdade e nos ensina a confiar em Jeová. Talvez vejamos um problema ou uma determinada situação em que somos assumidos como um grande desafio ou impossível, mas devemos lembrar que nossa capacidade de sair daquela situação não vem de nós, mas de Jeová, oremos e ele nos ajudará. dê-nos a saída que precisamos e estamos procurando.

2 Crônicas 32:10-15. Senaqueribe, como Satanás neste sistema, era astuto e usava palavras e argumentos falsos para fazer o povo perder a fé em Deus. Não é isso em parte o que acontece hoje? Uma sociedade que nos ensina a viver com luxo e modernidade? Não caiamos na armadilha dos prazeres terrenos deste sistema, devemos ser servos fiéis com uma fé forte para enxergar além do que este sistema diz e propõe, pois nossa vida está no Reino Celestial que Deus trará.

2 Crônicas 32:18. "Eles não pararam de assustá-los." Mais tarde, em 20, somos ensinados que a oração fervorosa fez com que Jeová enviasse um anjo e destruísse guerreiros poderosos. Hoje temos medo de várias maneiras, é nesses momentos que nossa oração tem que se tornar ainda mais forte, porque Jeová não permitirá que tenhamos que suportar nada além do que não podemos superar.

2 Crônicas 32:24-26. Num momento de fraqueza Ezequias tornou-se arrogante, mas percebeu isso e se humilhou. Podemos passar por um problema muito sério, de saúde ou outro, e podemos até ficar com raiva de Jeová, mas se nossa reação for consciente e virmos que erramos e nos arrependermos, esse texto nos ensina que Jeová conhece nossas situações pessoais. , ele é compassivo, se coloca em nosso lugar, nos perdoa e continuará nos ajudando.

2 Crônicas 33:10,11. Este versículo nos ensina que uma única pessoa pode nos desviar da verdade e começar a duvidar de Deus e praticar atos que não são adequados aos olhos de Jeová. Portanto, temos que ter cuidado com as pessoas com quem compartilhamos nosso tempo e detectar o que se passa em sua mente e coração, pois pode ser uma grande peça para nossa fé e serviço a Jeová.

2 Crônicas 33:13. Mesmo com tudo que Manassés fez, Jeová o perdoou. Mas é claro que esse perdão não foi imediato, ele teve que se humilhar e mudar profundamente e isso levou tempo. Este versículo nos ensina a infinita compaixão de Jeová e seu imenso amor para estar sempre pronto para perdoar uma pessoa que se arrepende profundamente e muda suas ações.

2 Crônicas 33:17. O povo, depois de se acostumar com o que gostava ou fazia, não mudava seus hábitos. Isso pode ser um exemplo para uma pessoa que sabe a verdade e quer que seus familiares também saibam, não é fácil, pode demorar muito para outra pessoa saber a verdade ou até mesmo não. E nos ensina que não devemos desanimar, mas deixar nas mãos de Deus e que essas pessoas não prejudiquem nossa amizade com Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários