ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 1 a 7 de maio de 2023, 2 Crônicas de 17 a 19, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 1 a 7 de maio de 2023, 2 Crônicas de 17 a 19, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

2Cr 17:9. Que lições aprendemos com a campanha educacional de Josafá? (w17.03 20 §10-11)

Aprendemos que todos podemos participar da Campanha de Educação que está sendo realizada atualmente e viajar para mais territórios ensinando, para realizar Cursos Bíblicos e também podemos ajudar nossos irmãozinhos inativos e incentivá-los a continuar buscando a Deus de todo o coração assim como Josafá o fez.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendemos a importância de buscar a Deus de todo o coração e de educar as pessoas com a palavra de Deus, para que se afastem do pecado e retornem à verdadeira adoração.

Ele destaca a necessidade de estarmos dispostos a assumir a responsabilidade de ensinar a palavra de Deus, mesmo que isso signifique abrir mão de nosso tempo livre, e de ajudar os inativos e os que foram desassociados a voltar à adoração verdadeira. Resumindo, você aprende a importância de ser ativo na pregação E de ser responsável em cuidar e ajudar os outros.

Aprendemos também que os anciãos da congregação desempenham um papel importante nesta campanha, fazendo visitas pastorais para dar encorajamento e também oferecer ajuda aos desassociados arrependidos.

Outra coisa que também aprendemos é que cada um de nós deve assumir a responsabilidade pessoal de abrir mão de parte do nosso tempo livre para devotá-lo de todo o coração à verdadeira adoração, que inclui, como já sabemos, pregar, ensinar, reunir e também ajudar os outros. e ajudar os desanimados. Nesse sentido Josafá nos deixou um excelente exemplo a seguir.

Aprendemos também que devemos continuar a andar no caminho de Jeová e fazer o que é certo aos olhos de Deus, e incentivar as pessoas em nosso território a buscar a Deus assim como Asa havia feito naquela época. Buscar a Jeová de todo o coração, como diz Segunda Crônicas 22:9. 

Bem, para começar, aprendemos várias lições, eles carregavam consigo o livro da lei de Jeová, ou seja, para ensinar o povo de Jeová é importante que levemos conosco a nossa Bíblia, seja ela em formato digital ou físico. Todos nós podemos participar da grande campanha de Educação Pública em todo o mundo.

É importante que estabeleçamos como meta ministrar cursos bíblicos, não apenas sair e ler textos bíblicos para as pessoas. Agora, isso pode ser um desafio se as pessoas do nosso território forem apáticas, hostis ou indiferentes à mensagem, porque o problema não estará em um, mas no território. E isso pode limitar, por assim dizer, o fato de dirigirmos cursos bíblicos, mas não é porque estamos fazendo errado, mas porque está fora de nossas mãos.

Também é importante que se tivermos um curso bíblico peçamos em oração, assumamos essa responsabilidade, esse compromisso. Já que teremos que sacrificar um horário semanal que poderíamos usar para descansar, para ver o telefone ou para estar em casa, e também é importante levar em consideração que poderíamos até tentar ajudar algumas pessoas inativas. Josafá estava tentando ajudar a educar, eles não eram incrédulos, eram seus irmãos na fé, tinham conhecimento de Jeová. Mas eles se tornaram inativos. Os anciãos também oferecem ajuda aos que foram expulsos, estão no território de sua congregação, mas não praticam mais o pecado.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

2 Crônicas 17:4. Aprendemos que assim como Jeosafá buscou seu pai em todos os momentos e seguiu seus mandamentos, nós também devemos fazê-lo buscar e se voltar para Jeová em todos os momentos e não seguir os mandamentos deste mundo.

2 Crônicas 19:10. Neste texto vemos porque os irmãos estão sempre atentos a nós. E é por isso que não devemos ficar com raiva quando eles nos dão conselhos, porque como diz o texto Jeová os designou para cuidar de seus servos, caso contrário, Jeová ficaria indignado com eles por não cumprirem sua responsabilidade.

2 Crônicas 19:7. Este texto nos ensina que quando os irmãos maduros tomam uma decisão, eles sempre procuram refletir o julgamento de Jeová, não sendo parciais ou cometendo injustiças, e é por isso que quando os irmãos tomam uma decisão, devemos apoiar, pois como diz o texto eles julgam para Jeová e não para os homens.

2 Crônicas 18:4. Vemos que Jeosafá estava interessado em saber o que Jeová pensava sobre o assunto. Isso nos ensina que como servos de Jeová, nós também podemos ter alguns desejos que não podem ser ruins, mas o que este texto quer nos ensinar é que devemos sempre ver o que é mais conveniente para que nosso serviço a Jeová não seja prejudicado.

2 Crônicas 17:3-5. Nos mostra que Jeová ao longo da história tem mostrado que é uma fortaleza nos momentos de angústia para seus servos, por isso devemos ter o mesmo agir de Josafá e buscar a Jeová, para que tudo que fizermos dê certo bem.

2 Crônicas 18:1-3. Vemos que Josafá cometeu um erro, mas isso não fez com que Jeová esquecesse as coisas boas que havia feito, isso nos lembra que, apesar de nossas falhas, Deus continuará nos amando se nos esforçarmos de coração para fazer a sua vontade.

2 Crônicas 18:6. Às vezes nos deparamos com a necessidade de tomar uma decisão e ficamos em dúvida sobre o que escolher. Este texto pode nos ajudar, pois aqui o rei lhe pediu um profeta de Jeová. Hoje também podemos pedir ajuda aos nossos irmãos maduros na congregação, embora eles não nos digam que decisão tomar, mas nos ajudem a ver quais são as vantagens e desvantagens de tomar uma decisão.

2 Crônicas 17:3. Jeová nos ensina que é um Deus Leal, mas com aqueles que seguem seus princípios, o que por sua vez nos mostra que tipo de pessoa devemos ser, se quisermos que Deus caminhe conosco e guie nosso caminho. 

2 Crônicas 17:9. Embora seja verdade que em certos territórios nos sentimos mais à vontade do que em outros, esse versículo nos ensina que devemos estar dispostos a pregar e ensinar em qualquer lugar, pois o mais importante não é nosso conforto, mas fazer discípulos e dar a conhecer o nome. de Jeová e seu propósito.

2 Crônicas 19:11. Este texto nos encoraja a sermos fortes e trabalharmos, para termos a certeza de que Jeová estará conosco e abençoará todos aqueles que fazem o que é certo.

2 Crônicas 18:17. Isso mostra que o rei do Norte não apreciou o conselho do verdadeiro profeta, mas o rejeitou. Isso nos adverte sobre evitar o orgulho que nos leva a buscar conselhos apenas onde sabemos que nos dirão as coisas que queremos ouvir, e não os conselhos de que realmente precisamos. Conselhos sinceros e baseados na Bíblia, mesmo que exponham nossos erros.

2 Crônicas 17:6. Isso mostra que Jeosafá demonstrou coragem e determinação para servir plenamente a Jeová. Isso me ensina que devo me esforçar para dar a Jeová o melhor do meu serviço. Por exemplo, devo dedicar tempo em quantidade e qualidade ao ministério e não apenas no tempo que me sobra. Além disso, devo fazê-lo de todo o coração.

2 Crônicas 17:5,6. Esses versículos mostram que, embora às vezes sintamos falta de coragem para falar sobre Jeová e o Reino na frente de certas pessoas ou em certos lugares, precisamos ser corajosos. Se nos esforçarmos, Jeová nos abençoará, nunca nos deixará sozinhos e nos dará a coragem necessária para realizar a obra do Reino.

2 Crônicas 18:12-27. Esses textos nos expõem ao exemplo de Micaya e nos ensinam que, se imitarmos seu exemplo, seremos corajosos e ousados ​​ao falar a todos os tipos de pessoas sobre Jeová e seus propósitos.

2 Crônicas 19:3. Mostra que, embora Jeová não conceda a perfeição, ele se concentra principalmente em nossas coisas boas, mas em nossos erros. vemos que Josafá cometeu o erro de se associar com o perverso rei Acabe. No entanto, Jeová não deixou de valorizar todo o bem que Josafá havia feito. Se imitarmos a Jeová, quando alguém cometer erros, tentaremos focar em suas qualidades e em seu boas ações, ao invés de destacar suas falhas e erros. 

2 Crônicas 17: 5,6. Aqui aprendemos que nosso coração deve ganhar coragem para seguir os caminhos de Jeová, pois se fizermos isso, Ele sempre nos abençoará, Jeová nunca nos abandonará e estará sempre conosco.

2 Crônicas 17:3. Ele menciona que Jeosafá não seguiu maus exemplos, mas sim o bom exemplo de seu antepassado Davi, Podemos ser como Josafá, talvez em nossa família haja uma história de coisas que Deus não gosta, embriaguez, espiritismo, imoralidade. Mas podemos quebrar o padrão e seguir o estilo de vida que agrada a Deus.

2 Crônicas 17:7-9. Que grande privilégio foi colaborar com o rei em dar um tipo de Educação Bíblica ao povo, em nossos dias todas as semanas milhões de irmãos ao redor do mundo colaboram ou apoiam o escravo dando educação Bíblica em mais de 100.000 congregações, isso nos torna valorizamos nossas atribuições e nos esforçamos ao máximo para melhorar como professores.

2 Crônicas 17:6. Vemos que servir a Jeová requer muita coragem. Para ser corajoso, o mundo apresenta alguém corajoso gritando e batendo nos outros, mas a Bíblia mostra que a verdadeira coragem está relacionada a fazer o que Deus manda e mesmo quando outras pessoas escolheram o contrário, ou seja, foram contra a maré. Isso requer coragem, que nos ajuda a forjar o caráter de Cristo em nós.

2 Crônicas 17:4. Podemos escolher seguir o caminho que muitos seguem o caminho da multidão ou podemos escolher o caminho de Jeová para ter seu nome, guardar seus mandamentos como diz Eclesiastes 12:13, esse é o dever de todo ser humano.

2 Crônicas 17:4. Este versículo mostra que a maioria das pessoas está sob a influência do mundo. Portanto, a lição que tiro é que, como servo de Jeová, devo procurá-lo em todos os momentos e obedecer a seus mandamentos de coração para ficar livre de tal influência.

2 Crônicas 19:1-3. Esses versículos mostram que Jeová procura o que há de bom em nós, mesmo quando lhe damos motivos para ficar irado. Isso me ensina que devo imitar a Jeová quando alguém me irrita com suas ações. Nessas circunstâncias, vou me esforçar para ver o que há de bom nessas pessoas para que minha raiva possa ser diluída. Assim manterei a paz, alegrarei o coração de Jeová e darei um bom testemunho de minhas crenças.

2 Crônicas 17:3. Diz que Jeosafá seguiu os caminhos de seu pai Asa, e não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos de Jeová. Isso mostra que Josafá se concentrou em servir a Deus e seguir seus mandamentos, ao invés de buscar seus próprios interesses. O quanto é importante que nós também façamos isso, quando servimos a Jeová seguimos os mandamentos de Deus sempre indo bem na vida e sempre recebemos a benção de Jeová. 

2 Crônicas 17:9. Aqui aprendemos que devemos estar dispostos a sair pelos territórios para ensinar e pregar em nome de Jeová, pois hoje devemos aproveitar todas as nossas ferramentas e claro viajar por territórios que talvez ainda tenhamos percorrido, ensinando a palavra de Jeová e claro fazer discípulos e que todos conheçam o nome de Jeová.

2 Crônicas 17:1. Diz que Josafá fortaleceu seu reino e se tornou mais poderoso que seus predecessores. Isso sugere que Josafá era um líder forte e eficaz, que trabalhou duro para consolidar seu poder e melhorar a posição de Judá. Obviamente, isso foi graças à ajuda de Jeová. Podemos aprender uma lição muito valiosa: se nós também quisermos ser bem-sucedidos, por exemplo, no nosso serviço a Jeová, quão importante é trabalhar arduamente e seguir a orientação do espírito santo de Jeová.

2 Crônicas 17:10. Fala sobre o temor de Jeová que caiu sobre as nações vizinhas de Judá, e elas não ousaram guerrear contra Jeosafá. Isso mostra que Josafá desfrutou da proteção divina devido à sua fidelidade a Deus. Que boa lição para nós também, sabemos que nada pode nos acontecer se continuarmos com a benção de Jeová, por isso nunca nos desviamos do nosso Deus Jeová, vamos continuar fazendo a vontade dele e com certeza através de sua organização ele continuará nos protegendo.

2 Crônicas 17:7. Aqui mostra como Josafá enviou líderes para ensinar as cidades, diz que Josafá enviou seus líderes, incluindo os sacerdotes levitas, para ensinar nas cidades de Judá. Bem, isso mostra que ele reconhecia a importância da educação e do ensino religioso para seu povo. Que bela lição: nós também, como Jeová nos educou e nos treinou e continua a nos treinar, para que possamos ser mestres e por isso é bom tirar um tempo de vez em quando para ver como está a nossa forma de ensinar é porque, como Josafá, damos importância à educação bíblica.

2 Crônicas 17:17. Ele menciona poderosos guerreiros destros que carregavam suas armas e escudos, isso nos lembra da importância de levarmos nossa Bíblia para as pregações, e para as reuniões, se o fizermos, nos tornaremos destros sem usar nossa armadura espiritual corretamente, isso leva tempo, não é de um dia para o outro, mas quanto antes começar melhor.

2 Crônicas 18:4. Assim como Jeosafá, podemos as vezes não saber como resolver um problema e até sentir medo, mas vamos lembrar o que Jeosafá fez. Antes de agir, ele buscou a orientação de Jeová, também podemos imitar Jeosafá buscando a orientação de Jeová e o conselho cristão maduro nas decisões que iremos fazer.

2 Crônicas 18:7. Estar cansado de uma bruxa influenciou tanto Acabe que ele literalmente odiou o profeta de Jeová, em vez de se arrepender e buscar orientação espiritual do profeta, Acabe decidiu se complicar ainda mais sendo seu inimigo. Isso nos ensina que escolher um mau cônjuge pode nos afetar tanto a ponto de odiar nossos irmãos, especialmente aqueles que podem nos ajudar a recuperar nossa saúde espiritual.

2 Crônicas 18:7. Talvez nos emocione com a ideia de ser usado por Jeová, e sem dúvida é um grande privilégio, neste texto vemos dois grupos de profetas, os que diziam o que os outros queriam ouvir e aquele que falava o que Jeová queria para lhes dizer Portanto, ser usado por Jeová Através de privilégios implicará um preço, talvez seremos objeto de ódio, rejeição, calúnia, falta de apreço e respeito dos outros, mas se nos esforçarmos para permanecer fiéis, mostraremos que são leais a Jeová.

2 Crônicas 18:12,13. Em nossos dias, muitas pessoas rejeitam o ensino saudável, ficam com raiva e agem como ofendidas ao ouvir o que a Bíblia realmente ensina. É por isso que devemos cuidar para não imitá-los e querer ouvir apenas o que queremos ouvir, mas sim o que Jeová diz para os nossos tempos.

2 Crônicas 18:19. Este texto nos faz entender que Jeová não origina engano e não nos faz acreditar em mentiras, e dizemos isso porque ele não é a fonte de nenhuma mentira como diz Números 23:19. Deixe-os usar seu próprio livre arbítrio e assumir a responsabilidade por sua própria destruição. Mas primeiro, com misericórdia, ele lhes dá uma advertência completa por meio de suas testemunhas, pois se aceitamos a advertência, estamos aceitando também o amor da verdade, que nos oferece a salvação.

2 Crônicas 18:12,13,23,24,27. Assim como Micaya, o profeta, devemos ser ousados ​​e ousados ​​ao falar de Jeová e de seus propósitos. E, claro, prudente, a organização nos envia lembretes sobre como pregar em territórios perigosos, pois somos aconselhados a ser muito prudentes.

2 Crônicas 19:2. Devemos ter cuidado para não consentir com aqueles que deliberadamente pecam contra Jeová, ou seja, eles sabem que é errado, e mesmo assim não se importam. Não é que digamos mal aos inimigos de Jeová, mas devemos evitar fazer coisas más que eles parecem bons do nosso ponto de vista muito limitado.

2 Crônicas 19:3. Jeová quer que saibamos que ele nos ama e que vê além de nossas falhas. Ele procura o bem que está dentro de nós. Foi o que ele fez com Jeosafá, rei de Judá. Ele foi tolo o suficiente para acompanhar o rei Acabe de Israel. E embora seja verdade que ele não cometeu um erro, mas não fez Jeová esquecer as coisas boas que havia feito. O que aconteceu com ele nos lembra que, apesar de nossas falhas, Deus ainda nos amará se nos esforçarmos de todo o coração para fazer sua vontade.

2 Crônicas 18:28-31. Vemos que o rei Josafá estava prestes a ser morto por se juntar a Acabe, ele até o acompanhou. Muitos perderam a vida por acompanhar pessoas que estão em maus passos, por isso esse exemplo nos ensina que devemos cuidar de nossos amigos e não nos expor desnecessariamente.

2 Crônicas 19:6. Julgar e tratar os casos na congregação é uma responsabilidade muito séria, não é dos homens, diz o texto, mas de Deus, isso nos faz pensar na importância de cultivar as qualidades necessárias como ser gentil, amoroso, pronto para ajudar , e ao mesmo tempo tornar firme. Não é fácil lidar com todas as pessoas. Mas se nos deixarmos moldar por Jeová, faremos a coisa certa pelos motivos certos.

2 Crônicas 19:7. Aqui ele fala do temor de Jeová, ao contrário do que possa parecer, essas palavras não aludem a nenhum tipo de terror exagerado, mas a um desejo intenso de fazer a coisa certa, um respeito tão sincero que pode nos fazer tremer.

2 Crônicas 19:3. O caso do rei Josafá nos ensina mais claramente que Jeová procura o que há de bom nas pessoas.Quando alguém nos irrita, podemos não ver suas coisas boas. E quando cometemos um pecado, o desapontamento, a vergonha e a culpa podem nos impedir de ver nossas coisas boas. Mas lembremo-nos de que, se nos arrependermos e nos esforçarmos para não fazer a mesma coisa novamente, Jeová nos perdoará.

2 Crônicas 19:7. Este texto mostra que Jeová está muito interessado no que acontece nas mais de 100.000 congregações em todo o mundo. Visto que, quando se trata de julgar os assuntos de seu povo, Jeová não tolera injustiças para com os inocentes, nem parcialidade, nem aceita suborno.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários