Estudo do Livro da congregação, Semana de 1 a 7 de maio de 2023, Deus aceita todas as partes?, Lição: 44 pontos 5, 6, resumo, revisão e "Resolva isso", Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 1-7-maio-2023, Lição: 44 pontos 5, 6, resumo, revisão e "Resolva isso", Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 44 pontos 5, 6, resumo, revisão e “Apontar para isso”.
5. Faça sua parte para que os outros respeitem suas crenças
VÍDEO: Expressar nossas crenças com respeito (2:01)
Leia Mateus 7:12 e discuta o seguinte:
De acordo com esse versículo, você deveria dizer a um membro da família que não compartilha de suas crenças para não dar uma festa?
Não devemos, pois, embora saibamos que a celebração é contra os Princípios Bíblicos, as crenças da família podem permitir. Em vez disso, o que podemos fazer é explicar com a Bíblia os motivos pelos quais nós, Testemunhas de Jeová, não comemoramos esse feriado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este texto nos ajuda a ver que temos que ter empatia e devemos pensar que não podemos impor nossas crenças a outros membros da família, porque eles podem ficar com raiva e depois não querem ouvir, então devemos encontrar maneiras de mostrar a eles que ainda amá-los e dizer-lhes porque não os acompanhamos nessas festas.
Partindo desse princípio, não, cada um está no seu processo, do seu jeito e não cabe a nós, por assim dizer, estabelecer como os outros devem viver suas vidas, é muito diferente impor nossas opiniões e nossas crenças sobre eles e muito distantes é responder se eles nos abordarem e tiverem alguma dúvida sobre nossas crenças. Então é verdade que tem histórias de irmãos, talvez tenha acontecido com a gente também, onde a gente percebe que eles tinham muito zelo pela congregação, pela Bíblia, pelo conhecimento, e eram muito diretos quando a questão das crenças vinha à tona familiares, não crentes, e isso às vezes se transformou em discussões ofensivas por parte da testemunha em relação aos seus parentes, então devemos ter muito cuidado com isso.
Como você pode mostrar a seus familiares que os valoriza e os ama, mesmo que não celebre um determinado feriado com eles?
Podemos mostrar aos nossos familiares e amigos que os valorizamos e os amamos sendo generosos com eles ao longo do ano, e não apenas em um dia específico. Também faremos isso quando nossos familiares quiserem saber por que não comemoramos mais determinados feriados. Nessas ocasiões, não tentaremos ganhar a discussão ou nos forçar a pensar como nós mesmos. Pelo contrário, tentaremos nos ajudar a ver que tomamos uma decisão pessoal levando em conta fatores e o que Jeová diz em sua palavra, a Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, como podemos ver no vídeo, podemos enviar cartas, talvez também convidá-los para uma refeição, mas devemos ter em mente que, se os convidarmos, deve ser em horários em que não há festa. Para que tenham a certeza de que esta refeição não é para aquela festa e sim algo que fizemos com o coração.
É importante como a irmã fez para manter uma boa comunicação, escrever para eles, ligar para eles, dar-lhes presentes, convidá-los para comer não exatamente no dia da festa, pode ser outro dia e continuar compartilhando bons momentos com eles, eles possivelmente tenhamos a imagem ou ideia de que estamos agora em uma religião onde nos distanciamos completamente deles, podemos mostrar a eles que não é assim, que eles estão entendendo de outra forma. Bem, isso pode ajudar, como diz o ponto 5, para que alguns respeitem nossas crenças.
6. Jeová quer que sejamos felizes
Jeová gosta que passemos bons momentos com nossa família e amigos. Leia Eclesiastes 8:15 e discuta o seguinte:
Como esse versículo mostra que Jeová quer que sejamos felizes?
Bem, sabemos porque Jeová inspirou o rei Salomão a escrever que não havia nada melhor do que passar tempo com a família.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O texto diz que Deus quer que seja assim e quem trabalha também gosta da comida, é o que nos resta e o texto menciona.
Neste versículo ele demonstra isso porque nos faz ver que Jeová Deus quer que sua criação humana seja feliz e alegre. Portanto, ele nos deu os meios para alcançá-lo.Exemplos de comer, beber e aproveitar o fruto do trabalho árduo são mostrados no texto. São bênçãos de Jeová para sermos felizes.
Jeová também quer que seus servos se divirtam e passem bons momentos juntos. Assista ao VÍDEO para verificar se isso é óbvio em nossas assembléias internacionais.
VÍDEO: Hospitalidade nas Assembleias Internacionais (5:40)
Leia Gálatas 6:10 e discuta o seguinte:
Precisamos celebrar certos feriados para fazer algo de bom para outras pessoas?
Bom, você não precisa estar junto com eles nas festas, porque existem outras formas de fazer o bem. Por exemplo, pregar para eles e falar sobre Jeová é uma das melhores coisas que podemos fazer para mostrar amor às pessoas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não, pois muitas vezes há ocasiões em que podemos ajudar os outros. Pode haver um irmão mais velho que precise de carona para as reuniões ou talvez a casa de uma irmã viúva precise de alguns reparos ou poderíamos pensar em uma boa palavra para reanimar alguém que está deprimido . O que temos a fazer é, como diz o texto, enquanto temos oportunidade, fazer o bem a todos.
A resposta é não. De fato, todos os dias podemos viver, por assim dizer, com essa mentalidade nessa frequência de fazer o bem ao próximo e ao próximo, mas não podemos excluir quem nos cruza porque simplesmente não são irmãos, não poderíamos pensar como que. Porém, a prioridade recomendada que o texto tem, é começar pelos nossos irmãos, nossa família, irmãos da congregação.
Que tipo de presentes você prefere dar: aqueles que são dados por obrigação em uma determinada data, ou aqueles que são dados quando vem do seu coração?
Aquelas que são dadas quando vem do coração, porque gera felicidade por ser generoso e dar com boa vontade, principalmente quando o presente que damos é algo que a outra pessoa precisa ou aprecia muito. Isso é motivo de alegria para cada um de nós que se dispõe a dar presentes que vêm do coração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Melhores são os presentes que vêm do coração, sem esperar nada em troca e não com relutância ou por força. Assim, os presentes que produzem alegria não dependem de um calendário ou costumes, visto que esses presentes são dados pelos motivos errados.
No mundo é normal que dar um presente em uma determinada data crie um bom nome e reputação, mas é definitivamente melhor dar algo quando vem do coração do que por obrigação. Muitos irmãos às vezes organizam atividades para seus filhos e até os surpreendem com um presente.Se tivermos filhos, que coisas especiais você poderia fazer por eles? Bem, há muitas coisas especiais: passar tempo com eles, compartilhar com eles, compartilhar tempo de qualidade, estar com eles, conversar com eles, comer juntos em casa, sair para comer, passeios, viagens. Isso deixará lembranças inesquecíveis na mente e no coração dos pequenos e, quando crescerem, se lembrarão desse exemplo.
Muitas Testemunhas às vezes organizam atividades especiais para seus filhos, até mesmo surpreendendo-os com um presente. Se você tem filhos, que coisas especiais você poderia fazer por eles?
As coisas especiais que podemos fazer por eles é organizar passeios, reuniões com amigos, dar-lhes presentes mesmo quando não é uma data especial. Dessa forma, mostraremos a eles que os amamos, que nos preocupamos e que, ao não comemorar as festas do mundo, você não está perdendo nada.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Bem, há muitas coisas especiais, passar tempo com eles, compartilhar com eles, compartilhar tempo de qualidade, estar com eles ou conversar com eles, comer juntos em casa, sair para almoçar juntos. Isso deixará memórias memoráveis na mente e no coração dos pequenos, e quando crescerem se lembrarão daquele legado, daquele exemplo que seus pais lhes deixaram.
O QUE DIZEM ALGUNS: “Não importa a origem das festividades. O que importa é se divertir com a família e os amigos.”
O que você diria?
Na verdade, a origem importa, pois muitos feriados têm origem pagã ou promovem ideias políticas que vão contra a vontade de Jeová. Além disso, podemos mostrar generosidade de bom grado em qualquer dia do ano.
Podemos usar a Ilustração que mostrou que o livro ensina que se houvesse um doce em um esgoto. Você comeria? Claro que não. Está sujo. Como aquele doce, pois da mesma forma, essas festas podem ser atrativas mas promovem lugares impuros, ou sujos. Portanto, se quisermos ser sinceros e adorar a Deus de coração, evitaremos essas festas.
Bem, a Bíblia não aprova isso, a Bíblia é clara. Muitos por pensar assim acabaram sendo engolidos pela terra na festa no deserto por comemorar o bezerro de ouro. Portanto, podemos definitivamente fazer as coisas do jeito que pensamos, ou podemos fazer do jeito de Deus. Não é o caminho mais popular para as pessoas, elas não vão gostar de nós pelo que somos, mas estaremos fazendo a coisa certa aos olhos de Jeová.
RESUMO
Jeová quer que nos divirtamos com a família e amigos, mas não quer que participemos de festas que ele não aceita.
Análise
Que perguntas devemos fazer a nós mesmos para saber se Jeová aprova uma celebração?
Poderíamos nos perguntar se: Esta celebração é baseada nos ensinamentos da Bíblia? Sim, humanos, organizações ou símbolos nacionais dão muita honra? E também se o que é feito nelas é contra as normas bíblicas?
Como podemos ajudar nossa família e amigos a entender nossas decisões sobre as férias?
Podemos ajudá-los a entender nossas decisões sobre as festas de forma respeitosa e amorosa. Por isso, explicaremos por que não a celebramos e em quais textos bíblicos nos baseamos para tomar essa decisão pessoal.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Primeiro, explique a eles a decisão que tomamos e fale sobre por que não decidimos participar dessas festas. Além disso, colocar-nos no lugar deles e não tentar forçá-los a não celebrá-los, e também lembrá-los de que, embora não celebremos esses feriados, ainda assim os queremos.
Em primeiro lugar, garantimos que continuamos a amá-lo, continuamos a amá-lo. E isso no sentido de termos estado em uma família onde havia fortes laços com parentes. Existem famílias em que são simplesmente famílias pelo nome, mas também não existem esses vínculos. Então, nesses tipos de casos não vai afetar tanto porque não vai ter muita diferença, mas nem todas as famílias são assim. Eles não são Testemunhas de Jeová, mas são muito próximos, por assim dizer, gostam de passar tempo juntos e compartilhar.
Portanto, é importante assegurar-lhes, confirmar-lhes que os amamos mais do que nunca, e que talvez eles não entendam isso no momento, mas gostaríamos de explicar a eles e que há uma boa razão, há uma boa explicação de por que agora tomamos certas decisões, mas que garantimos que continuamos a amá-lo, continuamos a amá-lo e que gostaríamos que nos dessem essa oportunidade de explicar a eles que não é que eles estão forçando nós, que não é simplesmente por causa da religião, mas que isso transcende a outro nível em nosso relacionamento pessoal com o criador.
E além disso, dar-lhes presentes, passar tempo com eles, convidá-los para comer, compartilhar tempo com eles... Isso vai depender de cada família e de cada circunstância, pois também não podemos generalizar.
Como sabemos que Jeová quer que sejamos felizes e divertidos?
Sabemos disso porque ele nos deu os meios para alcançá-lo, por exemplo, desfrutar do fruto do trabalho árduo, poder compartilhar com amigos e familiares e, acima de tudo, ele nos deu a oportunidade de servi-lo e a oportunidade de desfrutar um belo paraíso terrestre por toda a eternidade.
Sabemos disso porque inspirou o rei Salomão a escrever que não havia nada melhor do que passar o tempo com a família.
Pois é assim que a gente via na Bíblia, no Eclesiastes a gente vê nos evangelhos, que Jesus com certeza até brincava com os discípulos, era uma pessoa equilibrada, uma pessoa, digamos assim, de bom ambiente. Foi algo que a Bíblia e os evangelhos nos transmitem. Então Jeová é um Deus feliz, ele também nos quer. É verdade que você tem que pregar e tem que ir às reuniões, mas também é importante reservar um tempo para uma recreação saudável com nós mesmos, às vezes pode ser sozinho e outras vezes pode ser com outros irmãos, amigos íntimos e família.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
-overlay%20(1).png)
Comentários
Postar um comentário