ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 13 a 19 de março de 2023, 1 Crônicas de 27 a 29, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:  13-19-2023 de março, 1 Crônicas de 27 a 29, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

1Cr 27:33. Como Husai provou que era um amigo leal? (w17.03 29 § 6-7).

Ele mostrou isso quando foi leal não apenas em momentos favoráveis, mas quando passou por dificuldades. Por exemplo, quando Davi fugiu de seu filho que queria matá-lo, ele foi procurá-lo e se dispôs a arriscar sua vida.Essa mesma amizade é o que devemos cultivar com nossos irmãos na congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sempre foi dito que em tempos difíceis é quando se precisa de bons amigos, e no caso do rei Davi, embora tivesse muitos amigos, alguns lhe viraram as costas quando seguiram seu filho Absalão quando este lhe tomou o trono. , mas havia amigos leais e um deles era Husai, que estava disposto a arriscar a vida em favor de seu amigo Davi. Isso nos ensina que devemos ser amigos leais daqueles que estão conosco e têm a mesma fé. 

Quando Absalão tomou o trono de seu pai, Davi foi traído por muitos israelitas que se aliaram a seu filho, incluindo alguns amigos íntimos. No entanto, Husai permaneceu leal. Quando David fugiu, ele estava disposto a arriscar sua vida e realizar uma missão que acabaria com a conspiração. É uma maravilha que Husai tenha feito tudo isso não por dever oficial do tribunal, mas porque era um amigo leal.

Husai era um amigo não só quando tudo ia bem, mas também quando as coisas estavam difíceis. Quando Absalão, filho de Davi, tomou o trono de seu pai, muitos israelitas ficaram do lado dele. Então David não só sofreu traição de seu filho, mas também de alguns de seus amigos mais próximos. Mas Husai permaneceu leal a Davi e foi procurá-lo quando ele fugiu. Além disso, estava disposto a arriscar a vida e cumprir uma missão que acabaria com a conspiração. E ele não o fez simplesmente porque era seu dever como funcionário do tribunal, ele o fez porque era um amigo leal. Nós também podemos ser amigos leais e companheiros de nossos queridos irmãos. 

Hushai encontrou o rei fugitivo no Monte das Oliveiras com seu manto rasgado e terra na cabeça. Ele seguiu a recomendação de Davi de retornar à cidade, fingir lealdade a Absalão, tentar frustrar o conselho de Aitofel e manter Davi informado por meio dos sacerdotes de Zadoque e outros. A princípio Absalão ficou desconfiado, mas Husai conseguiu ganhar sua confiança.

Hushai estava disposto a arriscar sua vida e realizar uma missão que acabaria com a conspiração. e ele não o fez simplesmente porque era seu dever como oficial da corte, ele o fez porque era um amigo leal de Davi.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

1 Crônicas 28:9. Uma qualidade de Jeová que nos impressiona é a capacidade de ler o coração. Além disso, também nossa inclinação de pensamentos. Este texto nos ensina que não podemos servir a Jeová apenas por meras aparências, visto que Jeová pode olhar para nossos pensamentos, então devemos encher nossa mente com coisas decentes, limpas e santas. de modo que, quando Jeová olha para nossos pensamentos, ele se sente feliz conosco.

1 Crônicas 29:14. Davi disse que tudo veio de Jeová e as coisas materiais que ele tinha foram porque Jeová deu a ele, isso nos mostra que quando fazemos doações voluntárias é como devolver a Jeová um pouco de tudo que ele nos deu. É assim que mostramos que somos gratos a Jeová.

1 Crônicas 29:3. Ela nos ensina qual deve ser a nossa motivação para dar nossas doações, e é que Jeová não quer que o façamos compulsoriamente, mas, como diz o texto, damos nossas doações por amor a Jeová.

1 Crônicas 29:9. Nesses textos vemos que depois de tantas guerras e erros que o povo de Israel cometeu, eles agora desfrutavam da felicidade. E como diz o texto, é porque eles estavam servindo a Jeová de todo o coração. O que nos ensina onde também podemos encontrar a verdadeira felicidade é apenas servindo a Jeová de todo o coração.

1 Crônicas 27:6. Mencionar Benaya que era um guerreiro poderoso. Isso deve nos fazer refletir sobre o que a Bíblia diz que somos guerreiros, pois estamos travando uma guerra espiritual, é importante entendê-la, pois nesta guerra não venceremos por causa de nosso físico estado, mas mais bem espiritual, um guerreiro treina e se alimenta bem, recebemos treinamento toda semana nas reuniões e nos alimentamos através da Bíblia e das publicações, se deixarmos de nos alimentar espiritualmente e reuniões vamos enfraquecer espiritualmente.

1 Crônicas 29:3,5. Uma demonstração de amor que podemos fazer é usar nosso ouro para Jeová, contribuindo financeiramente para nossa congregação local, ajudando irmãos que estão passando por situações difíceis e, claro, a obra mundial. Dar é um assunto entre nós e Jeová, mas a Bíblia diz que vivemos em uma época em que as pessoas amam a si mesmas e a si mesmas mais do que a Deus e ao próximo.

1 Crônicas 27:24. Nossas ações podem afetar negativamente aqueles que estão sob nossa responsabilidade, esse princípio se reflete nas decisões do chefe da casa, como apoiar ou não atividades espirituais, mesmo aqueles que lideram a congregação, sem dúvida devemos nos cuidar para que nossas ações sejam para o bem-estar espiritual e físico de nossos familiares e irmãos.

1 Crônicas 27:33. Vemos que ali Ahitofel era uma pessoa muito sábia, inteligente e calculista, o que ele dizia se cumpria, alguns diziam que a palavra de Ahitofel era como se Deus tivesse falado, apesar de todas essas qualidades, ele era alguém ambicioso e desleal, ou seja traidor , e isso o levou a falhar com seu amigo David, vemos que muitas habilidades ou habilidades, inteligência E capacidade intelectual não significa que alguém seja uma boa pessoa, Leal ou confiável.

1 Crônicas 28:9. Ela nos ensina que Jeová sonda todos os corações e vê todas as intenções e pensamentos. Então Deus está procurando algo bom nos bilhões de corações neste mundo cheio de ódio e violência. Como você deve se sentir feliz quando encontro um coração que ama a paz, a justiça e a verdade.

1 Crônicas 29:9. O povo estava feliz por ter feito suas ofertas voluntárias, aqui se cumpre o texto de Atos 20:35. Isso nos lembra que há pessoas que têm muito materialmente, mas por falta de generosidade são muito infelizes. A alegria que a generosidade produz é infinitamente diferente da suposta alegria que as riquezas deste mundo podem nos dar.

1 Crônicas 28:9. Ao ler este texto podemos nos perguntar: o que significa servir a Deus de todo o coração? e a resposta é muito clara, pois significa amá-lo e ter um desejo profundo de conhecê-lo e cumprir suas exigências. No entanto, podemos pensar que isso significa ser perfeito. Mas na realidade não é assim, e dizemos isso porque quem serve a Deus de todo o coração deseja seguir sua orientação e se deixa corrigir por ele. Para isso você precisa pensar como Jeová pensa e agir de acordo com suas regras. 

1 Crônicas 28:20. Sem dúvida, Davi era a pessoa certa para encorajar Salomão a ser corajoso e construir o templo. Se Salomão tivesse cedido ao medo, ele poderia nem ter começado seu trabalho, e isso teria sido pior do que fazer errado. Isso nos ensina que, assim como Salomão, nós também precisamos de Jeová para nos ajudar a ser corajosos para fazer o trabalho que ele nos deu. Por exemplo, os anciãos devem julgar casos de pecado grave ou ajudar aqueles que estão em perigo devido a uma emergência médica. Olá, irmãs solteiras que desejam servir em lugares onde há maior necessidade também precisam de coragem.

1 Crônicas 29:7. Vemos que, embora Davi tenha sido instruído a não construir o templo, ele não procurou desculpas para não ser generoso com Jeová, de quem havia recebido tanto. Segundo cálculos de 2008, o preço médio do ouro era de 871 a onça, pelo que essa contribuição equivaleu a 4.794.855.000 dólares. Sem contar, cobre prata e outros metais. Sua generosidade foi uma demonstração clara de profundo amor por Jeová, o grande provedor. Isso nos ensina que hoje os cristãos, embora seja verdade, não estão sob o pacto da lei, e não somos obrigados a doar uma quantia fixa. No entanto, no âmbito da verdadeira congregação cristã, dar generosamente traz grande satisfação. O próprio Jesus declarou em Atos 20:35 que há mais felicidade em dar do que em não receber.

1 Crônicas 27:33. As boas amizades são um tesouro, e para que durem é preciso saber cuidar delas. É interessante que Davi, que antes de ser rei era pastor, tinha muito bons amigos. e eles estiveram lá em momentos muito difíceis, mesmo quando a vida de todos estava em perigo. Isso nos ensina que na congregação cristã os irmãos estão unidos por um vínculo que vai além do senso de dever ou do cargo que ocupamos. Com nossos atos de bondade, mostramos aos nossos colegas que nos preocupamos com eles porque os amamos, e não apenas porque é nossa responsabilidade.

1 Crônicas 29:19. É muito importante que os pais orem sempre pelos filhos, que Jeová lhes dê sua ajuda e proteção, e se eles se mudaram não devemos nos cansar de orar para que voltem para Jeová.

1 Crônicas 28:20. Assim como Salomão, precisamos que Jeová nos ajude a ter coragem para continuar pregando, especialmente nestes tempos em que as pessoas estão particularmente apáticas e indiferentes à mensagem. Ter em mente que Jeová está conosco não servirá de força para continuar até o fim.

1 Crônicas 28:9. Davi não queria que seu filho apenas acreditasse em Jeová. Ela queria que ele apreciasse o profundo interesse que ela demonstra por seus servos. Não bastava ao jovem Salomão ver como seu pai cultivava fé em Jeová, mas ele tinha de saber por si mesmo. sem dúvida, esse é o apreço que todos devemos sentir.

1 Crônicas 28:9. Nesse texto também podemos ver que a disposição de buscar a Jeová é o que separa as pessoas que são como ovelhas das que são como cabritos. Se você o procurar, ele se deixará encontrar por você, mas se você o deixar, ele o descartará para sempre. Assim, independentemente da raça ou nacionalidade de uma pessoa, independentemente de sua formação acadêmica, ou se ela é rica ou pobre, se ela buscar sinceramente a verdade sobre Deus, ela a encontrará. Do seu ponto privilegiado nos céus, Cristo e seus anjos cuidarão de que as pessoas que buscam a Jeová sejam levadas a conhecer a verdade, não importa onde morem.

1 Crônicas 28:9. Servir a Deus de todo o coração significa amá-lo e ter um desejo profundo de conhecer e cumprir seus requisitos. Não significa ser perfeito. Quem serve a Deus de todo o coração anseia por seguir sua orientação e se deixa corrigir por ele.

1 Crônicas 28:11. Jeová trouxe seu povo até nós, agora cabe a nós seguir em frente em nossa carreira espiritual, conseguiremos se formos corajosos e começarmos a trabalhar.

1 Crônicas 28:8. Conhecer a Jeová e obedecê-lo exige esforço, caso contrário, todos no mundo seriam servos de Deus, mas as recompensas e bênçãos atuais e futuras nos lembram que vale a pena o esforço.

1 Crônicas 28:1. Jeová deseja que os que exercem alguma autoridade em sua organização sejam pessoas fortes e competentes para o benefício de suas ovelhinhas. Isso nos motiva a nos instruir, nos treinar, se não sabemos algo, perguntar, ler, estar atento às instruções e procedimentos. 

1 Crônicas 27:25. Estar no comando do dinheiro de Jeová, da congregação é algo importante, e pode até ser tentador cair na desonestidade, o texto que diz que quem é fiel no mínimo é fiel no mais e vice-versa se cumpre.

1 Crônicas 27:1 . Ele diz que os chefes de mil e 100, e os oficiais que serviam ao rei em tudo relacionado às divisões, rodavam mês após mês todos os meses do ano. Isso me lembra, por exemplo, as voltas que os servos de Jeová fazem ao pregar com os expositores. O que mostra que desde os tempos antigos tem havido ordem e operação por arranjo no serviço de Jeová.

1 Crônicas 27:33. Ele menciona Husai como companheiro de Davi. Um amigo que esteve ao seu lado nos momentos difíceis de sua vida. Esse exemplo mostra a importância de cuidarmos da nossa reputação e deve nos levar a refletir sobre como queremos ser lembrados. Husai, sendo amigo leal do Rei Davi, merecia ser mencionado na Bíblia por sua amizade leal. Os atuais servos de Jeová também devem se esforçar para ser bons amigos e ter boa reputação perante Deus e perante os homens.

1 Crônicas 28:1-5. Mostra como Jeová escolheu a tribo de Judá como líder, da casa de José escolheu Davi e dentre os muitos filhos de Davi escolheu Salomão. Isso me ensina que, assim como Jeová escolhe os merecedores, ele sempre escolheu também aqueles que serão seus representantes aqui na terra.

1 Crônicas 28:7. Mostra que Jeová diz que estabelecerá para sempre e com firmeza o reinado de Salomão, desde que Salomão esteja determinado a obedecer a seus mandamentos e decisões judiciais, assim como fazia naquele tempo. Isso me encoraja a estar sempre determinado a obedecer aos padrões justos de Jeová, pois o texto garante que, enquanto formos obedientes, teremos sua bênção e aprovação.

1 Crônicas 28:9. Mostra como Davi exorta seu filho Salomão a conhecer a Jeová e a servi-lo de pleno coração. Isso nos lembra de nossa responsabilidade como pais cristãos, que não termina porque nossos filhos cresceram ou se tornaram independentes. Devemos sempre incentivá-los a cultivar e proteger sua espiritualidade e principalmente seu amor a Jeová.

1 Crônicas 28:9 . Mostra como Davi, em meio a um conselho para seu filho Salomão, o lembra de que ele deve servir a Jeová de todo o coração e com grande prazer, porque Jeová examina os corações. Isso é importante, porque Jeová não aceita um serviço por obrigação ou com relutância ou pela metade. Isso me ensina que devemos me esforçar em meu serviço mesmo levando em conta minhas circunstâncias, mas acima de tudo, que devo fazê-lo por amor e com alegria como Jeová merece.

1 Crônicas 28:9. Também podemos aplicar este texto de outra maneira, pois mostra como Davi, aconselhando Salomão, lhe diz que se ele buscar a Jeová, Jeová se deixará encontrar. Mas se ele o abandonar, Jeová o rejeitará para sempre. Alguém pode dizer que este conselho é duro, mas está simplesmente mostrando que é uma verdade divina. Isso nos ensina que como pais cristãos nossa responsabilidade não é adoçar os ouvidos de nossos filhos, nem abandonar nossos conselhos com o amor que o mundo ensina, mas com o amor ágape que Jeová nos ensina.

1 Crônicas 27:25-31. Esses textos nos ensinam a ver o lado positivo do trabalho, mesmo que exija esforço mental ou físico, trabalho duro não é fácil e pode ser enfadonho, mas se formos disciplinados e não abrirmos mão do esforço, teremos o prazer de saber que demos o nosso melhor. . E isso produz uma enorme sensação de satisfação. Se mantivermos a atitude correta, podemos aprender a gostar de quase qualquer tipo de emprego.

1 Crônicas 28:11. Diz que Davi passou a dar a seu filho Salomão as plantas arquitetônicas que Jeová lhe revelara por inspiração para os pátios do templo. Isso nos ensina que, embora cada um de nós queira fazer muitas coisas em nosso serviço a Jeová e na obra do Reino, devemos fazê-lo conforme Jeová ordena e não à nossa maneira.

1 Crônicas 28:14-18. Mostra como Jeová especificou o peso em ouro de cada utensílio e objeto no templo. Isso nos ensina que em cada situação Jeová leva em conta até os mínimos detalhes e que, além disso, quando dá instruções aos seus servos, é específico. Por esta razão, não devemos hesitar em obedecer ou temer os resultados de seguir suas instruções.

1 Crônicas 28:19. Vemos que Davi diz que a mão de Jeová estava sobre ele e lhe deu o entendimento para escrever as plantas arquitetônicas do templo. Isso é uma demonstração de humildade de Davi, pois não se irritou consigo mesmo, nem por um mérito que não lhe correspondesse. Portanto, este é um excelente exemplo para todos nós imitarmos.

1 Crônicas 28:20. Mostre como Davi aconselha Salomão a ser forte, corajoso e não ficar apavorado porque Jeová estará com ele. Mas também lhe diz que ele deve ser um trabalhador. Isso nos ensina que, como pais cristãos, devemos incentivar nossos filhos a cultivar qualidades que nos ajudem a ser boas pessoas, mas, acima de tudo, servos esforçados de Jeová.

1 Crônicas 28:21. Mostra como Davi diz a Salomão que ele tem trabalhadores dispostos e qualificados para fazer todos os tipos de serviços. Isso nos ensina que, como servos de Jeová, devemos cultivar nossos talentos ou habilidades e estar dispostos a colocá-los a serviço de Jeová e da obra do Reino onde for necessário e para o que for necessário.

1 Crônicas 28:21. Isso mostra que tanto os trabalhadores como os príncipes estavam dispostos a colocar suas habilidades a serviço da casa de Jeová. Isso nos ensina que, embora os servos de Jeová tenham talentos ou habilidades diferentes, privilégios ou responsabilidades de serviço diferentes, todos nós trabalhamos para Jeová. Portanto, todos devemos estar dispostos a trabalhar naquilo que nos é pedido.

1 Crônicas 28:19. Isso nos mostra que todo o povo seguiria as instruções de Salomão. Isso nos ensina a importância de seguir as instruções dos representantes de Jeová na Terra. Seja como pessoa ou organização, seja individualmente. Visto que obedecer a essas instruções é obedecer a Jeová.

1 Crônicas 29:1. Este versículo nos dá uma amostra da humildade de Davi e de como ele reconhece as limitações de seu filho Salomão perante a congregação. Isso nos ensina que devemos ser humildes e reconhecer nossas limitações e as de nossos filhos. Mas assim como Davi ensinou a seu filho Salomão que Jeová escolhe homens imperfeitos e limitados para fazerem grandes obras em seu nome, nós também precisamos ensinar isso a nossos filhos para que sejam Servos conscienciosos e dedicados em seu ministério.

1 Crônicas 29:2. Mostra como Davi diz: Não poupei esforços em fazer os preparativos para a casa do meu Deus. Isso deve nos levar a refletir especialmente agora que começa a campanha de convites e a comemoração da morte de Cristo. Estamos poupando esforços? ou Estamos lutando com toda a nossa alma? Esta é uma pergunta que requer uma resposta pessoal de cada um de nós.

1 Crônicas 29:2-3. Isso mostra que Davi não poupou esforços para conseguir os materiais para as obras do templo, inclusive ouro, prata e outros materiais preciosos. e no versículo 3 ele acrescenta que, por causa da casa de Jeová, ele também deu ouro e prata de seu próprio tesouro. Isso deve nos levar a pensar como estão minhas doações voluntárias, mesmo que a situação econômica não seja boa, o amor a Jeová e sua obra deve nos levar a dar nosso sustento a Jeová e à obra do Reino.

1 Crônicas 29:6-9. Diz que os príncipes, chefes e encarregados dos negócios do rei se ofereceram para dar talentos de ouro, prata, cobre e ferro. Também pedras preciosas para a casa de Deus. Isso está falando sobre doações voluntárias e doação de nossas coisas valiosas a Jeová. Por sua vez, o versículo 9 acrescenta que o povo estava feliz por ter feito ofertas voluntárias. Isso nos ensina que esse é o sentimento que devemos sentir quando fazemos contribuições para Jeová e sua obra. Sejam contribuições de dinheiro, tempo, trabalho, energia, talentos e habilidades, ou qualquer outro tipo de esforço.

1 Crônicas 29:10-13. Mostra o extraordinário louvor público que Davi fez a Jeová perante toda a congregação, destacando as maravilhosas qualidades de Jeová e como tudo o que existe pertence somente a ele. Também mostra como eles agradecem e como ficam felizes em louvar seu Santo Nome. Isso deve nos motivar a querer lavar a Jeová publicamente com nossa assistência às reuniões, com nossos cânticos, com nosso ministério e com as orações públicas que fazemos em Unidade com nossos irmãos na congregação.

1 Crônicas 29:22. Isso mostra que todos comiam e bebiam perante Jeová com alegria. Isso nos ensina que também podemos comemorar com nossos irmãos, desde que os motivos estejam corretos do ponto de vista de Jeová.

1 Crônicas 28:2. Neste texto pudemos perceber o grande apreço que Davi tinha pelo local onde Jeová era adorado. Hoje também deve ser um grande privilégio para nós assistir às reuniões cristãs, visto que devemos ter em mente que o objetivo principal de nossas reuniões é louvarmos nosso criador, Jeová.

1 Crônicas 28:8. Nos mostra a importância de conhecer e obedecer aos mandamentos de Jeová, para isso devemos ter um coração disposto a conhecê-lo. É isso que Jeová quer que sejamos o tipo de pessoa que deseja conhecê-lo e fazer parte do seu povo. Para isso é importante ler a Bíblia e começar a colocar em prática o que ela diz, assim seremos pessoas melhores.

1 Crônicas 29:3. Este texto me ensina a importância das contribuições, pois devemos encará-las como um privilégio que nos permite demonstrar o amor que sentimos por Jeová. É por isso que temos que ter em mente que as contribuições que damos não são para que outros não saibam ou por motivos egoístas, mas com a atitude apropriada, se contribuirmos com o que pudermos, seremos felizes e teremos a bênção de Jeová.

1 Crônicas 29:9. Este texto nos mostra que devemos mostrar felicidade contribuindo voluntariamente e não devemos ver isso como um fardo ou um tédio. Em vez disso, devemos mostrar felicidade e ver essas ocasiões como oportunidades para mostrar interesse na adoração verdadeira e é uma demonstração de honra para com nosso Deus Jeová.

1 Crônicas 29:10. A leitura desse texto nos faz pensar que também temos a oportunidade de louvar a Jeová todas as semanas com nossos comentários nas reuniões. Isso nos ensina que Jeová nos ouve e valoriza muito os esforços que fazemos para comentar nas reuniões.Se fizermos isso, Jeová mostrará seu apreço por sempre nos abençoar.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários