Estudo de A Sentinela, semana de 9 a 15 de janeiro de 2023, Jeová nos ajuda a perseverar com alegria, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, semana de 9 a 15 de janeiro de 2023, Jeová nos ajuda a perseverar com alegria, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Jeová espera pacientemente para mostrar-lhe favor, e ele se levantará para mostrar-lhe misericórdia” (IS. 30:18).

1, 2. a) O que veremos neste artigo? (b) O que mostra que Jeová quer nos ajudar?

JEOVÁ pode nos ajudar a enfrentar problemas e servi-lo com alegria. a). Neste artigo, veremos como ele faz isso e o que devemos fazer para aproveitar ao máximo sua ajuda. Mas primeiro vamos responder à pergunta: “Será que Jeová realmente quer nos ajudar?”

2 Para encontrar a resposta, vejamos uma palavra que o apóstolo Paulo usou em sua Carta aos Hebreus. Ele escreveu: “Jeová é o meu ajudador. não terei medo. O que o homem pode fazer comigo? (Hb 13:6). b).  Alguns dicionários bíblicos explicam que a palavra traduzida como “ajudador” neste versículo refere-se a uma pessoa que corre para ajudar alguém que clama por ajuda. Imagine Jeová correndo para salvar alguém que está passando por uma situação angustiante. Sem dúvida, essa descrição mostra que Jeová não só está disposto a nos ajudar, mas também quer nos ajudar de todo o coração. Com Jeová ao nosso lado, podemos suportar provações sem deixar de ser felizes.

3. De que três maneiras Jeová nos ajuda a perseverar com alegria?

3 De que maneiras Jeová nos ajuda a perseverar com alegria? No livro de Isaías encontramos a resposta. Muitas das profecias inspiradas de Isaías têm um significado especial para os servos de Deus hoje. Além disso, em muitas ocasiões, Isaías descreve Jeová usando palavras fáceis de entender. Por exemplo, no capítulo 30 ele usa belas comparações para descrever como Jeová ajuda seu povo. Ela diz que Jeová 1) ouve atentamente e responde nossas orações, 2) nos guia e 3) nos abençoa agora e no futuro. Vejamos essas três ideias uma a uma.

JEOVÁ NOS ESCUTA

4. (a) O que Jeová disse sobre os judeus da época de Isaías, e o que ele permitiu que acontecesse com eles? (b) Que esperança Jeová deu aos judeus fiéis? (Isaías 30:18, 19).

4 No início do capítulo 30 de Isaías, Jeová chamou os judeus de “filhos teimosos” e disse que eles acrescentaram “mais pecado sobre pecado”. E então ele disse: “Eles são um povo rebelde, [...] não querem ouvir a lei de Jeová” (Is. 30:1, 9). a) . Por causa de sua desobediência, Isaías predisse que Jeová permitiria que um terrível infortúnio os sobreviesse (Is. 30:5, 17; Jer. 25:8-11). E assim aconteceu, porque os babilônios os levaram para o exílio. Mas também havia alguns judeus fiéis, e  b). O profeta Isaías tinha uma mensagem de esperança para eles: um dia Jeová lhes concederia seu favor novamente (leia Isaías 30:18, 19).E essas palavras se tornaram realidade. Jeová os livrou da Babilônia, mas não foi imediatamente. A frase “Jeová espera pacientemente para lhes mostrar favor” dava a entender que levaria algum tempo até que os judeus fiéis fossem libertados. Na verdade, levou 70 anos até que Jeová permitisse que alguns judeus voltassem para Jerusalém (Is. 10:21; Jer. 29:10). Quando voltaram para sua terra, as lágrimas de tristeza que haviam derramado no exílio se transformaram em lágrimas de alegria.

5. O que Isaías 30:19 nos garante?

5 Hoje, também somos muito encorajados por estas palavras: “Quando você clamar por ajuda, ele certamente lhe mostrará favor” (Is. 30:19). Isaías nos garante que Jeová ouvirá atentamente nossas orações e as responderá prontamente. O profeta acrescenta: "Ele responderá assim que ouvir você". Essas palavras de conforto nos lembram que nosso Pai não está apenas disposto a ajudar aqueles que lhe pedem ajuda, mas quer fazê-lo de todo o coração. Não é verdade que ter isso em mente nos permite suportar com alegria?

6. Como as palavras de Isaías indicam que Jeová ouve as orações de cada um de seus servos?

6 Esse versículo também confirma que Jeová ouve com interesse as orações de cada um de nós. Por que dizemos isso? Na primeira parte do capítulo 30 de Isaías, Jeová fala de “vocês”, no plural, porque está falando a seu povo como um todo. Mas no versículo 19 ele fala de “vocês” no singular, porque está falando individualmente com seus servos. Isaías diz: “certamente não chorarás mais”, “ele te mostrará favor sem falta”, “ele te responderá”. Visto que Jeová é um Pai amoroso, quando um de seus filhos fica desanimado, ele não lhe diz: “Tens de ser forte como teu irmão.” Em vez disso, ele cuida de cada um de nós e atende pessoalmente às nossas orações (Sl 116:1; Is 57:15).

7. Como Isaías e Jesus mostram a importância da oração fervorosa?

7 Quando oramos ao nosso Deus sobre algo que nos preocupa, a primeira coisa que ele pode fazer é nos dar forças para suportar a situação. E se o teste não passar tão rápido quanto gostaríamos, talvez tenhamos que pedir a Ele várias vezes para nos dar forças para perseverar. Na verdade, é isso que ele mesmo nos encoraja a fazer. É a mensagem transmitida por estas palavras de Isaías: “Não lhe deis descanso”, isto é, a Jeová (Is. 62:7). O que significa isto? Que nossas orações tenham que ser tão insistentes que, por assim dizer, não deixemos que Jeová descanse.Isso nos lembra algo que Jesus disse sobre a oração que lemos em Lucas 11:8-10, 13. Usando várias comparações, ele nos incentivou a orar “com insistência e destemor” e a continuar pedindo espírito santo. Também podemos pedir orientação a Jeová para tomar boas decisões.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de uma irmã orando em diferentes momentos do dia. 1. Com sua filhinha antes que ela saia para a escola. 2. No meio da manhã, quando você faz uma pausa nas tarefas domésticas. 3. No meio da tarde. 4. Depois que sua filha for dormir.

O que Isaías quis dizer quando disse para não dar descanso a Jeová? (Ver parágrafo 7).

JEOVÁ NOS CONDUZ

8. Como se cumpriram as palavras de Isaías 30:20, 21?

8 (Leia Isaías 30:20, 21). O exército babilônico cercou Jerusalém por um ano e meio. Durante esse tempo, os judeus sofreram tanto que a angústia se tornou tão comum quanto o pão e a água. Mas, de acordo com os versículos 20 e 21, Jeová prometeu a eles que os salvaria se eles se arrependessem e mudassem seus caminhos. Isaías disse que Jeová era o “Grande Instrutor” de seu povo e prometeu a eles que Jeová os ensinaria a adorá-lo como ele quisesse. Essas palavras foram cumpridas quando os judeus foram libertados da Babilônia. Jeová demonstrou que era o Grande Instrutor deles. Graças à sua orientação, os judeus conseguiram restaurar a adoração pura. Hoje, Jeová também é nosso Grande Instrutor, e isso nos deixa muito felizes.

9. Qual é uma das maneiras pelas quais Jeová nos guia hoje?

9 É uma grande honra que Jeová nos ensine. Nesses versículos, Isaías nos compara a estudantes que são ensinados por Jeová de duas maneiras. Em primeiro lugar, Isaías diz: "Você verá seu Grande Mestre com seus próprios olhos." Nesta comparação, o instrutor está em pé na frente de seus alunos. Como Jeová nos ensina hoje? Através da sua organização. Agradecemos imensamente o ensino claro que sua organização nos dá por meio de reuniões, assembléias, publicações, programas da JW Broadcasting® e de muitas outras maneiras. Todas essas orientações nos ajudam a suportar com alegria os momentos difíceis.

10. Como ouvimos a voz de Deus atrás de nós?

10 Isaías mostra a segunda maneira em que Jeová nos ensina, dizendo: “Vocês ouvirão com seus próprios ouvidos estas palavras atrás de vocês.” Já o profeta apresenta Jeová como um instrutor que caminha atrás de seus alunos atento aos seus passos e que os orienta para que saibam para onde devem ir. Como ouvimos a voz de Deus atrás de nós hoje? leitura da Bíblia. Nela foram escritas há muitos anos as palavras inspiradas de Deus. Então, quando a lemos, é como se ouvíssemos a voz de Jeová falando conosco por trás, por trás do tempo (Is. 51:4).

11. O que devemos fazer para perseverar com alegria, e por quê?

11 O que precisamos fazer para aproveitar ao máximo a orientação de Jeová por meio de sua organização e de sua Palavra? Isaías menciona duas coisas. Primeiro ele diz “Este é o caminho”, e segundo, “Ande nele” (Is. 30:21). Portanto, não basta conhecer "o caminho", devemos também andar nele. Graças à Palavra de Jeová e às explicações que sua organização nos dá, aprendemos o que Jeová espera de nós e como colocar em prática o que ele nos ensina. Devemos fazer essas duas coisas para perseverar com alegria em nosso serviço a Jeová. Só assim teremos a certeza de que ele nos abençoará.

JEOVÁ NOS ABENÇOA

12. De acordo com Isaías 30:23-26, como Jeová abençoaria seu povo?

12 (Leia Isaías 30:23-26). Como essa profecia foi cumprida no passado? Os judeus que retornaram a Israel após o exílio na Babilônia receberam muitas bênçãos, tanto físicas quanto espirituais. Jeová deu a eles uma grande quantidade de alimento físico. Mas havia algo mais importante. À medida que a adoração pura foi restaurada, ele deu-lhes cada vez mais alimento espiritual. O povo de Deus naquela época nunca havia desfrutado de tantas bênçãos espirituais. Como o versículo 26 indica, Jeová fez a luz espiritual brilhar intensamente (Isaías 60:2). Graças a essas bênçãos, seu povo teve alegria e força para continuar a servi-lo . Sem dúvida, seus corações se sentiram bem (Is. 65:14).

13. Como a profecia sobre a restauração da adoração pura se cumpriu em nossos dias?

13 A profecia sobre a restauração da adoração pura já se cumpriu em nossos dias? Claro que sim. Desde 1919, milhões de pessoas se libertaram de Babilônia, a Grande, a coleção de religiões falsas deste mundo. Todos eles foram levados para um lugar muito melhor do que a Terra Prometida: para um paraíso espiritual (Is. 51:3; 66:8). O que é esse paraíso espiritual?

14. O que é o paraíso espiritual e quem vive nele hoje? (Veja a nota).

14 Desde 1919, os ungidos têm usufruído o paraíso espiritual.   Com o passar do tempo, os cristãos que esperam viver na terra, as “outras ovelhas”, também entraram nesta terra espiritual e receberam muitas bênçãos de Jeová (João 10:16; Is. 25: 6; 65:13).

IDEIA IMPORTANTE: A expressão paraíso espiritual refere-se ao ambiente seguro em que adoramos junto com Jeová. Nela recebemos muito alimento espiritual que não está contaminado com mentiras religiosas. Temos um trabalho que amamos: pregar as boas novas do Reino de Deus. Também temos uma amizade achegada com Jeová e desfrutamos de paz com nossos irmãos, que nos amam e nos ajudam a suportar com alegria os problemas da vida. Entramos nesse paraíso espiritual quando começamos a adorar a Jeová da maneira certa e quando fazemos o possível para imitá-lo.

15. Onde está o paraíso espiritual?

15 Onde está o paraíso espiritual em nossos dias? Visto que há servos de Jeová morando em toda a terra, esse paraíso também se estende por todo o mundo. Portanto, não importa em que canto do planeta vivamos, podemos fazer parte do paraíso espiritual, desde que apoiemos de todo o coração a adoração verdadeira.

16. O que devemos fazer para continuar vendo a beleza do paraíso espiritual?

16 Uma das coisas que temos de fazer para permanecer no paraíso espiritual é continuar a valorizar a congregação cristã mundial . Como fazemos isso? Focando nas coisas belas de quem vive nela e não nas suas imperfeições (João 17:20, 21). Por que é tão importante que o façamos? Vamos pensar sobre esta comparação. Em uma bela floresta existem muitas árvores diferentes. Da mesma forma, no paraíso espiritual que desfrutamos nas congregações, há uma grande variedade de pessoas que são como árvores (Is. 44:4; 61:3). Não deixemos que os defeitos das “árvores” que estão mais perto de nós nos impeçam de ver a beleza da “floresta”.Isto é, não permitamos que nossas imperfeições ou as dos irmãos na congregação nos impeçam de ver a beleza e a união da congregação cristã mundial.

17. O que cada um de nós pode fazer para fortalecer a união da congregação?

17 O que cada um de nós pode fazer para fortalecer essa união? Esforce-se para promover a paz (Mateus 5:9; Romanos 12:18). Cada vez que tomamos a iniciativa de nos dar bem com os irmãos na congregação, tornamos o paraíso espiritual mais bonito. Lembramos que Jeová trouxe todos os que estão no paraíso espiritual à adoração pura (João 6:44). Imagine como ele deve se sentir feliz ao ver que nos esforçamos para fortalecer a paz e a união entre seus servos, que são muito valiosos para ele (Is. 26:3; Ageu 2:7).

ILUSTRAÇÃO

Série de fotos: 1. Um irmão aceita um pedido de desculpas de outro irmão no Salão do Reino. 2. Uma bela floresta de cores diferentes que cobre a encosta de uma montanha.

O que cada um de nós pode fazer para tornar o paraíso espiritual mais bonito? (Ver parágrafos 16 e 17).

18. Em que devemos meditar com freqüência, e por quê?

18 O que podemos fazer para aproveitar ao máximo as bênçãos que Jeová dá a seus servos? Vamos pensar bem no que aprendemos na Palavra de Deus e em nossas publicações. Se estudarmos e meditarmos, desenvolveremos qualidades cristãs que nos levarão a mostrar uns aos outros “amor fraterno” e “terna afeição” na congregação (Romanos 12:10). Ao meditarmos nas bênçãos que temos agora, nossa amizade com Jeová se fortalece. E ao meditarmos nas bênçãos que Jeová nos dará no futuro, a esperança de servi-lo para sempre permanecerá viva em nosso coração. Tudo isso nos fará servir a Jeová com mais alegria.

DECIDIU CONTINUAR

19. (a) De acordo com Isaías 30:18, de que podemos ter certeza? (b) O que nos ajudará a perseverar com alegria?

19 Jeová “se levantará” para agir em nosso favor quando acabar com este mundo mau (Is. 30:18). Visto que ele é “um Deus de justiça”, a). temos certeza de que ele não permitirá que o mundo de Satanás exista um dia a mais do que a justiça exige (Is. 25:9). Tanto Jeová quanto nós esperamos pacientemente que chegue o dia de nossa libertação. Enquanto isso, estamos determinados a b). valorizamos a honra de orar a ele, estudar sua Palavra e colocá-la em prática, e meditar em nossas bênçãos. Se continuarmos a fazer tudo isso, Jeová nos ajudará a servi-lo com perseverança e alegria.

COMO ISAÍAS CAPÍTULO 30 NOS LEMBRA QUE JEOVÁ ESTÁ DISPOSTO A FAZER O SEGUINTE POR NÓS?

Nos escute.

Hoje, também nos sentimos muito encorajados por essas palavras. Isaías nos garante que Jeová ouvirá atentamente nossas orações e as responderá prontamente. Essas palavras de conforto nos lembram que nosso Pai não está apenas disposto a ajudar aqueles que lhe pedem ajuda, mas quer fazê-lo de todo o coração.

Guie nos.

Através da sua organização. Agradecemos imensamente o ensino claro que sua organização nos dá por meio de reuniões, assembléias, publicações, programas da JW Broadcasting® e de muitas outras maneiras. Todas essas orientações nos ajudam a suportar com alegria os momentos difíceis.

Abençoe-nos.

Desde 1919, milhões de pessoas se libertaram de Babilônia, a Grande, a coleção de religiões falsas deste mundo. Todos eles foram levados para um lugar muito melhor do que a Terra Prometida: um paraíso espiritual.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Então você é sugerido "Não preste atenção ou confie em tais anúncios" . Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários