ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 2 a 8 de janeiro de 2023, 2 Reis 22 a 23, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
2Rs 23:24, 25. O que os que tiveram uma infância difícil podem aprender do exemplo de Josias? (w01 15/4 26 § 3-4)
O que ela nos ensina é que a paternidade não nos condena ao fracasso e que, se alguém se aproximar de Jeová e fizer o que ele manda, teremos uma vida feliz com um bom futuro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Apesar das condições precárias de sua infância, Josias agiu com retidão aos olhos de Jeová. Seu governo foi muito bom que a Bíblia, o caso de Josias é muito animador para quem teve uma infância terrível.
Atualmente existem muitos irmãos jovens que tiveram uma infância muito difícil, assim como Josias, pois não contam com o apoio de seus parentes que estão na verdade, mas como Josias com a ajuda da leitura e meditação da palavra de Deus junto com a ajuda de muitos irmãos maduros na congregação podem imitar o exemplo de Josias de manter a justiça aos olhos de Jeová e agir de modo que lhes permita ter a amizade de Deus.
Eles podem aprender que ter uma infância difícil não é desculpa para não agir como um adulto. Nesse sentido, o exemplo de Josias é muito animador, apesar de seus antepassados terem feito o que era mau aos olhos de Jeová, Josias era justo e seu governo era tão bom que a Bíblia diz que antes dele não houve rei igual a ele, para voltar ao Senhor com todo o seu coração e com toda a sua alma e com toda a sua força vital, de acordo com toda a lei de Moisés, nem depois dele se levantou alguém como ele.
O pai de Josias, chamado Amon, e seu avô, o perverso rei Manassés, não deram nenhum exemplo, pois ambos eram idólatras e causaram muitos danos a Judá. Aos 8 anos ocupou o trono de Judá e aos 16 está interessado em conhecer a vontade de Jeová e cumpri-la.
Assim, com a ajuda de outros e sua preocupação com Jeová, ele começou a fazer a coisa certa por acabar com a maior parte da idolatria que seus ancestrais haviam deixado para trás.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
2 Reis 22:2. Vemos que o jovem Josias, aos 16 anos, interessou-se em agir da maneira certa, uma vez que descobriu como deveria fazê-lo, encontrando o livro da lei. Este texto nos ensina que quando os jovens cristãos têm um bom programa de estudo espiritual da Bíblia, eles passam a entender os valiosos tesouros contidos na palavra de Deus. Esse entendimento os habilitará a progredir espiritualmente e a ser uma excelente ajuda nas congregações em que servem e promoverá a adoração verdadeira, conforme Jeová espera de todos os seus servos.
2 Reis 22:19. Vemos que Jeová foi atraído pela humildade de Josias, por isso ele não trouxe calamidade quando estava governando, e o que aprendemos com este texto é que nós também devemos mostrar humildade na congregação se quisermos obter algum privilégio de serviço.
2 Reis 23:4. Vemos que Josias detectou os objetos que serviam de veneração aos deuses. E isso nos ensina qual deve ser a nossa atitude quando temos objetos valiosos e os temos pelo seu valor monetário, não devemos cobiçar o ouro, mas seguir o exemplo de Josias e destruí-lo.
2 Reis 23:25. Este texto menciona o bem que Josias fez ao tentar exterminar a falsa adoração e o coloca como um exemplo a ser seguido. Da mesma forma, temos que ser zelosos em nosso relacionamento com Jeová, se quisermos que Jeová tenha uma boa imagem de nós e se lembre de nós como seus servos leais, quando ele trouxer seu Reino.
2 Reis 23:26. Vemos que Jeová não os livrou das consequências de seus pecados, mas ainda temos que arcar com as consequências de nosso mau comportamento.
2 Reis 23:31,32. Mesmo quando Josias limpou a idolatria e queimou as imagens, o povo voltou à falsa adoração. Isso nos ensina que nossa adoração a Jeová não deve ser apenas algo mecânico. Em vez disso, devemos nos esforçar porque nossa duração brota de nossos corações e amamos a Jeová e seus mandamentos.
2 Reis 22:13. Isso mostra que aparentemente uma característica que o povo de Deus tinha naquela época era que eles se esqueciam facilmente e eram obrigados a ler sua palavra para cumprir seus mandamentos. Este texto nos faz pensar que por mais anos que estejamos servindo a Jeová, se negligenciarmos a leitura diária da palavra de Deus e outras atividades cristãs como frequentar as reuniões, participar do Ministério, podemos incorrer em realizar um culto de aparência de que mais cedo ou mais tarde nos farias praticar pecados graves.
2 Reis 23:15. Neste texto vemos que o poder da profecia de Jeová é claramente visto pelo cumprimento de muitas profecias dadas em 1 Reis. Um exemplo é a notável predição feita com mais de 300 anos de antecedência de que Josias destruiria o altar de Jeroboão em Betel, e como sabemos que Josias se tornou realidade. Isso nos ensina que meditar nessas profecias aumenta nossa fé e confiança nas promessas de Jeová para os nossos dias e para o futuro e também aumenta continuamente nosso apreço pela importância da adoração verdadeira e pela maravilhosa provisão de Jeová, seu Reino por meio da descendência.
2 Reis 23:26,27. Vemos que, embora o jovem Rei Josias tenha uma excelente reputação perante Jeová, o povo de Judá não tinha a mesma qualificação. Isso nos ensina que nossos dias estão interessados no cumprimento da calamidade que sobrevirá ao cristianismo. Embora tenham a palavra de Deus em suas mãos, estão cheios de falsos ídolos, além de derramarem sangue inocente desde o seu início como cristianismo. Mas os verdadeiros adoradores de Jeová sobreviverão a este julgamento ou, por assim dizer, aqueles com excelente reputação, e esses falsos cristãos serão estigmatizados sob uma luz negativa, pois a destruição será trazida sobre a religião falsa.
2 Reis 22:11 . Este versículo diz que quando Josias ouviu falar da lei, rasgou suas vestes e chorou em sinal de humildade diante de Jeová. Isso me ensina que a humildade é essencial para preparar o coração quando vamos ler e estudar a Bíblia, mas acima de tudo quando vamos meditar em seus ensinamentos e queremos que cheguem ao nosso coração.
2 Reis 22:11-20. Este relato mostra que o coração do rei Josias era "mole" tanto que ele se humilhou ao ouvir as palavras de Jeová, consequentemente Jeová notou seu coração humilde e receptivo, e por isso o abençoou. Isso me ensina que não basta ler a Bíblia ou recitá-la de cor, se não tivermos um coração humilde para com Jeová não teremos bênçãos dele.
2 Reis 22:8. Isso mostra que os artesãos encontraram o Livro da Lei por acaso e que muito de seu conteúdo era desconhecido do rei Josias. Mas depois de ouvir sua leitura, um grande “despertar espiritual” começou nele. Podemos usar esse texto no Ministério para mostrar às pessoas que espiritualidade é algo que pode ser cultivado, mas para isso é necessário estudar a Bíblia.
2 Reis 22:8-13. Mostra que quando o Rei Josias ouviu Safan ler o livro da lei, ele enviou uma delegação liderada por Hilquias para ir à profetisa Hulda para consultar a Jeová em seu nome e em nome de seu povo. Isso me ensina que quando lemos a Bíblia, a meditação que fazemos sobre o que lemos nela deve nos levar a agir para colocar em prática o que estamos aprendendo.
2 Reis 22:8-14. Isso mostra que quando Josiah ouviu Safan lendo o livro da lei que eles haviam encontrado, ele ficou tão impressionado que enviou uma delegação de homens de confiança para visitar a profetisa Hulda. Nesta comissão, o rei incluiu Safan e seu filho Ahiqam, mostrando que confiava neles. Isso me ensina que, se quisermos receber responsabilidades na congregação, também devemos ser pessoas confiáveis.
2 Reis 23:21-23. Isso mostra que Josias leu na lei que a Páscoa deveria ser celebrada todos os anos, então ele deu a ordem de celebrar a Páscoa como não havia sido feito desde a época do profeta Samuel. Com isso Josias mostrou que amava a lei de Jeová. Isso me ensina que, se amarmos a lei de Jeová como Josias, mostraremos isso com nossas ações e sendo obedientes.
2 Reis capítulo 22. Mostra como o rei Josias tomou medidas drásticas para eliminar a idolatria do país. Isso me ensina que, às vezes, para remover os traços idólatras da velha personalidade ou qualquer outra coisa relacionada à falsa adoração, você precisa tomar decisões ou ações drásticas.
2 Reis capítulo 22 . Mostra como o rei Josias liderou uma reforma espiritual na qual removeu os ídolos, consertou o templo e restabeleceu a Adoração Pura. Isso nos ensina que os que tomam a dianteira nas congregações devem ser os primeiros a dar o exemplo na manutenção dos Salões do Reino, na pregação e no ensino, e em qualquer outra Atividade Teocrática.
2 Reis 22:3-6. Mostra como Josias ordenou que o dinheiro que os guardas do portão do templo haviam arrecadado do povo fosse levado para ser usado na reparação da casa de Jeová. Dessa forma, Josias estava tentando reparar o dano que seus ancestrais perversos haviam causado. Isso me ensina que em lares espiritualmente divididos, nós, Testemunhas de Jeová, devemos nos esforçar para pregar a nossos familiares a fim de reparar o dano que sofreram por causa da religião falsa.
2 Reis 22 14 a 20. Mostra que como Josias se humilhou diante de Jeová Deus, não precisaria contemplar a calamidade, visto que seria recolhido aos seus antepassados e levado em paz ao seu cemitério. Isso me ensina que por causa de seus servos fiéis Jeová não mudará suas profecias, mas nos protegerá para que não soframos as calamidades que sofrerão aqueles que são objeto de seu julgamento.
2 Reis 22:8 a 23:25. Isso mostra que a nação mais uma vez fez a vontade de Jeová como deveria porque havia preservado os escritos com exatidão. Esta história é útil para nós do Ministério, para mostrar que a Bíblia é inspirada por Deus e por isso a protegeu e a preserva até hoje, por isso todos devemos valorizá-la e aceitá-la como a própria palavra de Deus.
2 Reis 22:1 a 23:25. Mostra que o jovem Rei Josias promoveu corajosamente a adoração pura de Jeová. Isso nos ensina que, como Josias, devemos prestar ousadamente nosso serviço sagrado para levar a mensagem das Boas Novas do Reino agora e a mensagem da condenação quando chegar a hora. Assim estaremos prestando a Jeová o serviço que ele merece e espera de seus servos fiéis.
2 Reis 22:11. Quando Josías soube do mal que haviam feito, a menina se arrependeu e travou ou vestiu em sinal de arrependimento, mas também procuro o que fazer para que Jeová os perdoe, por isso me sinto uma profetisa. O que nos ensina que quando lamentamos não são apenas palavras, é visto também pela nossa forma de agir.
2 Reis 22:8. Na época do rei Josias, os artesãos do templo encontraram por acaso "o próprio livro da lei", talvez o documento original escrito por Moisés. Muito de seu conteúdo era desconhecido do rei, e sua leitura deu início a um grande despertar espiritual. Esse mesmo despertar as pessoas experimentam quando começam a estudar a palavra de Deus.
2 Reis 22:11. Quando Josias ouviu as palavras da Lei e percebeu o quanto seus ancestrais haviam se afastado da adoração pura, ele rasgou suas vestes e chorou diante de Jeová porque seu coração era "mole", então ele se humilhou ao ouvir as palavras da Lei. palavras. A humildade é fundamental para ter o coração preparado, porque nos torna ensináveis e nos ajuda a estar mais dispostos a aceitar conselhos amorosos e correções.
2 Reis 22:14. No tempo de Josias, o "segundo bairro" da cidade é mencionado pela primeira vez. Acredita-se geralmente que este "segundo quarteirão" era a seção da cidade que ficava a oeste ou nordeste do complexo do templo, era uma área da cidade protegida pelo muro de Ezequias ao qual se juntava o muro de Manassés .
2 Reis 22:20. Por causa de suas boas ações, Josias não veria as calamidades mencionadas no livro recém-encontrado sobre a nação apóstata, mas ele seria reunido aos seus ancestrais e levado para seu cemitério em paz, embora Josias morresse mais tarde em batalha, não significa que a profecia sobre ele estava errada, visto que ela morreu antes que a calamidade viesse, em 609-607 AEC, quando os babilônios sitiaram e destruíram Jerusalém.
2 Reis 23:10. Tofete era um lugar fora de Jerusalém onde israelitas apóstatas, incluindo seus reis Acaz e Manassés, participavam do sacrifício de crianças. Finalmente, o rei Josias tornou-o inútil para o culto, possivelmente assim chamado porque os adoradores dançavam e tocavam pandeiros para que o pai não ouvisse os gritos do filho enquanto o colocavam no fogo.
2 Reis 23:26. A Bíblia diz que a nação ainda seria punida pelo que Manassés havia feito e nos dias de Jeremias o povo ainda continuava com suas práticas idólatras, mostrando que não havia se arrependido de forma alguma dos pecados graves dos quais havia participado durante o reinado de Manassés. .
2 Reis 23:31-34. Jeová também revelou por meio de Jeremias o destino de quatro reis judeus. A respeito de Jeoacaz (ou Salum), filho do rei Josias, ele previu que seria levado cativo e nunca mais voltaria a Judá.
2 Reis 22:4-7. O rei Josias disse que os superintendentes e trabalhadores que estavam consertando o templo não deveriam ser responsabilizados, porque eram homens de confiança, o que mostra o apreço que esses homens tinham pelos recursos que estavam em sua carruagem. Isso me ensina que também devemos administrar fielmente os recursos que nos foram confiados para realizar a obra do Reino, por exemplo, ao distribuir as publicações, nós as compartilhamos apenas com pessoas que estão interessadas, também mostramos que estamos confiável para uso pessoal, porque só encomendamos as publicações de que precisamos.
2 Reis 23:5. Josias sabia que Jeová não aceitava mistura de cultos, mas os israelitas em geral praticavam esse culto degradante, parecia-lhes que não havia nada de errado em adorar a Deus da forma que lhes parecia melhor. Isso me ensina que hoje muitos pensam o mesmo, acham que nessa sociedade pluralista deve-se ter a mente aberta para todas as opções, mas a realidade é outro Jeová, ele não aceita que o adoremos tentando misturar ensinos bíblicos com dogmas , tradições ou rituais das diferentes religiões existentes. É por isso que devemos nos certificar de que forma de adoração agrada a Jeová.
2 Reis 22:3. A Bíblia menciona "O secretário Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão", ou seja, diferentes gerações da mesma família, como servos fiéis que usaram sua posição influente para apoiar e promover a verdadeira adoração de Jeová. Isso me ensina que também hoje as diferentes gerações de nossas famílias podem ser uma boa influência na congregação, é enriquecedora e fortalecedora, mas como avós, pais, filhos e netos, gastam para sustentar a organização de Jeová e nossos irmãos cristãos. sem dúvida, vale a pena imitar o exemplo de Zafán e sua família.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário