Estudo de A Sentinela, Semana de 5 a 11 de dezembro de 2022, Você pode ser verdadeiramente feliz, Respostas sublinhadas

Estudo de A Sentinela, 5-11 de dezembro de 2022, Você pode ser verdadeiramente feliz, Respostas sublinhadas.

"Feliz todo aquele que teme ao Senhor, que anda em seus caminhos" (Sl 128:1).

Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

1. Quais são as nossas “necessidades espirituais” e como elas se relacionam com a nossa felicidade?

 A verdadeira FELICIDADE não é uma simples alegria passageira . Pode durar uma vida inteira. No Sermão da Montanha, Jesus deu a chave para alcançá-lo. Ele disse: “Felizes os que reconhecem suas necessidades espirituais” (Mateus 5:3). Ele sabia que os seres humanos foram criados com um intenso desejo de conhecer e adorar nosso Criador, Jeová. É isso que a Bíblia quer dizer quando fala sobre nossas "necessidades espirituais". E porque Jeová é o “Deus feliz”, nós que o servimos também podemos ser felizes. — 1 Tim. 1:11.

2, 3. a) Quem mais Jesus disse que pode ser feliz? b) O que veremos neste artigo, e por que precisamos falar sobre isso?

2 É necessário ter as circunstâncias ideais na vida para ser feliz? Não. No Sermão da Montanha, Jesus disse algo incrível. uma). Ele afirmou que “aqueles que sofrem” podem ser felizes mesmo quando se sentem muito culpados por seus pecados ou estão passando por circunstâncias muito difíceis. Além disso, ele disse que “aqueles que foram perseguidos por causa da justiça” ou sofreram insultos por serem seus discípulos também podem ser felizes (Mt 5:4, 10, 11). Mas como você pode ser verdadeiramente feliz em tais circunstâncias?

3b  ). Jesus ensinou que a verdadeira felicidade não depende de termos as circunstâncias ideais na vida, mas sim de cuidarmos de nossas necessidades espirituais e nos aproximarmos de Deus (Tiago 4:8). Como conseguimos isso? Neste artigo vamos analisar três passos importantes que nos ajudarão a ser verdadeiramente felizes.

ILUSTRAÇÃO

"Felizes os perseguidos por causa da justiça" (Mateus 5:10). (Ver parágrafos 2 e 3). 

 ALIMENTEMOS EM SENTIDO ESPIRITUAL

4. Qual é o primeiro passo para ser verdadeiramente feliz? (Salmo 1:1-3)

4 PRIMEIRO PASSO: Para ser verdadeiramente feliz, devemos alimentar-nos espiritualmente. Para continuar vivendo, humanos e animais precisam de comida física. Mas apenas os humanos podem se alimentar espiritualmente, e nós precisamos. Por essa razão, Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor” (Mt 4:4). Portanto, não deixemos passar um só dia sem nos alimentarmos da preciosa Palavra de Deus, a Bíblia. O salmista indicou: “Feliz o homem . . . que se agrada da lei de Jeová; dia e noite ele lê a sua lei” (leia Salmos 1:1-3).

5, 6. (a) O que podemos aprender da Bíblia? b) Como a leitura da Bíblia nos ajuda?

5 Como Jeová nos ama, ele nos diz na Bíblia a).  O que podemos fazer para alcançar a felicidade? Por exemplo, ele nos ensina por que nos deu a vida, como podemos ser seus amigos e o que devemos fazer para perdoar nossos pecados. Ele também nos fala sobre o futuro precioso que nos promete (Jr 29:11). Conhecer essas verdades por meio do estudo da Bíblia enche nosso coração de felicidade.

6b ). Como sabemos, a Bíblia contém muitas dicas úteis para a vida. Quando os seguimos, ficamos felizes. Portanto, se nos sentirmos sobrecarregados com problemas, gaste mais tempo lendo a Palavra de Jeová e meditando nela. Jesus disse: "Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a praticam!" (Lucas 11:28). 

7. Como podemos aproveitar ao máximo o tempo que passamos lendo a Palavra de Deus?

7 Enquanto lemos a Palavra de Deus, reserve um tempo para “saboreá-la”. O que isso implica? Vamos dar um exemplo. Suponha que alguém prepare para nós uma de nossas refeições favoritas. Mas temos tanta pressa ou tantos problemas na cabeça que engolimos sem saborear cada garfada. Quando terminamos, percebemos o quão rápido comemos e desejamos ter diminuído a velocidade e aproveitado a refeição. Algo semelhante pode acontecer conosco ao ler a Bíblia. Talvez estejamos com tanta pressa que não tenhamos tempo de "saborear" sua mensagem. Passemos um tempo desfrutando de nossa leitura imaginando as cenas, ouvindo as vozes e meditando sobre o que lemos. Se fizermos tudo isso, seremos mais felizes.

8. Como o “escravo fiel e prudente” está cumprindo sua responsabilidade? (Veja também nota.)

8 Jesus encarregou o "escravo fiel e prudente" de nos dar o alimento espiritual no tempo devido , e estamos muito bem alimentados (Mt 24:45). O ingrediente principal em tudo o que o escravo fiel prepara são as Escrituras inspiradas (1 Tessalonicenses 2:13). Esse alimento nos ajuda a conhecer o modo de pensar de Jeová, conforme revelado na Bíblia. É por isso que lemos as revistas A Sentinela e Despertai!, e os artigos que aparecem no site jw.org. Também nos preparamos para as reuniões do meio da semana e do fim de semana e assistimos aos programas mensais da JW Broadcasting®, se estiverem disponíveis em nosso idioma.Aproveitar essa abundância de alimento espiritual nos ajudará a dar o segundo passo que produz a verdadeira felicidade.

OBEDECEMOS AS REGRAS DE JEOVÁ

9. Qual é o segundo passo que devemos dar para sermos verdadeiramente felizes?

9 PASSO DOIS: Para sermos verdadeiramente felizes, temos de obedecer aos padrões de Jeová. Um escritor de salmos disse: “Feliz todo aquele que teme ao Senhor, que anda em seus caminhos” (Sl 128:1). Temer a Jeová significa que o respeitamos tanto que não queremos fazer nada que o desagrade (Pv 16:6). É por isso que continuamos a nos esforçar para seguir seus padrões do que é certo e do que é errado, que encontramos na Bíblia (2 Coríntios 7:1). Se fizermos o que Jeová ama e evitarmos o que ele odeia, seremos felizes (Salmos 37:27; 97:10; Romanos 12:9).

10. Além de saber qual é a vontade de Deus, o que devemos fazer? (Romanos 12:2).

10 (Leia Romanos 12:2). Talvez alguém saiba que Jeová tem autoridade para decidir o que é certo e o que é errado, mas ele também deve obedecer aos padrões de Deus. Vamos fazer uma comparação. Uma pessoa pode saber que o governo tem o direito de estabelecer limites de velocidade nas rodovias, mas pode não estar disposta a obedecer a essas leis. Então ele dirige mais rápido do que deveria. No nosso caso, nossa conduta mostrará se realmente acreditamos que respeitar os padrões de Jeová é o melhor (Pro. 12:28). Davi acreditava que era assim, pois disse a Jeová: “Tu me fazes saber a vereda da vida. Na tua presença há grande alegria; à tua direita haverá felicidade para sempre” (Sl. 16:11).

11, 12. (a) Quão cuidadosos devemos ser quando estamos preocupados ou desanimados? (b) Como as palavras em Filipenses 4:8 nos ajudam a escolher entretenimento?

11 Quando estamos preocupados ou desanimados, podemos procurar  a).  alguma distração que nos faz esquecer os problemas, e isso é compreensível. Mas devemos ter cuidado para não fazer nada que Jeová odeia (Ef. 5:10-12, 15-17).

12 Na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Filipos, ele os disse para pensarem constantemente em coisas que são justas, castas, virtuosas e inspiradoras de amor (ver Filipenses 4:8). b). Embora ele não estivesse falando especificamente sobre entretenimento, suas palavras deveriam nos guiar na hora de escolher um hobby. Por que não tentamos o seguinte? Onde quer que a palavra “coisas” apareça nesse versículo, vamos substituí-la por “músicas”, “filmes”, “livros” ou “videogames”. Isso nos ajudará a pensar sobre quais Deus aceitaria e quais não aceitaria. Queremos viver de acordo com os altos padrões de Jeová (Sal. 119:1-3). Assim, com a consciência tranquila, podemos dar o próximo passo que nos trará a verdadeira felicidade (Atos 23:1).

VAMOS COLOCAR A ADORAÇÃO DE JEOVÁ EM PRIMEIRO LUGAR

13. Qual é o terceiro passo que nos dará a verdadeira felicidade? (João 4:23, 24).

13 TERCEIRO PASSO: Devemos garantir que a adoração a Jeová esteja em primeiro lugar em nossa vida. Visto que Jeová é nosso Criador, ele merece nossa adoração (Ap 4:11; 14:6, 7). Portanto, o mais importante em nossa vida deve ser adorá-lo como ele deseja, "com espírito e verdade" (leia João 4:23, 24). Queremos que o espírito santo de Deus guie nossa adoração para que esteja de acordo com as verdades da Bíblia. Nosso serviço a ele deve ser o mais importante, mesmo que vivamos em um lugar onde nosso trabalho seja restrito ou proibido.Hoje, mais de 100 irmãos e irmãs estão presos simplesmente por serem Testemunhas de Jeová. Ainda assim, eles estão felizes porque fazem o que podem para orar, estudar e falar a outros sobre nosso Deus e seu Reino. Mesmo que sejamos insultados ou perseguidos, ficamos felizes em saber que Jeová está conosco e que nos recompensará (Tiago 1:12; 1 Pedro 4:14).

UM EXEMPLO DE VIDA REAL

14. O que aconteceu com um jovem irmão do Tadjiquistão, e por quê?

14 Há experiências da vida real que mostram que os três passos que discutimos nos deixam genuinamente felizes, não importa quais sejam nossas circunstâncias.Veja o caso de Yovidon Bobyonov, um jovem de 19 anos do Tajiquistão. Por se recusar a prestar serviço militar, foi retirado à força de sua casa em 4 de outubro de 2019. Eles o mantiveram sob custódia por meses e o trataram como um criminoso. A mídia em vários países noticiou essa injustiça. Eles supostamente o espancaram na tentativa de pressioná-lo a fazer um juramento militar e vestir o uniforme. Depois disso, ele foi condenado e enviado para um campo de trabalhos forçados até que finalmente o presidente do país lhe concedeu clemência e ordenou sua libertação. Durante toda essa provação, Yovidón permaneceu leal e feliz. Como eu faço isso? Sempre reconhecendo suas necessidades espirituais.

15. Como Yovidón se alimentou espiritualmente enquanto estava na prisão?

15 Quando estava na prisão, Yovidón foi nutrido espiritualmente, embora não tivesse a Bíblia nem nenhuma de nossas publicações. Então como ele fez isso? Quando os irmãos traziam comida para ele, escreviam o texto diário nas sacolas. Para que Yovidón pudesse ler a Bíblia e meditar nela todos os dias. Quando foi solto da prisão, ele deu o seguinte conselho aos que ainda não passaram por provações muito difíceis: “Aproveite ao máximo a liberdade que você tem agora para se achegar a Jeová . E para isso é muito importante que leiam a Bíblia e nossas publicações.”

16. No que Yovidón se concentrou?

16 Nosso irmão Yovidon obedeceu aos regulamentos de Jeová. Em vez de ceder a maus desejos e fazer coisas erradas, ela se concentrou em Jeová e no que ele considera importante. Ele passou um tempo contemplando a bela criação de Deus. Todas as manhãs acordava com o canto dos pássaros, e à noite ficava olhando a lua e as estrelas. Ele disse: “Esses presentes de Jeová me fizeram sorrir e me sentir bem.” Sentimo-nos felizes quando apreciamos as coisas espirituais e físicas que Jeová nos dá, e essa alegria nos dá forças para perseverar.

17. Como 1 Pedro 1:6, 7 pode ajudar alguém em uma situação como a de Yovidon?

17 Yovidon também colocou a adoração de Jeová em primeiro lugar. Ele sabia que era muito importante manter sua integridade. Jesus disse: “Adore o Senhor, o seu Deus, e sirva somente a ele” (Lucas 4:8). Os comandantes e soldados queriam que Yovidon renunciasse à sua fé. Mas ele orava intensamente a Jeová dia e noite, pedindo -lhe que o ajudasse a perseverar e permanecer fiel. Apesar das injustiças que sofreu, Yovidón não cedeu. Como resultado, ele está feliz porque tem algo que não tinha antes de ser levado embora, espancado e preso — fé de qualidade comprovada (leia 1 Pedro 1:6, 7).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens de Yovidon Bobyonov. 1. Ele olha para fora pela janela de sua cela. 2. Leia o texto diário escrito em uma sacola de compras. 3. Ore a Jeová.

Yovidón foi nutrido no sentido espiritual, obedeceu às regras de Deus e colocou a adoração a Jeová em primeiro lugar. (Ver parágrafos 15 a 17).

18. Como podemos continuar a ser felizes?

18 Jeová sabe do que o ser humano precisa para ser realmente feliz. Se seguirmos os três passos que discutimos neste artigo, continuaremos felizes apesar dos problemas. Então também podemos dizer: "Feliz o povo que tem a Jeová por seu Deus!" (Sl 144:15).

COMO OS SEGUINTES PASSOS NOS AJUDAM A SER REALMENTE FELIZES?

Primeiro passo: Alimentar-nos espiritualmente.

Conhecer essas verdades por meio do estudo da Bíblia enche nosso coração de felicidade.

Por exemplo, ele nos ajuda ensinando para que nos deu a vida, como podemos ser seus amigos e o que devemos fazer para sermos perdoados de nossos pecados. Também nos fala sobre o precioso futuro que nos promete.

Esse alimento nos ajuda a conhecer o modo de pensar de Jeová, conforme revelado na Bíblia. É por isso que lemos as revistas A Sentinela e Despertai! e os artigos que aparecem no site JW.org. Também nos preparamos para as reuniões no meio da semana e nos finais de semana e assistimos aos programas mensais da JW Broadcasting®.

Segundo passo: obedeça às regras de Jeová.

Se fizermos o que Jeová ama e obedecermos às suas regras, evitaremos o que ele odeia e, portanto, seremos felizes.

Terceiro passo: Colocar a adoração de Jeová em primeiro lugar.

Isso nos ajudará a perseverar e permanecer fiéis, apesar das injustiças ou circunstâncias adversas pelas quais estejamos passando.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários