Estudo de A Sentinela, Podemos Confiar em Nossos Irmãos, Semana de 7 a 13 de novembro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, 7-13 de novembro de 2022, Podemos confiar em nossos irmãos, comentários e respostas.
“O amor […] tudo crê, tudo espera” (1 Coríntios 13:4, 7).
1. Por que não é de admirar que as pessoas neste mundo não saibam em quem confiar?
Não nos surpreende porque há muitas pessoas que foram decepcionadas em sua confiança por políticos, líderes religiosos, amigos, vizinhos e até familiares. Nem devemos nos surpreender porque a Bíblia predisse que nos últimos dias as pessoas seriam desleais, caluniosas e traiçoeiras.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, não é surpreendente porque a Bíblia predisse em 2 Timóteo 3 de 1 em diante que nos últimos dias as pessoas seriam desleais, caluniosas, traiçoeiras porque refletiriam a personalidade do Deus deste sistema que é Satanás e que não merece qualquer confiança.
E é que cada vez mais as pessoas se sentem enganadas seja por empresários ou políticos, por seus próprios amigos ou por familiares e por isso não sabem mais em quem confiar.
2 Coríntios 4:4 nos dá outra razão pela qual as pessoas deste mundo não sabem em quem confiar, e isso é porque a maioria das pessoas reflete a personalidade do deus deste sistema, Satanás. E é sabido que este malvado traidor não merece confiança nem dos que o seguem, pois cegou-lhes o entendimento para que não resplandeça neles a luz da gloriosa Boa Nova de Cristo, que é a imagem de Deus.
E também eles não podem ter confiança em ninguém porque Satanás já cuidou para que eles não tenham essa confiança porque como Coríntios 4:4 diz que Satanás cegou suas mentes para que eles não possam ser pessoas diferentes eles não podem ser pessoas que agradam a Deus então Bem, é outra razão pela qual essas pessoas não confiam.
2. (a) Em quem podemos confiar plenamente?
Podemos confiar absolutamente em Jeová, porque ele nunca abandona seus servos fiéis, em Jesus Cristo porque nos mostrou que podemos confiar nele dando sua vida em sacrifício por todos nós, e também na Bíblia porque já verificamos que sua guia é confiável.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos, por exemplo, o texto de 2 Timóteo 3:16 onde nos é dito que toda escrita é inspirada por Jeová, portanto, se vem de Jeová, também é digna de confiança.
Confiar em Jeová não é confiança cega porque ele mostrou a cada um de nós que podemos confiar nele como dizem as palavras do Salmo 9:10 onde ele diz que nunca nos abandona e quem o busca pode encontrar a Jeová.
2. b) Que pergunta alguém poderia fazer?
Alguém pode ter se perguntado se sempre se pode confiar nos irmãos na congregação.
RESPOSTA OPCIONAL
Se sabemos que Jeová e Jesus são perfeitos e como podemos não confiar neles, a questão pode ser como também podemos confiar nos irmãos da congregação que são imperfeitos.
PRECISAMOS DE NOSSOS IRMÃOS
3. Que grande honra temos? (Marcos 10:29, 30).
Temos a grande honra de fazer parte da família mundial dos servos de Jeová. Uma família, onde a diferença de línguas, culturas ou a forma de vestir não importa. Porque estamos unidos pelo amor fraternal e por adorar e louvar nosso querido pai celestial Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E como Marcos 10:29,30 indica, também temos a honra de ser recompensados neste tempo e no futuro um paraíso com vida eterna, por nosso trabalho na obra do Reino.
É maravilhoso ver como a promessa de Jesus registrada e Marcos 10:29,30, está sendo cumprida em maior grau em nossos dias, pois muitos cristãos, incluindo betelitas, missionários e servos internacionais voluntariamente deixaram seu sustento anterior, para apoiar o Reino atividades em diversos países enquanto outros simplificaram a vida para servir mais na obra, pois para eles isso representa uma grande honra e Jeová cuida e protege-os para que se sintam felizes em servi-lo.
ILUSTRAÇÃO
Temos uma foto que possivelmente é uma foto tirada de uma assembléia internacional, e diz que em todo o planeta temos irmãos e irmãs confiáveis que como nós amam a Jeová, o que é uma bela demonstração da união que desfrutamos.
Na imagem podemos ver uma das grandes bênçãos que temos, que é podermos ter irmãos ao redor do mundo e considerados parte de nossa família, então é algo que falta a este mundo e temos uma grande bênção por tê-lo.
Um feliz grupo de irmãos e irmãs de diferentes culturas tira uma selfie em uma assembléia.
Em todo o planeta temos irmãos e irmãs confiáveis que, como nós, amam a Jeová. (Ver parágrafo 3).
4. Por que precisamos de irmãos?
Hoje mais do que nunca precisamos de nossos irmãos, pois devemos estar muito unidos para ajudar a carregar os fardos uns dos outros e nos encorajar a permanecer ativos em nosso serviço a Jeová e fortes no sentido espiritual, e porque quando o ataque contra os servos de Jeová não precisaremos deles ao nosso lado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Romanos 15:1 lemos para nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas daqueles que não são fortes, e pode ser que hoje seja um dia em que eu seja forte e possa ajudar os outros, mas talvez amanhã eu seja fraco e precise da ajuda de meus irmãos, então todos nós precisamos da ajuda de nossos irmãos e é um grande presente de Jeová termos essa família.
Satanás como nosso inimigo quer nos dividir e muito em breve quando ele e todos aqueles que o apoiam nos atacarem, precisaremos de nossos irmãos e estarmos unidos.
Sim, porque nos incentiva a permanecer ativos em nosso serviço a Jeová e também a ser espiritualmente fortes.
5. Por que é difícil para alguns confiar nos irmãos?
Isso pode acontecer com eles porque talvez em alguma ocasião um irmão tenha traído a confiança depositada neles, revelando alguma confiança íntima, porque eles não cumpriram uma promessa ou o ofenderam com algo que fizeram ou disseram. E é claro que nessas circunstâncias é difícil confiar nessas pessoas, mesmo que sejam irmãos na fé.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Talvez um companheiro cristão tenha confiado em um assunto particular e depois tenha contado a outros sobre isso, ou talvez eles tenham feito uma promessa e não a cumpriram, ou talvez um irmão tenha feito ou dito algo que nos machucou.
Às vezes esperamos que nossos irmãos sejam perfeitos, mas a verdade é que todos tropeçamos, muitas vezes esses tropeços são o que causa desconfiança, então temos que ver como superar isso.
Confie um assunto particular a um colega e depois conte, porque é bom ter em mente quem recebe a informação porque alguém lhe diz que às vezes não é necessário que eu lhe conte, veja isso, é confidencial , não conte, tem que ter a percepção de saber que o assunto não deve ser divulgado, não é preciso dizer não conte porque tem que perceber para ficar também dentro desses limites.
O AMOR NOS AJUDA A CONFIAR MAIS NOS OUTROS
6. Como o amor nos ajuda a confiar mais em nossos irmãos? (1 Coríntios 13:4-8).
1 Coríntios 13:48 nos mostra que quando aplicamos as características do amor aos nossos irmãos, é mais fácil para nós confiarmos mais neles. Por exemplo, o versículo 4 diz que "O amor é paciente e bondoso" e vemos que Jeová o aplica sendo bondoso e paciente conosco, mesmo quando pecamos contra ele. Então, se aplicarmos isso aos nossos irmãos quando eles dizem ou fazem algo que nos fere e nos ofende, será muito mais fácil para nós perdoá-los e continuar a confiar neles. 6 A confiança é baseada no amor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De alguma forma, o versículo 6 pode nos ajudar nesse sentido, pois diz que o amor não se irrita facilmente e nos leva a prestar contas do dano. Então, quando aplicamos essas características de amor em nossos irmãos, não mantemos um registro mental de suas ofensas ou nos irritamos facilmente, pelo contrário, estamos deixando o amor nos ajudar a confiar mais neles.
Lemos primeiro que o amor é paciente e bondoso, portanto, tendo em mente que pecamos contra Jeová e ele sempre é paciente conosco, quanto mais somos com nossos próprios irmãos.
O versículo 5 diz que o amor não se irrita facilmente e que não acompanha os danos, por isso, quando aplicamos essas características a nossos irmãos, não mantemos um registro mental de suas ofensas.
Quanto mais amamos nossos irmãos, ou seja, trabalhamos para isso, mais confiança teremos neles.
Diz-se que o amor nunca falha se usarmos esse ingrediente, certamente nunca piorará uma situação, pelo contrário, a melhorará.
7. Como os princípios encontrados em Mateus 7:1-5 nos ajudam a confiar mais em nossos irmãos?
Esses princípios nos ensinam que não devemos julgar ou focar apenas nas faltas ou defeitos de nossos irmãos, e também nos encorajam a examinar a nós mesmos, pois quando surge um conflito, ambas as partes quase sempre têm uma parcela de culpa ou responsabilidade, portanto, aplicar os princípios de Mateus 7:1,5 nos ajuda a confirmar nossos irmãos. Outra coisa que nos ajudará a confiar mais em nossos irmãos é vê-los como Jeová os vê.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, isso nos ajudará a vê-los como Jeová os vê e, em vez de nos concentrarmos em suas falhas, devemos nos esforçar para nos concentrar em suas belas qualidades e tentar ver seu potencial para fazer o bem.
Jeová espera que não sejamos muito rápidos em desconfiar uns dos outros, mas em aplicar princípios como os de Mateus 7:15 e 1 Coríntios 13:7. Embora isso de forma alguma implique que devemos confiar cegamente nos outros, pois a esse respeito Judas 4 nos adverte que na congregação ele poderia ver algumas pessoas que não são confiáveis e Atos 20:30 nos diz que pode até haver irmãos falsos.
Temos que pensar que se procurarmos os defeitos vamos encontrá-los porque até o melhor irmão do mundo vai ter os seus defeitos, então é por isso que devemos focar nas qualidades. Até o parágrafo diz no potencial, ou seja, no que pode vir a ser, porque isso é Jeová se ele olhasse para os nossos defeitos porque nenhum de nós estaria à altura da tarefa, porém ele sempre olha para o melhor e para o que podemos nos tornar.
8. O que você pode fazer para aumentar sua confiança nos outros?
Para confiar em uma pessoa, a primeira coisa a fazer é conhecê-la bem. No caso de nossos irmãos, devemos passar tempo com eles e dar-lhes a oportunidade de nos mostrar que são pessoas confiáveis. Outra coisa que podemos fazer é não permitir que as coisas ruins que alguns irmãos fizeram nos levem a desconfiar de todos os outros. Da mesma forma que não podemos dar nenhum irmão por perdido, outra coisa que nos ajuda é analisar exemplos de servos fiéis do passado que continuaram a confiar nos outros apesar de terem sofrido decepções.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, temos que conhecer bem nossos irmãos, temos muitas oportunidades para isso, seja nas reuniões por meio de conversas ou na pregação, para que possamos passar mais tempo juntos e dar a eles a oportunidade de mostrar que são confiáveis.
Como temos que tentar conhecer melhor as pessoas, neste caso nossos irmãos e irmãs, e temos que passar tempo com eles, é um processo que começa no início, não falando muito sobre nossas coisas pessoais, mas se ganhamos a confiança um do outro, então conhecemos mais a fundo e isso permite que cada um de nós finalmente saia o que realmente temos em nossos corações.
Lucas 16:10 | Sim, como dizia o parágrafo, quando passamos mais tempo com uma pessoa é quando começamos a conhecê-la, então podemos ver o que diz Lucas 16:10 quando, por exemplo, vemos como é esse irmão, como ele gasta seu tempo, que tipo de entretenimento ele usa, talvez se ele é fiel no pouco, então vamos saber o que é fiel no grande e se vemos que talvez ele tenha atitudes que não são inteiramente como um cristão deve ser, então talvez mais tarde em coisas mais importantes ele também tenha essa falta.
VAMOS APRENDER COM AQUELES QUE NÃO PERDERAM A CONFIANÇA NOS OUTROS
9. (a) O que Ana fez apesar dos pecados dos que representavam a Jeová?
Mesmo que o sumo sacerdote Eli não corrigisse o comportamento imoral e descarado de seus filhos que também eram sacerdotes. Ana não deixou de ir abandonar Jeová no tabernáculo e quando ele falou duramente com ela pensando que ela estava bêbada. Ana se defendeu, mas respeitosamente e de forma alguma permitiu que essas coisas os impedissem de cumprir sua promessa de levar o filho para servir no tabernáculo, mesmo que a criança ficasse aos cuidados de Eli.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, ela não parou de adorar a Jeová no tabernáculo, ela se concentrou em servi-lo e orar a ele e deixá-lo ir a Jeová que no devido tempo corrigiria a situação.
Mesmo quando Eli a tratou com muita injustiça e foi mais justo com ela do que com seus próprios filhos, ela estava disposta a cumprir seu voto a Jeová e deixar seu próprio filho nas mãos de Eli.
9. b) O que você aprendeu com o exemplo de Ana? (Ver desenho).
Aprendo que se um irmão fizer algo errado e aqueles que têm uma posição de autoridade na congregação não o disciplinarem ou se um ancião vier falar comigo ou me tratar com dureza, isso não deve me desencorajar ou fazer quero deixar a congregação. Pelo contrário, assim como Ana, devo confiar em Jeová que ele cuidará das coisas no devido tempo, pois nada passa despercebido aos seus olhos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E às vezes quando sofremos alguma decepção de nossos irmãos, a primeira coisa que pensamos é nos distanciarmos da organização, mas o exemplo de Ana não foi assim, apesar de ser algo injusto, ela continuou confiando em Jeová, com certeza nunca lhe passou pela cabeça deixar de confiar nas pessoas nomeadas na organização e se por acaso passarmos por situações semelhantes, nunca sair da organização e sempre respeitar que no devido tempo Jeová cuidará disso, mas sempre respeitando os irmãos da congregação .
Quando ele entregou seu filho precisamente ao sumo sacerdote, não há indicação de que ele disse bem como você vai cuidar do meu filho se você fez o que fez com seus filhos e os tem como fez com meu filho como você vai cuidar dele no que meu filho vai converter, confio em Jeová sabendo que ele ia servir no templo ele honrou a promessa que tinha feito e deixou o assunto nas mãos de Jeová.
Ana mostrou que era uma mulher profundamente espiritualizada, não se deixava levar pelo que os homens faziam, mesmo tendo muita autoridade ou mesmo preocupada com o futuro sobre como seu filho ia ser educado, ela sabia o porquê ela fez coisas, ela fez para Jeová e o resto foi secundário, e isso contém uma lição importante para nós, temos que nos examinar e pensar por que fazemos as coisas se para nós o mais importante é nosso relacionamento com Jeová, que nos ajudará para que, quando vierem as decepções, estejamos muito mais preparados para permanecer firmes e confiar em Jeová e em outros.
Jeová não está alheio ao que acontece na congregação, Ana sabia e também devemos levar isso em consideração, no momento oportuno Jeová colocou uma solução para o que estava acontecendo naquele momento, ele deu o castigo necessário aos filhos de Eli e Ana que não a fez pensar que estava demorando muito e colocou uma solução para aquela circunstância, ela não continuou com sua adoração a Jeová da melhor forma que ela acreditava e que vivia a verdade, que no final recompensou Ana e também o faremos no futuro.
ILUSTRAÇÃO
Aqui temos no desenho, pois aquela demonstração na primeira parte como Eli está vendo Ana para ele deu a impressão de que ela estava bêbada falando sozinha mas ela esclareceu o ponto do que Jeová estava pedindo, e depois quando Samuel já cumpriu Com certa idade, ela o levou ao tabernáculo e o colocou no comando, mesmo sabendo que sua família não estava bem e que ele estava permitindo coisas inapropriadas. Excelente exemplo de uma mulher que confiou plenamente em Jeová.
Série de imagens: 1. Eli olha desconfiado para Ana enquanto ela reza. 2. Ana leva seu filhinho Samuel para Eli.
Embora Eli tenha tratado Ana com severidade no início, ela continuou a confiar em Jeová e não parou de ir ao tabernáculo. (Ver parágrafo 9).
10. Como Davi mostrou que não ficou desconfiado apesar das traições que sofreu?
Embora seu amigo Aitofel tenha apoiado a rebelião quando Absalão tentou tirar-lhe o reino. Davi mostrou que não se tornou um homem desconfiado, pois continuou confiando em Husai e em um amigo leal que não se juntou aos rebeldes. E David não estava errado como Husai e até arriscou sua vida para ajudá-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, Davi pode ser visto ficando desconfiado quando seu filho Absalão tirou o reino dele e também quando Aitofel, que era um de seus amigos, apoiou a rebelião em vez de apoiar Davi, mas não o fez, continuou confiando em Huasai, por exemplo ... um amigo leal que não se juntou aos rebeldes e isso eventualmente lhe trouxe bênçãos, pois Husai se tornou tão fiel a Davi que até arriscou a vida para ajudá-lo.
Bem, não permita que as coisas ruins que alguns irmãos fizeram nos levem a desconfiar de todos os outros.
11. Como um servo de Nabal mostrou que confiava nos outros?
O Servo demonstrou isso confiando em Abigail, esposa de seu senhor, o relato em 1 Samuel 25:2-35 mostra que quando Nabal se recusou a dar comida a Davi para seus homens, ele ficou furioso e disse que mataria todos os homens da casa. casa, este servo, sabendo que sua vida estava em risco, conseguiu fugir, mas em vez disso, ele confiou que Abigail poderia consertar a situação e sua confiança não foi decepcionada, pois Abigail conseguiu convencer Davi a não seguir em frente com seu plano maligno.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muitas vezes as coisas não dependem de nós, não temos a capacidade ou a possibilidade de resolvê-las e temos que confiar nos outros e é importante que saibamos em quem confiar dentro da congregação.
Como diz o parágrafo, esse homem poderia ter fugido e salvado sua vida simplesmente sem chegar a nenhuma conclusão, mas preferiu falar com Abigail para se salvar e também para salvar todo o resto, o que mostra a grande confiança que tinha nessa mulher.
O Servo demonstrou isso confiando em Abigail, esposa de seu senhor, o relato em 1 Samuel 25:2-35 mostra que quando Nabal se recusou a dar comida a Davi para seus homens, ele ficou furioso e disse que mataria todos os homens da casa. casa, este servo, sabendo que sua vida estava em risco, conseguiu fugir, mas em vez disso, ele confiou que Abigail poderia consertar a situação e sua confiança não foi decepcionada, pois Abigail conseguiu convencer Davi a não seguir em frente com seu plano maligno.
12. Como Jesus mostrou que confiava em seus discípulos apesar de seus fracassos?
Jesus demonstrou isso em muitas ocasiões. Por exemplo, quando Tiago e João lhe pediram uma posição de honra no Reino, Jesus não os questionou nem os ameaçou dizendo que não seriam mais seus apóstolos. De igual manera no perdiendo la fe en ellos cuando lo abandonaron la noche en que fue arrestado, al contrario les encargó la responsabilidad de dirigir la obra de hacer discípulos y atender a sus valiosas ovejitas y no se equivocó, porque sus apóstoles le fueron fiel hasta a morte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mesmo que os discípulos cometessem erros como discutir sobre quem era o mais importante ou abandonar Jesus no dia de sua prisão, Jesus nunca perdeu a fé neles, ele os amou até o fim e até lhes deu a importante tarefa de dirigir o trabalho de fazer discípulos. .
É um grande exemplo para nós se nos colocarmos no lugar de Jesus Cristo como teria sido fácil deixar de confiar em seus discípulos na primeira ou segunda ou terceira vez que eles estavam errados e não eram os únicos, havia muitos mais, mas ainda assim, Jesus valorizou os esforços que eles fizeram e eu confio plenamente neles.
Se os servos de Jeová do passado, incluindo Jesus, que era um ser humano perfeito, confiaram em seres imperfeitos, podemos fazer o mesmo.
COMO RECUPERAR A CONFIANÇA PERDIDA
13. Por que pode ser difícil confiarmos nos outros?
Pode ser difícil para nós se, de vez em quando, alguém que considerávamos muito confiável traísse nossa confiança. Este foi o caso da irmã mencionada no parágrafo, que confidenciou algo a um ancião da congregação e este irmão, por sua vez, revelou à sua esposa, fazendo com que a irmã perdesse a confiança nele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Felizmente, embora essa irmã tenha perdido a confiança no ancião, ela não desconfiou de todos os irmãos. Vemos que ela procurou outro ancião para obter ajuda e esse irmão a ajudou a recuperar a confiança, mas nesses casos, nem todos nós agimos no sentido da mesma forma. , alguns de nós podem ficar com ressentimento e é por isso que pode ser muito difícil para nós confiarmos nos outros novamente.
Bem, porque quando sentimos que nossa confiança foi traída, nos sentimos enganados porque dão aos outros algo que você considera confidencial e que pode nos fazer perder o desejo de confiar novamente em alguém, por isso é mencionado o caso desta irmã, que Bem, ele contou algo particular a um velho e ele não levou em conta aquela privacidade da conversa que eles tiveram, essa irmã o fez perder completamente a confiança naquele irmão, mas mesmo assim ele agiu bem porque o que ela fez foi pedir ajuda.
Felizmente, embora essa irmã tenha perdido a confiança no ancião, ela não desconfiou de todos os irmãos. Vemos que ela procurou outro ancião para obter ajuda e esse irmão a ajudou a recuperar a confiança, mas nesses casos, nem todos nós agimos no sentido da mesma forma. , alguns de nós podem ficar com ressentimento e é por isso que pode ser muito difícil para nós confiarmos nos outros novamente.
14. O que ajudou um irmão a recuperar a confiança perdida?
Ajudou-o muito ouvir com atenção uma frase chocante dita por um irmão a quem muito respeitava: "Nosso inimigo satanás e não nossos irmãos", em segundo lugar, ajudou-o a meditar na profundidade dessa verdade bíblica e orar sobre ela . . Graças a isso, ao longo do tempo, ele conseguiu fazer as pazes com os dois velhos com quem se aborreceu e considerou indigno de sua confiança. 14 Por muito tempo, um irmão ficou muito aborrecido com dois anciãos que não eram confiáveis para ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E também muito importante, aquela frase que teve tanto impacto nele foi algo que ele ficou meditando nela e então ele fez muito bem em orar sobre isso a Jeová.
A Sentinela diz que reconquistar a confiança não é algo da noite para o dia, vimos em um parágrafo anterior, não é algo que se conquista da noite para o dia e como este mesmo parágrafo diz com o tempo, esse irmão conseguiu fazer as pazes com outros dois idosos, então às vezes confiança é que, você tem que gastar um pouco de tempo para recuperá-lo pouco a pouco.
Sim, também é interessante ver como o irmão faz uma oração, medita algumas palavras e isso nos faz pensar que o irmão não desistiu do irmão que talvez o decepcionou no início, isso é algo que nos faz meditar e pense se talvez tenhamos com um irmão que perdemos a confiança nele, talvez seja hora de meditar em pensar em orar a Jeová para recuperá-lo novamente e não pensar no que é um irmão que nunca mais vamos confiar nele.
15. Por que pode levar tempo para recuperar a confiança? Conte o exemplo de Grete.
Pode levar muito tempo porque é um processo doloroso. Um exemplo disso foi o caso da irmã Grete, que, junto com sua mãe, serviu lealmente a Jeová na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, pois naquela época o trabalho era proibido a ela fora dada a responsabilidade de fazer cópias de A Sentinela para os irmãos. Mas quando souberam que o pai dela era um adversário por desconfiança e medo de ser denunciado, tiraram essa responsabilidade dele, deixaram de dar a eles e à mãe suas respectivas revistas, e até deixaram de nos cumprimentar, claro, isso feriu profundamente e causou muita dor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, assim como esta irmã diz que em sua biografia ela percebeu que com o tempo um deles estava servindo em Betel e ela percebeu que Jeová o havia perdoado então ela também tinha que fazer isso, isso nos ensina que quando podemos ser feridos mas se percebemos que Jeová nos perdoou então não somos ninguém para não fazer isso.
Que todos nós em um momento ou outro em nossas vidas podemos sofrer o que aos nossos olhos é uma injustiça, mas como Jeová foi mencionado está ciente de tudo isso e ele o corrigirá no devido tempo.
“Nosso inimigo é Satanás, não nossos irmãos”
16. Por que devemos nos esforçar para vencer a desconfiança?
Devemos nos esforçar porque se não fizermos nada para superar a desconfiança, ela nos intoxicará a ponto de não confiar em mais ninguém, e devemos lembrar que se nossos irmãos e irmãs são imperfeitos, nós também somos, e que se quisermos ser pessoas de confiança, devemos também saber confiar nos outros. Além disso, se fizermos esse esforço, seremos mais felizes e melhoraremos o clima de confiança na congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A ilustração da intoxicação é muito gráfica porque nos intoxicamos com um alimento e não dizemos mais nada na vida, continuamos comendo outros alimentos mesmo que aquele nos prejudique em particular e com o tempo voltamos a comê-lo, então com confiança O mesmo acontece com nossos irmãos, vamos nos machucar muitas vezes, sim, mas temos que recuperar a confiança com nossos irmãos.
Se sofremos uma decepção e é recomendado que recuperemos a confiança nos outros, podemos erroneamente pensar que estamos fazendo um favor aos outros que estamos sendo magnânimos, mas aqui a palavra é enfatizada porque desta forma se fizermos isso o que estamos fazendo É colaborar em um ambiente de paz e é responsabilidade de todos, por isso é algo que temos que fazer, não podemos pensar que estamos fazendo um favor a ninguém, mas sim que também estamos colaborando se faça isso para que haja paz no povo de Jeová.
17. a) Por que a confiança é tão importante?
É muito importante porque é um traço de amor que deve existir em nossa família espiritual. Também é importante porque nos alegra porque fomenta a unidade, e porque quando os tempos difíceis vierem, não servirá de proteção, então se alguém se ressente de sua confiança, deve aplicar os princípios bíblicos, esforçar-se para ver o assunto como Jeová vê isso, cultive o amor para com a vítima de seu ressentimento e analise meditando os exemplos bíblicos de servos fiéis que não perderam a confiança, embora às vezes os tratem mal e os ofendam, pois assim poderão superar seus processo doloroso e confiar novamente e ser feliz.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Todos nós sabemos que no mundo de Satanás, o ambiente que nos cerca, a confiança é evidente por sua ausência, mas, no entanto, nossa família mundial que temos confiança porque de fato amamos nossos irmãos.
b) O que veremos no próximo artigo?
No artigo a seguir veremos como podemos ganhar a confiança dos outros
O QUE VOCÊ RESPONDE?
Por que é tão importante confiarmos nos irmãos?
É importante porque os irmãos são de grande ajuda quando temos que carregar cargas pesadas. Também nos incentiva a sermos ativos em nosso serviço a Jeová, visto que no tempo do fim ficaremos felizes por termos o apoio de todos os nossos irmãos.
Porque precisamos de outros irmãos, eles nos encorajarão se estivermos para baixo se não tivermos problemas, os mais fortes ajudarão os mais fracos e muitas vezes seremos nós que precisaremos da ajuda de nossos irmãos agora e no futuro.
Que exemplos da Bíblia nos ajudam a continuar a confiar nos outros?
O exemplo de Ana que confiou em Jeová mesmo quando um de seus representantes teve atitudes ruins. O outro exemplo é de Davi que nos ensinou que mesmo quando havia pessoas que traíam sua confiança, também havia pessoas que estavam dispostas a dar a vida por ele. Além disso, o exemplo de um israelita que foi trabalhador de Nabal e não qualificou a todos para as ações de Nabal, mas procuro alguém em quem confiar. E finalmente o exemplo de Jesus quando Tiago e João lhe pediram uma posição de honra no reino, Jesus não se irritou e não tirou a responsabilidade deles, pois Jesus nunca perdeu a fé neles embora conhecesse seus defeitos, os amasse e Eu confio neles até o fim.
O que você pode fazer se um irmão trair sua confiança?
Não qualifique todos os irmãos pela ação de um único irmão e nos separe da congregação, mas procure irmãos em quem possa confiar.
Temos que pedir ajuda a outros irmãos, ter sempre em mente que nosso inimigo é Satanás, não nossos irmãos, e depois deixar as coisas nas mãos de Jeová, que vai resolver.
De nossa parte, também temos que tentar fazer um esforço para recuperar essa confiança, ver as coisas como Jeová as vê, aplicar os princípios da Bíblia e cultivar um profundo amor pelos irmãos, o que ele vai fazer conosco, então , deixe tudo de lado e recupere essa confiança.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário