ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: Semana de 17 a 23 de outubro de 2022, 1 Reis 21 a 22, Respostas.
Encontre Joias Espirituais (10 min.)
1Rs 21:27-29. Como sabemos que Acabe não estava realmente arrependido? (w21.10 3 ¶4-6)
Porque suas obras não foram arrependimento. Embora tenha reagido com humildade, ele não tentou primeiro acabar com a adoração de Baal e não fez nada para que as pessoas adorassem a Jeová e quando voltou a consultar um profeta, o colocou na prisão porque não gostou da mensagem de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS.
Embora naquele momento Acabe em algum momento tenha reagido humildemente, suas ações mostraram que ele não estava realmente arrependido, visto que ele não tentou acabar com a adoração de Baal em Israel, nem incentivou o povo a adorar a Jeová. Ele também fez outras coisas que mostraram que não estava arrependido.
Sabemos disso porque, ao examinarmos o contexto dos versículos seguintes, percebemos que Acabe agiu no calor do momento. Sim, é verdade, ele reagiu com humildade em algum momento quando sentiu que não tinha escapatória, então ele mostrou coisas que mostram claramente que ele não estava realmente arrependido, por exemplo Acabe, quando disse ao rei Josafá de Judá para acompanhá-lo na batalha contra os sírios, em vez de tomar a iniciativa e pedir a ajuda de Jeová, foi Josafá quem primeiro sugeriu que ele consultasse um profeta de Jeová, mas Acabe a princípio rejeitou a ideia porque odiava aquele profeta, pois ele sempre profetizou coisas ruins sobre ele, mesmo assim, consultaram o profeta Micaya e ele anunciou que sofreria uma calamidade. Em vez de se arrepender e pedir perdão a Jeová, o ímpio rei Acabe o colocou na prisão. Embora o rei tenha aprisionado o profeta de Jeová, ele não conseguiu impedir que a profecia se cumprisse quando foi à batalha e foi morto.
De este relato podemos aprender que tenemos que confiar en Jehová en todo momento, tanto en los momentos buenos como en los malos o cuando creamos que podamos solucionar solos algun asunto, pues el ser humildes nos ayudará a escuchar la voz de Jehová en todo momento de nossa vida. Se o fizermos, nos livraremos das situações terríveis que as más decisões produzem.
Isso nos deixa uma grande lição para os irmãos que assumem a liderança, que humildade e arrependimento são duas coisas diferentes e que arrependimento tem a ver com as ações que realizamos após o pecado cometido, e humildade é o que nos motiva a aceitar o conselho e no caso de um pecador é preciso tanto para Jeová nos perdoar.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
1 Reis 22:51 . Vemos que o exemplo dado pelos pais pode muito bem influenciar a mente de seus filhos, neste caso foi um mau exemplo, pois seu filho seguiu o mesmo caminho que nos ensina pais a se esforçar para ser um bom exemplo, não apenas em termos de o que eles dizem, mas também em termos de suas ações, pois isso pode influenciar muito seu futuro.
1 Reis 22:30. Vemos que Acabe queria enganar Jeová em seu julgamento disfarçando-se. Mas depois vemos que uma flecha disparada ao acaso o feriu e o matou. O que nos ensina que não podemos nos esconder do julgamento de Jeová e que nossas ações sempre têm consequências.
1 Reis 22:30. Vemos que Acabe queria enganar Jeová em seu julgamento disfarçando-se, mas depois vemos que uma flecha disparada ao acaso o feriu e o matou. O que nos ensina que não podemos nos esconder do julgamento de Jeová e que nossas ações sempre têm consequências. 1 Reis 22:5. Vemos que Josafá sempre buscou a orientação de Jeová. Embora ele fosse o rei e o que ele nos ensina é que, embora tomemos nossas decisões, devemos sempre buscar a orientação de Jeová para que as coisas nos corram bem.
1 Reis 21:25 . Vemos que o cônjuge tem uma grande influência nas decisões de seu marido ou esposa, por isso o cônjuge deve tentar ajudar seu parceiro a tomar boas decisões em relação à adoração a Jeová.
1 Reis 21:13 . Vemos que aparentemente Acabe se safou matando Nabo, hoje as pessoas que odeiam o povo de Jeová também podem machucá-lo. No entanto, no versículo 19 vemos que Jeová o julgou e da mesma forma Jeová julgará todas as pessoas que fizeram o mal contra o seu povo.
1 Reis 21:2,3. Vemos que Nabote é oferecido algo melhor para que ele obedeça a Jeová e venda sua vinha ao rei, mas ele não aceitou o que deixa uma lição para cada um de nós que os interesses materiais ou proeminência neste mundo não devem estar acima de nossos adoração a Jeová.
1 Reis 21: 2 . Ensina-nos que na vida nem sempre conseguimos tudo o que queremos e que o dinheiro não compra tudo. Por isso, para nosso próprio bem e dos outros, devemos aceitar isso respeitando os limites da paz em nossas relações interpessoais.
1 Reis 21: 3 . Vemos que Acabe pediu a Nabote para vender sua vinha ou trocá-la por uma melhor, ele recusou e rejeitou a oferta, pois Jeová havia proibido os israelitas de vender a herança da família, é claro que Nabote viu as coisas de uma perspectiva espiritual, apenas como Jeová quer que vejamos. Nós também podemos aprender a ver as coisas como de Jeová e não deixar que a ambição ou o dinheiro fácil nos levem a ceder a coisas que Deus desaprova.
1 Reis 21:4-6. Vemos que existem pessoas muito más que acreditam que podem passar pela vida, fazer e conseguir tudo o que querem e vendo que há limites. Eles não sabem aceitar uma resposta negativa, devemos nos cuidar e ser prudentes ao lidar com esse sistema, pois podemos encontrar esse tipo de pessoa praticamente em todos os lugares. Na verdade, Acabe era o rei e, portanto, tinha os meios para obter o que quisesse a qualquer custo.
1 Reis 21:10, há pessoas que, em troca de dinheiro ou favor ou para ficar bem com os outros, são cúmplices de atos desprezíveis contra terceiros. Se estivéssemos em uma situação semelhante, teríamos a coragem de dizer não e sair cautelosamente dela para não nos envolvermos. É lamentável, mas vivemos em um mundo onde encontramos esse tipo de pessoas em todos os lugares, porque devemos orar a Jeová para nos libertar e cuidar de nós o tempo todo.
1 Reis 21:11-14. Vemos que a lealdade às vezes custa caro, com a ajuda de alguns homens que foram inúteis Jezabel acusou Nabote de um crime que ele não havia cometido, como consequência ele e seus filhos foram executados, isso significa que a lealdade de um Nabote Eu estava errado Claro que não, Nabote está entre os muitos homens e mulheres que estão vivos na memória de Jeová agora, dormindo em segurança no túmulo até o momento da ressurreição.
1 Reis 21:11-14. É verdade que relativamente poucos de nós experimentamos esses ataques diretos à nossa lealdade. Mas o povo de Deus pode enfrentar muitas perseguições antes que venha o fim. Isso nos ensina que se não permitirmos que as imperfeições humanas afetem nossa lealdade à organização e se nos protegermos contra formas sutis de deslealdade, estaremos mais bem preparados caso nossa lealdade seja submetida a testes mais severos. De qualquer forma, sempre podemos ter certeza de que Jeová é infalivelmente leal aos seus servos leais, pois ele manterá os que são leais a ele.
1 Reis 21: 3. Vemos que às vezes Satanás ataca diretamente nossa lealdade como aconteceu com a voz quando o rei Acabe o pressionou a vender sua vinha. Nabote não era teimoso ou teimoso, mas leal. A lei mosaica proibia o israelita de vender sua terra herdada em perpetuidade. Nabote certamente sabia que esse rei cruel poderia mandá-lo matá-lo, pois Acabe já havia permitido que sua esposa Jezabel matasse muitos dos profetas de Jeová, mas Nabote se manteve firme.
1 Reis 21:4. Vemos que Acabe não se importou com ele na lei de Jeová, ele foi ao seu Palácio porque não conseguiu se safar. Então ele se deitou em sua cama e manteve seu rosto e comeu. Quando Jezabel viu seu marido fazendo birra como uma criança mimada, ela armou uma armadilha para conseguir o que queria e destruir uma família justa ao longo do caminho. Isso nos ensina que não basta ter conhecimento das instruções e princípios bíblicos, de nada adiantaria se não colocarmos em prática em nossa vida cristã.
1 Reis 21:19. Vemos que, embora os assassinatos causados pelas ações de Acabe e sua esposa tenham causado dor à família e aos amigos de Nabote, eles sem dúvida se consolaram ao saber que Deus estava ciente dessa injustiça e agiu imediatamente. Isso também nos tranquiliza e nos dá esperança. Há tantas pessoas que pisaram neste planeta e fizeram atos semelhantes e piores como aqui e Jezabel, mas sabemos que Jeová está ciente de tudo e dará a cada um o que corresponde para ele.
1 Reis 21:20. As palavras de Acabe refletiam sua tolice por duas razões: primeiro, ao dizer a Elias que você me encontrou novamente, ele demonstrou sua cegueira espiritual. Jeová o encontrou, o viu fazer algo ruim e se alegrar com o resultado do plano maligno de sua esposa. Deus examinou seu coração e viu que o amor pelas coisas materiais havia eclipsado todo o senso de compaixão e justiça, em segundo lugar, ao chamá-lo de pseudônimo de meu inimigo, mostrou que odiava um homem que era amigo de Jeová, um homem que poderia ter ajudou-o a se desviar de seu mau caminho.
1 Reis 21:20. Temos muito a aprender com a loucura de Acabe, pois nunca devemos esquecer que Jeová vê tudo Ele é nosso pai e nos ama por isso deseja sinceramente que voltemos ao caminho certo, se nos desviamos dele ele nos ajuda seus homens amigos fiéis como Elias a quem ele usa para transmitir suas palavras. Seria um grave erro nos ver como inimigos. Elias disse a Acabe “Eu te encontrei” Ele sabia o tipo de pessoa que o rei era. Que coragem o profeta mostrou ao enfrentar um homem tão perverso.
1 Reis 22:5. Vemos que antes de tomar uma decisão devemos levar em conta Jeová como diz os provérbios 3:5 a 6, há quem toma decisões e depois se lembra de Deus e na pior das hipóteses há quem sabe que está fazendo errado e ainda dá eles pedem a Deus que os abençoe, é claro que as coisas não funcionam assim.
1 Reis 22:8. Vemos que Acabe odiava o profeta de Deus, embora algum tempo atrás ele parecesse se arrepender e estivesse disposto a mudar, foi uma emoção do momento. Devemos nos cuidar e não ser como este homem e na pior das hipóteses, odiar nossos irmãos, principalmente se eles estão bem e ele e o problema somos nós, mas o orgulho nos cega e nos impede de ver nossos defeitos e nos impede de mudando nossa atitude.
1 Reis 21:1. Samaria era o território do reino do norte de dez tribos de Israel. O nome de sua capital, Samaria, às vezes era aplicado a toda a área. Por exemplo, Acabe não foi chamado de “rei de Samaria” apenas no sentido de rei da cidade, mas no sentido mais amplo de rei das dez tribos.
1 Reis 21:1-3. Quando Acabe pediu a Nabote que vendesse sua vinha ou a trocasse por outra melhor, Nabote recusou porque, do ponto de vista de Jeová, posso dar-lhe a propriedade hereditária de meus antepassados, ele recusou a oferta porque Jeová havia proibido aos israelitas vender seus herança familiar para sempre, fica claro que Nabote via as coisas da mesma forma que Jeová e é um bom exemplo para nós.
1 Reis 21:20. As palavras de Acabe refletiam sua tolice por duas razões: primeiro, mostrava sua cegueira espiritual, Deus examinou seu coração e viu que o amor pelas coisas materiais ofuscou qualquer senso de compaixão e justiça e, segundo, mostrou que ele odiava a Deus. que era amigo de Jeová, um homem que poderia tê-lo ajudado a abandonar seu mau caminho, nunca devemos esquecer que Jeová vê tudo e nos ajuda por meio de seus amigos.
1 Reis 22:22, 23. Jeová permite que ocorra uma operação de erro naqueles que preferem a falsidade, profetas mentirosos asseguraram a Acabe que ele venceria a batalha contra Ramote-Gileade, enquanto Micaia, o profeta de Jeová, predisse calamidade, Jeová permitiu uma criatura para agir como um espírito enganador na boca dos profetas de Acabe.
1 Reis 22:38 . Pouco depois a sentença foi executada; Acabe foi ferido em batalha e sangrou até a morte em sua carruagem. O relato oferece este detalhe grosseiro: quando a carruagem real estava sendo lavada, cães se aproximaram e lamberam o sangue do rei. As palavras de Jeová que Elias transmitiu a Acabe se cumpriram à vista de todos: “No lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue.”
1 Reis 22:39 . Ele mencionou que Acabe havia construído uma "casa de marfim". É provável que ali estivessem móveis incrustados de marfim esculpido, como as magníficas "camas de marfim" mencionadas um século depois pelo profeta Amós, entre os motivos sobre os quais estavam esfinges aladas e outros símbolos retirados da mitologia egípcia.
1 Reis 22:48, 49. Acazias queria a permissão de Josafá para que os marinheiros israelitas tripulassem os navios junto com os judaítas, "mas Josafá não consentiu", se tal pedido foi feito antes ou depois dos navios naufragarem, a recusa de Josafá deve foram devido ao seu reconhecimento de que Deus desaprovava o projeto.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário