TEXTO DIÁRIO, Domingo de hoje 11 de setembro de 2022, Seu Pai quer te dar o Reino (Lucas 12:32).

TEXTO DIÁRIO, Sábado de hoje, 10 de setembro de 2022

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

domingo, 11 de setembro de 2022

Seu Pai quer lhe dar o Reino (Lucas 12:32).

Embora Jeová seja todo-poderoso, ele delega autoridade a outros. Por exemplo, ele nomeou Jesus Rei do Reino e dará alguma autoridade aos 144.000 seres humanos que governarão com ele. Claro, ele preparou Jesus para ser Rei e Sumo Sacerdote (Heb. 5:8, 9). Ele também treina aqueles que governarão com seu Filho, mas depois de lhes confiar essa tarefa, ele não controlará nem o menor detalhe do que eles fazem. Em vez disso, ele confiará neles para fazer sua vontade (Ap 5:10). Se nosso Pai celestial delega autoridade a outros mesmo não precisando da ajuda de ninguém, com muito mais razão devemos fazê-lo. Por exemplo, como os moradores e os anciãos da congregação podem imitá-lo? Delegar tarefas a outros e resistir à tentação de controlar até o menor detalhe do que eles fazem. Dessa forma, eles não apenas farão o trabalho, mas eles treinarão outros e os ajudarão a ter mais confiança (Is 41:10). w20.08 9 par. 5, 6

O que aprendemos com o mau exemplo de Saulo?

Vamos pensar no que aconteceu com o rei Saul. Quando jovem, ele era tão modesto e se sentia tão insignificante que era difícil até mesmo aceitar maiores responsabilidades (1 Sam. 9:21; 10:20-22). Mas logo depois que ele foi feito rei, ele se tornou arrogante e fez coisas que não tinha o direito de fazer. Em certa ocasião, ele perdeu a paciência enquanto esperava a chegada do profeta Samuel. Em vez de ser modesto e confiar que Jeová ajudaria seu povo, ele ofereceu um sacrifício queimado, embora não estivesse autorizado a fazê-lo. Como resultado, Jeová retirou sua aprovação e, mais tarde, o trono (1 Sam. 13:8-14). Fazemos bem em aprender a lição e não ir além do que nos corresponde.

Que bom exemplo de modéstia Daniel nos deixou?

Ao contrário de Saul, o profeta Daniel nos deixou um bom exemplo. Ao longo de sua vida, ele sempre foi um homem humilde e despretensioso que buscava a orientação de Jeová. Por exemplo, quando Deus o usou para interpretar o sonho de Nabucodonosor, Daniel não teve crédito para si mesmo, mas foi modesto e deu toda honra a Jeová (Dan. 2:26-28). Com isso aprendemos que, se fizermos discursos que agradam aos irmãos ou se formos bem-sucedidos no ministério, devemos dar todo o crédito a Jeová. Sejamos modestos e reconheçamos que não poderíamos fazer nada disso sem a sua ajuda (Fp 4:13). Assim seguimos também o excelente exemplo de Jesus. Vamos ver por que dizemos isso.

O que as palavras de Jesus registradas em João 5:19, 30 nos ensinam sobre modéstia?

Embora fosse o perfeito Filho de Deus, Jesus sempre se apoiou em Jeová (leia João 5:19, 30). Ele nunca tentou arrancar a autoridade de seu Pai celestial. Filipenses 2:6 diz que Jesus “não pensou em tomar o lugar de Deus e tornar-se igual a ele”. Ele entendeu a extensão de sua autoridade, respeitou a de seu Pai e se submeteu a ela.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários