Estudo de A Sentinela, semana de 5 a 11 de setembro de 2022, “O Reino de Deus já está governando”, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela de 5 a 11 de setembro de 2022, “O Reino de Deus já está governando”, respostas sublinhadas.

1. Do que temos certeza e por quê?
Você acha difícil ser otimista ao ver como o mundo está hoje? Em muitas famílias não há mais o amor que havia antes. Em geral, as pessoas estão se tornando mais violentas, egoístas e agressivas. E muitas pessoas acham difícil confiar em quem tem algum tipo de autoridade. Mas, na realidade, tudo isso nos permite olhar para o futuro com confiança. Por quê? Porque as pessoas se comportam exatamente como descrito em 2 Timóteo 3:1-5, que contém uma profecia extraordinária sobre "os últimos dias". Nenhuma pessoa de bom coração pode negar que esta profecia está se cumprindo. Seu cumprimento nos mostra que Jesus Cristo já é Rei do Reino de Deus.Mas há mais profecias sobre este Reino. A seguir, vamos rever outras profecias que se cumpriram nas últimas décadas e que fortalecem nossa fé.
2. O que vamos analisar neste artigo e com que finalidade? (Comente o desenho da capa).
O que vamos analisar neste artigo? Primeiro, veremos uma profecia que nos ajuda a entender quando o Reino de Deus foi estabelecido. Em segundo lugar, revisaremos algumas profecias que nos ajudam a perceber a presença invisível de Jesus como Rei do Reino de Deus. E, por fim, falaremos sobre as profecias que indicam como os inimigos do Reino encontrarão seu fim. Veremos que todas essas profecias se encaixam como as peças de um quebra-cabeça e nos permitem ver claramente onde estamos no cronograma de Jeová.
ILUSTRAÇÃO:

Uma mão coloca a última peça de um quebra-cabeça. Nesta peça você pode ver uma pedra que atingiu uma enorme estátua. O quebra-cabeça ilustra várias profecias dos livros bíblicos de Daniel e Apocalipse. 1. Uma pedra voa de uma montanha e atinge os pés de uma gigantesca estátua de metal. 2. Uma árvore imponente. 3. Quatro cavalos e seus cavaleiros a galope. 4. Uma prostituta sentada em uma fera vermelho-escarlate.
Assim como as peças de um quebra-cabeça se encaixam perfeitamente, as profecias dos livros bíblicos de Daniel e Apocalipse se encaixam, permitindo-nos ver claramente onde estamos no cronograma de Jeová. (Ver parágrafo 2).
COMO SABEMOS QUANDO O REINO FOI ESTABELECIDO
3. O que a profecia de Daniel 7:13, 14 nos confirma sobre o Rei do Reino de Deus?
Em Daniel 7:13, 14 encontramos uma profecia que confirma que Jesus Cristo seria a pessoa ideal para ser o Rei do Reino de Deus. Ele diz que pessoas de todas as nações o serviriam de bom grado e que nenhum outro governante tomaria seu lugar. E quando Jesus começaria a governar ? De acordo com outra profecia do livro de Daniel, isso ocorreria no final de um período profético de sete vezes. Vamos ver como podemos saber quando esse feliz evento aconteceu.
4. Como Daniel 4:10-17 nos ajuda a saber em que ano Jesus começaria a governar? (Veja também nota.)
(Leia Daniel 4:10-17). Os “sete tempos” representam 2.520 anos. Esse período começou em 607 antes da nossa era , quando os babilônios removeram o último rei que ocupava o trono de Jeová, que estava em Jerusalém. Esse período terminou em 1914, quando Jeová fez de Jesus o Rei do Reino de Deus, “aquele que tem o direito legal” (Ez 21:25-27). *
5. Qual é um benefício de entender a profecia dos “sete tempos”?
Como essa profecia nos ajuda? Entender a profecia dos “sete tempos” nos dá a certeza de que Jeová cumpre suas promessas no prazo. Ele estabeleceu o tempo em que estabeleceria o Reino. E quando esse momento chegou, ele fez. Da mesma forma, Jeová cumprirá todas as outras profecias no tempo que ele mesmo determinar. Assim, o dia de Jeová “não tardará” (Hab. 2:3).
COMO PERCEBEMOS A PRESENÇA DE CRISTO COMO REI DO REINO
6. (a) Que evidência vemos na Terra de que Cristo está governando no céu? (b) Como a profecia de Revelação 6:2-8 apóia tal evidência?
À medida que seu ministério na Terra chegava ao fim, Jesus predisse certos eventos mundiais que ajudariam seus discípulos a saber que ele havia começado a governar no céu. Por exemplo, ele falou de guerras, fome e terremotos. Ele também disse que haveria epidemias "em um lugar após o outro", como a pandemia de COVID-19. Todos esses eventos fazem parte do que a Bíblia chama de “sinal” da presença de Cristo (Mt 24:3, 7; Lc 21:7, 10, 11). E, mais de 60 anos após sua morte e retorno ao céu, Jesus confirmou ao apóstolo João que essas coisas aconteceriam (leia Apocalipse 6:2-8). Todos esses eventos ocorreram desde que Jesus se tornou Rei do Reino em 1914.
7. Por que houve tantas calamidades na Terra desde que Jesus começou a governar?
Por que as coisas pioraram na terra quando Jesus assumiu o trono? Apocalipse 6:2 nos dá um detalhe muito importante: a primeira missão do novo Rei era travar uma guerra. Contra quem? Contra o diabo e seus demônios. De acordo com Apocalipse capítulo 12, Satanás perdeu a batalha e ele e seus demônios foram lançados na Terra. Como isso o encheu de fúria, ele começou a desabafar sua raiva contra a humanidade. É por isso que a Bíblia diz: “Ai da terra e do mar!” (Apoc. 12:7-12).
8. Como nos beneficia ver o cumprimento das profecias do Reino?
Como essas profecias nos ajudam? Os acontecimentos mundiais e a mudança marcante no modo de ser das pessoas indicam que Jesus já é Rei. É por isso que não nos angustiamos quando vemos que as pessoas agem com tanto ódio e egoísmo. Em vez disso, lembramos que suas ações cumprem o que a Bíblia prediz. É claro que o Reino de Deus já está governando! (Sal. 37:1). Além disso, esperamos que o mundo piore à medida que o Armagedom se aproxima (Marcos 13:8; 2 Timóteo 3:13). Nosso Pai celestial nos ama muito e nos ajuda a entender por que vivemos em tempos tão difíceis. Não temos motivos para lhe agradecer?
ILUSTRAÇÃO:

Um casal assiste notícias sobre distúrbios na televisão. Em uma mesa na frente deles, eles têm a Bíblia e outras publicações.
As más notícias não nos alegram, mas ver que as profecias da Bíblia estão se cumprindo confirma que o Reino de Deus já está governando. (Ver parágrafo 8).
COMO OS INIMIGOS DO REINO CHEGARÃO AO FIM
9. Como a profecia de Daniel 2:28, 31-35 descreve a última potência mundial, e quando surgiu?
(Leia Daniel 2:28, 31-35). Hoje estamos vendo o cumprimento desta profecia. Em um sonho, Nabucodonosor viu o que aconteceria "na última parte dos dias" depois que Jesus começasse a reinar. Um dos inimigos de Jesus aqui na Terra seria a última potência mundial que a Bíblia predisse. Esse poder, representado pelos “pés de ferro e barro”, já existe. Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, quando o Reino Unido e os Estados Unidos formaram uma aliança especial. A estátua do sonho de Nabucodonosor nos dá pelo menos dois detalhes sobre essa potência mundial que a tornariam diferente de todas as anteriores.
10. (a) Que detalhe na profecia de Daniel descreve perfeitamente a potência mundial formada pelo Reino Unido e os Estados Unidos? b) Que perigo devemos evitar? (Veja a barra lateral “Cuidado com a lama!”).
Vejamos o primeiro detalhe que diferencia o poder formado pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos. Ao contrário das outras potências mundiais na visão, esta não é representada por um único metal, como ouro ou prata, mas por uma mistura de ferro e argila. O barro representa "a descendência da humanidade", isto é, as pessoas comuns (Dan. 2:43, nota de rodapé). Ninguém pode negar que esta potência mundial tem dificuldade em alcançar seus objetivos devido à influência exercida pelo povo através de eleições, campanhas pelos direitos civis, manifestações e sindicatos.
Cuidado com a lama!
O barro aos pés da enorme estátua na profecia de Daniel representa as pessoas comuns, que têm o poder de influenciar os líderes políticos e suas decisões (Dan. 2:41-43). Por que isso poderia ser um perigo para nós? Porque se não protegermos nossos corações, podemos violar nossa neutralidade. Por exemplo, podemos ser tentados a apoiar aqueles que tentam mudar as coisas por meio de protestos ou movimentos políticos (Pv 4:23; 24:21, nota). Para não cairmos nessa armadilha, lembremos que Satanás é o governante deste mundo e que o Reino de Deus é nossa única esperança (Sl. 146:3-5; 1 João 5:19).
ILUSTRAÇÃO:

Os pés de ferro e barro da imagem gigantesca na visão de Daniel. Entre os pés estão pessoas se manifestando agressivamente, policiais com escudos, líderes políticos do mundo reunidos e membros das Nações Unidas em assembléia.
11. Que detalhe fortalece nossa confiança de que estamos vivendo no tempo do fim?
O segundo detalhe é dado pelo fato desse poder ser representado pelos pés da estátua. O poder formado pelo Reino Unido e os Estados Unidos é o último previsto pela Bíblia. Isso significa que depois dele nenhum outro poder virá. Tanto ela quanto os outros governos humanos chegarão a um fim rápido quando o Reino de Deus os destruir no Armagedom (Ap 16:13, 14, 16; 19:19, 20). *
12. Que outra evidência a profecia de Daniel fornece, e como ela nos dá consolo e esperança?
Como essa profecia nos ajuda? A profecia de Daniel fornece mais evidências de que estamos vivendo no tempo do fim. Ele profetizou há mais de 2.500 anos que após a queda de Babilônia, quatro outras potências mundiais teriam um grande impacto sobre o povo de Deus. Além disso, revelou que o poder formado pelo Reino Unido e Estados Unidos seria o último deles. Isso nos conforta e nos dá esperança, pois sabemos que em breve o Reino de Deus não deixará rastros de governos humanos e tomará o controle da Terra (Dan. 2:44).
13. Quem são o “oitavo rei” e os “10 reis” de Apocalipse 17:9-12, e como essa profecia foi cumprida?
(Leia Apocalipse 17:9-12). A Primeira Guerra Mundial causou grande destruição, e isso levou ao cumprimento de outra profecia sobre os últimos dias. Como os líderes mundiais queriam promover a paz internacional, eles criaram a Liga das Nações em janeiro de 1920, que em outubro de 1945 foi substituída pelas Nações Unidas. A Bíblia diz que a organização é “um oitavo rei”. Mas não é uma potência mundial. Sua força e influência dependem do apoio que os governos lhe dão. Esses governos são chamados de "10 reis" na Bíblia.
14, 15. (a) O que Revelação 17:3-5 diz sobre “Babilônia, a Grande”? b) O que está acontecendo com o apoio que as falsas religiões recebem?
(Leia Apocalipse 17:3-5). Jeová deu ao apóstolo João uma visão em que ele viu uma prostituta chamada “Babilônia, a Grande”. Esta mulher representa todas as falsas religiões do mundo. O que essa visão nos diz? As organizações religiosas falsas têm trabalhado em estreita colaboração com os governos deste mundo por muitos anos e lhes deram sua bênção. Mas em breve Jeová colocará no coração dos governantes “executar o seu pensamento”. Qual será o resultado? Que os “10 reis” – isto é, os governos – atacarão as falsas organizações religiosas e acabarão com elas (Ap 17:1, 2, 16, 17).
Como sabemos que o fim de Babilônia, a Grande, está próximo? Algo que pode nos ajudar a responder a essa pergunta é lembrar que um dos elementos que protegiam a antiga cidade de Babilônia eram as águas do poderoso rio Eufrates. Apocalipse diz que os milhões de pessoas que apóiam Babilônia, a Grande, são como “águas” que a protegem (Ap 17:15). Mas também diz que essas águas secariam, e isso indica que as falsas religiões do mundo perderiam o apoio de muitas pessoas (Ap 16:12). Esta profecia já está se cumprindo: muitas pessoas abandonaram as falsas religiões e procuram ajuda em outros lugares para lidar com seus problemas.
16. Como podemos nos beneficiar de entender as profecias sobre a formação das Nações Unidas e a destruição de Babilônia, a Grande?
Como essas profecias nos ajudam? A formação das Nações Unidas e o fato de que as religiões falsas estão perdendo o apoio do povo são mais uma prova de que estamos nos últimos dias. É verdade que as “águas” que protegem Babilônia, a Grande, estão secando, mas isso não será o fim. Como já vimos, Jeová colocará no coração dos “10 reis” — os governos que apóiam as Nações Unidas — “executar o pensamento dele”. As nações de repente acabarão com as falsas organizações religiosas, e isso tomará o mundo de assalto(Apoc. 18:8-10). * A destruição de Babilônia, a Grande, abalará o mundo e poderá causar problemas. Mas aqueles de nós que servem a Jeová terão pelo menos dois motivos para serem felizes. Por um lado, que esse velho inimigo de Jeová desaparecerá para sempre. E, por outro lado, que nossa libertação deste sistema maligno esteja próxima (Lucas 21:28).
OLHAMOS PARA O FUTURO COM CONFIANÇA
17, 18. (a) O que devemos fazer para fortalecer nossa fé? b) Sobre o que vamos falar no próximo artigo?
Daniel predisse: “O verdadeiro conhecimento se tornará abundante.” E assim tem sido. Agora entendemos completamente as profecias sobre nossos dias (Dan. 12:4, 9, 10). Essas profecias são tão precisas que nos enchem de profundo respeito por Jeová e sua Palavra inspirada (Is 46:10; 55:11). Portanto, continuemos a fortalecer nossa fé. De que maneira? Estudar a Bíblia com seriedade e ajudar outros a serem amigos de Jeová. Nosso Deus protegerá todos os que confiam completamente nele e lhes dará "paz permanente" (Is 26:3).
No artigo a seguir analisaremos algumas profecias relacionadas à congregação cristã no tempo do fim. Veremos que eles se encaixam perfeitamente com o restante das profecias sobre os últimos dias. Examinaremos outras evidências que mostram que Jesus, nosso Rei no céu, está liderando seus seguidores fiéis.
COMO ESTAS PROFECIAS MOSTRARAM QUE O REINO DE DEUS JÁ ESTÁ REGINDO?
Daniel 4:10-17
Os “sete tempos” representam 2.520 anos. Esse período começou em 607 antes da nossa era, quando os babilônios removeram o último rei que ocupava o trono de Jeová, que estava em Jerusalém. Esse período terminou em 1914, quando Jeová fez de Jesus, “o que tem o direito legal”, Rei do Reino de Deus.
Apocalipse 6:2-8
À medida que seu ministério na Terra chegava ao fim, Jesus predisse certos eventos mundiais que ajudariam seus discípulos a saber que ele havia começado a governar no céu. Por exemplo, ele falou de guerras, fome e terremotos. Ele também disse que haveria epidemias "em um lugar após o outro", como a pandemia de COVID-19. Todos esses eventos fazem parte do que a Bíblia chama de “sinal” da presença de Cristo.
Daniel 2:28, 31-35; Apocalipse 17:3-5, 9-12
Hoje estamos vendo o cumprimento desta profecia. Em um sonho, Nabucodonosor viu o que aconteceria "na última parte dos dias" depois que Jesus começasse a reinar. Um dos inimigos de Jesus aqui na Terra seria a última potência mundial que a Bíblia predisse. Esse poder, representado pelos “pés de ferro e barro”, já existe.
Jeová deu ao apóstolo João uma visão em que ele viu uma prostituta chamada “Babilônia, a Grande”. Esta mulher representa todas as falsas religiões do mundo. O que essa visão nos diz? As organizações religiosas falsas têm trabalhado em estreita colaboração com os governos deste mundo por muitos anos e lhes deram sua bênção. Mas em breve Jeová colocará no coração dos governantes “executar o seu pensamento”.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário