O Estudo de A Sentinela, «Artigo 27», Semana de 29 de agosto a 4 de setembro de 2022, “Coloque sua esperança no Senhor”, Respostas.
O Estudo de A Sentinela, «Artigo 27», 29 de agosto a 4 de setembro de 2022, “Coloque sua esperança no Senhor”, Respostas.

1. (a) Que esperança Jeová nos deu?
A esperança de que tudo acabe, doenças, tristezas e morte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Que logo acabará com as doenças, tristezas e mortes. Que a terra se tornará um paraíso para os mansos viverem. E podemos ter um relacionamento pessoal amoroso com Jeová.
A esperança de acabar com a doença, a tristeza e a morte, Além disso, nos ajudará a transformar a terra em um paraíso. Mas a esperança mais bonita que ele nos dará é que nos permitirá ter um relacionamento pessoal amoroso com ele, muito melhor do que o que temos agora.
Ele nos deu a maravilhosa esperança de acabar com as doenças, a tristeza e a morte muito em breve, ele também transformará a terra em um belo paraíso e fará todo o possível para que tenhamos um relacionamento melhor com ele.
(b) O que significa colocar nossa esperança em Jeová? (Veja a nota).
Espere paciente e alegremente que ele termine de cumprir todas as suas promessas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Espere paciente e alegremente que ele cumpra plenamente suas promessas. A palavra hebraica traduzida esperança transmite a ideia de confiar em alguém e ansiar por algo.
De acordo com a nota implica que depositamos nossa confiança nele e que esperamos com saudade que ele cumpra suas promessas.
A nota de rodapé menciona que a palavra hebraica traduzida como “esperar em” significa “esperar por algo” e também transmite a ideia de “confiar em alguém”, para que aqueles de nós, aqueles de nós que colocam nossa “esperança em Jeová”, temos certeza de que ele nos concederá todos os desejos legítimos de nosso coração. Daí a importância de seguirmos a exortação de Davi que disse em Salmos 27:14 "seja forte o nosso coração", assim nunca deixaremos a nossa esperança esmorecer; em vez disso, vamos mantê-lo muito claro na mente e muito perto do coração.
2. O que Jeová já fez?
Jeová prometeu no livro de Apocalipse que em nossos dias ele reuniria um grupo de seres humanos de todas as nações, tribos e línguas para que todos lhe prestassem adoração pura.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele já mostrou que mantém sua palavra. Por exemplo, no livro do Apocalipse, ele prometeu que reuniria um grupo de seres humanos de toda a terra, que é chamado de grande multidão. Que pregam com entusiasmo para falar de sua esperança de um mundo melhor.
Jeová mostrou que faz o que diz. Por exemplo, ele prometeu que em nossos dias reuniria um grupo de seres humanos de todas as nações para, em união, prestar-lhe adoração pura. Esta é uma realidade, porque hoje, uma multidão de pessoas de todo o mundo, formamos uma fraternidade global unida e pacífica que prega a outros sobre a esperança de um mundo melhor, convidamos você a se juntar a nós na adoração a Jeová.
Ele sempre manteve sua palavra. Pois bem, ele já nos mostrou que sempre cumpre sua palavra, por exemplo, no livro de Apocalipse Jeová prometeu que nos últimos dias reuniria um grupo de pessoas de todas as nações para adorá-lo, e ele a cumpriu desde que esse grupo somos todos que compõem a grande multidão.
3. Qual é o objetivo de Satanás?
É para nos fazer pensar que Jeová não se importa conosco.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Fazendo-nos pensar que Jeová não se importa conosco e que ele não vai cumprir suas promessas, por isso quer tirar nossa esperança.
Satanás queria tirar nossa esperança, seu objetivo é nos fazer pensar que Jeová não se importa conosco e que ele não vai cumprir suas promessas, dessa forma ele tenta nos fazer perder a coragem e decidir parar de servir a Jeová.
O objetivo de Satanás é nos fazer pensar que Jeová não se importa conosco e que nunca cumprirá suas promessas, e ele quer conseguir isso porque tiraria nossa coragem e poderíamos até deixar de servir a Jeová.
4. O que vamos analisar neste artigo? (Jó 1:9-12).
Veremos as táticas que Satanás usou para tentar fazer Jó desistir de sua integridade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As táticas que Satanás usou para fazer Jó desistir de sua integridade. Então, o que podemos aprender com o exemplo de Jó. E lembre-se que Deus nos ama e que cumprirá suas promessas.
Veremos as táticas que Satanás usou para tentar fazer Jó desistir de sua integridade, também veremos o que podemos aprender com o exemplo de Jó e por que é tão importante lembrar que Deus nos ama e manterá sua promessas.
Veremos as táticas que o diabo usou para tentar fazer Jó desistir de sua integridade, bem como discutir o que podemos aprender com o exemplo de Jó e a importância de lembrar o amor de Deus por nós e que Ele sempre cumprirá o que prometeu.
SATANÁS TENTOU FAZER JÓ PERDER A ESPERANÇA
5, 6. Como a vida de Jó mudou em tão pouco tempo?
Sua vida mudou completamente, porque em um único dia ele perdeu quase tudo, sua riqueza, todos os seus filhos morreram.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele perdeu suas riquezas. Em seguida, seus 10 filhos morreram. Então Satanás atacou a saúde de Jó e ele atirou em sua dignidade. Antes, ele era um homem altamente respeitado, procurado por seus conselhos, e agora era evitado e marginalizado.
A vida de Jó mudou em um único dia, primeiro ele ficou sem suas riquezas, depois os 10 filhos que ele havia morrido, este foi certamente um duro golpe que o destruiu e causou angústia a ele e sua esposa. Não satisfeito com isso, Satanás atacou sua saúde e pisoteou sua dignidade, em Jó 19:13,14 diz que "ele perdeu o respeito das pessoas que seus irmãos, seus amigos íntimos e até mesmo seus amigos evitavam, rejeitavam e marginalizavam ."
Diríamos que Jó perdeu quase tudo em um único dia, porque suas riquezas foram roubadas, então seus 10 filhos morreram em um único dia, algo que sem dúvida foi uma dor muito grande para Jó, e não só isso, mas ele foi afetado por uma doença terrível que o levou a perder sua dignidade.
7. (a) O que Jó acreditava ser o motivo de seu sofrimento, e o que ele se recusou a fazer?
Jó achava que o motivo de seu sofrimento era que ele havia feito algo que desagradou a Jeová. Jó recusou-se a amaldiçoar seu Pai celestial.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Chegou a pensar que não tinha mais a aprovação de Jeová e por isso Deus mandou esse vento forte que causou a morte de seus 10 filhos e aquele fogo caiu do céu para matar seus rebanhos e seus servos. Chegou a pensar que Jeová estava descontente com ele. Mas Jó se recusou a amaldiçoar seu pai celestial, mas reconheceu todo o bem que lhe dera.
Visto que Satanás usou fenômenos naturais, como vento e fogo, para matar os filhos, servos e rebanhos de Jó, ele concluiu que Jeová era a causa dessas tragédias e pensou que deveria aceitar tanto coisas boas quanto coisas ruins. ordenou-lhe. Apesar deles, Jó recusou-se a amaldiçoar seu Pai celestial e decidiu permanecer fiel.
Jó acreditava que o motivo de seu sofrimento era que ele havia feito algo que Jeová não gostava e por isso o estava punindo, pois era por isso que o estava punindo, pois, por exemplo, o forte vento que derrubou a casa onde estavam seus filhos e O fogo que matou seu rebanho não foi apenas aberrações da natureza, mas Jó ainda se recusou a amaldiçoar a Jeová.
(b) Que situações semelhantes a Jó um cristão pode experimentar? (Veja a imagem no parágrafo 7).
Situações semelhantes podem acontecer econômica, emocional e fisicamente, apesar dos problemas que passamos temos que permanecer fiéis a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles passam pela morte de entes queridos, perdendo seus bens devido a desastres naturais. E seus amigos se afastam deles quando se tornam adoradores de Jeová.
É possível que, como Jó, muitos de nós enfrentemos várias provas ao mesmo tempo, por exemplo, a morte de um ente querido, problemas de saúde, dificuldades financeiras e até a perda de pessoas que consideramos nossas amigas, mas que vezes eles nos dão as costas. Satanás quer que percamos completamente a esperança e nos induza a culpar Jeová por essas tragédias.
Bem, por exemplo, muitos se tornam vítimas de desastres naturais, também enfrentam a perda na morte de um ente querido, como um filho, ou podem sofrer sérios reveses econômicos.
ILUSTRAÇÃO:

Jó e sua esposa estão diante das ruínas da casa onde seus filhos morreram quando um vento forte a atingiu. Eles não podem acreditar no que aconteceu.
Muitos irmãos hoje entendem muito bem as tragédias que Jó sofreu. (Ver parágrafo 7). *
8. Que outra tática Satanás usou para atacar Jó?
Ele fez três falsos amigos minando a auto-estima deste homem fiel. Eles também tentaram convencê-lo de que mesmo que ele não tivesse feito todas essas coisas más, ele nunca seria capaz de agradar a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele usou 3 falsos amigos para acusá-lo de estar sofrendo por causa das coisas ruins que havia feito. Fizeram-no entender que nunca seria capaz de agradar a Deus e tentaram fazê-lo duvidar de que Deus o amava, cuidaria dele e que não valia a pena servir.
A outra tática que Satanás usou foi três falsos amigos com a suposta intenção de confortar Jó, mas foi justamente o contrário, eles recorreram a argumentos errôneos, fizeram com que ele entendesse que seus filhos pecaram e que mereciam o que havia acontecido com eles, Eles até insinuaram que Jó estava pagando pelo pecado, desde o passado eles até queriam que Jó duvidasse que Deus o amava, que cuidaria dele e que valeria a pena servir.
Ataco a estabilidade emocional de Jó, por meio de falsos amigos, porque eles começaram a minar a auto-estima desse servo de Deus, porque lhe diziam que ele certamente estava sofrendo porque havia feito coisas ruins e que por mais que tentasse, ele nunca iria agradar a Jeová.
9. Por que Jó conseguiu preservar sua força e coragem?
Porque nem mesmo no momento mais crítico ele perdeu a esperança de que seu Deus amoroso o alcançaria.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Apesar de toda a sua situação crítica, ela não perdeu a esperança de que seu Deus amoroso a alcançaria. Ele estava convencido de que, se morresse, Jeová o traria de volta à vida.
O motivo é: porque ele nunca perdeu a esperança de que Jeová, nosso Deus amoroso, o alcançaria. Ele sabia que, mesmo que morresse, Jeová o traria de volta à vida. Então, certamente este servo fiel disse: "Até que eu morra, não vou desistir da minha integridade!"
Por nunca, apesar de tudo o que lhe acontecera, duvidar do amor de Jeová, ele sabia que seu Deus na hora certa apertaria sua mão e, se morresse, tinha certeza de que o ressuscitaria.
COMO PODEMOS SEGUIR O EXEMPLO DE JÓ
10. O que o relato de Jó nos ensina?
O relato de Jó nos ensina que Satanás não pode nos forçar a virar as costas para Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Que Satanás não pode nos forçar a virar as costas para Jeová e que nosso grande Deus está ciente do que está acontecendo conosco.
Aprendemos muitas lições, mas principalmente nos ensina: que Satanás não pode nos obrigar a dar as costas a Jeová e que Jeová está ciente de tudo o que nos acontece.
Essa história nos ensina que o Diabo, por mais poderoso que seja, não pode nos obrigar a dar as costas a Jeová, além do fato de que nosso Deus está sempre ciente do que nos acontece.
11. De que podemos ter certeza se sempre confiarmos em Jeová? (Tiago 4:7).
Podemos ter certeza de que suportaremos qualquer prova e seremos capazes de nos opor a Satanás.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Que seremos capazes de suportar qualquer teste e nos opor a Satanás e ele fugirá de nós.
Podemos ter certeza de que, se “sempre confiarmos em Jeová”, ele nos ajudará a suportar qualquer prova e conseguiremos ou nos colocaremos a Satanás.
Podemos ter certeza de que seremos capazes de suportar qualquer prova e seremos capazes de nos opor ao Diabo, só assim esse inimigo de Deus fugirá de nós.
12. Como a esperança da ressurreição fortaleceu Jó?
Ele tinha fé que, se não recebesse a ajuda dela enquanto estava vivo, no futuro Deus interviria e o traria de volta à vida. Para Jó, a esperança da ressurreição era uma realidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Confiei que Jeová é bom e que com o tempo ele consertaria as coisas. Ele tinha fé que Deus poderia intervir e trazê-lo de volta à vida se ele morresse. A esperança da ressurreição era uma realidade para ele.
Para Jó, a esperança da ressurreição era uma realidade, ele estava convencido de que Jeová é bom e tinha a firme esperança de que, com o tempo, consertaria as coisas, sabia que se não recebesse sua ajuda em vida, no futuro, iria intervir e trazê-lo de volta à vida. Com isso, ele mostrou que, se morresse, nunca daria as costas a Jeová.
Isso o fortaleceu muito, porque graças a essa esperança ele tinha certeza de que, se não recebesse a ajuda de Deus enquanto estivesse vivo, no futuro Jeová o traria de volta à vida, pois via a esperança da ressurreição como uma realidade.
13. Por que fazemos bem em notar as táticas que Satanás usou com Jó?
Como os que ele usa hoje são semelhantes, Satanás não nos engana porque já conhecemos suas táticas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque os que ele usa hoje são muito parecidos. Satanás nos acusa de que nosso amor por Jeová não é sincero e que, se estivermos em perigo, daremos as costas a Deus para nos salvar. Ele também quer que acreditemos que Jeová não nos ama e que não valoriza o que fazemos.
Porque essas mesmas táticas são as que ele usa hoje. Ele nos acusa de que nosso amor a Jeová não é sincero e nos garante que, se nossa vida estiver em perigo, lhe daremos as costas. Também afirma que Jeová não nos ama nem valoriza o que fazemos para agradá-lo. Por isso, tenhamos "esperança em Jeová", nosso Deus nos dará forças para perseverar e permanecer leais apesar dos ataques de Satanás.
Porque até hoje ele continua usando táticas semelhantes, por exemplo ele continua afirmando que nosso amor por Jeová não é sincero e que quando nos vemos em perigo vamos virar as costas para ele, ele também tenta nos fazer acreditar que Jeová não não nos ama e que não valoriza o que fazemos ao seu serviço.
14. O que pode vir à tona quando passamos por alguma provação, e que exemplo nos ajuda a entender isso?
As dificuldades podem nos ajudar a perceber que temos algumas deficiências que devemos corrigir. O exemplo de Nikolai nos ensina que quando identificamos nossas fraquezas, podemos fazer algo para melhorar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos ver que alguns traços de nossa personalidade precisam ser melhorados. Nikolai disse: "Ir para a prisão é como fazer um raio-X: permite ver as qualidades de um cristão".
O que pode vir à tona é que temos algumas deficiências ou pontos fracos em nossa personalidade que precisamos melhorar ou corrigir. Por exemplo, um irmão diz que foi mandado para a prisão, mesmo estando muito doente, mas explica que “Ir para a prisão é como fazer um raio X: permite ver as qualidades de um cristão”. Então, devemos ver os testes como uma oportunidade para identificar nossos pontos fracos e fazer algo para melhorar.
Algumas deficiências que temos podem vir à tona, talvez alguns aspectos de nossa personalidade, e temos o exemplo de Nikolai que foi preso apesar de estar com a saúde muito precária, e ele diz que ir para a prisão é como fazer um raio-x porque permite Ver todas as qualidades de um cristão.
15. A quem devemos ouvir e por quê?
Devemos ouvir a Jeová, não aos nossos inimigos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos ouvir a Jeová. Reconheça seu poder e seu profundo interesse em nós. Ele nos ama e nos aprova enquanto formos fiéis.
A Jeová, pois ele sempre confirmará que nos ama e que temos sua aprovação.
Devemos ouvir a Jeová, os motivos porque assim perceberemos que ele realmente nos ama e que temos sua aprovação. Foi isso que Jó fez, ele ouviu Jeová, que o lembrou das manifestações de seu poder, isso permitiu que Jó "ver Deus com seus próprios olhos", ou seja, ele percebeu a verdade sobre Jeová. Portanto, devemos prestar atenção quando Jeová fala conosco por meio de sua palavra, a Bíblia.
16. De acordo com Isaías 49:15, 16, o que devemos ter em mente quando passamos por provações?
Devemos ter em mente que Jeová nos ama e nunca se esquecerá daqueles que depositam sua esperança nele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muitas pessoas tentam manchar nossa reputação ou a organização dizendo todo tipo de coisas ruins. Devemos nos lembrar de que Jeová nos ama e nunca se esquecerá daqueles que depositam sua esperança nele. James disse: "Percebemos que se prestássemos atenção às mentiras que eles contavam sobre o povo de Deus, ficaríamos desanimados".
Devemos ter em mente que Jeová nos ama muito e "nunca se esquecerá de nós". Portanto, se as pessoas ou nossos inimigos nos insultam ou mancham nossa reputação ou a da organização, não devemos prestar atenção a eles ou permitir que essas mentiras apaguem a luz de nossa esperança, mas devemos seguir o exemplo de um irmão da Turquia e seu família, “eles se concentram na esperança do reino e se ocupam em servir a Jeová, assim mantêm a alegria” e nós podemos fazer o mesmo.
Devemos ter em mente que Jeová nos ama e nunca se esquecerá de nós se formos fiéis, também nunca prestar atenção nas mentiras que os inimigos de Jeová contam, mas sim focar na esperança do reino e se ocupar em servi-lo.
A ESPERANÇA NOS AJUDA A CONTINUAR
17. O que aprendemos dos homens e mulheres fiéis mencionados no capítulo 11 de Hebreus?
Embora tenham sofrido severas provações, todos eles têm um histórico extraordinário de lealdade a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Embora não vissem o cumprimento de todas as promessas de Deus, sempre colocavam sua esperança nele. Eles tiveram a aprovação de Jeová e muito em breve verão essas promessas cumpridas.
Aprendemos que muitos servos de Deus sofreram severas provações, mas todos eles têm um histórico extraordinário de lealdade a Jeová. Aprendemos também que, embora não tenham visto o cumprimento de todas as promessas de Deus, nunca deixaram de colocar sua esperança nele, tinham certeza de que tinham sua aprovação e não tinham dúvidas de que veriam essas promessas cumpridas. Seus exemplos nos dão encorajamento e força para sempre colocar nossa esperança em Jeová.
Aprendemos que por mais complicadas que sejam as provas que nos sejam apresentadas, devemos ser corajosos e fortes, mas para isso devemos ter certeza de que temos a aprovação de Jeová, para que não tenhamos dúvidas de que Jeová cumprirá suas promessas.
ILUSTRAÇÃO:

Jó e sua esposa olham para baixo em sua casa e rebanhos de uma montanha.
Jó recebeu muitas bênçãos por sua integridade. Jeová deu a ele e à esposa uma vida longa e feliz. (Ver parágrafo 17). *
18. O que devemos fazer aconteça o que acontecer? (Hebreus 11:6).
Temos de continuar a servir a Jeová de toda a nossa alma.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos de continuar a servir a Jeová de todo o coração, confiantes de que “pusemos a nossa esperança num Deus vivente” que recompensará “os que o buscam seriamente”.
Temos de continuar a servir a Jeová de toda a alma, mantendo nossa esperança nele e reconhecendo que Jeová recompensará os que são leais a ele.
Devemos continuar servindo a Jeová de toda a nossa alma, continuemos sendo leais a ele, porque na hora ele nos recompensará.
O QUE VOCÊ RESPONDE?
O que significa colocar nossa esperança em Jeová?
Implica confiar que ele cuida de nós e sempre cumprirá suas promessas. Portanto, temos motivos para depositar nossa esperança em Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Espere pacientemente e mantenha a alegria até que ele cumpra plenamente suas promessas.
Implica que depositamos nossa confiança nele e que esperamos ansiosamente que ele cumpra suas promessas.
Implica que temos certeza de que Jeová nos concederá todos os desejos legítimos de nossos corações. É por isso que precisamos seguir a exortação de Davi que ele disse no Salmo 27:14 «seja forte o nosso coração», assim nunca deixaremos nossa esperança esmorecer; em vez disso, vamos mantê-lo muito claro em nossas mentes e muito perto de nossos corações.
O que Satanás fez para fazer Jó perder a esperança?
Ele fez três falsos amigos minando a auto-estima deste homem fiel. Esses indivíduos alegaram que Jó estava sofrendo porque havia feito muitas coisas ruins. Eles também tentaram convencê-lo de que mesmo que ele não tivesse feito todas essas coisas más, ele nunca seria capaz de agradar a Deus, não importa o quão bom ele fosse. Na realidade, eles queriam que Jó duvidasse que Deus o amasse, que cuidaria dele e que valesse a pena servir.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele o fez perder suas riquezas em um único dia. Então ele causou a morte de todos os seus filhos e até atacou a saúde de Jó e pisoteou sua dignidade. Supostos amigos insinuaram que ela estava pagando as consequências de seu mau comportamento.
Satanás atacou sem piedade Jó, em um único dia o fez perder suas riquezas, seus rebanhos, depois matou os 10 filhos que tinha, não satisfeito com isso, Satanás atacou sua saúde e pisoteou sua dignidade, na medida em que seus irmãos, amigos íntimos e até mesmo seus próprios servos o evitavam, evitavam e o marginalizavam.
Bem, podemos dizer que ele tentou de tudo para tentar acabar com a esperança de Jó, ele o fez perder seus 10 filhos, ele perdeu toda a sua riqueza, seus amigos e familiares lhe deram as costas, e ele tentou minar sua auto-estima dando-lhe uma doença muito embaraçosa.
Como podemos seguir o exemplo de Jó?
Podemos seguir o exemplo de Jó não virando as costas para Jeová, ele está ciente de tudo o que nos acontece.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Queremos manter nossa confiança em Jeová, não importa o que aconteça. Lembre-se de que Jeová é muito afetuoso e misericordioso e sabe recompensar os que são leais.
Podemos seguir o exemplo dele se sempre confiarmos em Jeová e nos apegarmos às promessas que nosso Deus nos fez, como a promessa da ressurreição.
Jó mostrou que, se confiarmos sempre em Jeová, suportaremos qualquer prova e seremos capazes de nos opor a Satanás. Além disso, ele nos lembra que os problemas não são eternos e no final Deus o recompensou por sua fidelidade da mesma forma, Jeová nos promete uma grande esperança: a vida eterna em uma terra paradisíaca; Portanto, decidamo-nos, como Jó, a continuar a servir a Jeová com toda a nossa alma, certos de que "estamos depositando nossa esperança em um Deus vivo".
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário