Encontré Joyas Espirituais: 11 a 17 de julho de 2022, 2 Samuel 20 a 21.
.jpg)
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
2Sa 21:15-17. O que aprendemos com essa história? (w13 15/1 31 ¶14)
O que aprendemos é que, com o passar do tempo, os problemas e a rotina podem nos desgastar em nosso serviço a Jeová e, assim como Davi, precisamos do apoio de outros para recuperar a alegria e a força.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nesta história também vemos que Abisai estava ciente de Davi e veio para salvá-lo e isso nos ensina uma grande lição para os anciãos que além de preparar nosso ensino para reuniões e pregações e outros deveres que temos, devemos estar cientes de nossos irmãos a agir o mais rápido possível quando os vemos desanimados e como a Bíblia diz ser um verdadeiro refúgio para eles.
Esta história também em relação à ajuda deixada por outras pessoas porque nos faz ver que os anciãos são realmente uma verdadeira provisão de Jeová para cada um de nós, por isso devemos ser gratos a eles quando nos dão alguns conselhos.
Aprendemos que, apesar de todos os obstáculos de Satanás, nós, servos de Jeová, continuamos com nossa obra de evangelização mundial.
E embora às vezes nos sintamos cansados ou oprimidos pela perseguição, temos todo o apoio de nossos irmãos e anciãos para encorajar uns aos outros como Jeová disse.
Aprendemos também que nunca devemos deixar de confiar no Senhor, pois ele sempre nos ajudará de uma forma ou de outra, seja através da congregação, eles estão prontos para nos ajudar.
Aprendemos que os presbíteros são muito importantes porque podem nos ajudar a ganhar forças para continuar com a obra de evangelização mundial.
Davi havia superado desafios enormes como Golias, mas sua idade não era mais a mesma e ele deve ter se sentido cansado e desanimado, felizmente Abisai veio em seu auxílio e resgatou Davi. Quando nos sentimos frágeis e correndo o risco de sermos abatidos por problemas que normalmente poderíamos superar, ter o apoio de um ancião pode nos ajudar a recuperar nossa alegria e força.
Embora Davi em sua juventude tenha enfrentado o gigante Golias e tenha conseguido derrotá-lo com a ajuda de Jeová. Desta vez, quando se viu diante de outro gigante dos Refaim chamado Isbí-Benob, estava prestes a morrer. Ele não perdeu a luta porque perdeu a confiança em Jeová, mas porque sua força lhe falhou devido à idade. Que bom que Abisai estava atento ao que estava acontecendo com seu rei e conseguiu matar esse gigante e salvar Davi da morte certa.
A grande maioria de nossos irmãos mais velhos, devido à idade, deve lutar com sua força, saúde, as pressões de cada dia. Se estivermos cientes deles, podemos fornecer ajuda quando eles precisarem. Podemos ser um bom apoio para esses irmãos que deram tanto a Jeová enquanto tinham energia e são um excelente apoio e exemplo para nós.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
2 Samuel 20:1. Vemos lo que puede causar los malos comentarios y como vemos en el ejército de David causa división en la congregación también sucede lo mismo si damos origen a comentarios poco espirituales chismes lo que pudieran hacer en la congregación es dividir la congregación y amenazar la paz que hay nela.
2 Samuel 20:1. Diz que um encrenqueiro causou divisão na cidade, atualmente nas congregações o mesmo pode acontecer se dermos origem a comentários não espirituais ou fofocas que possam afetar a paz na congregação, ou mesmo causar divisões e ser motivo de tropeço para Algum.
2 Samuel 20: 2. A história menciona que os homens de Israel aderiram à rebelião de Sabá, mas os homens de Judá não o fizeram e permaneceram ao lado de Davi, isso pode nos ajudar a perceber que desde aqueles tempos uma separação já estava sendo marcada em Israel, algo que seria mais visível e melhor definida quando a separação dos reinos ocorreu anos depois.
2 Samuel 20:4,5. David disse a Amasa para reunir um exército dentro de três dias para sair para lutar, mas Amasa demorou mais para vir do que lhe foi dito. Isso pode exemplificar que quando nos é dada uma tarefa ou responsabilidade a cumprir, não devemos atrasar em fazê-la ou não dar a devida atenção, ao contrário, devemos tentar fazer o melhor que pudermos.
2 Samuel 20:7. Ensina-nos a ser leais, a cumprir as nossas promessas, pois no caso de David prometeu ao seu amigo Jônatas que seria sempre benevolente com a sua casa, e prova disso é que teve compaixão de Mefibosete, para que tenham passado muitos anos desde que fizemos alguma promessa, devemos manter nossa palavra.
2 Samuel 20:8. Joabe pode ter intencionalmente colocado sua espada de forma que ela caísse da bainha e a mantivesse pronta em sua mão, em vez de embainhá-la novamente. Confiante, Amasá talvez pensasse que havia caído por acidente e não lhe desse importância, o que resultou em sua mente. Às vezes, devemos ter cautela em certas circunstâncias para manter nossa atividade teocrática. Talvez pregando informalmente, seja ao fazer compras, nos parques, ao ir ao atendimento médico, etc.
2 Samuel 20:9. Vemos que Joabe por ganância matou pessoas inocentes como Amasa, mas Jeová puniu seu comportamento quando recebeu uma morte vergonhosa por ordem de Salomão, filho de Davi.
2 Samuel 20:9. Faz-nos ver o que pode acontecer se guardarmos ressentimento para com alguém, esse sentimento de desgosto poderia nos levar a odiar alguém, o que sem dúvida acabaria nos trazendo a completa desaprovação de Jeová.
2 Samuel 20:8,10. Amasa encontrou Joabe que estava vestindo suas roupas de combate, mas sua espada saiu da bainha e caiu, Joabe agarrou a barba de Amasa com a mão direita e o esfaqueou no abdômen. Essa pode ter sido a justa recompensa de Amasa por se aliar a Absalão, mas certamente não cabia a Joabe executá-la. Portanto, Davi ordenou que Salomão vingasse Amasa matando Joabe algum tempo depois.
2 Samuel 20:8,10. Isso nos leva a refletir sobre o que levou Joabe a agir assim, Amasa o havia substituído no cargo de general do exército, e Joabe aproveitou para se livrar desse rival, talvez na esperança de reconquistar o cargo, então nós ver que Joabe não controlou sua tendência à ambição e ao egoísmo, o que, sem dúvida, nos ensina que, embora seja normal termos más inclinações, devemos controlá-las, e para isso devemos reconhecer o que são e pedir ajuda a Jeová.
2 Samuel 20:9,13. Diz-nos quão traiçoeiro e rebelde era Joabe, isso nos ensina que, por exemplo, se houver mudanças na congregação e talvez tenhamos que deixar o privilégio de servir, devemos ter cuidado para não agir com ressentimento como Joabe e nos sentirmos chateados porque talvez outro irmão receba a posição que tínhamos antes, mas devemos cooperar juntos para que a organização de Jeová vá bem.
2 Samuel 20:16. Vemos que o diálogo de uma mulher com Joabe impediu que pessoas inocentes morressem, o que nos ensina que quando surgem problemas, para evitar que isso se espalhe, devemos conversar com a pessoa antes de agir.
2 Samuel 20:14,22. Em Abel de Bete-Maaca, Joabe e seus homens sitiaram a cidade quando o rebelde Sabá fugiu para ela, uma mulher sábia implorou a Joabe em nome dos "pacíficos e fiéis de Israel" que não destruísse Abel, lugar onde se inquiriu desde tempos passado para obter julgamentos sábios, por isso a cidade foi chamada de "mãe em Israel" e os habitantes seguiram o conselho dessa mulher e jogaram a cabeça de Sabá por cima do muro, para que a cidade não fosse destruída. Conhecer esses detalhes pode tornar nossa leitura da Bíblia mais interessante.
2 Samuel 20:21,22. Mostra como essa mulher foi sábia e acabou com essa rebelião, e Jeová deixou que isso fosse escrito em sua palavra, para mostrar que ele valoriza a sabedoria que algumas mulheres cristãs podem mostrar, e em geral todos devemos cultivar esse bem qualidade Isso nos ajudará a tomar as decisões certas.
2 Samuel 21:1. Os gibeonitas continuaram a existir como povo ao longo dos séculos, embora o rei Saul planejasse destruí-los. No entanto, os gibeonitas esperaram pacientemente que Jeová denunciasse essa injustiça, o que ele fez enviando uma fome de três anos durante o reinado de Davi. Nós também devemos esperar pacientemente em Jeová quando queremos justiça por algo feito a nós.
2 Samuel 21:8. Por que se diz que Mical, filha de Saul, teve cinco filhos, se 2 Samuel 6:23 afirma que ela morreu sem filhos? A explicação mais aceita é que esses eram filhos de sua irmã Merab, que se casou com Adriel. É provável que Merab tenha morrido jovem e que Mical, que não tinha filhos, tenha criado os meninos.
2 Samuel 21:9. Vemos que as ações de Saul afetaram seus filhos e as gerações futuras, o que ensina a nós pais que tudo que fazemos afeta nossos filhos, por isso podemos influenciar enquanto eles estão em casa para conhecer a Jeová e vir a amá-lo.
2 Samuel 21:9,10. Esses sete homens foram enforcados “nos primeiros dias da colheita” e seus corpos expostos em uma montanha. Rispa guardou os sete cadáveres dia e noite até que Jeová mostrou que sua fúria havia diminuído ao acabar com a seca. É improvável que as chuvas caiam antes do final da colheita em outubro. Portanto, é bem possível que Rispa tenha passado cinco ou seis meses guardando os corpos. Então Davi cuidou para que os ossos fossem enterrados.
2 Samuel 21:8,11. Rispa, seus 2 filhos, foram escolhidos para serem mortos pelos danos causados aos gibeonitas. Por cerca de 5 ou 6 meses, ela guardou os corpos de seus filhos, que estavam pendurados em troncos, embora a lei dissesse que eles deveriam ser enterrados ao pôr do sol. De dia ele afugentava os pássaros e à noite os animais selvagens. Ele sofreu em silêncio e respeitou a decisão de Jeová e do rei. Ele não promoveu rebelião e sua perseverança foi observada por outros e mais tarde recompensada com um enterro digno para seus filhos.
2 Samuel 21:15,17. Podemos aprender que devemos estar sempre atentos aos nossos irmãos na congregação, pois todos temos lutas internas, que às vezes não queremos compartilhá-las com ninguém, mas se estivermos atentos podemos notar pequenas mudanças como alguém parar de comentar com tanta frequência ou saindo continuamente para pregar, e é claro que você tem que estar pronto para encorajá-lo.
2 Samuel 21:17. Davi devia estar muito velho e cansado para lutar contra seus inimigos, por isso Abisai lhe disse que não sairia mais para batalhar conosco, para que você não apague a lâmpada de Israel, sem dúvida o mesmo pode acontecer com aqueles irmãos de responsabilidade que devido à sua idade ou saúde não podem mais cumprir suas responsabilidades como antes, nesse caso seria melhor deixar essas atividades para os irmãos mais novos.
2 Samuel 21:19. As guerras que Israel teve contra outros povos não foram nada fáceis. Por exemplo, Jaaré-oreguim é registrado como derrubando Goluat, o Gitite. E ficamos surpresos com seu armamento, mas, apesar disso, ele conseguiu derrubá-lo. Às vezes, pode ser difícil tomar decisões para adorar a Jeová. Mas não podemos permitir que o inimigo Satanás altere nossos objetivos. Jeová está conosco e nos ajudará.
2 Samuel 21:18,22. Blos do povo de Refaim eram de enorme estatura, um dos mais conhecidos foi Golias que foi morto por Davi. Este homem tinha aproximadamente 2,9 metros de altura. No entanto, alguns deles continuaram a desafiar Israel, como este relato indica, mas foram mortos, incluindo outro que também se chamava Golias. Cada um deles continuou desafiando o verdadeiro Deus e por isso foram mortos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário