Encontré Joyas Espirituais, Semana 1-7 de agosto de 2022, 1 Reis 1-2, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 1 a 7 de agosto de 2022, 1 Reis 1 a 2.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

1Rs 2:37, 41-46. O que aprendemos com o erro de Shimei? (w05 1/7 30 ¶1)

Simei havia agido de maneira imprópria contra o rei Davi, pois pertencia a uma casa do rei Saul. Mesmo assim, ele foi autorizado a continuar vivendo, esperando que ele mudasse de atitude. Recebeu aviso, o próprio Rei Salomão falou com ele e lhe disse o que deveria fazer para evitar sua morte. No entanto, 3 anos após o aviso, ele decidiu fazer o que achava melhor e teve que pagar as consequências com a vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Às vezes, outros irmãos com responsabilidades observam que nosso comportamento cristão não está liderando bem e nos alertam sobre esse mau comportamento. Queremos prestar atenção e lembrar que as leis de Jeová não podem ser desrespeitadas e podemos nos safar. Se nos desviarmos deliberadamente do "caminho estreito que leva à vida", sofreremos as consequências de nossas decisões imprudentes. 

O que aprendemos é que Simei jurou obedecer ao que o rei lhe dissera para não sair daquele lugar, mas quando saiu daquele lugar teve que enfrentar as consequências pelas quais perdeu a vida e o que nos ensina. Assim, se desobedecermos aos mandamentos de Jeová, também sofreremos as consequências de perder a oportunidade de viver para sempre.

Simei foi instruído a não sair de Jerusalém, mas no final ele desobedeceu e recebeu o que merecia por desobedecer a Deus pensando que nada aconteceria com ele, seu caso mostra o quão perigoso é pensar que podemos desobedecer a lei de Deus e sair impune ... Nossa, aqueles que deliberadamente se desviarem sofrerão as consequências de uma decisão tão imprudente.

Salomão fez Simei jurar que não sairia de Jerusalém por ter invocado o mal contra seu pai Davi, mas Simei três anos depois violou essas restrições, então ele foi condenado à morte, do qual aprendemos que nunca devemos pensar que podemos desobedecer à lei de Jeová e sair facilmente é que se desobedecermos sofreremos as consequências de nossas próprias decisões.

Aprendo o que pode ser desobedecer aos mandamentos de Deus e acredito que será bom para mim agir dessa forma, quem deliberadamente se desviar do caminho estreito que leva à vida sofreu as consequências de uma decisão tão imprudente, portanto devo permanecer fiel leal aos mandamentos que Jeová me dá. No caso de Simei, ele desobedeceu, mas jurou diante de Jeová que não desobedeceria, mas cometeu o erro e teve suas consequências colossais.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

1 Reis 1:1. Davi havia chegado aos setenta anos, estava enfraquecido e com pouco calor corporal, por isso, Abisag o atendia durante o dia, sem dúvida abrilhantando o ambiente com seu frescor e beleza juvenil, e à noite era caloroso, atitude que Salomão manifestou mais tarde. em relação a Abisag indica que ela era considerada esposa ou concubina de Davi.

1 Reis 1:1. Mostra-nos que Natã era um defensor forte e leal do trono, também deixa claro que ele era um defensor humilde, mas contundente das disposições divinas, por isso fazemos bem em meditar nas qualidades de Natã, como lealdade a Deus e profundo apreço por seus padrões e se esforçam para imitá-los.

1 Reis 1:1,4. Fala no sentido literal que David sentiu muito frio, ele tinha temperaturas muito baixas, por isso seus servos procuram alguém para lhe dar calor, isso me faz pensar em que sentido espiritual acontece algo semelhante, às vezes podemos ficar com frio, e O que precisamos é do calor espiritual dos outros, então façamos com que nossos irmãos absorvam a força e o calor do entusiasmo de nossa espiritualidade.

1 Reis 1:5. Adonias achava que tinha direito ao trono como o mais velho dos filhos remanescentes do rei, e como havia conquistado o apoio de Joabe, o poderoso chefe do exército, e de Abiatar, o influente sumo sacerdote, Adonias provavelmente tinha certeza de que alcançaria seu objetivo. objetivo, às vezes pode-se pensar que os bandidos podem ter sucesso em seus planos, mas a verdade é que é apenas uma ilusão que no final não será cumprida.

1 Reis 1:6. Adonias era um dos filhos prediletos do Rei Davi e por isso abandonou muitas de suas atitudes que o levaram à rebelião. Mais tarde teve como consequências a mesma morte de Adonías e claro a dor como pai ao saber da morte do filho e outras situações.

1 Reis 1:6. Ali nos conta como Davi errou ao não encarar seu filho e corrigir seu erro, hoje pais que amam seus filhos os aconselham, os motivam e quando necessário os corrigem.

1 Reis 1:7. É possível que alguém sinta uma preocupação ao receber uma designação para a qual não se sente qualificado, provavelmente nos sentimos sobrecarregados com a responsabilidade que Jeová nos confiou ou pode ser como aconteceu com Salomão, algumas pessoas não nos veem como os certos para esta tarefa, então foi como aconteceu com Salomão quando ele foi ungido rei, alguns homens influentes preferiram que Adonias estivesse no trono, pois o povo de Jeová está crescendo, muitos irmãos estão tendo responsabilidades, se nos falta experiência pode ter certeza de que ele nos treinará se orarmos a ele como Salmon fez, ele nos ajudará a cumprir qualquer tarefa que nos seja dada.

1 Reis 1:11,14. Confrontado com a tentativa de Adonias de usurpar o trono, o profeta Natã mostrou-se "um defensor leal da adoração pura", como de costume, ele agiu com tato, primeiro dizendo a Bate-Seba que lembrou a Davi seu juramento de fazer rei a Salomão. Então ele mesmo apareceu corajosamente diante de Davi para confirmar essas palavras. Isso me ensina que nós também devemos ser “defensores fiéis da adoração pura”, incentivando com tato as pessoas a fazer a vontade de Jeová e explicando-lhes corajosamente que devem obedecer aos mandamentos de Deus.

1 Reis 1:11,14. Encontrei uma pérola no exemplo que temos no profeta Natan, ele sabia que Salomão seria o próximo rei, então ele reagiu imediatamente quando Adonias tentou usurpar o trono e como de costume age contato e lealdade primeiro falando com Bat Sheba e depois com o rei Davi, pelos poucos detalhes que encontramos na Bíblia sobre Natã fica claro que ele era um defensor humilde, mas contundente das disposições divinas e Jeová lhe confiou grandes responsabilidades, por isso fazemos bem em meditar em suas qualidades como lealdade a Jeová e o profundo apreço por seus padrões e nos esforçamos para imitá-los e nós também com ajuda divina podemos ser leais a Jeová defender seus padrões justos e defender a adoração pura com coragem e ao mesmo tempo contato.

1 Reis 1:18,19. Mostra que quando o rei envelheceu e adoeceu, Joabe juntou-se a Adonias, filho de Davi, em uma conspiração para usurpar o trono, o que certamente nos ensina que o desejo desenfreado de reconhecimento ou destaque é espiritualmente perigoso, portanto, se queremos ganhar privilégios na congregação deve ser pelas razões certas.

1 Reis 1:29. As palavras do rei Davi me ensinam como é tão importante lembrar já na velhice que Jeová sempre esteve conosco ao nosso lado, cuidando de nós, nos ajudando e que ele nunca nos abandonou em nenhum momento de nossas vidas, isso merece que sempre lhe demos a nossa parte a glória e a honra, porque Jeová sempre nos mostrou seu apoio e seu amor e a força para continuar perseverando neste sistema de coisas que está chegando ao fim, para permanecer firme e continuar a amá-lo como nós o amamos sabendo que ele nunca esquecerá tudo o que fazemos em seu nome.

1 Reis 1:30. O que você deve fazer se for convidado a fazer o juramento? Primeiro, certifique-se de que você pode cumpri-lo. Se você não tem certeza, não faça isso. Em seguida, discuta os princípios bíblicos relacionados ao que esse juramento implica e, em seguida, aja de acordo com o que sua consciência educada pela Bíblia lhe diz. Visto que valorizamos muito nosso relacionamento com Jeová, devemos orar e pensar bem antes de fazer um juramento.

1 Reis 1:32,35. Vemos que em sua velhice, o rei Davi do antigo Israel teve que providenciar o que era necessário para seu filho Salomão sucedê-lo no trono, ou seja, ele teve que renunciar ao seu privilégio devido à idade, mas isso não significa que ele deixamos de ter a aprovação de Deus, então se por algum motivo tivemos que deixar algum privilégio de serviço, não devemos ficar amargurados ou desanimados, porque Jeová ainda nos ama, então devemos continuar nos esforçando para servi-lo de todo o coração.

1 Reis 1:39, 40. Quando finalmente foi feito o anúncio de que Salomão havia sido escolhido para ser rei, o povo subiu atrás dele tocando flauta com grande alegria e o alvoroço foi tal que a terra se partiu, isso mostra que Salomão já teve o apoio de Davi, do povo e de Jeová, o que garantiria seu sucesso durante a maior parte de seu reinado.

1 Reis 1:49, 50. Quando Adonias e todos os que estavam com ele souberam que Salomão já havia sido declarado sucessor de Davi, entraram em pânico, se levantaram e cada um seguiu seu caminho e Adonias também ficou com medo de Salomão, então eles ficaram se levantou, foi até onde estava o altar e agarrou as pontas do altar, essa atitude sabe como demonstrar a todas as pessoas que sabem que cometeram um pecado grave, portanto, devemos evitar fazer esse tipo de coisa.

1 Reis 1:52. Vemos que neste versículo é usada uma figura retórica, pois não tocar em um único fio de cabelo dá uma sensação de proteção, então em nosso ministério podemos fazer o mesmo, usar ilustrações, exemplos, para que a mensagem que queremos dar seja mais simples de entender. entender.

1 Reis 2:2. Eu aprendi que quando Adonias pediu por Bate-Seba como sua esposa para notificar um assistente de Salomão, ele nos deu a entender sua grande ambição de se tornar rei e embora ele aparentemente apoiasse o reinado de seu irmão, podemos aprender que se não tomarmos cuidado podemos nos tornar inveja quando vemos que outros recebem privilégios na congregação e isso pode trazer sentimentos negativos e roubar-nos a alegria em nosso serviço a Jeová.

1 Reis 2:3. Vemos que a melhor herança que os pais podem deixar aos filhos não tem a ver com riquezas ou fama neste mundo, mas com ensinar seus filhos a amar a Jeová e obedecer aos seus mandamentos.

1 Reis 2:3. Eles falam sobre estatutos, mandamentos, decisões judiciais e lembretes que o rei teria que estudar porque para fazer um rei de sucesso, então sem dúvida ele tinha que ter um bom estudo pessoal e isso me faz pensar como no ministério quando estou estudando com alguém que eu possa ensiná-lo como ele pode ter um estudo pessoal, porque assim ele progredirá espiritualmente e terá um relacionamento achegado com Jeová.

1 Reis 2:5,6. Vemos qual seria o resultado de Joabe, pois ele era uma pessoa que por ganância veio matar seus irmãos.O que ele nos ensina é que essas atitudes nunca trazem nada de bom, exceto o castigo de Deus.

1 Reis 2:5,6. Davi ordenou que Salomão punisse Joabe, que colocou o sangue da guerra em tempo de paz, uma declaração simbólica indicando a culpa de sangue de Joabe por ter matado os generais Abner e Amasa, sem dúvida isso mostra que mais tarde ou mais cedo todos aqueles que cometeram pecados graves receberão sua punição.

1 Reis 2:6. Isso nos mostra que Davi poderia dizer que ao não corrigir seu filho a tempo ele o magoou, pois o versículo diz que seu pai nunca o havia confrontado dizendo: "Por que você fez isso?". Isso ensina os pais a estarem sempre atentos aos filhos e a disciplinar-nos com amor para que sejam boas pessoas e, quando fizerem algo errado, não os desculpem, mas os corrijam.

1 Reis 2:10. "O que significa a expressão: ele descansou com seus ancestrais?" É interessante que esta expressão "descanse com seus antepassados" seja usada na morte de Abraão, Moisés e Davi. Essa expressão não se refere a ser sepultado na mesma sepultura, mas aparentemente alude à esperança da ressurreição, isso devido ao histórico de lealdade desses servos de Deus do passado, que por benignidade imerecida estão na memória de Jeová.

1 Reis 2:13-25. Quando Adonias pediu a Bate-Seba que pedisse ao rei que lhe desse Abisague como esposa, ela não percebeu a verdadeira razão dele para fazê-lo, mas Salomão sim. Embora Davi não tivesse tido relações sexuais com a bela Abisag, ela era considerada sua concubina, e Adonias pode ter pensado que, se tivesse Abisag como esposa, poderia fazer outra tentativa de tomar a coroa. Salomão interpretou o pedido de Adonias como uma manifestação de sua ambição de obter o trono e, portanto, retirou o perdão.

1 Reis 2:22. Vemos que a verdadeira e intenção de Adonias era conseguir o trono então seu castigo era a morte e o que ele nos ensina é que se queremos alcançar um privilégio na congregação Jeová conhece nossos verdadeiros motivos então devemos ser sinceros e descartar as atitudes de superioridade e orgulho.

1 Reis 2:24,25. Conta-nos o fim infeliz que veio a ter Adonias, que acreditava poder ignorar a designação teocrática de Jeová, por isso os exemplos daqueles que não se humilharam diante de Jeová devem servir de alerta e evitar a todo custo ter más atitudes. que eles tinham.

1 Reis 2:27. Por não prestar atenção à má conduta de seus filhos, o Sumo Sacerdote Eli teve que passar pelo triste resultado de saber da morte de seus filhos e ele mesmo pagar as consequências com sua vida. No entanto, essa má conduta afetaria as gerações posteriores, pois foi dito que seus descendentes não serviriam mais no templo.

1 Reis 2:28. Joabe diz que correu para a tenda de Jeová e agarrou as pontas do altar pensando que Jeová lhe daria proteção, mas morreu ali mesmo porque havia sido um assassino deliberado e o que ele nos ensina é que em nossa adoração a Jeová o que realmente importa é que amamos a Jeová e amamos suas leis e lhe obedecemos de coração.

1 Reis 2:36,46. Vemos que Simei perdeu a vida apenas para recuperar dois escravos, pois o rei havia imposto a ele que não saísse de Jerusalém, isso nos ensina que às vezes as atividades que temos em termos de dinheiro ou riqueza podem não nos deixar pensar com sabedoria e acabamos nos afastando de Jeová por conseguir essas coisas.

1 Reis 2:46. Após punir Simei, a história conta que o reino estava firmemente estabelecido nas mãos de Salomão, isso mostra que ele havia se livrado de todos os inimigos e adversários que tinha, tanto os seus quanto os que também estavam no tempo de seu pai.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários