Estudo de A Sentinela, Semana de 30 de maio a 5 de junho de 2022, Élderes, Continue Imitando o Apóstolo Paulo, Respostas Sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 30 de maio a 5 de junho de 2022, Anciãos, continuem a imitar o apóstolo Paulo, respostas sublinhadas.

1, 2. Como o exemplo de Paulo pode ajudar os idosos de nossos dias?

O apóstolo Paulo amava seus companheiros cristãos, e por isso trabalhou incansavelmente por eles (Atos 20:31). Não é à toa que eles o amavam tanto. Por exemplo, em uma ocasião, quando os anciãos de Éfeso souberam que nunca mais o veriam, “todos começaram a chorar” (Atos 20:37). Da mesma forma, os anciãos hoje amam seus irmãos e fazem de tudo para apoiá-los. — Fil . 2:16, 17. Mas às vezes eles enfrentam certos desafios. O que pode ajudá-los?

Os anciãos, que estão tão ocupados, fazem bem em olhar para o exemplo de Paulo (1 Coríntios 11:1). Ele não era um super-homem; ele era um ser humano imperfeito que às vezes tinha que lutar para fazer o que era certo (Rm 7:18-20). Embora tenha enfrentado muitas dificuldades, não desistiu nem perdeu a alegria. Se os anciãos imitarem seu exemplo, continuarão a servir a Jeová com alegria apesar das dificuldades. Vamos ver como eles podem fazer isso.

3. Sobre o que falaremos neste artigo e o que aprenderemos?

Neste artigo , discutiremos quatro desafios que os presbíteros costumam enfrentar: 1) equilibrar a pregação com outras responsabilidades, 2) ser um pastor amoroso, 3) lidar com suas próprias fraquezas e 4) lidar com as imperfeições dos outros. Aprenderemos como Paulo enfrentou cada desafio e como os anciãos podem seguir seu exemplo.

EQUILIBRANDO A PREGAÇÃO COM OUTRAS RESPONSABILIDADES

4. Por que pode ser difícil para os anciãos serem exemplos na pregação?

Porque é difícil. Além de ser um exemplo na pregação, os anciãos têm muitas outras responsabilidades.  Vamos ver alguns. Às vezes, eles precisam presidir a reunião do meio da semana ou liderar o estudo bíblico da congregação. Além disso, eles têm que cuidar de outras tarefas ou discursos. Eles também passam muito tempo treinando servos ministeriais e encorajando os irmãos (1 Pe 5:2). Alguns anciãos ajudam a construir e manter Salões do Reino e outros edifícios usados ​​para adorar a Jeová. Mas acima de tudo, o mais importante para os presbíteros é serem ministros das boas novas, como é para todos os publicadores (Mt 28:19, 20).

5. Que exemplo Paulo deu na pregação?

O exemplo de Paulo. Em Filipenses 1:10 encontramos a razão pela qual Paulo era um bom pregador. Lá ele nos dá este conselho: "Certifique-se de que as coisas são as mais importantes." Ele mesmo seguiu o conselho dela. Ele foi designado para um ministério, e ele viu isso como uma das coisas mais importantes em sua vida por décadas. Ele pregou “publicamente e de casa em casa” (Atos 20:20). Ele não pregava apenas em determinados horários ou apenas um dia por semana. Ele aproveitou qualquer oportunidade. Por exemplo, uma vez esperando seus companheiros em Atenas, ele compartilhou as boas novas com um grupo de pessoas importantes e obteve alguns bons resultados (Atos 17:16, 17, 34).Mesmo em prisão domiciliar, ele pregou a todos ao seu alcance (Atos 28:16-24; Fil. 1:13, 14).

6. Como Paulo treinou outros irmãos?

Paulo sabia como aproveitar ao máximo seu tempo. Ele tinha o hábito de convidar outros para pregar com ele. Por exemplo, em sua primeira viagem missionária ele convidou João Marcos, e em sua segunda, Timóteo (Atos 12:25; 16:1-4). Ele se esforçou para ensinar esses homens a organizar congregações e a serem bons pastores e mestres hábeis (1 Coríntios 4:17).

ILUSTRAÇÃO:

Deixando seu local de trabalho em um canteiro de obras, um irmão oferece um folheto a um colega.

Imite a Paulo aproveitando todas as oportunidades para pregar. (Ver parágrafo 7). *

7. Como os anciãos podem seguir o conselho de Paulo em Efésios 6:14, 15?

lições. Os presbíteros podem copiar o exemplo de Paulo não apenas pregando de casa em casa, mas aproveitando todas as oportunidades para testemunhar (leia Efésios 6:14, 15). Por exemplo, eles podem fazer isso quando vão às compras ou no local de trabalho. Ou, se estiverem ajudando no projeto de construção de uma organização, podem compartilhar as boas notícias com vizinhos e fornecedores. E, assim como Paulo fez, eles podem usar o tempo que passam pregando para treinar outros , como servos ministeriais.

8. Às vezes, o que um ancião precisa fazer?

Os anciãos nunca devem estar tão ocupados atendendo a responsabilidades congregacionais ou de circuito a ponto de não terem tempo para pregar. Se você quer manter o equilíbrio, às vezes será necessário dizer não. Talvez depois de orar sobre isso, eles percebam que cuidar de uma responsabilidade significa negligenciar as coisas mais importantes, como ter culto em família toda semana, dar um bom apoio à pregação ou ensinar seus filhos a pregar. É difícil para alguns dizer não a uma certa responsabilidade, mas podem ter certeza de que Jeová entende que eles querem ser equilibrados em todas as coisas.

SEJA UM PASTOR CUIDADO

9. Considerando o quanto os idosos estão ocupados, que desafio eles enfrentam?

Porque é difícil. Enquanto vivemos nos últimos dias, os servos de Jeová têm muitas dificuldades. É por isso que todos nós precisamos de encorajamento, apoio e conforto. Às vezes, alguns precisam de ajuda para não se desviarem (1 Tessalonicenses 5:14). É claro que os idosos não podem eliminar todos os problemas que enfrentamos. Mas Jeová quer que eles façam o possível para encorajar e cuidar de suas ovelhas. Considerando o quanto estão ocupados, onde podem encontrar tempo para ajudar os irmãos?

ILUSTRAÇÃO:

Um velho conversa afetuosamente com um jovem que está sentado sozinho no Salão do Reino.

Louvai os irmãos e fortalecei-os. (Ver parágrafos 10 e 12). 

10. De acordo com 1 Tessalonicenses 2:7, como Paulo tratou seus irmãos?

O exemplo de Paulo. Ele estava sempre procurando maneiras de elogiar os irmãos e fortalecê-los. Os anciãos fazem bem em imitar seu exemplo de amor e cuidado ao lidar com os irmãos (leia 1 Tessalonicenses 2:7). Paulo confirmou a seus irmãos que tanto ele quanto Jeová os amavam (2 Coríntios 2:4; Efésios 2:4, 5). Ele os tratava como amigos e passava tempo com eles. Ele mostrou a eles que confiava neles falando francamente sobre seus próprios medos e fraquezas (2 Coríntios 7:5; 1 Timóteo 1:15). No entanto, ele não se concentrou nos problemas que tinha, mas em ajudar os irmãos.

11. Por que Paulo estava aconselhando seus irmãos cristãos?

Às vezes, Paulo tinha de aconselhar seus concristãos. Mas ele não fez isso para desabafar seu aborrecimento, mas porque se importava com eles e queria ajudá-los a ficar longe de problemas. Ele se esforçou para tornar seu conselho fácil de entender e estava interessado em ver como ele era recebido. Por exemplo, quando escreveu aos coríntios, deu-lhes fortes conselhos. Mas depois mandou Tito para eles, querendo saber como receberam sua carta. E como ele ficou feliz em saber que seu conselho havia sido seguido! (2 Coríntios 7:6, 7).

12. O que os anciãos podem fazer para fortalecer seus irmãos?

lições. Os anciãos podem seguir o exemplo de Paulo passando tempo com seus irmãos. Uma maneira de fazer isso é chegar cedo às reuniões para ter conversas encorajadoras com eles. Muitas vezes leva apenas alguns minutos para dar a um irmão o encorajamento e afeição que ele precisa (Romanos 1:12; Efésios 5:16). Os anciãos que seguem o exemplo de Paulo usam a Bíblia para encorajar seus irmãos e confirmar que Jeová os ama. Além disso, eles demonstram seu carinho mantendo contato com eles e procurando oportunidades para parabenizá-los. Se um ancião tem que dar conselhos a alguém, deve ser baseado na Palavra de Deus. Ele é específico, mas gentil porque se preocupa com o efeito que suas palavras têm (Gl 6:1).

LIDANDO COM SUAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS

13. Que efeito suas próprias fraquezas podem ter sobre um ancião?

Porque é difícil. Os anciãos são imperfeitos, por isso cometem erros como todos os outros (Rm 3:23). Às vezes eles têm que fazer um grande esforço para ver suas fraquezas com equilíbrio. Alguns podem ficar desanimados porque se concentram demais em suas limitações. Outros podem minimizar suas falhas e pensar que não precisam fazer nenhuma mudança.

14. De acordo com Filipenses 4:13, como a humildade ajudou Paulo a lidar com suas fraquezas?

O exemplo de Paulo. Ele admitiu humildemente que não conseguia lidar com suas fraquezas sozinho. Ele sabia que precisava da força de Deus. No passado, ele estava determinado a perseguir duramente os cristãos. Mas com o tempo ele reconheceu o que havia feito e estava disposto a mudar sua atitude e personalidade (1 Tm 1:12-16). Com a ajuda de Jeová, ele se tornou um pastor amoroso, compassivo e humilde. Doeu para ele perceber suas imperfeições, mas ele decidiu confiar no perdão de Jeová e parar de pensar em seus erros. — Rom. 7:21-25. Ele sabia que não poderia ser perfeito, por isso se esforçou para melhorar sua personalidade cristã e humildemente se apoiou em Jeová para realizar seu ministério. — 1 Cor. 9:27; leia Filipenses 4:13.

ILUSTRAÇÃO:

Um ancião dá conselhos na biblioteca do Salão do Reino a um irmão chateado.

Continue lutando para superar suas próprias fraquezas. (Ver parágrafos 14 e 15). *

15. Como um velho pode ver suas fraquezas com equilíbrio?

lições. Os anciãos não são designados porque são perfeitos, mas Jeová espera que reconheçam seus erros e cultivem o caráter cristão. — Efé. 4:23, 24. Eles devem fazer um auto-exame com a ajuda da Palavra de Deus e fazer as mudanças necessárias. Então Jeová os ajudará a ser felizes e a fazer bem o seu trabalho (Tg 1:25).

SUPERE AS IMPERFEIÇÕES DOS OUTROS

16. O que pode acontecer se os anciãos olharem apenas para os erros dos irmãos?

Porque é difícil. Os anciãos podem notar os erros dos irmãos por trabalharem de perto com eles. Se não forem cuidadosos, podem ficar frustrados, duros ou críticos. Paulo disse aos cristãos que isso é exatamente o que Satanás quer (2 Coríntios 2:10, 11).

17. Como Paulo encarava os irmãos?

O exemplo de Paulo. Ele sempre via os irmãos de forma positiva. Não que ele não percebesse seus erros, porque às vezes eles o afetavam pessoalmente. Ainda assim, ele sabia a diferença entre uma má ação e uma má pessoa. Ele gostava dos irmãos e se concentrava em suas boas qualidades. E, se visse que alguém tinha dificuldade em fazer o que era certo, presumia que tinha boas intenções e que só precisava de uma ajudinha.

18. O que aprendemos da maneira como Paulo ajudou Evódia e Síntique? (Filipenses 4:1-3).

Vejamos, por exemplo, como Paulo ajudou duas irmãs na congregação de Filipos (leia Filipenses 4:1-3). Aparentemente, Evódia e Síntique se distanciaram devido a algumas diferenças pessoais. Paulo não os tratou duramente ou criticamente. Em vez disso, ele se concentrou em suas boas qualidades e excelente histórico de lealdade. Ela sabia que Jeová os amava. Visto que os via positivamente, ele os encorajou a fazer as pazes. Sua maneira de ver os irmãos o ajudou a manter a alegria e as boas amizades que tinha naquela congregação.

ILUSTRAÇÃO:

Um ancião olha para um irmão jovem que está enviando mensagens de texto em vez de limpar o Salão do Reino.

Faça o possível para não criticar os irmãos. (Ver parágrafo 19). 

19. (a) O que os anciãos podem fazer para ver os irmãos de forma positiva? b) O que você aprendeu com a foto do velho que está limpando o Salão do Reino?

lições. Anciãos, vejam as boas qualidades dos irmãos. É verdade que eles são imperfeitos, mas também possuem virtudes dignas de admiração (Fp 2:3). Claro, às vezes você terá que corrigir alguém. Mas, como Paulo, esforce-se para ver além de suas palavras ou ações que possam incomodar os outros. Concentre-se no fato de que esse irmão ama a Jeová, o serve com perseverança e pode melhorar. Os anciãos que encaram os irmãos de maneira positiva promovem um ambiente amoroso e atencioso na congregação.

CONTINUE IMITANDO PAULO

20. O que os anciãos podem fazer para continuar aprendendo com o exemplo de Paulo?

Os anciãos podem achar útil continuar estudando o padrão de Paulo. Por exemplo, no Índice das Publicações da Torre de Vigia eles podem procurar a entrada “Paulo” e depois a subentrada “exemplo para os anciãos”. Ao rever algumas dessas referências, você pode se perguntar: “Como o exemplo de Paulo me ajuda a continuar a fazer meu trabalho como élder com alegria?”

21. Do que os idosos podem ter certeza?

Anciãos, lembrem-se de que Jeová não espera perfeição de vocês; o que ele espera é que eles sejam fiéis (1 Coríntios 4:2). Ele valorizava tudo o que Paulo fazia e sua fidelidade. Pode ter certeza de que Jeová também aprecia seu trabalho, pois, conforme diz Hebreus 6:10, ele “não se esquece de suas obras nem do amor que você mostrou ao seu nome por ter servido aos santos e por continuar a servi-los”.

O QUE AJUDARÁ OS IDOSOS A ENDEREÇAR OS SEGUINTES DESAFIOS?

Equilibre a pregação com outras responsabilidades.

Os anciãos nunca devem estar muito ocupados cuidando das responsabilidades congregacionais. Se você quer manter o equilíbrio, às vezes será necessário dizer não. É difícil para alguns dizer não a uma certa responsabilidade, mas podem ter certeza de que Jeová entende que eles querem ser equilibrados em todas as coisas.

Sejam pastores amorosos.

Os anciãos que seguem o exemplo de Paulo usam a Bíblia para encorajar seus irmãos e confirmar que Jeová os ama. Além disso, eles demonstram seu carinho mantendo contato com eles e procurando oportunidades para parabenizá-los. Se um ancião tem que dar conselhos a alguém, deve ser baseado na Palavra de Deus. Ele é específico, mas ao mesmo tempo atencioso porque se preocupa com o efeito que suas palavras têm.

Supere as imperfeições dos outros.

Anciãos, vejam as boas qualidades dos irmãos. É verdade que são imperfeitos, mas também possuem virtudes dignas de admiração. Como Paulo, esforce-se para ver além de suas palavras ou ações que possam incomodar os outros. Concentre-se no fato de que esse irmão ama a Jeová, o serve com perseverança e pode melhorar. Os anciãos que encaram os irmãos de maneira positiva promovem um ambiente amoroso e atencioso na congregação.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários