Encontré Joyas Espirituais, Semana 9-15 de maio de 2022, 1 Samuel 30-31, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 9 a 15 de maio de 2022, 1 Samuel 30 a 31.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

1Sa 30:23, 24. O que aprendemos desse relato? (w05 15/3 24 ¶8)

Bem, aqui nos é mostrado quando os israelitas foram para uma batalha contra os amalequitas, eles estavam lutando desde o amanhecer até o anoitecer seguinte e quando eles voltaram para o acampamento alguns dos combatentes disseram a Davi para não dar nada do saque para aqueles que não tinham foi para a batalha, mas ele contou a eles o que lemos anteriormente no texto, isso nos ensina que Jeová valoriza a todos igualmente, e valoriza muito aqueles que desempenham um papel de apoio na congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E o mesmo princípio se aplica hoje, pois podemos dizer que os pioneiros estão na vanguarda de nossa guerra espiritual, mas todos os outros publicadores da congregação dão apoio leal e sincero.

Assim todos nós que damos a Jeová o que temos de melhor, podemos igualmente nos alegrar toda vez, por exemplo, uma pessoa é resgatada e ajudada a entrar no caminho que leva a vida, devemos também agradecer a Jeová porque ele valoriza com amor o serviço que lhe prestamos, porque sabe que não podemos controlar os resultados de nossos esforços, mas percebe nosso trabalho duro e o amor que lhe demonstramos e nos recompensa por isso.

Nessa história vemos que alguns soldados não tiveram muita resistência, então muitos às vezes ficavam para cuidar de seus pertences e neste caso, quem não avançava não podia acompanhá-los, mas ainda assim se beneficiavam do que os outros faziam. Então isso nos ensina que a mesma coisa geralmente acontece nas congregações, hoje irmãos que, por exemplo, são idosos ou devido a algumas circunstâncias não podem dar muito na pregação. Mas da mesma forma para Jeová eles são muito importantes e ele nos dá alimento espiritual igualmente.

Também nos ensina a apreciar as boas qualidades dos irmãos, porque esses soldados que acompanharam Davi, embora não tenham muita resistência, porque ofereceram seu apoio em momentos difíceis, então nossos irmãos também talvez não façam muito, por exemplo, no trabalho de pregação, mas são bons irmãos que dão apoio e encorajamento aos nossos irmãos desanimados.

Que Jeová valoriza cada papel desempenhado por aqueles que compõem a congregação, e quer a função ou trabalho que estamos fazendo seja importante ou não, façamos isso de bom grado, pois estamos fazendo isso para Jeová.

Davi e 400 homens foram atrás dos amalequitas para recuperar todos os cativos e seus pertences. 200 homens ficaram devido à dificuldade da viagem. Depois de resgatar tudo, Davi pediu que os despojos fossem divididos igualmente entre os que foram à batalha e os que permaneceram cumprindo a ordem de Jeová registrada em Número 31:27. Provando que todos tinham direito aos benefícios do saque.

Em nossos dias, há irmãos que podem fazer muito no serviço de Jeová servindo onde há necessidade, construindo lugares para adorar a Jeová. Outros têm limitações para servir um pouco mais, seja pela idade, família, saúde. No entanto, Jeová oferece a mesma recompensa a todos por seu amor por nós e observa nosso sacrifício para servi-lo.

Essa decisão, baseada em Números 31:27, mostra que Jeová valoriza aqueles que desempenham um papel solidário na congregação. Portanto, o que quer que estejamos fazendo, vamos ‘trabalhar nisso de toda a alma como para Jeová, e não para homens’.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

1 Samuel 30:1,6. Isso nos faz ver que Davi sofreu muito pelos erros de seus irmãos israelitas, por exemplo, nesta ocasião eles tentaram apedrejá-lo, mas Davi não permitiu que as ações dos outros afogassem seu amor por Jeová, então com isso eu aprendo que nunca devemos deixar que os defeitos dos outros nos afastem da verdade.

1 Samuel 30:4. Isso nos ensina que em muitas ocasiões é saudável e até natural chorar e chorar para dar vazão a uma grande dor. Jeová deixou isso aqui para que possamos ver que bravos guerreiros como Davi e sua guarda de 600 fizeram isso, nós também fizemos e não está relacionado à falta de fé, mas sim a uma descarga emocional.

1 Samuel 30:4. Acontecimentos trágicos podem derrubar até os homens mais corajosos e foi o que aconteceu com Davi e seu exército, vendo que a cidade que serviu de fuga foi destruída e que os habitantes, incluindo suas famílias, foram levados, a Bíblia diz que choraram até que eles ficaram sem energia para chorar mais, isso mostra que todos nós podemos ser afetados pelas coisas tristes que nos acontecem na vida.

1 Samuel 30:4-6. Davi viveu uma tragédia e sofreu muito por causa disso, chorou até não poder, mesmo assim, em meio a sua dor se voltou para Jeová, isso nos ensina que diante de qualquer provação devemos confiar em Jeová, a pior coisa que podemos fazer é não levar isso em conta.

1 Samuel 30:6. Nos muestra que cuando David estaba muy angustiado, lo que hizo fue recurrir a Jehová para fortalecerse, hoy en día todos nos enfrentamos a diferentes problemas y siempre necesitamos fortaleza para seguir adelante y que mejor fortaleza que la de nuestro padre celestial, así que siempre recurramos a ele.

1 Samuel 30:6. Que cena de desolação eles encontraram! Um grupo de saqueadores amalequitas invadiu e saqueou a cidade. Davi conhecia muito bem a Jeová desde a juventude e sabia que só ele poderia levantá-lo nesses momentos de angústia. Ele tinha conhecimento de suas leis e agiu através dos tempos.

1 Samuel 30:7. Que grande exemplo para orar. Observe que Davi não contou a Jeová qual era seu plano, mas perguntou e esperou a resposta. Muitas vezes quando oramos, pedimos, perguntamos e dizemos o que vamos fazer, mas muito raramente pedimos a Jeová e esperamos sua resposta. Essa passagem nos ensina que Jeová prefere essa maneira de se voltar para ele, esperando sua resposta.

1 Samuel 30:7. Davi se aproximou de Deus por meio da organização sacerdotal representada por Abiatar, que tinha o éfode; da mesma forma, devemos recorrer à organização visível de Deus para obter alimento espiritual oportuno e instrução no serviço do Reino.

1 Samuel 30:7, 8. Apesar de sua imensa tristeza, Davi não ia desanimar, mas estava determinado a agir e para isso ele primeiro consultou a Jeová, Davi disse a Abiatar o sacerdote para lhe trazer o éfode e passou a consultar a Jeová pedindo eles se ele fosse atrás desse bando de saqueadores e se ele os alcançasse, a resposta de Deus foi persegui-los porque ele os alcançaria e recuperaria tudo, quer estejamos passando por situações boas ou difíceis, devemos sempre buscar a orientação divina.

1 Samuel 30:7, 8. Davi apreciava e gostava de ter uma comunicação muito boa com Jeová, e isso foi demonstrado nos cânticos que compôs para Jeová. Mas ao tomar decisões delicadas de que queria estar em harmonia com a vontade de Deus, Davi se aproximou de Deus por meio da organização sacerdotal representada por Abiatar. Em nossos dias, temos instruções de Jeová à mão. Ele usa Jesus Cristo como o cabeça da congregação e este por sua vez o escravo fiel para transmitir a vontade de Jeová e que nos permite ir até a Palavra de Deus, publicações e diversos meios de comunicação que nos ajudam a tomar decisões importantes em nossas vidas. .

1 Samuel 30:8. Vemos que antes de tomar uma decisão importante Davi consultou a Jeová, embora ele possa muito bem ter pensado que sendo um guerreiro experiente ele poderia bolar um plano, mas ao invés disso ele buscou a orientação de Jeová, isso nos ensina que devemos confiar apenas em nossas habilidades ou experiência, mas sempre busque a orientação de Deus e daqueles que ele designou para liderar seu povo.

1 Samuel 30:11-15. Davi e seus homens encontraram um egípcio, deram-lhe comida e água, ele recuperou as forças porque não tinha comido nem bebido água por três dias e três noites e assim lhe mostraram hospitalidade como até mesmo a Lei ordenava, seu exemplo é pode nos encorajar a também mostrar hospitalidade aos nossos irmãos, amigos, familiares e até mesmo aqueles que não conhecemos, de fato, ser hospitaleiro é uma demonstração de que somos cristãos.

1 Samuel 30:16,25. Mostra que Davi com parte de seu exército derrotou os amalequitas e obteve despojos, mas também havia soldados que não avançaram e Davi também lhes deu parte do despojo que receberam, pois isso ilustra muito bem a unidade. O que há dentro do povo de Jeová, por exemplo, podemos ver que muitos irmãos, seja por causa das circunstâncias ou por causa da idade avançada, não podem fazer muito na pregação, mas também há nossos irmãos, os precursores que estão no vanguarda nesta guerra espiritual. Então, como vemos, o fato de nossos irmãos não poderem fazer muito na pregação não significa que Jeová os valorize, pois para Jeová todos são importantes e todos recebem alimento espiritual igualmente.

1 Samuel 30:18. Ele menciona que Davi teve sucesso no que se propôs a fazer desde que recuperou tudo que os amalequitas haviam levado, isso me ensina que se eu seguir a orientação que Jeová me dá hoje através de sua palavra, e o escravo fiel, certamente irei bom em todas as decisões que você toma.

1 Samuel 30:18. Davi recuperou o que seus inimigos haviam roubado dele, Deus nos dá uma maravilhosa esperança de que através do resgate de seu amado filho Jesus Cristo poderemos recuperar tudo e aqueles que o diabo, a morte e o pecado nos roubaram, isso nos encoraja muito para manter Fiel e ereto até o fim.

1 Samuel 30:21. Às vezes, como pioneiros, muitas vezes vamos pregar, talvez haja irmãos que não foram um fim de semana, em vez de rotulá-los como faltos de fé, sigamos o exemplo de Davi e perguntemos como estão, talvez o cansaço físico ou emocional deste mundo tenha sido absorvente.

1 Samuel 30:23. Aprendemos com Davi que ele era um homem agradecido com o que Jeová lhe havia dado e mais ainda, ele reconheceu que era graças a Deus, da mesma forma que devemos reconhecer que tudo o que obtemos, incluindo nossas habilidades, é graças à benignidade imerecida de nosso Deus.

1 Samuel 30:24,25. Essa regra é muito sábia e se aplica aos nossos dias. Não porque somos precursores ou temos qualquer outro compromisso somos melhores que nossos irmãos ou merecemos mais coisas, o compromisso é servir a Jeová não para obter mais do que os outros. Talvez seguindo essa regra no novo mundo, recebamos o mesmo que nossos colegas editores. Visto que Jeová não é um Deus parcial e quão lindo será nos ver com uma grande recompensa igualmente.

1 Samuel 30:24,25. Foi Jeová quem orientou Davi a tomar essa decisão para mostrar o profundo apreço que Jeová sentia por aqueles que fizeram sua parte no apoio a essa missão, a mesma coisa acontece na congregação, Deus colocou o respectivas pessoas na congregação, atribuindo a cada uma responsabilidades diferentes, mas todos cumprimos o papel fundamental de fazer parte da congregação cristã, apoiando fielmente o trabalho de pregação e ensino.

1 Samuel 30:26. Bem, vemos que Davi, depois de ter o saque, enviou parte dele como presente para os anciãos de poda e anteriormente ele havia mencionado seus soldados porque Jeová os havia dado nisso ele me deixa uma grande lição porque as coisas materiais que temos hoje fazem parte da bênção de Jeová para seus servos para que possamos tomar parte desses bens e dar de presente a Jeová por meio de doações voluntárias.

1 Samuel 30:26,31. Como pioneiros, podemos ter feito uma trilha ou campanha pioneira há muito tempo, certamente eram comunidades pobres, se nossas circunstâncias melhoraram, em vez de comprar um dispositivo móvel mais novo a cada ano, seguiremos o exemplo de David e enviaremos ajuda? irmãos com quem uma vez ficamos?. Esse gesto sincero ficará apenas entre você e Jeová.

1 Samuel 31: 2. Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos de perto, e conseguiram matar Jônatas, na batalha contra os inimigos de Deus, os filisteus, Jônatas lutou até a morte, e perdeu a vida no mesmo dia que dois de seus irmãos e seu pai e é muito possível que quando ele tivesse morrido ele tivesse cerca de 60 anos, ao lermos a vida de Jonathan poderemos extrair lições valiosas, principalmente aquelas relacionadas à amizade.

1 Samuel 31:3,4. Saul, gravemente ferido, implorou ao seu escudeiro que o matasse, alegam que se tratava de uma espécie de eutanásia, um ato deliberado para apressar a morte de alguém que já estava morrendo. Um amalequita disse mais tarde que havia atendido ao pedido de Saulo para que ele fosse morto, mas esse evento bíblico de forma alguma justifica o uso da eutanásia ativa por um cristão.

1 Samuel 31:1-6. Isso nos lembra que, embora Saul tivesse um futuro promissor, sua vida terminou em completo desastre, e tudo isso porque ele se deixou dominar pelo ciúme, pela inveja e deixou de levar Jeová em conta em sua vida, o que nos faz meditar no que pode acabar com a nossa vida se nos afastarmos de Jeová ou nos deixarmos dominar por atividades que ele condena.

1 Samuel 31:8. Depois de uma guerra, havia o costume de os vencedores voltarem ao campo de batalha e roubarem os objetos de valor dos caídos, por exemplo, no dia seguinte à luta, os filisteus foram tirar os objetos de valor dos mortos, eles poderiam considerar que tal uma ação era apenas para obter uma espécie de espólio de guerra.

1 Samuel 31:11,13. A Bíblia diz que os soldados israelitas recuperaram os corpos do rei Saul e seus filhos, os queimaram e enterraram os restos mortais. Devido às diferentes opiniões que podem surgir sobre a prática da cremação, este relato nos mostra que o que esses homens fizeram com os cadáveres estava correto. Isso me ensina: que os cristãos, ao decidir o que fazer com o corpo de um parente falecido, devem levar em conta diversos fatores. A verdade é que Jeová, o Deus Todo-Poderoso, pode "ressuscitar" uma pessoa independentemente de ela ter sido enterrada ou cremada e pode facilmente fazer um novo corpo.

1 Samuel 31:13. Isso é muito interessante porque Abraão gostou tanto de tamargueiras que plantou uma para invocar o nome de Jeová ali, isso nos ensina que não é ruim ter plantas, animais, climas e lugares favoritos. Os personagens bíblicos eram humanos como nós, com gostos diferentes, e Jeová nos permite ter nossos próprios gostos é algo pelo qual devemos ser gratos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários