Estudo de A Sentinela, Semana de 24-30 de janeiro de 2022, Você Terá Fé Suficiente?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 24-30 de janeiro de 2022, Você terá fé suficiente?, Respostas sublinhadas.

1. Que pergunta provavelmente faremos a nós mesmos?

¿Você sente um pouco de pavor quando pensa nos eventos aterrorizantes que ocorrerão em breve, como a destruição da religião falsa, o ataque de Gogue de Magogue e a guerra do Armagedom? Você ocasionalmente se pergunta se será capaz de permanecer fiel quando todas essas coisas acontecerem? Se sim, será muito útil para você analisar as palavras de Jesus que lemos no texto do tópico deste artigo. Jesus disse aos seus discípulos: “Não se turbe o vosso coração. Mostre fé” (João 14:1). Se tivermos uma fé forte, podemos enfrentar o futuro com confiança.

2. Como podemos fortalecer nossa fé, e o que vamos discutir neste artigo?

Uma forma de fortalecer nossa fé para enfrentar as provas que virão no futuro é analisar como enfrentamos as provas que temos agora. Assim podemos ver em quais aspectos da nossa fé podemos melhorar. Cada vez que passamos em um teste, nossa fé fica mais forte. E isso nos ajudará a suportar o que vier no futuro. Neste artigo, veremos quatro situações que indicam que os discípulos de Jesus precisavam de mais fé. Também veremos como enfrentar problemas semelhantes hoje e como eles nos preparam para o futuro.

FÉ QUE DEUS NOS DÁ AS COISAS QUE PRECISAMOS

3. Conforme lemos em Mateus 6:30, 33, o que Jesus deixou claro sobre a fé?

É natural que o chefe da família queira dar à esposa e aos filhos comida, roupas e um lugar para morar. Isso nem sempre é fácil nos dias de hoje. Há irmãos que perderam o emprego e, por mais que tentem, não encontram outro. No caso de outros, eles recusaram empregos que não são aceitáveis ​​para um cristão. Em situações como essas, precisamos ter forte fé de que Jeová de alguma forma cuidará para que não nos falte o que precisamos. Jesus deixou isso claro para seus discípulos no Sermão da Montanha (leia Mateus 6:30, 33) . Se estivermos plenamente convencidos de que Jeová não nos abandonará, podemos nos concentrar no que é mais importante: os interesses do Reino. E por ver como Jeová nos ajuda materialmente, nos sentiremos mais próximos dele e nossa fé ficará mais forte.

4, 5. O que tem ajudado uma família a lidar com a preocupação de como conseguir o que é necessário para viver?

Vejamos o caso da família Castro , da Venezuela. Eles sentiram o apoio de Jeová ao enfrentar a preocupação de como conseguir as coisas necessárias. Essa família se dedicava a trabalhar em um pedaço de terra que possuía e assim ganhava o suficiente para viver. Mas um dia, membros de gangues armados invadiram suas propriedades e os forçaram a sair. O pai, Miguel, diz: “ Agora dependemos muito do que podemos plantar em um pequeno pedaço de terra que eles nos emprestaram. A primeira coisa que faço todos os dias é pedir a Jeová que nos dê o que precisamos para aquele dia.” A vida é difícil para a família Castro, mas eles têm fé absoluta que nosso amoroso Pai pode cuidar de suas necessidades diárias.Portanto, não pararam de assistir às reuniões congregacionais nem de participar na obra de pregação. Eles colocam o Reino em primeiro lugar em suas vidas, e Jeová cuida deles.

Durante todo esse tempo, Miguel e sua esposa, Yurai, concentraram-se em como Jeová cuidou deles. Às vezes, Jeová usou irmãos para dar a eles algumas coisas de que precisavam ou para ajudar Miguel a encontrar um emprego. Em outras ocasiões, ele usou o trabalho humanitário da filial para cobrir suas necessidades básicas. Ele nunca os abandonou. E assim a fé desta família se fortaleceu. Depois de falar sobre um caso específico em que Jeová os ajudou, sua filha mais velha, Yoselin, diz: “Fico emocionado ao ver a mão de Jeová tão claramente. Eu o vejo como um amigo com quem sempre posso contar na minha vida.” E acrescenta: “Os problemas que passamos em família nos prepararam para as provas mais difíceis que virão no futuro”.

6. Se você está passando por problemas financeiros, como pode fortalecer sua fé?

Você está passando por problemas financeiros? Se sim, são tempos difíceis. Apesar de tudo, mesmo que sua situação seja muito difícil, você pode usar esse tempo para fortalecer sua fé. Ore a Jeová, leia as palavras de Jesus registradas em Mateus 6:25-34 e medite nelas. Pense em exemplos de nossos dias que mostram que Jeová se preocupa com os que estão ocupados em atividades teocráticas. 1 Cor. 15:58. Isso fortalecerá sua confiança de que, assim como seu Pai celestial ajudou outros em situações semelhantes, Ele também o ajudará. Ele sabe o que você precisa e sabe como dar a você. Quando você vir a mão de Jeová em sua vida, sua fé será fortalecida e você poderá suportar provações maiores no futuro. — Hab. 3:17, 18.

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: Uma família enfrenta problemas econômicos. 1. Eles oram juntos antes de comer a pouca comida que têm. 2. Mais tarde naquele dia, eles saem pregando de casa em casa.

Mesmo quando tivermos problemas financeiros, nossa fé nos ajudará a manter o foco nos interesses do Reino. (Ver parágrafos 3 a 6).

FÉ PARA SUPORTAR TEMPESTADE MUITO FORTE

7. De acordo com o relato de Mateus 8:23-26, como uma forte tempestade testou a fé dos discípulos?

Certa ocasião, quando Jesus e seus discípulos viajavam de barco, surgiu uma tempestade no mar. Jesus aproveitou esta oportunidade para ajudá-los a ver que precisavam de mais fé (leia Mateus 8:23-26). A tempestade foi tão forte que as ondas cobriram o barco, mas Jesus dormiu tranquilo. Muito assustados, os discípulos foram acordá-lo e pediram que os salvasse. Calmamente, o Senhor lhes disse: "Homens de pouca fé, por que vocês estão com tanto medo?" Os discípulos precisavam saber que Jeová era perfeitamente capaz de proteger Jesus e os que estavam com ele. Qual é a lição para nós? Que uma fé sólida nos ajuda a enfrentar fortes tempestades, sejam literais ou figurativas.

8, 9. Como a fé de Anel foi testada e o que a ajudou?

Vamos ver como a fé de uma irmã solteira de Porto Rico chamada Anel ficou mais forte quando ela passou por uma prova muito difícil. No caso dele, a tempestade foi literal. Devido ao furacão Maria, que atingiu Porto Rico em 2017, Anel ficou sem casa e sem emprego. Ela diz: “Naqueles dias terríveis, eu estava com muito medo. Mas aprendi a confiar em Jeová por meio da oração e não deixar a ansiedade me paralisar.”

Anel conta que outra coisa a ajudou na prova: a obediência. Ele diz: “Seguir as instruções da organização me ajudou a manter a calma. O encorajamento espiritual e a ajuda material que recebi dos irmãos me fizeram ver a mão de Jeová.” Ele acrescenta: “Jeová me deu muito mais do que eu poderia imaginar, e minha fé foi muito fortalecida.”

10. O que você pode fazer se estiver lidando com uma forte tempestade?

Você está lidando com uma forte tempestade em sua vida? Talvez você esteja sofrendo por causa de um desastre natural. Ou talvez sua “tempestade” seja um sério problema de saúde que o deixou sobrecarregado e sem saber o que fazer. Você pode ficar preocupado às vezes, mas não deixe que isso roube sua confiança em Jeová. Abra seu coração para ele e diga a ele tudo o que você sente. Fortaleça sua fé refletindo sobre as ocasiões em que Jeová o ajudou no passado. — Sal. 77:11, 12. Você pode ter certeza de que ele nunca o deixará, nem agora nem nunca.

11. Por que devemos estar determinados a ser obedientes àqueles que nos orientam?

O que mais o ajudará a suportar as provações? Como Anel indicou, obediência. Aprenda a confiar naqueles em quem Jeová e Jesus confiam. Às vezes, aqueles que foram designados para nos dirigir podem nos dar instruções que não nos parecem lógicas. Mas lembre-se de que Jeová abençoa a obediência. Sua Palavra e as experiências de servos fiéis nos ensinam que a obediência salva vidas (Ex. 14:1-4; 2 Crônicas 20:17). Medite nesses exemplos e você estará mais determinado a cooperar com as instruções da organização tanto agora como no futuro (Hb 13:17). Então não haverá motivo para temer a grande tempestade que está chegando (Pv 3:25).

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: 1. Um casal olha com preocupação para os enormes danos causados ​​por uma tempestade muito forte. 2. Em outra ocasião, conversam animadamente com os irmãos que os ajudam a reconstruir sua casa.

A fé forte nos ajuda a enfrentar fortes tempestades, sejam literais ou figurativas. (Ver parágrafos 7 a 11).

FÉ PARA APOIAR INJUSTIÇAS

12. De acordo com Lucas 18:1-8, qual é a relação entre ter fé e suportar a injustiça?

Jesus sabia que as injustiças testariam a fé de seus discípulos. Para ajudá-los a perseverar, ele contou uma história sobre a qual podemos ler no livro de Lucas. Ele falou de uma viúva que implorou repetidamente a um juiz injusto por justiça. Ela tinha certeza de que se não parasse de insistir, eventualmente ele a ajudaria. E assim foi. Qual é a lição? Jeová não é injusto. É por isso que Jesus disse: “Então, não vai Deus cuidar para que se faça justiça aos seus escolhidos que lhe suplicam dia e noite por ajuda […]?” (leia Lucas 18:1-8). Daí, Jesus acrescentou: “Quando o Filho do Homem vier, achará ele realmente essa fé na terra? ”Quando sofremos injustiça, temos que provar com paciência e perseverança que temos uma fé tão forte quanto a da viúva. Essa fé nos garante que mais cedo ou mais tarde Jeová nos ajudará. Devemos também acreditar no poder da oração. Às vezes, nossas orações podem receber respostas inesperadas.

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: 1. Em um hospital, uma irmã ouve com grande preocupação um médico que está falando sobre a doença de seu marido. 2. Mais tarde naquele dia, ela ora silenciosamente ao lado da cama onde seu marido está.

Se persistirmos em oração, nossa fé será fortalecida. (Ver parágrafo 12).

13. Como a oração ajudou uma família que foi vítima de uma injustiça?

Vejamos a experiência de uma irmã chamada Vero, que mora na República Democrática do Congo com seu marido, que não é Testemunha de Jeová, e sua filha, de 15 anos. Os três tiveram que fugir de sua aldeia quando foi atacada por soldados. Ao longo do caminho, eles se depararam com um bloqueio na estrada onde os militares bloquearam seu caminho e ameaçaram matá-los. Vero começou a chorar, mas sua filha tentou acalmá-la orando em voz alta e repetindo o nome de Jeová muitas vezes. Quando ela terminou de orar, o comandante lhe perguntou: “Jovem, quem te ensinou a orar?” . Ela respondeu: "Minha mãe, modelada segundo Mateus 6:9-13." O homem lhe disse: “Vá em paz com seus pais, e que o Senhor, seu Deus, os proteja”.

14. O que pode testar nossa fé e o que nos ajudará a perseverar?

Experiências como essa nos ensinam a nunca subestimar o valor da oração. Mas e se suas orações não forem respondidas rapidamente ou dramaticamente? Como a viúva na comparação de Jesus, continue a orar com a confiança de que nosso Deus não o abandonará e que, no devido tempo e de alguma forma, Ele responderá à sua oração. Continue implorando a Jeová que lhe dê seu espírito santo (Fp 4:13). Lembre-se de que em breve ele lhe dará tantas bênçãos que você esquecerá tudo o que sofreu no passado. Por suportar fielmente as provações com a ajuda de Jeová, você terá mais força para eventos futuros. — 1 Ped. 1:6, 7.

FÉ PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS

15. De acordo com Mateus 17:19, 20, que problema os discípulos de Jesus tiveram?

Jesus ensinou a seus discípulos que a fé os ajudaria a superar obstáculos (leia Mateus 17:19, 20). Embora tenham expulsado demônios várias vezes, em uma ocasião eles não conseguiram fazê-lo. Qual foi o problema? Jesus explicou a eles que eles precisavam de mais fé. Ele lhes disse que, se tivessem fé suficiente, seriam capazes de mover obstáculos tão grandes quanto montanhas. Hoje, nós também podemos enfrentar problemas que parecem insuperáveis.

16. Como a fé ajudou Geydi a enfrentar uma tragédia dolorosa?

Vejamos o exemplo de Geydi, uma irmã da Guatemala. O marido dela, Edi, foi morto quando voltava de uma reunião congregacional. Ela conta como sua fé a ajudou a lidar com uma dor imensa: “Por meio da oração, lanço meu fardo sobre Jeová, e isso me dá paz. Vejo como ele cuida de mim por meio de minha família e dos irmãos da congregação. Estar ocupado no serviço de Jeová alivia minha dor e me ajuda a passar cada dia sem me preocupar muito com o amanhã. O que passei me ensinou que não importa qual prova venha no futuro, poderei enfrentá-la com a ajuda de Jeová, de Jesus e da organização.”

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: 1. Uma irmã chora enquanto segura na mão uma gravata do marido falecido. 2. Mais tarde naquele dia, você assiste a uma reunião congregacional e levanta a mão para fazer um comentário.

Nos momentos mais dolorosos, a fé nos ajudará a nos manter ocupados servindo a Jeová. (Ver parágrafo 16).

17. O que podemos fazer quando nos deparamos com um obstáculo que parece uma montanha?

Você já sofreu a perda de um ente querido? Passe algum tempo fortalecendo sua fé na ressurreição lendo relatos bíblicos de pessoas que foram ressuscitadas. Você está muito triste com a expulsão de um familiar? Estude para se convencer de que a disciplina de Deus é sempre melhor. Qualquer que seja o problema à sua frente, veja-o como uma oportunidade para fortalecer sua fé. Abra seu coração para Jeová. Em vez de se isolar, fique perto de seus irmãos (Pv 18:1). Envolva-se em atividades que o ajudarão a perseverar, mesmo com lágrimas (Sl 126:5, 6). Continue indo às reuniões, pregando e lendo a Bíblia. E continue pensando nas bênçãos maravilhosas que Jeová prometeu a você. Ao ver como Jeová o ajuda, sua fé nele ficará cada vez mais forte.

“DÁ-NOS MAIS FÉ”

18. Se você perceber que tem uma fraqueza em sua fé, o que pode fazer?

Não desanime se testes passados ​​ou presentes revelarem que você tem uma fraqueza em sua fé. Veja isso como uma oportunidade para fortalecer sua fé. Peça a mesma coisa que os apóstolos de Jesus pediram: “Dá-nos mais fé” (Lucas 17:5). Reflita também sobre os exemplos que vimos neste artigo. Assim como Miguel e Yurai, lembre-se de todas as vezes que Jeová o ajudou. Assim como a filha de Vero e Anel, orava a Jeová de coração , principalmente nos momentos mais difíceis. E, como Geydi, aceite a ajuda que Jeová pode lhe dar por meio de sua família ou irmãos. Se você permitir que Jeová o ajude a enfrentar as provas atuais, terá mais confiança de que ele também o ajudará a enfrentar as provas futuras.

19. Do que Jesus tinha certeza, e o que você pode ser?

Jesus apontou áreas em que seus discípulos precisavam de mais fé, mas nunca duvidou de que , com a ajuda de Jeová, eles conseguiriam vencer provações futuras. — João 14:1; 16:33. Além disso, ele tinha certeza de que haveria uma grande multidão que sobreviveria à grande tribulação graças à forte fé (Ap 7:9, 14). Você fará parte dessa multidão? Pela benignidade imerecida de Jeová, será assim se você aproveitar todas as oportunidades agora para fortalecer sua fé. — Heb. 10:39.

O QUE VOCÊ RESPONDE?

Como você pode se preparar para futuras provas de fé?

Temos que aprender a confiar em Jeová, orar a ele, contar-lhe nossas ansiedades e nossas alegrias. Tenha muita fé, lembre-se sempre em todas as ocasiões que Jeová nos ajudou e saiba que ele não vai nos abandonar.

Que quatro provações podemos enfrentar agora e como elas podem nos ajudar?

Talvez você esteja sofrendo por causa de um desastre natural. Ou talvez sua “tempestade” seja um sério problema de saúde que o deixou sobrecarregado e sem saber o que fazer. Você pode ficar preocupado às vezes, mas não deixe que isso roube sua confiança em Jeová. Abra seu coração para ele e diga a ele tudo o que você sente. Fortaleça sua fé refletindo sobre as ocasiões em que Jeová o ajudou no passado. Você pode ter certeza de que ele nunca o deixará, nem agora nem nunca.

Por que você pode ter certeza de que é possível permanecer fiel?

Porque quando há fé, ela nos ajuda a lidar com situações difíceis em nossas vidas, nos ajuda a rezar e a estar em paz. Quando você sentir que não tem mais fé e não pode mais, ore a Jeová e diga: "Dá-me mais fé", assim como os apóstolos fizeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário