Estudo de Livro de Congregação, Semana de 8 a 14 de novembro de 2021, Capítulo 15, Parágrafos 18 a 23, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 8 a 14 de novembro de 2021, Capítulo 15, Parágrafos 18 a 23, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 15 par. 18-23.
"Ela nunca mais será vista"
18, 19. Como as prostitutas do livro de Ezequiel são semelhantes às prostitutas do Apocalipse?
É normal que existam tantas semelhanças entre suas mensagens de condenação contra as prostitutas do livro de Ezequiel e o futuro que aguarda “a grande prostituta” do Apocalipse. Porque os dois são condenados quase da mesma maneira. As prostitutas do livro de Ezequiel; eles foram condenados pelas próprias nações com as quais os servos infiéis de Deus tinham relações imorais, eles acabaram destruindo-o. Da mesma forma, acontecerá com a prostituta do Apocalipse, ela será condenada por ter relações imorais, as autoridades políticas são as que “odiarão a prostituta e a deixarão em ruínas e nua. Deus será aquele que colocará em seus corações a realização desse pensamento.
COMENTÁRIO ADICIONAL
As duas prostitutas são muito semelhantes, mais do que qualquer coisa, sua semelhança na frase. Por exemplo, não foi Jeová diretamente quem puniu as prostitutas das profecias de Ezequiel; Foram as mesmas nações com as quais os servos infiéis de Deus tiveram relacionamentos imorais no sentido espiritual, foram elas que acabaram destruindo as prostitutas de Ezequiel. Da mesma forma, agora a bíblia nos diz que "a grande prostituta" do Apocalipse foi condenada por ter relacionamentos imorais com "os reis da terra". E quem vai punir essa prostituta? são essas autoridades políticas que “odiarão a prostituta e a deixarão em ruínas e nua.
Nisso Jeová não é aquele que executa a ação de julgamento, mas antes que a punição vem das nações com as quais ele cometeu imoralidade espiritual. No parágrafo 19, podemos ver que diretamente aqueles que puniram essas prostitutas foram as mesmas nações com as quais os servos infiéis de Deus tiveram relacionamentos imorais no sentido espiritual. E no caso do império da religião falsa, que tem a ver com o Apocalipse, as autoridades políticas vão odiá-lo, vão deixá-lo em ruínas e nu. Em vários versículos do capítulo 17, indica que sua carne será comida em sentido figurado e ela será totalmente queimada no fogo. Por que essa mudança repentina de governos? Pois bem, cumprindo o livro de Apocalipse 17, é indicado que este pensamento é posto por Jeová no coração daqueles políticos,então eles repentinamente mudam de ideia, atacam e a destroem.
Não foi Jeová diretamente quem puniu as prostitutas das profecias de Ezequiel; Eles eram as mesmas nações com as quais os servos infiéis de Deus tiveram relacionamentos imorais no sentido espiritual. Da mesma forma, o império mundial da religião falsa foi condenado por ter relações imorais com "Os reis da terra".
E quem vai punir essa prostituta? A Bíblia diz que são essas autoridades políticas que irão “odiar a prostituta e deixá-la em ruínas e nua. Eles comerão sua carne e a queimarão completamente. ' Por que essa mudança repentina de governos? Porque será Deus quem colocará "Em seus corações, execute o pensamento dele."
20. O que indica que o julgamento de Babilônia será final?
Porque Jeová usará as nações deste mundo para executar sua sentença contra a religião falsa. Portanto, Babilônia "nunca mais será vista". Esta frase durará por toda a eternidade. Nunca mais a religião falsa poderá surgir e contaminar a adoração pura.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Será uma frase final; você não será perdoado nem terá oportunidade de mudar. Os anjos de Deus ficarão contentes por ele ter partido e exclamam: “Louvado seja Jah! A fumaça continuará a subir para todo o sempre. " Esta frase durará por toda a eternidade. É assim que Jeová indica como usará as nações deste mundo para executar sua sentença contra a religião falsa e, portanto, definitivamente Babilônia nunca mais voltará.
Bem, nos capítulos 18 e 19 de Apocalipse diz que Babilônia nunca será vista novamente, portanto, sua sentença é final. É descrito que, nos céus, os anjos se regozijarão por ela ter desaparecido e a fumaça de sua destruição continuará a subir para sempre. Em outras palavras, nunca mais uma religião falsa poderá surgir e contaminar a adoração pura. E na descrição que vemos aqui, na imagem, bem, aí você pode ver que esta prostituta foi antes. Em outras palavras, a falsa religião tratava dessa fera dirigindo-a, administrando-a, porém os papéis são alterados. Agora essa besta ataca a falsa religião, a prostituta e como diz ali no bilhete embaixo da foto do desenho. As nações que Babilônia, a Grande, seduziu e manipulou por tanto tempo se voltarão contra ela. Eles vão destruí-lo,Portanto, lembrar desta besta representa as autoridades políticas, que atacam Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa.
Será uma frase final; você não será perdoado nem terá oportunidade de mudar. Apocalipse: diz que Babilônia "nunca mais será vista". Os anjos de Deus ficarão contentes por ele ter partido e exclamam: “Louvado seja Jah! A fumaça dele continuará a subir para todo o sempre. Este maldito durará por toda a eternidade. Nunca mais a religião falsa poderá surgir e contaminar a adoração pura. A punição de fogo e a destruição da Babilônia deixarão uma nuvem simbólica de fumaça que nunca desaparecerá.
ILUSTRAÇÃO
A fera vermelho-escarlate com sete cabeças e dez chifres atacando a grande prostituta.
As nações que Babilônia, a Grande, seduziu e manipulou por tanto tempo se voltarão contra ela e a destruirão. (Veja os parágrafos 19-20).
21. Que período começará com a destruição de Babilônia, a Grande?
No final da destruição de Babilônia, a Grande, eles também estarão realmente executando uma sentença de Deus. Será um grande evento que contribuirá para o cumprimento do propósito de Jeová. Que começará a grande tribulação, um período de caos como nunca visto antes.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Quando Babilônia, a Grande, é destruída e a religião falsa é eliminada. Por fim, podemos começar o propósito de Jeová. Por fim, a grande tribulação pode começar. Este será o período mais angustiante que a humanidade já experimentou.
Esta é uma questão muito interessante. Para respondê-las, deve-se ver Mateus 24:21, que fala de uma grande tribulação, quando Babilônia for destruída a grande parte dos governos políticos, essa grande tribulação começa ali. Ele também disse que, no final desse período que terminará com o que é chamado Armageddon, por isso começa com a destruição de falsas religiões e termina em Armageddon. Tudo isso inclui a grande tribulação, que nunca mais será vista e o Armagedom é parte dessa grande tribulação, mas a parte final é a guerra de Jeová contra este mundo perverso.
Isso dará início ao Apocalipse, um período de caos como nunca foi visto. O clímax da grande tribulação será o Armagedom, a guerra de Jeová contra este mundo iníquo.
E o que vai acontecer no final desse período?
Quando a grande tribulação terminar, chegará o tempo do Armagedom, que também é chamado de "a guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso". Essa guerra é de Jeová contra este mundo perverso.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Na Bíblia diz que no final da tribulação. O Armagedom começa também conhecido como o "dia de Jeová". Aqueles que foram condenados por Cristo serão eliminados nesta guerra. Além disso, o sistema político mundial, representado na Bíblia por uma fera com sete cabeças, será destruído.
ILUSTRAÇÃO
Interior de uma igreja que sofreu vandalismo. Móveis estão quebrados, janelas e lâmpadas quebradas e há grafite nas paredes.
Quando os governos se voltarem contra Babilônia, a Grande, eles estarão executando uma sentença de Deus. (Ver parágrafo 21)
22, 23. Que efeito tudo o que vimos sobre prostitutas simbólicas deve ter em nossa adoração a Jeová?
Precisamos lembrar que Jeová não tolera que sejamos infiéis e adoremos outro deus. Portanto, temos que nos certificar de que estamos o mais longe possível da religião falsa e não temos contato com nada que Deus considere impuro.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Pelo que vimos sobre as prostitutas, vimos que Jeová não gosta da adoração falsa. Então, devemos demonstrar nossa lealdade sendo neutros em face de conflitos políticos e revoltas neste mundo altamente dividido. E vamos evitar o nacionalismo porque o vemos como outro tipo de religião falsa que o Diabo promove.
Ela nos ensina que devemos ter cuidado para não ser infiéis, nem começar a adorar outro Deus. Queremos ser neutros em questões políticas e distúrbios ou protestos neste mundo, que são vistos com ênfase crescente. Queremos evitar o nacionalismo inteiramente porque o vemos como outro tipo de religião falsa que o Diabo promove. Também queremos valorizar nossa adoração a Jeová em seu templo espiritual puro e limpo e considerá-la um privilégio.
Satanás tem prazer em corromper aqueles que praticam a adoração pura. Ele adoraria ter a oportunidade de nos desviar da adoração de Jeová para fazer o mesmo que as prostitutas descritas em Ezequiel. Mas devemos lembrar que Jeová não tolera que sejamos infiéis e adoremos outro Deus.
Certificamo-nos de estar o mais longe possível da religião falsa e de nenhum contato que Deus considere impuro. Pelas mesmas razões, demonstramos nossa lealdade sendo neutros em face de conflitos políticos e convulsões neste mundo profundamente dividido.
E evitamos completamente o nacionalismo porque o vemos como outro tipo de religião falsa que o Diabo promove. Portanto, valorizamos o privilégio de fazer parte de um povo limpo - o povo de Jeová.
ADORAÇÃO PURA E VOCÊ
Por que faz sentido comparar a religião falsa a uma prostituta?
Todos se perguntam por que Jeová compara a religião falsa com uma prostituta, isso porque, aos seus olhos, ambas eram algo detestável. No final, ambos levam ao pecado e ao abandono da adoração pura.
COMENTÁRIO ADICIONAL
É muito semelhante: por exemplo, a religião falsa poderia ser a alegação de que o Deus verdadeiro é adorado quando, na realidade, adoração e afeição são dadas a outros deuses. Da mesma forma, existem prostitutas que são prostitutas porque querem. Não parece humilhante para eles; eles acreditam que é uma oportunidade de ter poder. Eles estão ansiosos para ter muito dinheiro e serem influentes. E o que é pior, imagine que você é casada com um homem bom e fiel, e ela descaradamente o trai para se prostituir. Jeová Deus usa continuamente a imagem de uma prostituta para nos ajudar a entender como ele se sente a respeito da religião falsa.
Porque quem se prostitui é porque quer ter poder, dinheiro e ser influente. E religião falsa é o que você quer fazer. É por isso que ela é comparada a uma prostituta, porque ela quer administrar governos políticos, dirigi-los e ser o centro das atenções, por isso ela é muito bem comparada à falsa religião.
Vimos que há quem se prostitua por circunstâncias infelizes, mas há casos em que é agradável para a pessoa praticar a prostituição. Não parece humilhante para ela; cresce que é uma oportunidade de ter poder. Você está ansioso para ter muito dinheiro e ser influente. E o que é pior, imagine que você é casada com um homem bom e fiel, e ela descaradamente o trai para se prostituir. Precisamente pela reação que esta história nos causa. Jeová Deus usa continuamente a imagem de uma prostituta para nos ajudar a entender como ele se sente a respeito da religião falsa.
O que a descrição de Ezequiel 16 e 23 das prostitutas simbólicas nos ensina sobre os sentimentos de Jeová em relação à religião falsa?
Nesses capítulos, aprendemos que Satanás tem prazer em corromper aqueles que praticam a adoração pura. Ele gosta de nos impedir de adorar a Jeová para que façamos o mesmo que as prostitutas descritas em Ezequiel. Mas devemos lembrar que Jeová não tolera que sejamos infiéis e adoremos outro deus.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A descrição de Ezequiel de prostitutas simbólicas deve nos ensinar que Jeová não gosta da religião falsa. Devemos garantir que estejamos o mais longe possível da religião falsa e não tenhamos contato com nada que Deus considere impuro.
Vemos que Jeová nos ensina sobre seus padrões justos, seu senso de justiça e sua grande misericórdia. É por isso que, como cristãos, devemos levar muito a sério as mensagens claras de Deus sobre a prostituição espiritual de seu povo. Ele restaurou a adoração pura e não permitirá mais que seja contaminada.
Jeová não muda. Desde o início da grande prostituta até agora, ele sentiu o mesmo em relação à religião falsa. Portanto, é normal que haja tantas semelhanças entre suas mensagens de condenação contra as prostitutas no livro de Ezequiel e o futuro que aguarda "A Grande Prostituta" do Apocalipse.
O que espera a religião falsa? E que medidas devemos tomar?
Jeová usará as nações deste mundo para executar sua sentença contra a religião falsa, incluindo todas as religiões da cristandade. Será uma frase final; você não será perdoado nem terá oportunidade de mudar. Nunca mais a religião falsa poderá surgir e contaminar a adoração pura.
COMENTÁRIO ADICIONAL
As nações deste mundo serão usadas por Jeová para executar a sentença contra a religião falsa. São essas autoridades políticas que “vão odiar a prostituta e deixá-la em ruínas e nua. Esta frase durará por toda a eternidade. Nunca mais a religião falsa poderá surgir e contaminar a adoração pura. A punição de fogo e a destruição da Babilônia deixarão uma nuvem simbólica de fumaça que nunca desaparecerá.
Os reis da terra a odiarão e a deixarão em ruínas e nua. Eles comerão sua carne e a queimarão completamente no fogo. Em outras palavras, eles serão destruídos para sempre, Jeová cuidará disso colocando no coração dos políticos que levam adiante seu pensamento de acabar com isso. É por isso que devemos ter cuidado para não ser infiéis, evitar o contato com tudo o que Deus considera impuro. Queremos ser neutros em conflitos políticos e evitar o nacionalismo.
Quando os governos se voltam contra Babilônia, a Grande, eles estão na verdade executando uma sentença de Deus. Será um grande evento que contribuirá para o cumprimento do propósito de Jeová. Isso dará início ao Apocalipse, um período de caos como nunca foi visto.
Certificamo-nos de estar o mais longe possível da religião falsa e não ter contato com nada que Deus considere impuro. Pelas mesmas razões, demonstramos nossa lealdade sendo neutros em face de conflitos políticos e convulsões neste mundo profundamente dividido. E evitamos completamente o nacionalismo porque o vemos como outro tipo de religião falsa que o Diabo promove.
Comentários
Postar um comentário