TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 11 a 17 de outubro de 2021, “Jeová luta por Israel”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 11 a 17 de outubro de 2021, “Jeová Luta por Israel”, Discurso Preparado.
“Jeová luta por Israel” (10 min.)
Já nos sentimos completamente sozinhos, sem ninguém para nos ajudar a lidar com um problema? Sim, foi assim que me senti. Não é o único. Até mesmo alguns servos fiéis de Jeová no passado se sentiam assim. E é aí que a lembrança da promessa de Jeová vem à mente. "Eu nunca vou te deixar e eu nunca vou abandonar você."
E falaremos sobre isso no tema Tesouros da Bíblia com o título: Jeová luta por Israel. Houve momentos em que esta nação também pensou que estava sozinha. Por exemplo, o caso que é exposto no livro de Josué capítulo 10, é indicado que depois que os gibeonitas fizeram as pazes com os israelitas, 5 reis souberam desse pacto que haviam feito. Então, eles queriam matar Gibeon, que não era uma cidade muito pequena, mas eles queriam matar porque supostamente se sentiram traídos.
VAMOS LER: Josué 10: 5
Então, os cinco reis dos amorreus - Jerusalém, Hebron, Jarmut, Lakís e Eglon - se encontraram acompanhados por seus exércitos. Eles partiram e acamparam para lutar contra Gibeão.
Como podemos ver, foi uma luta 5x1 muito desigual, então havia quase tudo a perder do ponto de vista humano, é claro. E desse ponto de vista, a situação não era tão favorável, porque estamos falando de 5 reis da região de Canaã que eram especialistas em guerra, que sabiam aterrorizar, atacar. Quem iria nos defender? os israelitas.
E vamos lembrar que eles não cumpriram uma tarefa do exército de serem guerreiros por natureza, porque sempre vagaram no deserto, por isso não tinham plena capacidade para se defender. No entanto, eles fizeram. Porque? Porque Jeová interveio na situação. Jeová lutou por Israel.
Sempre nos sentimos assim, que sentimos muita pressão. Pode ser um aspecto das escolas, faculdades, empregos, família, bairro, no campo, porque somos pressionados ou ameaçados, ou às vezes eles fazem algumas ações que mostram o ódio que têm por serem servos de Deus. O que fazemos nesses casos?
Você já se sentiu completamente sozinho? Possivelmente, mas aqui temos o exemplo claro de que nações muito poderosas estavam atacando um grupo pequeno e reduzido. Não era uma proporção equilibrada. Cinco contra um. Como Jeová pode nos ajudar nesses casos? Vamos ver o que ele fez por Gibeão e apoiando Israel.
VAMOS LER: Josué 10: 10,11
Jeová causou estragos entre os amorreus antes dos israelitas, que mataram muitos, muitos deles em Gibeão; Eles os perseguiam na subida de Beth-Horon e os matavam até Azecá e Maqueda. 11 Enquanto fugiam de Israel e desciam a encosta de Bete-Horon, Jeová lançou grandes pedras de granizo do céu a Azeca, e eles morreram. Na verdade, mais pessoas morreram com o granizo do que com a espada dos israelitas.
Como podemos ver, em duas ocasiões é mencionado que é Jeová quem luta por Israel. No versículo 10 ele fala sobre o caos que acontece entre os amorreus e que permite que os israelitas os ataquem. E muitos deles os matam. E em 11, em vez disso, é descrito que, por uma quantidade considerável de quilômetros, Jeová jogou grandes pedras de granizo do céu, e eles morreram mais por isso do que por causa dos israelitas.
Hoje também podemos, às vezes, quando nos sentimos sozinhos, pressionados, seja por governos, famílias, autoridades, etc ... Jeová é quem pode intervir perfeitamente em nosso nome. E Jeová pode fazer coisas que aparentemente não são humanamente possíveis, como granizo caindo principalmente em áreas desérticas, como aconteceu nesses lugares descritos por Josué 10-11.
No livro Perspicácia, é indicado que Jeová, em outras ocasiões, também fizera o mesmo uso de granizo como no Egito, para quando o povo de Israel fosse libertado. Portanto, não devemos nos surpreender que, embora soframos muita pressão onde quer que nos encontremos, Jeová pode fazer algo que aparentemente não é possível.
Mas Jeová pode fazer coisas ainda mais impossíveis. Ele é o Deus das coisas impossíveis e o fez de uma forma impressionante. Agora vamos dar uma olhada em Josué, capítulo 10. O que vamos ler é uma situação que era urgente porque o dia, a luz, já estava terminando. Portanto, acabar com todos aqueles cinco reis e seus exércitos parecia uma tarefa que não iria ser cumprida. O que aconteceu?
VAMOS LER: Josué 10: 12-14
Foi então no dia em que Jeová derrotou os amorreus diante dos olhos dos israelitas que Josué se voltou a Jeová e disse diante de Israel: "Sol, acalme-se sobre Gibeão, e, lua, sobre o vale de Ayalon!" 13 Então o sol parou e a lua não se moveu até que a nação conseguiu se vingar de seus inimigos. Não está escrito no livro de Hasar? O sol parou no meio do céu e não teve pressa em se pôr por um dia inteiro ou mais. 14 Nunca antes ou depois de um dia como aquele Jeová ouviu a voz de um homem, porque Jeová estava lutando por Israel.
Esses versículos contêm algo impossível que um homem peça a Deus para não perder a luz a fim de cumprir a tarefa de acabar com esses reis. Jeová concorda e por aproximadamente 24 horas a rotação da Terra é interrompida para que Israel possa destruir esses inimigos. Como o versículo 14 afirma claramente, nunca houve, antes ou depois, um dia como aquele. Tudo porque, como diz no final do dia 14, Jeová estava lutando por Israel.
Irmãos, tenhamos certeza de que Jeová fará tudo ao seu alcance para ajudar seus servos que se encontram em situações difíceis.
ILUSTRAÇÃO:
Como exemplo, podemos ver em nosso guia de atividades, a fotografia de um de nossos irmãos na prisão injustamente preso. Mas ele é visto como feliz, sem dúvida há alguns que estão ao seu redor dizendo palavras de encorajamento, outro na sua situação ficaria desanimado chorando pensando porque eu estou aqui, se ele não fez nada de errado.
Mesmo assim, o que está acontecendo é uma demonstração clara de alguém que tem profunda fé e confiança em Jeová e que isso pode motivar tanto quem está fora das prisões quanto quem está observando a atitude de nosso irmão, e Jeová pode fazer coisas impossíveis. Já o demonstrou ultimamente, mesmo antes do final do ano passado, muitos dos nossos irmãos foram libertados de outras prisões onde estavam encerrados há décadas, ninguém imaginava que isso iria acontecer. Mas Jeová claramente faz isso porque luta por seu povo.
E situações como essas nos lembram as palavras contidas na música 55 que usamos nos sindicatos sob o tema: "não temas". e aí está: Mesmo que usem ameaças e queiram enganar você, ou zombar do mal, não se assuste. Embora sejam muitos, ele nunca vai desistir de você. Eu te dou minha força, a vitória que você vai alcançar.
Da próxima vez que nos sentirmos sozinhos, é normal sentir isso. Vamos pensar que Jeová sempre lutou e apoiou seu povo, ele nunca nos abandonará. Vamos confiar totalmente. Ele é o Deus Todo-Poderoso e nós temos o melhor respaldo do universo.
Comentários
Postar um comentário