Estudo da Sentinela, semana de 6 a 12 de setembro de 2021, Copie o exemplo de perseverança de Jeová, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 6-12 de agosto de 2021, Copie o exemplo de perseverança de Jeová, respostas sublinhadas.

1, 2. Por que a promessa de Isaías 65:16, 17 nos ajuda a perseverar?

"NÃO DESISTA!" Esse foi o título emocionante da assembleia regional de 2017. O programa nos ensinou como podemos suportar as adversidades que enfrentamos. Quatro anos se passaram, e aqui continuamos, durando a vida neste sistema.

Que problemas tivemos recentemente? Podemos estar sofrendo devido à morte de um membro da família ou amigo, uma doença grave, velhice, um desastre natural, violência, perseguição ou a pandemia de COVID-19. Não esperamos que chegue o dia em que tudo isso tenha ficado para trás? Nunca mais pensaremos sobre essas coisas e elas nunca mais acontecerão (leia Isaías 65:16, 17).

3. O que devemos fazer agora e por quê?

A vida neste mundo não é fácil e podemos enfrentar dificuldades ainda maiores no futuro (Mt 24:21). Portanto, devemos continuar a fortalecer nossa resistência. Jesus explicou por que devemos fazer isso, dizendo: “Pela tua perseverança, salvarás a tua vida” (Lucas 21:19). Algo que nos ajudará é pensar em como os outros enfrentam provações semelhantes às nossas com resistência.

4. Por que podemos dizer que Jeová é o melhor exemplo de perseverança?

Quem é o melhor exemplo de resistência? Jeová. Se essa resposta nos pegar de surpresa, vamos pensar no seguinte. Este mundo está cheio de problemas porque o diabo o controla. Jeová pode acabar com este sistema agora, mas está esperando um certo dia para fazer isso (Rom. 9:22). Enquanto esse momento chega, ele continua se segurando. Vejamos nove coisas que Jeová decidiu suportar.

QUE COISAS JEOVÁ DECIDIU RESPONDER?

ILUSTRAÇÃO:

A serpente olha para Eva, que está para comer o fruto proibido.

5. Como o nome de Deus foi desonrado e como você se sente?

A desonra de seu nome. Jeová ama seu nome e deseja que todos o respeitem (Is 42: 8). Mas, por cerca de 6.000 anos, seu bom nome ficou manchado (Salmos 74:10, 18, 23). Tudo começou no jardim do Éden, quando o Diabo (que significa "caluniador") acusou Deus de negar a Adão e Eva algo de que eles precisavam para serem felizes (Gênesis 3: 1-5). Desde então, Jeová tem sido acusado falsamente de negar aos seres humanos o que eles realmente precisam. Jesus estava preocupado que o nome de seu Pai fosse cada vez mais desonrado. Portanto, ele ensinou seus discípulos a dizerem em oração: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome" (Mt 6: 9).

ILUSTRAÇÃO:

Eva deu a Adão o fruto proibido.

6. Por que Jeová permitiu que tanto tempo se passasse para resolver a questão de sua soberania?

A oposição à sua soberania. Jeová é o único que tem o direito de governar os céus e a terra, e ele é o melhor governante que existe (Ap 4:11). Mas o Diabo tentou enganar os anjos e os seres humanos fazendo-os pensar que Deus não tem esse direito. A questão da soberania não é algo que possa ser resolvido da noite para o dia. Com sabedoria, o Criador permitiu que a humanidade governasse a si mesma por muito tempo, para deixar claro que, se não levar isso em consideração, está fadada ao fracasso (Jr 10:23). Graças à paciência de Deus, esta questão será resolvida de uma vez por todas. Será provado que ele é o melhor governante e que somente o seu Reino pode trazer verdadeira paz e segurança para a Terra.

ILUSTRAÇÃO:

Satanás no céu cercado por anjos maus.

7. Quem se rebelou contra Jeová, e o que ele fará com eles?

A rebelião de alguns de seus filhos. Jeová tornou os anjos e os seres humanos perfeitos. Mas o anjo rebelde chamado Satanás (que significa "oponente") fez Adão e Eva, que também eram perfeitos, se voltarem contra Jeová. Outros anjos e outros seres humanos também se rebelaram (Judas 6). Com o tempo, até mesmo alguns membros da nação de Israel, que eram o povo escolhido de Deus, o rejeitaram e começaram a adorar falsos deuses (Is 63: 8, 10). Com toda a razão, Jeová se sentiu traído. Mas ele continuou a resistir e continuará a fazê-lo até que chegue o dia em que ele matará todos os rebeldes. Que alívio será para seus servos leais, que junto com ele continuam a suportar as iniquidades deste mundo.

ILUSTRAÇÃO:

Satanás no céu acusando Jó perante Jeová. Jó está sentado no chão e todo o seu corpo está coberto de úlceras.

8, 9. Que mentiras são contadas sobre Jeová, e como reagimos a elas?

As mentiras constantes do diabo. Quando Satanás acusou o fiel Jó, ele deu a entender que todos os servos leais de Deus o servem por puro egoísmo (Jó 1: 8-11; 2: 3-5). O Diabo manteve essas acusações até hoje (Ap 12:10). Podemos provar que Satanás é um mentiroso suportando as adversidades e permanecendo leais a Jeová por amor. E, assim como Jó, Jeová abençoará nossa perseverança. - João 5:11.

Satanás usa os líderes de religiões falsas para dizer que Jeová é cruel e culpado do sofrimento no mundo. E quando uma criança morre, alguns até dizem que Deus a levou embora porque ela precisava de outro anjinho no céu. Que maneira de insultar a Jeová! Mas sabemos a verdade. Portanto, quando sofremos uma doença grave ou perdemos um ente querido, nunca culpamos a Deus. Pelo contrário, temos fé que um dia ele remediará nossos sofrimentos. Podemos dizer a quem quiser ouvir que Jeová é um Deus de amor. Assim, Jeová pode responder a quem o desafia (Prov. 27:11).

ILUSTRAÇÃO:

Mulher em uma cama de hospital com uma intravenosa no braço e um tubo de oxigênio no nariz.

10. O que o Salmo 22:23, 24 nos ensina sobre Jeová?

O sofrimento de seus servos amados. Jeová é um Deus compassivo. É por isso que dói ver-nos sofrer, seja por causa de perseguição, doença ou imperfeições. - Leia Salmos 22:23, 24. Ele sente nossa dor. Ele quer acabar com isso, e ele vai (compare Êxodo 3: 7, 8; Isaías 63: 9). Chegará o dia em que ele cumprirá esta promessa: “Toda lágrima se enxugará de seus olhos, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21: 4).

ILUSTRAÇÃO:

Em um cemitério, um casal chora e olha para um caixão que está dentro de uma sepultura.

11. O que Jeová sente a respeito de seus servos leais que morreram?

A morte de seus amigos. O que Jeová sente a respeito de homens e mulheres fiéis que morreram? Ele está ansioso para vê-lo novamente (Jó 14:15). Podemos imaginar o quanto ele sente falta de seu amigo Abraão? (Tiago 2:23). Ou a Moisés, com quem falava “cara a cara”? (Ex. 33:11). E como você gostaria de ouvir novamente Davi e outros salmistas cantando seus lindos louvores a você! (Salmos 104: 33). Embora esses amigos dele estejam dormindo na morte, ele não os esqueceu (Is 49:15). Jeová se lembra de cada detalhe de sua personalidade, “porque, do seu ponto de vista, todos estão vivos” (Lucas 20:38, nota). Um dia, ele os trará de volta à vida e novamente aceitará suas orações sinceras e se deleitará em sua adoração. Essas idéias não são reconfortantes para aqueles de nós que perderam um ente querido?

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens mostrando diferentes tipos de opressão: 1. Um soldado cavalga em um tanque e outros soldados o seguem a pé. 2. Policiais levam algumas Testemunhas algemadas.

12. Que aflição particular Jeová teve nestes últimos dias iníquos?

O mal que os ímpios fazem a outras pessoas. Quando a rebelião estourou no jardim do Éden, Jeová sabia que as coisas piorariam antes de serem resolvidas. Ele odeia a maldade, injustiça e violência que vemos hoje. Ele sempre se preocupou especialmente com os mais vulneráveis; por exemplo, aqueles que são fracos e incapazes de se defender, como órfãos e viúvas (Zacarias 7: 9, 10). Acima de tudo, ele fica angustiado ao ver seus servos fiéis sendo oprimidos e presos. Aqueles que o estão tolerando podem ter esta garantia: Jeová ama a todos vocês.

ILUSTRAÇÃO:

Pessoas bebendo e se divertindo em uma boate.

13. Que corrupção moral Jeová vê na família humana, e o que ele fará a respeito?

A corrupção moral da família humana. Os seres humanos foram feitos à imagem de Deus, mas Satanás adora nos corromper. Nos dias de Noé, quando “Jeová viu aumentar a maldade do homem”, “ele se arrependeu de ter criado o homem na Terra; seu coração estava ferido ”(Gênesis 6: 5, 6, nota, 11). O mundo melhorou desde então? Claro que não. O Diabo gosta de ver que todos os tipos de atos sexuais imorais se tornaram tão comuns, seja entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente (Ef 4:18, 19). E ele fica especialmente feliz quando um servo de Jeová peca. Quando a paciência de Jeová acabar, isso mostrará o quanto ele abomina todos os tipos de imoralidade sexual.

ILUSTRAÇÃO:

Um complexo industrial que polui o meio ambiente. Um pássaro coberto de óleo.

14. O que o homem está fazendo com a Terra e os animais?

A destruição do planeta que ele criou. Além do fato de que “o homem o dominou para o seu próprio mal”, ele não está cuidando da Terra ou dos animais, como Jeová queria que ele fizesse (Ecl. 8: 9; Gên. 1:28). Alguns cientistas dizem que nos próximos anos os humanos podem levar à extinção de um milhão de espécies. * Não admira que eles estejam tão preocupados! É por isso que somos tão gratos pela promessa de Jeová de que “destruirá os que estão destruindo a terra” e transformará este planeta em um paraíso (Apocalipse 11:18; Isa. 35: 1).

O QUE APRENDEMOS COM A RESISTÊNCIA DE JEOVÁ

15, 16. O que deve nos levar a perseverar com Jeová? Explique com um exemplo.

Considere todos os problemas que nosso Pai celestial suportou por milhares de anos (veja o quadro “O que Jeová está suportando”). Jeová poderia acabar com este mundo iníquo a qualquer momento. Mas quanto sua paciência nos beneficiou! Vamos pensar no exemplo a seguir. Vamos imaginar que os futuros pais aprendam que seu bebê nascerá com sérios problemas físicos e terá uma vida curta e complicada. Embora os pais saibam que enfrentarão muitas dificuldades, eles as acolhem calorosamente. Por amor, suportam qualquer problema para dar ao filho a melhor qualidade de vida possível.

Da mesma forma, todos nós, descendentes de Adão e Eva, nascemos imperfeitos. Mesmo assim, Jeová nos ama e cuida de nós. - 1 João 4:19. Mas, ao contrário dos pais do exemplo, Jeová pode fazer algo por nós. Ele já marcou o dia para acabar com todo o sofrimento de seus filhos (Mt 24:36). Seu amor não deveria nos encorajar a ficar com ele o tempo que for preciso?

O que Jeová está suportando

1. A desonra de seu nome

2. Oposição à sua soberania

3. A rebelião de alguns de seus filhos

4. As mentiras constantes do Diabo

5. O sofrimento de seus servos amados

6. A morte de seus amigos

7. O mal que os ímpios fazem a outras pessoas

8. A corrupção moral da família humana

9. Destruição do planeta que ele criou

17. Por que você nos incentiva a tolerar o que Hebreus 12: 2, 3 diz sobre Jesus?

Jeová é o melhor exemplo de perseverança. E Jesus o imitou perfeitamente. Quando esteve na Terra, Jesus suportou palavras hostis, humilhação e a estaca de tortura por nós (leia Hebreus 12: 2, 3). Sem dúvida, o exemplo de seu Pai o ajudou a resistir. Isso pode nos fortalecer também.

18. Como 2 Pedro 3: 9 nos ajuda a entender o que está sendo realizado por meio da paciência de Jeová?

(Leia 2 Pedro 3: 9). Jeová sabe o melhor momento para acabar com este mundo mau. Graças à sua paciência, agora existe uma grande multidão de milhões de pessoas servindo e elogiando-o. Todos eles são gratos por Jeová ter suportado o suficiente para que eles nasçam, aprendam a amá-lo e a dedicar a vida a ele. Quando milhões de nós recebermos a recompensa por perseverar até o fim, ficará claro que Jeová estava certo ao tomar a decisão de perseverar.

19. O que devemos estar decididos a fazer e qual será a recompensa?

O exemplo de Jeová nos ensina a perseverar com alegria, visto que ele continua a ser o “Deus feliz”, apesar de toda a dor e sofrimento que Satanás causou. - 1 Tim. 1:11. Nós também podemos manter a alegria ao esperarmos pacientemente que Jeová santifique seu nome, vindique sua soberania e acabe com todo o mal e nossos problemas. Estejamos determinados a perseverar e buscar consolo na idéia de que nosso Pai celestial também está defendendo. Se o fizermos, estas palavras se cumprirão em cada um de nós: “Feliz o homem que perseverar na provação, porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida que Jeová prometeu aos que continuarem a amá-lo ”(Tia. 1:12).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que o impressiona na perseverança de Jeová?

A paciência de se conter para não acabar de vez com tantas calúnias que se dizem dele e continuam a acusá-lo de tanto mal como se fosse o responsável. E veja como sua criação se tornou tão corrompida. Você quer trazer seus servos amados de volta à vida e vê-los se divertindo.

Como o exemplo de perseverança de seu Pai ajudou Jesus?

Por amor a nós, suportou tantas humilhações e maus-tratos e, sem dúvida, deve doê-lo ver e ouvir todas as acusações que fazem contra seu Pai.

Por que você está determinado a aguentar?

Corresponder ao amor e à paciência de Jeová e demonstrar que muitos de nós não servimos a Jeová por motivos egoístas, mas por amor.

Comentários