TEXTO DIÁRIO, sábado, 13 de dezembro de 2025. É necessário perseverar para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu (Hebreus 10:36).

TEXTO DIÁRIO, sábado, 13 de dezembro de 2025. É necessário perseverar para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu (Hebreus 10:36).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2025.

Sábado, 13 de dezembro de 2025

É preciso perseverar para que, depois de ter feito a vontade de Deus, você receba o que ele prometeu (Hebreus 10:36).

Os primeiros cristãos precisavam perseverar. Além dos problemas normais da vida, enfrentavam outras dificuldades por causa de sua fé. Muitos sofreram perseguição por parte de líderes religiosos judeus e autoridades romanas, bem como oposição de suas próprias famílias (Mateus 10:21). Às vezes, tinham que lutar contra a influência de apóstatas, que tentavam dividir a congregação com seus falsos ensinamentos (Atos 20:29, 30).

Apesar de tudo, aqueles cristãos perseveraram (Apocalipse 2:3). Como conseguiram? Meditando em exemplos de perseverança nas Escrituras Hebraicas, como o de Jó (Tiago 5:10, 11). Orando a Jeová por força (Atos 4:29-31). E lembrando-se de que ele os recompensaria por sua perseverança (Atos 5:41).

O que podemos aprender com o que Merita fez para resistir à oposição?

Nós também podemos perseverar se cultivarmos o hábito de meditar sobre os exemplos de perseverança encontrados na Bíblia e em nossas publicações. Foi isso que ajudou uma irmã na Albânia chamada Merita a perseverar apesar da violenta oposição de sua família. Ela relata: “Quando estudei a história de Jó na Bíblia, ela tocou meu coração. Esse homem sofreu muito e não sabia quem estava causando seus problemas. No entanto, como diz Jó 27:5, ele afirmou: ‘Até a morte, não renunciarei à minha integridade!’ Isso me fez perceber que minhas provações são muito menores que as dele e que eu sei quem está por trás delas.”

Mesmo não estando passando por uma provação difícil agora, que lição posso tirar daqui para frente?

Outra coisa que nos dará mais perseverança é derramar nossos sentimentos diante de Jeová com frequência (Filipenses 4:6; 1 Tessalonicenses 5:17). Talvez você não esteja passando por uma provação difícil agora. Mas o que você faz quando se sente chateado, confuso ou sobrecarregado? Você busca a orientação de Jeová? Se você criar o hábito de recorrer a Jeová para lidar com os problemas do dia a dia, também o fará no futuro, quando as coisas ficarem difíceis. Você terá certeza de que ele sabe exatamente quando e como ajudá-lo (Salmo 27:1, 3).

Como o exemplo de Mira demonstra que perseverar no presente nos ajudará a perseverar no futuro?

É mais provável que suportemos a grande tribulação se suportarmos as provações que enfrentamos agora (Romanos 5:3). Por que podemos afirmar isso? Muitos irmãos e irmãs sentem que, a cada provação que enfrentam, tornam-se mais fortes para enfrentar a próxima. Quando suportam uma provação com a ajuda de Jeová, sua fé de que ele quer ajudá-los aumenta. E, graças a essa fé, eles conseguem suportar a próxima provação (leia Tiago 1:2-4).

Esta é a opinião de uma pioneira na Albânia chamada Mira. Essa irmã confessa que às vezes lhe parece que ninguém tem tantos problemas quanto ela. Nesses momentos, ela reflete sobre o quanto Jeová a tem apoiado nos últimos 20 anos e diz a si mesma: “Seja fiel. Não jogue fora todos esses anos de serviço e todas essas batalhas vencidas com a ajuda de Jeová.”

Você também pode parar para refletir sobre tudo o que Jeová fez para ajudá-lo a perseverar. Tenha plena confiança de que, a cada provação que você enfrentar, ele verá e o recompensará por isso (Mateus 5:10-12). Então, quando a grande tribulação começar, você já saberá como perseverar e estará determinado a continuar perseverando.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia. JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários