Estudo de A Sentinela, Semana de 8 a 14 de dezembro de 2025, Jeová é a nossa “Maior Alegria”, Respostas Sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 8 a 14 de dezembro de 2025, Jeová é a nossa “Maior Alegria”, Respostas Sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro:Resposta adicional
Celeste:Pontos adicionais
“Irei [...] para Deus, minha maior alegria” (Salmo 43:4).
1, 2. a) Como muitas pessoas se sentem hoje? b) O que veremos neste artigo?
No mundo em que vivemos, as pessoas são obcecadas pela ideia de serem felizes. Mas, apesar de seus esforços, a felicidade que alcançam é passageira. Além disso, muitos se sentem terrivelmente tristes e vazios. E alguns servos de Jeová também podem se sentir assim. Visto que estamos vivendo “nos últimos dias”, temos que lidar com situações e emoções que são “difíceis de suportar”. (2 Tim. 3:1)
2 Neste artigo, veremos o que pode roubar nossa alegria e o que podemos fazer para recuperá-la. Mas primeiro, vamos falar sobre quem pode nos dar a verdadeira felicidade.
Quem pode nos dar a verdadeira felicidade?
3. O que a criação nos ensina sobre Jeová? (Veja também as figuras.)
3 Jeová sempre foi feliz e quer que nós também sejamos. É por isso que ele criou tantas coisas que nos enchem de alegria, como nosso belo planeta, uma vasta gama de cores, comidas deliciosas e animais que nos fazem rir com suas travessuras. Sem dúvida alguma, Jeová nos ama e quer que aproveitemos a vida.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de diversos animais brincando: 1. Um filhote de elefante chapinhando na água. 2. Filhotes de pinguim dando passos desajeitados na neve. 3. Dois cabritos pulando alegremente no campo. 4. Dois golfinhos fazendo acrobacias na água.
Ao vermos animais brincando, lembramos que Jeová é o Deus feliz. (Veja o parágrafo 3.)
4. (a) Por que Jeová é feliz apesar de todo o sofrimento que vê no mundo? (b) O que Jeová faz por nós? (Salmo 16:11)
4 Embora Jeová seja o “Deus feliz”, ele está bem ciente de todo o sofrimento no mundo. (1 Timóteo 1:11). Mas ele não deixa que isso roube sua alegria. Ele sabe que todo esse sofrimento é temporário; na verdade, ele mesmo estabeleceu uma data de validade para ele. E aguarda pacientemente o dia em que toda a dor e tristeza terminarão para sempre. Enquanto isso, ele está muito atento a como nos sentimos e faz algo por nós: ele nos ajuda a sermos alegres e felizes.(Leia o Salmo 16:11). Vejamos como Ele fez isso com Seu Filho, Jesus.
5, 6. Por que Jesus está feliz?
5 Depois de Jeová, a pessoa mais feliz do mundo é Jesus. Por quê? Uma das razões é que “ele é a imagem do Deus invisível” e reflete perfeitamente todas as qualidades de seu Pai. (Col. 1:15; 1 Tim. 6:15). Outro motivo é que ele passou mais tempo com Jeová do que qualquer outra pessoa, a única fonte de verdadeira felicidade.
6 Além disso, Jesus se sente feliz porque sempre faz o que seu Pai quer que ele faça. (Prov. 8:30, 31; João 8:29). Por causa de sua obediência, ele tem o favor e a aprovação de Jeová (Mateus 3:17).
7. O que precisamos fazer para nos sentirmos verdadeiramente felizes?
7 Nós também podemos encontrar a verdadeira felicidade aproximando-nos cada vez mais de Jeová. Quanto mais tempo dedicarmos a aprender sobre ele, melhor o imitaremos e mais felizes seremos. Outra coisa que nos enche de alegria é fazer a Sua vontade e saber que temos a Sua aprovação. (Salmo 33:12). Mesmo assim, pode haver momentos ou fases em nossas vidas em que sentimos que perdemos nossa alegria. Isso significa que não temos mais a aprovação de Deus? Claro que não. Jeová entende que somos imperfeitos e que às vezes sentimos dor, tristeza e depressão. (Salmo 103:14). Vejamos agora quais coisas são como ladrões que podem roubar nossa alegria e o que podemos fazer para recuperá-la.
NÃO DEIXE QUE NADA ROUBE SUA ALEGRIA
8. Como os problemas da vida podem nos afetar?
8. Ladrão número 1: os problemas da vida. Talvez estejamos sofrendo por causa de perseguição, um desastre natural, pobreza, doença ou idade avançada. Essas situações podem nos roubar a alegria, especialmente se não pudermos fazer nada para mudar as coisas. A Bíblia diz que “um coração perturbado esmaga o espírito”.(Provérbios 15:13). Consideremos o caso de um homem idoso chamado Babis, que perdeu seu irmão e seus pais em apenas quatro anos. Ele relata como se sentiu enquanto eles ainda estavam vivos: “Eu me sentia sozinho e achava que ninguém podia me ajudar. Tive que lidar com tantas coisas que me partiu o coração não poder passar tanto tempo com eles quanto eu gostaria.” Como podemos ver, os golpes da vida podem nos derrubar física e emocionalmente.
9. O que podemos fazer para recuperar a alegria? (Jeremias 29:4-7, 10).
9. O que podemos fazer para recuperar a alegria? Seja realista e seja grato. O mundo promove a ideia de que, para sermos felizes, nossas vidas precisam ser perfeitas, mas isso não é verdade. Por exemplo, Jeová disse aos judeus exilados na Babilônia que, embora a situação fosse difícil, eles deveriam tentar aceitá-la e lidar com ela da melhor maneira possível. (Leia Jeremias 29:4-7, 10). O que você pode aprender? Procure aceitar suas circunstâncias como elas são e seja grato pelas coisas boas que você tem. E lembre-se de que Jeová está ao seu lado e o ajudará. (Salmo 63:7; 146:5) Uma irmã chamada Efi, que ficou paralítica em consequência de um acidente, diz: “Jeová, minha família e a congregação me ajudaram e me apoiaram imensamente. Sinto que desistir seria ingratidão para com eles, por isso me esforço para manter uma atitude positiva e alegre.”
10. Por que conseguimos manter a alegria mesmo quando temos problemas?
10 Mesmo quando nossa vida não é ideal ou coisas terríveis acontecem conosco ou com nossa família, podemos manter nossa alegria (Salmo 126:5). Por quê? Porque nossa felicidade não depende das circunstâncias. Uma pioneira chamada Maria diz: “Quando passamos por problemas, não perdemos a alegria porque mantemos as promessas de Jeová em mente. Isso não significa que não possamos chorar ou expressar nossos sentimentos. Mas nosso Pai nos ajuda a permanecer felizes, não importa o que aconteça.” Embora a vida esteja muito difícil agora, lembremo-nos de que todos os nossos problemas são tão passageiros quanto pegadas na praia, que a água apaga sem deixar vestígios. Em breve, Jeová fará o mesmo com os nossos problemas.
11. De que maneira o exemplo do apóstolo Paulo te encoraja?
11 E se começarmos a pensar que temos problemas porque perdemos a aprovação de Jeová? Algo que pode nos ajudar é meditar sobre os servos fiéis de Jeová que enfrentaram situações muito difíceis. Considere, por exemplo, o apóstolo Paulo. O próprio Jesus lhe confiou uma tarefa vital: levar a verdade “às nações, bem como aos reis e aos filhos de Israel” (Atos 9:15). No entanto, a vida de Paulo foi repleta de dificuldades (2 Coríntios 11:23-27). Isso significa que ele havia perdido a aprovação de Deus? Claro que não! O próprio fato de ele ter perseverado foi prova de que Jeová estava com ele (Romanos 5:3-5). Agora, considere a sua própria situação. Visto que você está perseverando fielmente apesar de todos os seus problemas, pode ter certeza de que tem a aprovação de Jeová.
12. Por que expectativas não atendidas podem roubar nossa alegria?
12 Ladrão número 2: expectativas que não são atendidas (Provérbios 13:12). Como servos de Jeová, estabelecemos metas para demonstrar nosso amor e gratidão por ele. No entanto, essas metas precisam ser adaptadas às nossas circunstâncias. Se forem irrealistas, podemos ficar desanimados. (Prov. 17:22). Uma pioneira chamada Holly explica: “Eu queria ir para a Escola de Evangelizadores do Reino, servir no exterior ou trabalhar no projeto de construção de Ramapo. Mas minhas circunstâncias mudaram e fiquei muito triste por não poder alcançar nenhum desses objetivos. É muito frustrante querer fazer coisas e não poder. Muitos irmãos se sentem da mesma forma.
13. Se as nossas circunstâncias não nos permitem fazer tudo o que gostaríamos, que objetivos estão ao nosso alcance?
13 O que podemos fazer para recuperar a alegria? Lembre-se de que Jeová não é exigente e não nos pede mais do que podemos fazer. O que torna seus servos valiosos para ele não são as responsabilidades que temos, mas nossas qualidades. O que somos por dentro importa mais do que o que fazemos em nosso serviço a Jeová. Ele quer que sejamos humildes e fiéis (Miq. 6:8; 1 Cor. 4:2). Portanto, seria razoável exigirmos mais de nós mesmos do que Jeová nos pede? Claro que não. Portanto, se as suas circunstâncias não lhe permitem fazer tudo o que gostaria, tente concentrar-se naquilo que consegue fazer. Por exemplo, você poderia se aproximar de um jovem da congregação para ajudá-lo a progredir? Você poderia apoiar os irmãos e irmãs mais velhos? Você poderia estabelecer uma meta para encorajar alguém, seja pessoalmente, por telefone ou por mensagem? Se você procurar maneiras de ajudar outras pessoas que estejam ao seu alcance, Jeová abençoará seus esforços. E pense que, muito em breve, no novo mundo, poderemos fazer muito mais por Jeová — coisas que nem sequer podemos imaginar agora. Holly, mencionada no parágrafo anterior, diz: “Quando me sinto um pouco desanimada, paro, penso e lembro-me de que tenho toda a eternidade pela frente. Tenho algumas metas definidas para o novo mundo, e Jeová me ajudará a realizá-las.”
14. O que mais pode roubar nossa alegria?
14. Ladrão número 3: Focar apenas em si mesmo e nos seus desejos. Alguns usam as redes sociais para promover a ideia de que a chave para a felicidade e a realização pessoal é viajar, fazer compras, dedicar-se aos seus hobbies e se dar todos os prazeres possíveis. Não há nada de errado em gostar do que gostamos. Afinal, Jeová nos criou assim. No entanto, muitas pessoas descobriram que as coisas que pensavam que lhes trariam felicidade, na verdade, roubaram-lhes a felicidade. Uma pioneira chamada Eva disse: "Quando você se concentra apenas em si mesmo e em seus desejos, nunca fica satisfeito; você sempre quer mais." Essa atitude leva à tristeza e à decepção.
15. O que nos ensina o que aconteceu com o Rei Salomão?
15 Vamos pensar no que aconteceu ao rei Salomão. Ele queria ver se conseguiria encontrar a felicidade concentrando-se em satisfazer seus desejos pessoais. Então, entregou-se à boa comida, à música e a todos os luxos de sua época. Qual foi o resultado? Acabou tão decepcionado que escreveu: “Os olhos não se satisfazem com o que veem, nem os ouvidos com o que ouvem”. (Ecl. 1:8; 2:1-11). As ideias do mundo sobre como alcançar a verdadeira felicidade são como dinheiro falso: parecem ter valor, mas na verdade não valem nada.
16. Por que seremos felizes se fizermos coisas pelos outros? (Veja também as imagens).
16 O que podemos fazer para recuperar a alegria? Jesus nos ensinou que “há mais felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35). Um senhor idoso chamado Alekos explica: “Eu me concentro em fazer coisas simples pelos outros. Quanto mais penso nos outros, menos penso em mim mesmo, e isso me faz feliz.” O que você pode fazer pelos outros? Se você conhece alguém que está passando por um momento difícil, tente encorajá-lo. Você pode não ser capaz de resolver os problemas dele, mas fará muito bem a ele ouvindo com empatia, demonstrando compaixão e lembrando-o de que pode confiar em Jeová (Salmo 55:22; 68:19). Também é bom assegurar-lhe que Jeová não o abandonou (Salmo 37:28; Isaías 59:1). Você pode até se oferecer para cozinhar uma refeição para ele ou levá-lo para passear. Convide-o para pregar com você; isso certamente o animará. Ao se concentrar nos outros e não em si mesmo, você será como um instrumento nas mãos de Jeová e também se sentirá verdadeiramente feliz. (Provérbios 11:25).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Uma irmã sentada em um café com várias sacolas de compras ao redor, olhando para o celular. 2. Uma irmã visita a irmã mais velha em casa e, com um sorriso, lhe entrega um buquê de flores.
Em vez de se concentrar nos seus próprios desejos, faça coisas pelos outros. (Veja o parágrafo 16.)
17. Se quisermos nos sentir verdadeiramente felizes, o que devemos fazer? (Salmo 43:4).
17 Podemos sentir verdadeira felicidade se nos aproximarmos cada vez mais do nosso Pai celestial. A Bíblia diz que Jeová é a nossa “maior alegria”. (lee Salmo 43:4). Portanto, não importa quais sejam os problemas que enfrentemos, podemos ter paz. Apeguemo-nos sempre a Jeová, e ele nos ajudará a ser felizes por toda a eternidade. (Salmo 144:15).
Qual seria a sua resposta?
Por que Jeová e Jesus estão felizes?
Jeová está feliz porque, embora esteja bem ciente de todo o sofrimento no mundo, não permite que isso lhe roube a alegria. Ele sabe que todo esse sofrimento é temporário; na verdade, ele mesmo estabeleceu um prazo para o seu término. E aguarda pacientemente o dia em que toda dor e tristeza chegarão ao fim para sempre.
Jesus é feliz porque “ele é a imagem do Deus invisível” e reflete perfeitamente todas as qualidades de seu Pai. Outro motivo é que ele passou mais tempo com Jeová, a única fonte de verdadeira felicidade, do que qualquer outra pessoa. Além disso, Jesus é feliz porque sempre faz o que seu Pai quer que ele faça.
Quais são os três “ladrões” que podem roubar nossa alegria?
Ladrão número 1: os problemas da vida. A Bíblia diz que “um coração perturbado esmaga o espírito”.
Ladrão número 2: Expectativas não atendidas. Como servos de Jeová, estabelecemos metas para demonstrar nosso amor e gratidão a ele. No entanto, essas metas precisam ser adaptadas às nossas circunstâncias, pois, se forem irrealistas, podemos ficar desanimados.
Terceiro ladrão: Concentrar-se apenas em si mesmo e nos seus desejos. Não há nada de errado em desfrutar do que gostamos; afinal, Jeová nos criou assim. No entanto, muitas pessoas descobriram que as coisas que pensavam que lhes trariam felicidade, na verdade, roubaram-lhes a felicidade.
O que podemos fazer para recuperar a alegria?
Jesus nos ensinou que “há mais felicidade em dar do que em receber”. Podemos fazer coisas simples pelos outros; por exemplo, se soubermos de alguém que está passando por um momento difícil, podemos encorajá-lo, mostrar-lhe compaixão e lembrá-lo de que pode confiar em Jeová. Ao nos concentrarmos nos outros e não em nós mesmos, tornamo-nos como um instrumento nas mãos de Jeová e, além disso, nos sentiremos verdadeiramente felizes.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário