TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 28 de novembro de 2025. Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome (Mateus 6:9).
TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 28 de novembro de 2025. Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome (Mateus 6:9).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2025.
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome (Mateus 6:9).
Jesus estava disposto a suportar tortura, insultos e falsas acusações para santificar o nome de seu Pai. Ele sabia que havia sido completamente obediente e não tinha nada do que se envergonhar (Hebreus 12:2). Ele também sabia que, naqueles momentos difíceis, era Satanás quem o atacava (Lucas 22:2-4; 23:33, 34).
O Diabo queria que Jesus deixasse de ser fiel a Jeová, mas não conseguiu; seu fracasso foi total! Jesus provou, sem sombra de dúvida, que Satanás é um mentiroso e que Jeová de fato tem servos que permanecem leais mesmo nas provações mais difíceis.
Você quer agradar ao seu Rei, Jesus Cristo? Então continue louvando o nome de Jeová e ajudando outros a verem como ele realmente é. Dessa forma, você estará seguindo os passos de Jesus (1 Pedro 2:21). E, como ele, você agradará a Jeová e provará que seu inimigo, Satanás, é um mentiroso desprezível.
O que Jesus disse aos seus seguidores para incluírem em suas orações? E, de acordo com Ezequiel 36:23, por que isso é tão importante?
Jesus sabia que o propósito de Jeová é santificar o seu nome, isto é, purificá-lo de todas as mentiras que o macularam. Por isso, ensinou os seus seguidores a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). Jesus compreendia que, em todo o universo, não há nada mais importante do que isso (leia Ezequiel 36:23). E em toda a criação, ninguém fez tanto quanto ele para santificar o nome de Jeová. Mesmo assim, quando foi preso, de que o acusaram os seus inimigos? De blasfêmia, ou seja, de profanar o santo nome do seu Pai. Para ele, não havia pecado mais repugnante. E, mesmo antes da sua prisão, já se sentia terrível porque sabia que seria acusado e condenado por esse pecado. Aliás, essa pode ter sido a principal razão pela qual, naquele momento, “a sua angústia foi tão grande” (Lucas 22:41-44).
Que coisas extraordinárias acontecem quando ensinamos às pessoas a verdade sobre Jeová?
Por que podemos dizer que louvar o nome de Jeová ajuda a salvar vidas? Bem, Satanás “cegou o entendimento” dos “incrédulos” (2 Coríntios 4:4). É por isso que muitas pessoas acreditaram em suas mentiras e pensam que Deus não existe, que está longe de nós, que não se importa conosco ou que é cruel e tortura os ímpios para sempre. Essas mentiras só servem para manchar o nome de Jeová e prejudicar sua reputação, de modo que ninguém queira se aproximar dele. Mas, quando pregamos e ensinamos a verdade sobre nosso Pai, impedimos que Satanás tenha sucesso e louvamos o santo nome de Jeová. Com que resultados?
As verdades da Bíblia têm um poder tremendo. Quando ensinamos às pessoas quem é Jeová e como ele é, coisas extraordinárias acontecem. Ao serem libertas das mentiras satânicas que as cegavam, elas abrem os olhos e começam a ver o nosso Pai como nós o vemos.
Eles ficam maravilhados com o seu poder extraordinário (Isaías 40:26). A sua justiça perfeita lhes dá segurança (Deuteronômio 32:4). Eles se encantam com a sua profunda sabedoria (Isaías 55:9; Romanos 11:33). E encontram grande conforto ao saber que ele é o amor personificado (1 João 4:8).
Ao se aproximarem de Jeová, eles se convencem de que podem viver para sempre e se tornarem seus filhos. Não é uma honra incomparável ajudar as pessoas a se aproximarem de seu Pai celestial? Além disso, quando fazemos isso, Jeová nos considera seus “colaboradores”. (1 Cor. 3:5, 9)
Que efeito pode ter o aprendizado do nome de Deus? Dê um exemplo.
Quando falamos com alguém sobre Deus, provavelmente ensinamos inicialmente apenas que o Seu nome é Jeová. E a verdade é que, se a pessoa tiver um bom coração, isso por si só pode mudar a sua vida.
Por exemplo, uma jovem chamada Aliyah cresceu em uma família não cristã. Mas ela não estava satisfeita com as crenças que lhe foram ensinadas, nem se sentia próxima de Deus. Tudo mudou quando ela começou a estudar com as Testemunhas de Jeová. Quando descobriu que em muitas Bíblias o nome de Deus havia sido substituído por títulos simples, como Senhor, ela não conseguia acreditar. Aprender o nome de Deus foi um ponto de virada em sua vida, pois ela começou a vê-lo como um amigo. Surpresa, ela disse: "Meu melhor amigo tem um nome!" Ela diz: "Agora tenho muita paz. Sinto-me muito privilegiada."
Steve era músico e vinha de uma família judia muito conservadora. Tendo presenciado tanta hipocrisia, decidiu que não queria fazer parte de nenhuma religião. No entanto, quando um parente faleceu, ele concordou em participar de um estudo bíblico liderado por uma Testemunha de Jeová. Aprender o nome de Deus o tocou profundamente. Ele diz: "Eu não fazia ideia de qual era o nome de Deus". E acrescenta: "Pela primeira vez na vida, vi que Deus é uma pessoa real. Naquele momento, percebi que havia encontrado um amigo".
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia. JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário