Estudo de A Sentinela, semana de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025, Convença-se de que Jeová o perdoou, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 27 de outubro a 2 de novembro de 2025, Convença-se de que Jeová o perdoou, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo Claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos adicionais

“Perdoaste o meu erro e os meus pecados” (Sl 32:5).

1, 2. O que Jeová faz quando nos arrependemos, e como isso nos faz sentir? (Veja também a figura.)

O Rei Davi sentiu-se profundamente culpado pelos erros do passado (Sl 40:12; 51:3; verso). No entanto, arrependeu-se de todo o coração, e Jeová o perdoou. (2 Samuel 12:13). Quando Davi percebeu que Deus o havia perdoado, ele se sentiu muito feliz e aliviado. (Sl 32:1).

2 Nós também podemos experimentar os mesmos sentimentos de felicidade e alívio. Encontramos consolo em saber que Jeová nos perdoa — mesmo que cometamos pecados graves — desde que nos arrependamos verdadeiramente, confessemos nossos pecados e façamos todo o possível para evitar repeti-los. (Provérbios 28:13; Atos 26:20; 1 João 1:9). E nos conforta muito saber que quando Ele nos perdoa um pecado, Ele o apaga completamente e é como se nunca o tivéssemos cometido. (Ez 33:16).

ILUSTRAÇÃO

O Rei Davi sentado em uma sacada, tocando harpa e cantando.

O rei Davi compôs muitos salmos que falam do perdão de Jeová. (Veja os parágrafos 1 e 2.)

3, 4. Como Jennifer se sentiu? O que abordaremos neste artigo?

3 No entanto, às vezes podemos achar difícil acreditar que Jeová nos perdoou. Veja o caso de Jennifer. Ela foi criada na verdade, mas durante a adolescência se desviou e começou a levar uma vida dupla. Anos mais tarde, ele retornou a Jeová e acabou sendo batizado. Ele relata: “Eu vivia uma vida materialista e imoral. Também bebia muito e tinha um temperamento terrível. Minha mente sabia que, como eu já havia pedido perdão e me arrependido, o sacrifício de Cristo havia me purificado. Mas meu coração não se convencia.”

4 Você às vezes luta contra a convicção de que Jeová o perdoou por erros do passado? Lembre-se: Jeová quer que tenhamos a mesma confiança que Davi em sua misericórdia e perdão. Neste artigo, veremos por que é tão importante estar convencido de que Jeová nos perdoou e o que nos ajudará a conseguir isso.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE NOS CONVENCERMOS DE QUE JEOVÁ NOS PERDOOU?

5. O que Satanás quer que acreditemos? Dê um exemplo.

5 Se estivermos convencidos de que Jeová nos perdoou, não cairemos em nenhuma das armadilhas de Satanás. Lembremo-nos de que ele fará de tudo para nos impedir de servir a Jeová. Por exemplo, uma das armadilhas que ele usa é tentar nos fazer acreditar que cometemos um pecado tão grave que Jeová nunca nos perdoará. Considere o homem em Corinto que era culpado de imoralidade sexual e, posteriormente, foi removido da congregação (1Co 5:1, 5, 13). Mais tarde, ele se arrependeu. Mas Satanás queria que os irmãos se recusassem a perdoá-lo e não o deixassem retornar à congregação. Se isso acontecesse, Satanás poderia convencê-lo de que o que ele havia feito era imperdoável. Ele ficaria então tão "abalado de tristeza" que pararia de servir a Jeová. O Diabo não mudou suas intenções nem seus métodos. A boa notícia é que não desconhecemos suas táticas. (2 Coríntios 2:5-11).

6. O que nos ajudará a nos libertar do peso da culpa?

Se estivermos convencidos de que Jeová nos perdoou, seremos libertos do fardo da culpa. É natural sentir-se mal quando pecamos (Sl 51:17). E isso é bom, porque então nossa consciência nos motivará a mudar e fazer o que é certo (2 Co 7:10, 11). No entanto, se nos sentirmos excessivamente culpados mesmo depois de nos arrependermos, podemos ficar desanimados a ponto de querer desistir. Em vez disso, quando estivermos convencidos de que Jeová nos perdoou, podemos deixar a culpa para trás e virar a página. Dessa forma, serviremos a Jeová como ele deseja: com a consciência tranquila e grande alegria. (Col. 1:10, 11; 2 Tim. 1:3) Vejamos agora o que ajudará cada um de nós a convencer nosso coração de que Jeová nos perdoou.

O QUE PODE AJUDAR VOCÊ A SE CONVENCER DE QUE JEOVÁ O PERDOOU?

7, 8. Como Jeová foi descrito em Êxodo 34:6, 7, e que garantia isso nos dá?

7 Considere como Jeová se descreveu. Considere, por exemplo, o que ele disse a Moisés no Monte Sinai. (Leia Êxodo 34:6, 7.) De todas as coisas que Jeová poderia ter dito sobre si mesmo, em que se concentrou? Ele escolheu apresentar-se como “um Deus misericordioso e compassivo”. Então, você acha que ele se recusaria a perdoar alguém que o ama e se arrependeu sinceramente de um pecado? Jeová não pode agir de maneira tão fria e cruel.

8 Quando Jeová diz que é misericordioso, podemos acreditar plenamente nele, pois ele sempre fala a verdade. (Sal. 31:5) Então, se você tem dificuldade em acreditar que Jeová o perdoou, por que não considerar isto? Se você está convencido de que Jeová é misericordioso e compassivo e, portanto, perdoa todos os que se arrependem, pode ter certeza absoluta de que ele também o perdoará.

9. O que o Salmo 32:5 nos ensina sobre a maneira de Jeová perdoar?

9 Considere o que Jeová nos ensina na Bíblia sobre a sua maneira de perdoar. Por exemplo, Davi disse a Jeová: “Perdoaste o meu erro e os meus pecados.” (Leia Salmo 32:5.) A expressão hebraica traduzida como "perdoar" neste versículo também significa "levantar" ou "carregar". Portanto, quando Jeová perdoou Davi, foi como se tivesse tirado um fardo pesado de seus ombros e o carregado. Como resultado, Davi se sentiu muito aliviado e feliz. (Sl 32:2-4) Se realmente nos arrependermos, poderemos sentir o mesmo que ele sentiu. Não precisamos mais carregar nossos pecados, porque eles não estão mais aqui; Jeová os tirou de nossos ombros e os levou embora.

10, 11. O que o Salmo 86:5 nos ensina sobre Jeová?

10 (Lee Salmo 86:5). Davi disse que Jeová está “disposto a perdoar”. De acordo com uma obra de referência bíblica, essa expressão indica que “o perdão faz parte da natureza de Deus”. Por que Ele é tão bondoso com pecadores arrependidos? O versículo continua dizendo: "Teu amor fiel por todos os que Te invocam é imenso." Como vimos no artigo anterior, o amor leal de Jeová por seus servos é um apego profundo e duradouro. E esse amor sempre o motiva a perdoar generosamente aqueles que se arrependem. (Isa. 55:7) Se você acha difícil se convencer de que Jeová o perdoou, pode ser útil raciocinar assim: “Sei que Jeová está disposto a perdoar todos os que se arrependem e lhe pedem misericórdia. Portanto, posso ter certeza de que Jeová me perdoou.”

11 Por outro lado, a Bíblia também nos ensina que Jeová sabe como somos formados e entende que somos imperfeitos, e isso nos consola muito. (Sal. 139:1, 2) Vamos explorar esse ponto examinando outro salmo de Davi, que nos ajudará a convencer-nos de que Jeová quer nos perdoar.

LEMBRE-SE SOMENTE DO QUE JEOVÁ SE LEMBRA

12, 13. De acordo com o Salmo 103:14, do que Jeová se lembra e o que ele se sente compelido a fazer?

12 (Lee Salmo 103:14). Davi disse que Jeová “se lembra de que somos pó”. Com essas palavras, ele deu uma das razões pelas quais Deus está disposto a nos perdoar se nos arrependermos: Ele sempre se lembra de que somos imperfeitos. Vamos analisar mais de perto esse versículo.

13 Davi escreveu que Jeová “sabe bem como somos formados”. Ele formou Adão “do pó da terra” e sabe o que isso implica: mesmo seres humanos perfeitos têm limitações e necessidades, como respirar, comer e dormir. (Gn 2:7) Mas, visto que Adão e Eva pecaram, o fato de “sermos pó” implica outra coisa: todos os seus descendentes herdaram a imperfeição e a tendência de fazer coisas ruins. Bem, Davi não apenas disse que Jeová sabe que somos imperfeitos, mas que ele também "se lembra" disso. A palavra hebraica traduzida como "lembra" no Salmo 103:14 não significa apenas que Jeová tem isso em mente, mas também que ele é movido a fazer algo bom.  Então, em termos simples, esse versículo significa que Jeová entende que às vezes cometeremos erros, mas se nos arrependermos, ele será movido a nos tratar com misericórdia e nos perdoar. (Sl 78:38, 39)

14. (a) O que o Salmo 103:12 nos ensina sobre o perdão de Jeová? (b) Como o exemplo de Davi mostra que o perdão de Jeová é completo? (Veja o quadro “Jeová Perdoa e Esquece”.)

14 O que mais o Salmo 103 nos ensina sobre o modo de Jeová perdoar? (Leia Salmo 103:12.) Davi disse que quando Jeová nos perdoa, ele afasta nossos pecados de nós, “tão longe quanto o oriente está do ocidente”. Em certo sentido, pode-se dizer que o oriente e o ocidente estão infinitamente distantes um do outro. O que aprendemos com isso? Um estudioso da Bíblia explica: “Se o pecado for levado tão longe, podemos ter certeza de que todos os vestígios dele, até mesmo sua memória, terão desaparecido.” (O Tesouro de Davi, de Charles Spurgeon, volume 2, traduzido por Samuel Vila). Às vezes, algo tão pequeno quanto um cheiro é suficiente para desencadear uma lembrança. Mas quando Jeová nos perdoa por um pecado, não há o menor vestígio, nem mesmo um leve cheiro, que possa trazê-lo de volta à Sua memória e nos causar dano. (Ez 18:21, 22; Ne 3:19)

15. O que podemos fazer se ainda nos sentimos culpados por pecados passados?

15 Se você ainda se sente culpado por pecados passados, meditar no Salmo 103 ajudará a convencê-lo de que Deus o perdoou. Pergunte a si mesmo: “Se Jeová se lembra de que sou imperfeito e está disposto a me perdoar porque estou arrependido, não deveria eu me lembrar disso também? Por outro lado, se Jeová escolhe esquecer meus pecados passados ​​e nunca os considera culpados, eu não deveria esquecê-los também? Ele não se detém nos pecados que lhe perdoou, então por que você deveria? (Sl 130:3). Quando você se convencer de que Jeová o perdoou, você também será capaz de se perdoar e virar a página.

16. Por que é tão perigoso ficar obcecado por erros do passado? (Veja também a imagem.)

16 Lembre-se de que remoer constantemente os erros do passado é como dirigir um carro olhando constantemente o retrovisor. É bom olhá-lo de vez em quando para ver se há algum perigo atrás de você, para que você possa evitá-lo. Mas se você quer dirigir com segurança, precisa manter os olhos no que está à frente. Da mesma forma, é bom refletir ocasionalmente sobre os erros que você cometeu para aprender com eles e se esforçar para não repeti-los. Mas se você ficar remoendo-os, se sentirá tão culpado que não conseguirá dar o seu melhor a Jeová. Portanto, mantenha os olhos fixos no que está à sua frente: o caminho que leva ao novo mundo, onde as coisas ruins do passado “não serão lembradas”. (Is. 65:17; Pv. 4:25).

ILUSTRAÇÃO

Um homem dirigindo por uma estrada sinuosa olha pelo espelho retrovisor.

Assim como um motorista deve se concentrar mais no que está à frente do que no espelho retrovisor, devemos nos concentrar mais nas bênçãos futuras do que nos erros do passado. (Veja o parágrafo 16.)

CONTINUE CONVENCENDO SEU CORAÇÃO

17. Por que precisamos continuar convencendo nossos corações de que Jeová nos ama e nos perdoa?

17 Todos nós precisamos continuar convencendo nossos corações de que Jeová nos ama e está sempre pronto a nos perdoar. (1 João 3:19, nota de rodapé) Por quê? Porque Satanás continuará tentando nos convencer de que Deus não nos ama e nunca nos perdoará. Seu objetivo é nos impedir de servir a Jeová. Na verdade, como ele sabe que seu tempo é curto, ele se esforçará cada vez mais. (Apocalipse 12:12) Não lhe demos a menor chance!

18. O que você pode fazer para se convencer de que Jeová o ama e o perdoou?

18 No artigo anterior, vimos o que pode ajudar você a se convencer de que Jeová o ama. Neste, vimos o que você pode fazer para convencer seu coração de que Jeová o perdoou. Medite em como Jeová se descreve e no que a Bíblia ensina sobre sua maneira de perdoar. Não se esqueça de que ele sempre se lembra da sua imperfeição e o trata com misericórdia. E lembre-se de que Deus perdoa completamente. Se você fizer tudo isso, poderá dizer com a mesma confiança de Davi: "Obrigado, Jeová, por perdoar 'meu erro e meus pecados'!" (Sl 32:5).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que é tão importante nos convencermos de que Jeová nos perdoou?

Isso é muito importante porque, se estivermos convencidos de que Jeová nos perdoou, não cairemos em uma das armadilhas de Satanás, que é nos fazer acreditar que cometemos um pecado tão grave que Jeová jamais nos perdoará. Além disso, se estivermos convencidos de que Jeová nos perdoou, seremos libertos do fardo da culpa.

O que pode ajudar você a se convencer de que Jeová o perdoou?

Meditar sobre como Jeová se descreveu me ajudará. Ele escolheu se apresentar como "um Deus misericordioso e compassivo". Também meditarei sobre o que Jeová nos ensina na Bíblia sobre o seu modo de perdoar.

A expressão hebraica traduzida como "perdoar" também significa "levantar" ou "carregar". Portanto, quando Jeová nos perdoa, é como se Ele tirasse um fardo pesado dos nossos ombros e o carregasse para longe. Como resultado, nos sentimos muito aliviados e felizes.

Por outro lado, a Bíblia também nos ensina que Jeová sabe como somos feitos e entende que somos imperfeitos, e isso nos consola muito.

Por que precisamos continuar convencendo nossos corações de que Jeová nos perdoa?

Porque Satanás continuará tentando nos convencer de que Deus não nos ama e nunca nos perdoará. Seu objetivo é nos impedir de servir a Jeová. Não nos esqueçamos de que Ele sempre se lembra de que somos imperfeitos, nos trata com misericórdia e nos perdoa completamente.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários