Estudo de A Sentinela, Convença-se de que Jeová o perdoou, Semana de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025, Comentários e respostas.
Estudo da Sentinela, Saiba que Jeová o Perdoou, 27 de outubro a 2 de novembro de 2025, Comentários e Respostas.
“Perdoaste o meu erro e os meus pecados” (Sl 32:5).
1, 2. O que Jeová faz quando nos arrependemos, e como isso nos faz sentir? (Veja também a figura.)
Quando nos arrependemos verdadeiramente, confessamos nossos pecados e fazemos todo o possível para evitar repeti-los, Jeová nos perdoa e apaga completamente nossos pecados, como se nunca os tivéssemos cometido. Isso nos faz sentir felizes, aliviados e em paz, assim como o Rei Davi se sentiu ao receber o perdão de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
O Rei Davi sentado em uma sacada, tocando harpa e cantando.
O rei Davi compôs muitos salmos que falam do perdão de Jeová. (Veja os parágrafos 1 e 2.)
3, 4. Como Jennifer se sentiu? O que abordaremos neste artigo?
Jennifer sentia-se culpada porque, embora tivesse sido criada na verdade, durante a adolescência se desviou e começou a levar uma vida materialista e imoral. Ela também bebia muito e tinha um temperamento terrível. Por isso, achava difícil acreditar que Jeová a havia realmente perdoado, mesmo sabendo que já havia se arrependido e que o sacrifício de Cristo a havia purificado.
Neste artigo, veremos por que é tão importante estar convencido de que Jeová nos perdoou e o que nos ajudará a conseguir isso.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE NOS CONVENCERMOS DE QUE JEOVÁ NOS PERDOOU?
5. O que Satanás quer que acreditemos? Dê um exemplo.
Satanás quer que acreditemos que cometemos um pecado tão grave que Jeová jamais nos perdoará. Por exemplo, ele tentou fazer com que o homem em Corinto, que era culpado de imoralidade sexual e, por isso, foi expulso da congregação, pensasse que seu pecado era imperdoável, para que se sentisse tão triste e desanimado que parasse de servir a Jeová.
6. O que nos ajudará a nos libertar do peso da culpa?
Isso nos ajudará a nos libertar do fardo da culpa, mesmo depois de nos arrependermos, ao nos convencermos de que Jeová nos perdoou. Quando realmente cremos no Seu perdão, podemos deixar a culpa para trás, ter a consciência tranquila e servir a Jeová com alegria.
O QUE PODE AJUDAR VOCÊ A SE CONVENCER DE QUE JEOVÁ O PERDOOU?
7, 8. Como Jeová foi descrito em Êxodo 34:6, 7, e que garantia isso nos dá?
Jeová se descreveu como “um Deus misericordioso e compassivo”, entre as muitas características que poderia ter mencionado sobre si mesmo. Isso nos garante que ele está sempre disposto a perdoar aqueles que o amam e se arrependem de coração. Podemos confiar plenamente em sua misericórdia e ter certeza de que ele também nos perdoa.
9. O que o Salmo 32:5 nos ensina sobre a maneira de Jeová perdoar?
O Salmo 32:5 nos ensina que, quando Jeová nos perdoa, é como se ele tirasse um fardo pesado dos nossos ombros e o carregasse para longe. Não precisamos mais carregar o peso dos nossos pecados, porque eles realmente desapareceram. Isso demonstra que o seu perdão é completo e nos liberta da culpa, permitindo-nos sentir alívio e felicidade, assim como o Rei Davi sentiu quando disse a Jeová: "Perdoaste o meu erro e o meu pecado."
10, 11. O que o Salmo 86:5 nos ensina sobre Jeová?
O Salmo 86:5 nos ensina que Jeová está “pronto a perdoar” e que isso faz parte da sua natureza. Seu amor leal por aqueles que o buscam é imenso, e esse amor o motiva a perdoar generosamente todos os que se arrependem de coração. Isso nos garante que Jeová também está disposto a nos perdoar.
LEMBRE-SE SOMENTE DO QUE JEOVÁ SE LEMBRA
12, 13. De acordo com o Salmo 103:14, do que Jeová se lembra e o que ele se sente compelido a fazer?
De acordo com o Salmo 103:14, Jeová “se lembra de que somos pó”, ou seja, que somos imperfeitos e temos limitações. Jeová não apenas sabe que somos imperfeitos, mas também se lembra disso. Isso o leva a nos tratar com misericórdia e nos perdoar quando nos arrependemos, porque ele entende que às vezes cometemos erros.
14. (a) O que o Salmo 103:12 nos ensina sobre o modo de Jeová perdoar?
O Salmo 103:12 nos ensina que, quando Jeová nos perdoa, Ele remove nossos pecados "tão longe quanto o oriente está do ocidente". Pode-se dizer que o oriente e o ocidente estão infinitamente distantes. Isso significa que, se o pecado for levado para tão longe, podemos ter certeza de que Ele o remove completamente e não se lembra mais dele.
14. b) Como o exemplo de Davi mostra que o perdão de Jeová é completo? (Veja o quadro “Jeová Perdoa e Esquece”.)
O exemplo de Davi mostra que o perdão de Jeová é completo. Embora Davi tenha cometido pecados gravíssimos, ele se arrependeu sinceramente, e Jeová o perdoou completamente. Mais tarde, Deus não o lembrou mais de seus erros, mas o descreveu como um homem íntegro e reto. Isso mostra que, quando Jeová perdoa, ele esquece nossos pecados e se concentra nas coisas boas que fazemos para nos recompensar.
15. O que podemos fazer se ainda nos sentimos culpados por pecados passados?
Se continuarmos a nos sentir culpados por pecados passados, podemos meditar no Salmo 103 para nos convencermos de que Jeová já nos perdoou. Devemos lembrar que, se Ele decidir esquecer nossos pecados e nunca mais nos culpar por eles, nós também devemos esquecê-los. Quando aceitamos o perdão de Jeová, podemos nos perdoar e nos livrar da culpa.
16. Por que é tão perigoso ficar obcecado por erros do passado? (Veja também a imagem.)
Ficar obcecado com os erros do passado é perigoso porque pode nos fazer sentir tão culpados que não conseguimos dar o nosso melhor a Jeová. Lembrar dos erros apenas para aprender com eles é útil, mas remoê-los constantemente nos impede de progredir espiritualmente. Portanto, devemos manter os olhos no futuro e no caminho que leva ao novo mundo, onde as coisas ruins do passado "não serão mais lembradas".
ILUSTRAÇÃO
Um homem dirigindo por uma estrada sinuosa olha pelo espelho retrovisor.
Assim como um motorista deve se concentrar mais no que está à frente do que no espelho retrovisor, devemos nos concentrar mais nas bênçãos futuras do que nos erros do passado. (Veja o parágrafo 16.)
CONTINUE CONVENCENDO SEU CORAÇÃO
17. Por que precisamos continuar convencendo nossos corações de que Jeová nos ama e nos perdoa?
Devemos continuar a convencer nossos corações de que Jeová nos ama e nos perdoa, porque Satanás sempre tentará nos fazer acreditar no contrário. Seu objetivo é nos fazer duvidar do amor e do perdão de Deus para que paremos de servi-lo. Portanto, devemos fortalecer nossa fé e não lhe dar a menor oportunidade de nos fazer duvidar de Jeová.
18. O que você pode fazer para se convencer de que Jeová o ama e o perdoou?
Para me convencer de que Jeová me ama e me perdoou, posso meditar em como ele se descreve e no que a Bíblia ensina sobre sua maneira de perdoar. Devo lembrar que Jeová sempre se lembra de que sou imperfeito e me trata com misericórdia, e que seu perdão é completo. Se eu refletir sobre essas verdades, posso sentir a mesma confiança de Davi e agradecer a Jeová por perdoar "meu erro e meus pecados".
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que é tão importante nos convencermos de que Jeová nos perdoou?
É muito importante nos convencermos de que Jeová nos perdoou, pois isso nos protege das armadilhas de Satanás, que quer nos fazer acreditar que nossos pecados são imperdoáveis para que paremos de servir a Deus. Além disso, ter a certeza do perdão de Jeová nos liberta do fardo da culpa e nos permite servi-lo com alegria e consciência tranquila, exatamente como ele deseja.
O que pode ajudar você a se convencer de que Jeová o perdoou?
Para me convencer de que Jeová me perdoou, posso meditar em como ele se descreve: um Deus misericordioso e compassivo, que sempre diz a verdade e está disposto a perdoar aqueles que se arrependem de verdade. Isso também me ajuda a refletir sobre o que a Bíblia ensina sobre sua maneira de perdoar. Além disso, lembrar que Jeová entende que sou imperfeito e me demonstra misericórdia me tranquiliza de que seu perdão é real e completo.
Por que precisamos continuar convencendo nossos corações de que Jeová nos perdoa?
Devemos continuar a convencer nossos corações de que Jeová nos perdoa, porque Satanás sempre tentará nos fazer acreditar no contrário. Seu objetivo é nos fazer duvidar do amor e do perdão de Deus para que paremos de servi-lo. Sabendo que seu tempo é curto, ele intensifica seus esforços para nos desencorajar. Portanto, devemos fortalecer nossa fé e lembrar constantemente que Jeová é misericordioso, compassivo e sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem sinceramente.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário