TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 6 a 12 de outubro de 2025, Adoramos nosso grande Deus com profunda reverência, Discurso preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 6 a 12 de outubro de 2025, Adoramos nosso grande Deus com profunda reverência, Discurso preparado.

Adoramos nosso grande Deus com profunda reverência (10 minutos)

Em um mundo onde a adoração a Deus pode ser desafiada por influências negativas, é mais importante do que nunca demonstrar nossa devoção de maneira digna e respeitosa. O temor a Jeová — esse profundo respeito pelo nosso Criador — nos move a agir corretamente, evitar o mal e nos esforçar para honrá-Lo em todos os momentos.

Nas reuniões, demonstramos respeito a Deus pela maneira como ouvimos e nos organizamos.

Uma das maneiras mais visíveis de demonstrar respeito é em nossas reuniões. Não apenas participando, mas também pela forma como o fazemos. Quando adoramos a Jeová, devemos nos comportar com a dignidade digna da ocasião.

VAMOS LER ECLESIASTES 5:1

“Tome cuidado com os seus passos quando for à casa do verdadeiro Deus. É melhor aproximar-se para ouvir do que oferecer sacrifícios como fazem os tolos, pois não percebem que o que fazem é mau.”

Isso nos lembra que não devemos comparecer por rotina ou costume, mas com um espírito atento e reverente. Nossa maneira de nos vestir, nosso comportamento e, acima de tudo, nossa escuta atenta dizem muito sobre o respeito que sentimos por Jeová.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e nos motiva a praticar boas obras e a evitar o mal. Esse sentimento de profunda reverência pelo Criador nos move a evitar desagradá-Lo e desobedecê-Lo.

Portanto, é essencial que cultivemos essa reverência e a manifestemos em todos os momentos. Uma maneira de demonstrarmos nossa reverência é por meio de nossa conduta e comportamento em reuniões.

Quando demonstramos respeito nas reuniões, não apenas honramos a Jeová, mas também damos um bom exemplo para nossos irmãos e irmãs, fortalecendo a união e o amor entre nós.

Nossas orações públicas são bem pensadas e realizadas com reverência; elas não são muito longas nem cheias de palavras elevadas.

O respeito a Deus não se reflete apenas em nosso comportamento, mas também na maneira como oramos.

VAMOS LER ECLESIASTES 5:2

“Não se apresse em abrir a boca, nem deixe o seu coração falar irrefletidamente diante do verdadeiro Deus. Pois o verdadeiro Deus está nos céus, mas você está na terra. Portanto, suas palavras devem ser poucas.”

Quando oferecemos orações públicas, queremos representar bem a congregação diante de Jeová. Por isso, as preparamos cuidadosamente, escolhendo palavras simples, claras e respeitosas.

O próprio Jesus nos deu um excelente exemplo. Antes de ressuscitar Lázaro, Ele disse simplesmente: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste". Ele não usou palavras elaboradas nem fez uma oração longa e arrastada. Sua oração foi humilde, direta e cheia de confiança.

Da mesma forma, a oração modelo que Jesus ensinou prioriza o que é mais importante: a santificação do nome de Jeová, a vinda do seu Reino e o cumprimento da sua vontade. Quando nossas orações refletem esses mesmos valores, demonstramos que realmente respeitamos a Deus e colocamos as suas preocupações em primeiro lugar.

Cumprimos nosso voto de dedicação

Depois de refletir sobre nossa conduta nas reuniões e nossas orações, devemos nos fazer uma pergunta pessoal: Estou cumprindo minha dedicação a Jeová?

VAMOS LER ECLESIASTES 5:4, 5

“Quando fizeres um voto a Deus, não tardes em cumpri-lo, pois ele não se agrada de pessoas tolas. Cumpra o que prometeres. 5É melhor não fazer voto do que fazer um voto e não o cumprir.”

No dia do nosso batismo, prometemos a Jeová servi-lo de todo o coração. Esse foi um voto sagrado. Ainda estamos cumprindo esse compromisso? Ou temos diminuído gradualmente o ritmo do nosso serviço?

Cumprir nosso compromisso não significa ser perfeito, mas sim permanecer firme, continuar progredindo espiritualmente, participar de reuniões, orar sinceramente e apoiar a adoração verdadeira com nossas ações diárias.

Ilustração

A imagem em nosso guia de atividades mostra um grupo de israelitas em pé junto ao portão da cidade, prestando atenção a um sacerdote segurando um pergaminho. As pessoas estão sentadas ou em pé, com o rosto atento e os olhos fixos no sacerdote enquanto ele lê e explica as Escrituras. A atmosfera é solene e respeitosa; ninguém fala, ninguém se distrai e todos estão absortos na palavra de Deus.

Da mesma forma, quando nos reunimos no Salão do Reino e as Escrituras são lidas e explicadas, devemos mostrar respeito e reverência a Deus ouvindo atentamente, participando ativamente da adoração e demonstrando interesse sincero, com um coração disposto a aprender e obedecer à palavra de Deus.

Conclusão

Adorar a Jeová não se resume a palavras; é demonstrado por ações. Quando comparecemos às reuniões com respeito, fazemos orações reverentes e atenciosas e cumprimos fielmente nosso voto de dedicação, nossa adoração se torna uma fonte de força e consolo, mesmo em meio às provações.

Que possamos dizer com convicção todos os dias: “Jeová merece o melhor de mim, e estou determinado a dar isso a ele”.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários