FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO, Semana de 15 a 21 de setembro de 2025, Inicie as Conversas: DE CASA EM CASA. (Fazendo Discípulos: Uma Obra de Amor, Lição 5, ponto 3). Tarefa Preparada.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO, 15 a 21 de setembro de 2025, Inicie as Conversas: DE CASA EM CASA. (Fazendo Discípulos: Uma Obra de Amor, Lição 5, ponto 3). Tarefa Preparada.

5. Inicie conversas (4 min) de casa em casa. Use uma das "Verdades Bíblicas que Amamos Ensinar" do Apêndice A do livreto "Um Trabalho de Amor" (LMD, lição 5, ponto 3).

Cenário: Durante a pregação de porta em porta, o publicador encontra uma pessoa angustiada pelo sofrimento global e oferece conforto por meio de princípios bíblicos. A pessoa reflete sobre o sofrimento humano, suas causas e o papel de Deus segundo a Bíblia.

Editor: Bom dia. Como você está?

Assistente: Não muito bem, na verdade.

Editor: Sinto muito. Vejo pela sua cara que tem algo te incomodando.

Assistente: Sim, estou vendo o sofrimento crescente em todo o mundo nos noticiários. Isso é algo que me preocupa muito.

Editor: Às vezes, quando veem tanto sofrimento, muitas pessoas pensam que Deus é o culpado.

Assistente: Sim, eu também cheguei a pensar assim... que é um castigo de Deus.

Editor: Entendo que este é um assunto que o afeta profundamente. A Bíblia ensina que Deus não é culpado pelo sofrimento.

Observe o que Tiago 1:13 diz: "Ninguém diga, durante a tentação: 'Deus está me provando', pois com o mal ninguém pode provar a Deus, e Deus não prova a ninguém."

Como você percebeu, o sofrimento que nós e nossos entes queridos suportamos não é um castigo de Deus. Saber disso nos aproximará do nosso amoroso Criador.

Assistente: Isso faz sentido; me faz sentir um pouco melhor saber que Deus não é o culpado.

Editor: Exatamente. Pelo contrário, Deus quer que vivamos em paz e felicidade, como Ele pretendia desde o princípio: viver sem sofrimento ou dor.

Assistente: Então eu entendo… mas se Deus não é o culpado, de quem é a culpa?

Editor: A Bíblia menciona as principais causas do sofrimento. Primeiro, egoísmo, ganância e ódio. As pessoas são frequentemente vítimas da crueldade e do egoísmo de outros seres humanos imperfeitos.

Também existem momentos ruins e eventos inesperados. Acidentes podem acontecer porque estamos no lugar errado na hora errada, ou porque somos descuidados ou cometemos erros.

E, finalmente, há o governante maligno do mundo: o Maligno ou Diabo, um poderoso ser espiritual que originalmente era um anjo bom, mas que não permaneceu fiel à verdade.

Assistente: Faz sentido. Obrigado por me explicar.

Editor: Que tal eu voltar outro dia para explicar mais sobre como Deus nos ama tanto e tem o poder de acabar com o sofrimento e a injustiça?

Assistente: Claro, por mim tudo bem. Vou esperar por você.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários