Estudo de A Sentinela, Aceitando modestamente as coisas que não sabemos, 1 a 7 de setembro de 2025. Comentários e respostas.
Estudo de A Sentinela, Aceitando modestamente as coisas que não sabemos, 1 a 7 de setembro de 2025. Comentários e respostas.
“Não está em nosso poder compreender o Todo-Poderoso” (JÓ 37:23).
1. Que habilidade Jeová nos deu e por quê?
Jeová nos deu a capacidade de pensar, aprender e entender como aplicar o que aprendemos. Por quê? Porque ele quer que encontremos “o conhecimento de Deus” e usemos nossa capacidade de raciocínio para tomar boas decisões ao servi-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová não nos criou como robôs pré-programados, mas nos deu a capacidade de raciocinar. Provérbios 2:1-4 fala de discernimento, pois ele não nos deu um padrão específico para cada situação da vida. O que precisamos fazer é conhecer a Jeová para que possamos tomar nossas próprias decisões, sempre em harmonia com a sua vontade.
Em Provérbios 2:1-4, somos incentivados a nos esforçar não apenas para receber e valorizar, mas também a continuar buscando. E para buscar fervorosamente a sabedoria de Jeová, precisamos de um coração receptivo que nos motive a aprender dele com entusiasmo.
Em Romanos 12:1, somos instruídos a prestar serviço sagrado a Jeová com nossa capacidade de raciocínio. Isso significa que devemos fazê-lo de maneira lógica, racional e até mesmo inteligente. Portanto, devemos saber analisar os princípios bíblicos envolvidos em cada decisão e ver como eles se aplicam à nossa vida. E se fizermos isso, Jeová, sem dúvida, abençoará nossas decisões.
2. a) O que devemos reconhecer? (Jó 37:23, 24; veja também a imagem.)
Jó foi ajudado a corrigir sua perspectiva e a entender que precisava ser humilde quando Jeová lhe fez uma série de perguntas que mostraram que havia muito que ele não sabia. Nós também devemos ser humildes e reconhecer que, embora Jeová nos tenha dado a capacidade de aprender, não sabemos tudo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos reconhecer que, embora Jeová nos tenha criado com a capacidade de aprender, não sabemos tudo.
Isso nos ajuda a sermos humildes, porque temos o exemplo de Jó na Bíblia, que, em um de seus momentos mais difíceis, admitiu em Jó 42:3-6 que falava sem entender o que dizia. Portanto, estar ciente disso nos motiva a manter uma atitude humilde.
Acreditar que sabemos mais do que realmente sabemos é prejudicial para nós, porque Jó 37:24 diz que Jeová não favorece ninguém que se acha sábio. Isso nos ensina a manter uma atitude humilde em relação ao nosso conhecimento.
A humildade nos ajudará a reconhecer o que Provérbios 2:6 diz: que Jeová é o doador da sabedoria, e da sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. É ele quem nos dá toda a sabedoria e o entendimento que podemos ter.
Reconhecer que não sabemos tudo nos dá paz de espírito, pois nos ajuda a entender que Jeová nos mostrará o que realmente precisamos saber. Isso nos impedirá de nos perguntar por que certas coisas acontecem, já que nunca saberemos.
Embora Jeová amasse muito Jó, ele lhe disse muito francamente que não sabia de tudo, que lhe faltavam muitos detalhes, e com essa imagem ele ilustra tudo o que Jeová tinha para ensinar a Jó para que ele descesse à Terra e tomasse boas decisões.
2. b) Como nos beneficia ser modestos e reconhecer que não sabemos tudo?
Ela nos beneficia porque a modéstia nos ajuda a ser humildes, a corrigir nossa maneira de pensar e a confiar que Jeová nos revelará o que realmente precisamos saber para tomar boas decisões.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso nos beneficia porque entendemos que somente com a ajuda de Jeová podemos obter esse conhecimento e entendimento. Além disso, confiamos humildemente que Jeová nos revelará exatamente o que realmente precisamos saber, para que possamos tomar boas decisões em nossas vidas.
A Bíblia nos diz que é Jeová quem dá essa sabedoria, e devemos entender que, como fonte de sabedoria, Ele tem o direito de escolher o que nos diz e o que não nos diz. Mas como é amoroso que, conhecendo nossas limitações, Ele nos revele o que realmente precisamos saber para que possamos adorá-Lo e sermos humildes.
ILUSTRAÇÃO
Raios de luz emergem das nuvens e iluminam Jó enquanto Jeová fala com ele. Eliú e os três falsos amigos estão por perto, observando.
Assim como Jó, nós também nos beneficiamos ao aceitar que há coisas que não sabemos. (Veja parágrafo 2.)
3. O que analisaremos neste artigo?
Neste artigo, exploraremos algumas coisas que não sabemos e por que isso às vezes pode ser um desafio, bem como por que, no fim das contas, é bom não saber certas coisas. As lições que aprendemos nos ajudarão a confiar mais plenamente em Jeová para nos dizer o que realmente precisamos saber, pois Ele é "perfeito em conhecimento".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Exploraremos algumas coisas que não sabemos e como isso às vezes pode ser um desafio; mas, no fundo, é bom não sabermos certas coisas.
Analisaremos por que devemos aprender a confiar mais em Jeová, que é perfeito em conhecimento e que nos dirá o que realmente precisamos saber.
NÃO SABEMOS QUANDO O FIM CHEGARÁ
4. De acordo com Mateus 24:36, o que não sabemos?
Não sabemos quando chegará o fim deste sistema. Nem mesmo Jesus, enquanto esteve na Terra, sabia "o dia e a hora". Somente Jeová, que é o Senhor do Tempo, tem autoridade para decidir quando essas coisas acontecerão, e essa data já foi definida por Ele, mas não podemos sabê-la.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não sabemos quando chegará o fim deste sistema, porque o próprio Jesus disse que ninguém sabia, nem mesmo os anjos no céu, nem ele mesmo quando estava na terra.
O que sabemos é que Jeová já marcou essa data em seu calendário, por assim dizer, e que nunca saberemos disso.
A nota no parágrafo nos mostra que, embora seja verdade que Jesus não sabia dessa data quando esteve aqui na Terra, ele sabe agora, porque provavelmente desempenha um papel na guerra que Jeová travará para eliminar os assuntos da Terra. Isso é algo que não precisamos saber, mas Jeová e Jesus Cristo sabem.
5. Como não saber exatamente quando o fim chegará pode nos afetar?
Não saber a data exata do fim pode nos deixar impacientes ou desanimados, especialmente se servimos a Jeová há muitos anos. Também pode ser difícil suportar a zombaria de familiares ou de outras pessoas porque o fim ainda não chegou. Podemos até pensar que, se soubéssemos "a data exata", seria mais fácil ser paciente e suportar a zombaria.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esperar o fim pode nos deixar impacientes, especialmente se servimos a Jeová há muitos anos. Além disso, como diz 2 Pedro 3:3, teremos que suportar a zombaria das pessoas, e isso provavelmente se tornará mais difícil para nós.
2 Pedro 3:4 diz que haverá escarnecedores que dirão: “Onde está a promessa da presença dele?”, porque tudo tem sido o mesmo desde o princípio dos tempos. Essas são palavras que às vezes ouvimos quando pregamos, até mesmo de nossos próprios familiares. Mas a realidade é que, quando ouvimos essas coisas e nos lembramos de que Jeová sempre cumpre suas promessas, nossa fé se fortalece.
Podemos até pensar que, se soubéssemos a data exata, seria mais fácil sermos pacientes e suportar esse tipo de provocação. Mas agora vamos analisar por que é bom não sabermos.
6. Por que é bom que não saibamos a data do fim?
Porque nos dá a oportunidade de demonstrar que servimos a Jeová por amor e confiança, não apenas porque sabemos quando o fim virá. Dessa forma, mostramos que nosso serviço não tem "data de validade", mas que desejamos servi-Lo para sempre. Além disso, em vez de nos concentrarmos em quando o "dia de Jeová" chegará, nos concentramos no que ele realizará, o que nos motiva a nos aproximar Dele e nos esforçar para agradá-Lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque é uma maneira de Jeová nos dar a oportunidade de mostrar que O servimos porque O amamos e confiamos Nele, e não apenas por um dia específico.
As palavras de 2 Pedro 3:11-12 são muito práticas, pois nos ordenam a praticar atos santos de conduta e atos de devoção a Deus enquanto esperamos. Ou seja, não importa quanto tempo tenhamos esperado pela chegada do dia de Jeová, fica claro para nós que devemos continuar a fazer o nosso melhor para agradar a Deus, seguir a Sua orientação e manter a nossa amizade com Ele.
O parágrafo enfatiza a ideia de não focar em quando isso acontecerá, mas no que acontecerá quando esse fim chegar. Precisamos imaginar como será esse fim, como não haverá mais problemas como os que estamos vendo e como Jeová realizará tudo isso. E é isso que nos enche de energia e fé para perseverar. Esse é o objetivo que devemos ter para não nos determos em coisas que nos desanimam.
É bom que não saibamos a data exata do fim, porque então nossa motivação não depende de um calendário, mas do nosso amor e fidelidade a Jeová. Isso nos ajuda a permanecer firmes, vigilantes e com um coração sincero em relação a Deus.
Isso nos permitirá concentrar-nos no que sabemos e participar com entusiasmo na obra que Jeová nos confiou, que é a pregação. Dessa forma, podemos demonstrar que servimos a Deus por amor e confiança, não por conveniência.
2 Pedro 3:11, 12, falando especificamente do Dia do Senhor, diz que precisamos pensar no tipo de pessoas que devemos ser e não esperar passivamente, porque o versículo 11 diz que devemos praticar atos santos de conduta e atos de devoção a Deus. Portanto, não se trata de uma espera passiva, mas de uma atitude ativa.
7. O que sabemos?
Sabemos que, desde 1914, vivemos nos últimos dias. Jeová nos deu profecias na Bíblia que confirmam isso e nos mostram como será a vida durante esse período. Também sabemos com certeza que “o grande dia de Jeová está próximo”. Além disso, sabemos que Jeová quer que preguemos “as boas novas do Reino” ao maior número possível de pessoas, e atualmente essa obra é realizada em cerca de 240 países e em mais de 1.000 idiomas. Isso nos motiva a participar com entusiasmo dessa importante obra, mesmo sem saber “o dia e a hora”.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma das coisas que sabemos é que estamos vivendo nos últimos dias, porque Jeová nos mostra isso por meio da Bíblia. Ele nos deu detalhes de como as coisas serão nesses últimos dias, e por isso temos certeza de que esse dia está muito próximo.
Graças à Bíblia, como vemos em Mateus 24:14, sabemos que Jeová queria que as boas novas do Reino fossem pregadas ao maior número possível de pessoas nos últimos dias. Basta observar todas as conquistas que estão sendo alcançadas, tanto nos idiomas quanto nos territórios abrangidos, para saber que isso está acontecendo.
O que sabemos é que não precisamos saber o dia e a hora para ficarmos entusiasmados em servir a Jeová hoje.
Sabemos que existem mil línguas, que a Palavra é pregada em 240 países, e isso é mais uma prova de que estamos nos últimos dias, porque estamos alcançando o maior número possível de pessoas. Portanto, devemos nos concentrar agora no que sabemos, não no que não sabemos.
Sabemos que algo terrível deveria acontecer em 1914, e de fato algo terrível aconteceu: a Grande Guerra, mais tarde conhecida como Primeira Guerra Mundial. Além disso, esperava-se que Jeová acelerasse sua obra durante esse período, e ele fez isso por meio de avanços tecnológicos e outros meios.
Sabemos que Jeová, neste momento, está movendo milhares e milhares de irmãos por meio de seu espírito para pregar com entusiasmo esta obra que deve ser feita: a pregação.
NÃO SABEMOS O QUE JEOVÁ PODE FAZER PARA NOS AJUDAR
8. A que se refere a expressão “a atividade do verdadeiro Deus”? (Eclesiastes 11:5)
Refere-se a tudo o que Jeová faz ou permite que aconteça para o cumprimento da sua vontade. A Bíblia nos mostra que conhecer "a atuação do verdadeiro Deus" é tão impossível para nós quanto compreender o desenvolvimento de um bebê no ventre de sua mãe, algo que até hoje os cientistas ainda não compreendem completamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Refere-se tanto às suas ações diretas quanto ao que ele permite em sua soberania para realizar sua vontade. Essa atividade é um mistério para nós, pois nem sempre entendemos por que ele permite que certas coisas aconteçam ou como exatamente ele agirá para nos ajudar.
Refere-se a tudo o que Jeová faz ou permite que aconteça para que sua vontade seja cumprida. Como diz Eclesiastes 11:5, não sabemos ao certo o que Jeová faz ou por que permite que certas coisas aconteçam. Isso se compara ao fato de não sabermos como um bebê se desenvolve no ventre de sua mãe, algo que nem mesmo os cientistas sabem. Portanto, como mencionado ali, não sabemos como Jeová age.
Embora não saibamos por que Jeová permite que certas coisas aconteçam, sabemos o que diz o Salmo 37:5, que declara que se nos entregarmos a Jeová e confiarmos nele, Ele sempre agirá em nosso favor.
Assim como não podemos entender completamente como um bebê se desenvolve no ventre de sua mãe, mas vemos os resultados, também, embora não possamos entender completamente tudo o que Jeová faz para realizar sua vontade, vemos os resultados, e é nisso que devemos nos concentrar.
9. Que desafios podemos enfrentar por não saber o que Jeová fará para nos ajudar?
Não saber o que Jeová fará para nos ajudar pode nos levar a vários desafios, como hesitar ao tomar decisões importantes — por exemplo, simplificar nossa vida para pregar mais ou nos mudar para um lugar onde mais publicadores são necessários. Também podemos questionar se Jeová está feliz conosco quando enfrentamos dificuldades ou não conseguimos alcançar nossos objetivos. Como resultado, podemos questionar se Jeová está nos ajudando.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso pode nos fazer hesitar em tomar decisões que envolvam colocar Jeová em primeiro lugar, como simplificar nossa vida para dedicar mais tempo a Ele ou ir a lugares onde as congregações precisam de mais apoio. E é verdade que podemos hesitar em fazer isso por não sabermos ao certo como Jeová nos ajudará. Mas, se confiarmos que Ele nunca abandona aqueles que O colocam em primeiro lugar, podemos tomar decisões corajosas.
As coisas podem não sair como esperamos, podem dar errado, ou podem não ser os resultados que esperávamos, e então começamos a duvidar. Talvez pensemos: "Jeová não está feliz comigo, não estou fazendo algo certo, ou Ele não está me ajudando porque não vemos a resposta".
O parágrafo menciona objetivos muito positivos, objetivos espirituais: pregar mais, mudar para um lugar onde há mais necessidade, realizar alguma obra; mas mesmo nessas circunstâncias, às vezes as coisas não acontecem como pensamos ou imaginamos. Contudo, embora não saibamos como Jeová agirá ou como Ele fará as coisas avançarem para que tudo relacionado a servi-Lo seja bem-sucedido, devemos confiar nEle.
É importante continuar nos esforçando com fé, porque Jeová valoriza nossa lealdade mais do que resultados. Não atingir um objetivo espiritual não significa que Jeová não esteja feliz conosco. Assim como Jó, podemos ter certeza de que Ele nos ajudará e nos dará força no momento certo.
10. Já que não sabemos como Jeová agirá, que qualidades podemos desenvolver?
Por não sabermos como Jeová agirá, podemos desenvolver qualidades como humildade e modéstia. Também aprendemos a confiar plenamente nele, reconhecendo que seus pensamentos e caminhos são superiores aos nossos. Isso nos leva a dar-lhe crédito quando as coisas vão bem e a nos sentirmos seguros quando enfrentamos dificuldades, sabendo que Jeová está no controle. Fazemos o que está em nossas mãos e deixamos o resto em suas mãos, confiando que ele nos guiará conforme a necessidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos demonstrar qualidades como humildade e modéstia. Devemos lembrar que os pensamentos e os caminhos de Jeová estão acima dos nossos, como afirma Isaías 55:8. Portanto, devemos confiar plenamente que as coisas sempre darão certo se confiarmos em Jeová.
Confiar em Jeová é sempre bom para nós. Se nossos planos, nossa obra de pregação ou algum projeto ou organização estão indo bem, não temos dúvidas de que tudo é mérito de Jeová. Mas se, por outro lado, as coisas não saem como esperávamos, é um grande conforto saber que Jeová vê tudo e tem tudo sob controle.
Ser modesto é importante porque demonstra que confiamos que Jeová agirá à sua maneira. Não queremos controlar o que Jeová faz, mas sabemos que ele nos ajudará se confiarmos nele.
Talvez possamos considerar se, ao pedir algo a Jeová ou esperar que Ele nos dê algo específico, estamos demonstrando que achamos que sabemos o que é melhor para nós. Se desenvolvermos modéstia, receberemos mais bênçãos e não ficaremos decepcionados quando as coisas não saírem como esperávamos.
Embora não esperemos que Jeová faça milagres como os que ele realizou no passado para nos mostrar o caminho — como ele às vezes fez no passado — estamos confiantes de que ele nos dará a orientação de que precisamos.
Devemos fazer o que está em nossas mãos e deixar que Jeová faça o resto. Atos 16:6-10 nos dá um exemplo: Paulo tentou pregar onde podia e se esforçou muito, mas às vezes Jeová não queria que ele fosse para lá. Então, Jeová lhe mostrou para onde ir, e Paulo deixou que a vontade de Jeová o guiasse. Portanto, devemos fazer o mesmo: nos esforçar e esperar que Jeová dirija nossos passos.
Continuando com o exemplo de Atos 16:6-10, quão importante era para Paulo e os outros serem modestos e humildes! Graças a essas duas qualidades, eles puderam aceitar a orientação que o espírito lhes dava. Se não tivessem demonstrado essas qualidades, o propósito de Jeová não teria se cumprido. Portanto, como é bom cultivarmos essas qualidades também! Elas nos ajudarão a aceitar a orientação de Jeová no caminho que Ele planejou para nós.
Podemos extrair belas qualidades dos problemas e da incerteza. Podemos aprender a trabalhar com humildade e também a confiar em Jeová, aconteça o que acontecer. Portanto, isso nos encoraja, quando surgem problemas ou dificuldades, em vez de ficarmos desanimados e desanimados, a usá-los como um ímpeto para nos tornarmos cristãos melhores e confiar mais em Jeová.
Quando planejamos bem as coisas e, por mais que tentemos, elas não saem como queremos, é melhor deixar tudo nas mãos de Jeová. Caso contrário, nunca saberemos que Jeová está realmente nos ajudando, porque nunca dependemos dEle.
11. Que coisas importantes sabemos?
Sabemos que Jeová é sempre amoroso, justo e sábio; que ele valoriza muito o que fazemos por ele e por nossos irmãos e irmãs; e que ele sempre recompensa aqueles que lhe são leais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabemos que Jeová é um Deus amoroso, justo e sábio, que valoriza muito o que fazemos por Ele e por nossos irmãos. E, como indica Hebreus 11:6, Ele sempre recompensa aqueles que O buscam fervorosamente.
O que sabemos é exatamente o que precisamos para servir a Jeová fielmente. Não precisamos saber o que não está na Bíblia.
É reconfortante saber que Jeová vê tudo e tem tudo sob controle, e também é reconfortante saber que Ele é amoroso, justo e sábio, e que Ele valoriza muito tudo. Então, quando as coisas não saem como planejado, permanecemos calmos, esperando que Ele nos dê outra ideia.
NÃO SABEMOS O QUE ACONTECERÁ AMANHÃ
12. De acordo com Tiago 4:13, 14, O que não sabemos?
Não sabemos como será nossa vida amanhã, pois eventos inesperados podem acontecer com todos nós. Portanto, não podemos saber se o que planejamos dará certo ou se estaremos vivos para executá-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que não sabemos é como será a nossa vida amanhã, pois eventos inesperados podem acontecer com todos nós, como diz Eclesiastes 9:11. Portanto, não podemos saber se o que planejamos dará certo ou não, ou se estaremos vivos para executá-lo.
13. Por que pode ser um desafio não saber o que acontecerá amanhã?
Não saber o que acontecerá amanhã pode ser um desafio porque pode causar ansiedade, fazer-nos perder a alegria, causar dor ou frustração quando eventos inesperados ocorrem e levar à decepção ou desânimo se as nossas expectativas não forem atendidas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque, por não sabermos, podemos criar ideias ou expectativas sobre o que vai acontecer, e como diz Provérbios 13:12, se se concretizarem, são como uma árvore da vida; caso contrário, podem adoecer nossos corações. Por isso, devemos ter cuidado ao criar ideias sobre o que vai acontecer, pois é muito fácil que elas não se realizem e nos levem à decepção ou ao desânimo.
Jeová nos deu imaginação, com a qual somos capazes de criar um cenário, depositar toda a nossa esperança nele, trabalhar, encontrar motivação e persegui-lo. Mas se esse cenário final não se concretizar, não for real ou demorar muito para chegar, com a mesma facilidade com que começamos, podemos cair e adoecer, até mesmo sofrer de depressão. Portanto, é muito importante dar ao amanhã a devida importância e confiar na orientação de Jeová.
O parágrafo também fala sobre coisas que podem acontecer, mesmo que sejam uma tragédia ou um evento imprevisto. E quando nos deparamos com essa situação, ficamos cheios de dor e frustração, e é difícil seguir em frente.
14. Do que depende a verdadeira felicidade? (Veja também as imagens.)
A verdadeira felicidade não depende de conhecer todos os detalhes do nosso futuro, mas de buscar a orientação de Jeová e obedecê-lo. Consiste em servi-lo com amor, confiar nele ao tomar decisões e permanecer fiel mesmo em meio às dificuldades. Se confiarmos na orientação de Jeová para tomar decisões, seria como dizer: "Se Jeová quiser, ficaremos vivos e faremos isto ou aquilo."
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Depende de buscarmos sua orientação e obedecê-lo de todo o coração, não esperando que Jeová nos salve de todos os problemas.
Jeremias 10:23 diz que nem mesmo cabe ao homem dirigir os seus próprios passos. Quando tomamos decisões por conta própria, podemos cometer erros; mas se seguirmos as regras que Jeová nos dá, seremos felizes, porque Ele as deu para a nossa felicidade e para o nosso bem-estar.
O parágrafo nos diz que nossa felicidade deve depender de Jeová, porque, afinal, este mundo está em constante mudança; até mesmo as pessoas ao nosso redor nos decepcionam. Se concentrarmos nossa felicidade em outro ser humano, também ficaremos devastados. Jeová está lá; ele é nosso guia, nossa fonte de felicidade, aquele que realmente dá sentido às nossas vidas quando pensamos no futuro maravilhoso que nos aguarda.
Ao suportarmos nossos problemas, dificuldades e tudo o que nos acontece, mostramos ao nosso Deus celestial que não é por egoísmo, mas por amor; e Jeová sabe disso. Nada pode nos fazer mais felizes do que isso.
O que devemos fazer quando não conseguimos direcionar nossos passos é confiar e buscar a orientação de Jeová: buscar essa orientação, obedecê-lo e, como diz Tiago, dizer que, se Jeová quiser, faremos isso ou aquilo, porque a verdadeira felicidade depende de confiar nele e fazer as coisas do seu jeito.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um irmão e seu filho guardam uma Bíblia e outros itens em sua mochila de emergência. 2. Em uma emergência, o irmão, sua esposa e seu filho se abrigam da chuva sob uma lona e usam os itens da mochila.
O que realmente nos protege é buscar a orientação de Jeová e obedecê-lo. (Veja os parágrafos 14 e 15.) b
15. O que sabemos sobre o futuro?
Sabemos que Jeová nos prometeu vida eterna, que ele não pode mentir e que cumprirá todas as suas promessas. Sabemos também que ele nos dará sabedoria, consolo e força para enfrentar qualquer situação, e que nada pode impedi-lo de nos amar e cumprir o seu propósito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que sabemos é o que Jeová nos prometeu. Ele nos prometeu vida eterna. Sabemos que Jeová não pode mentir. Ele sempre cumpriu suas promessas e, como já estudamos, Jeová é o Senhor do tempo e, portanto, pode prever o fim. E todas as coisas que ainda não se cumpriram, ele também cumprirá.
Como sabemos, todas as coisas preditas já se cumpriram, e aquelas que ainda estão por vir também se cumprirão. Portanto, Jeová nos dará a sabedoria, o consolo e a força de que precisamos para suportar o que quer que venha. Devemos ser positivos, confiar e esperar nEle.
Como diz o parágrafo, o amor de Jeová não é como o amor humano, que às vezes está presente e às vezes ausente. Em Romanos 8:35-39, temos a garantia de que nada, nenhuma criação, pode nos separar do amor de Jeová. E, como diz o versículo 38, estamos convencidos disso, com base em tudo o que discutimos. Isso realmente nos ajuda muito a suportar tudo o que temos que suportar neste sistema.
NÃO PODEMOS ENTENDER PLENAMENTE O QUÃO BEM JEOVÁ NOS CONHECE
16. Embora possa parecer surpreendente para nós, o que Jeová sabe sobre nós? (Salmo 139:1-6)
Embora possa parecer surpreendente para nós, Jeová sabe tudo sobre nós. Ele sabe como somos feitos física, emocional e mentalmente. Ele sabe o que dizemos, o que pensamos, o que fazemos e por que o fazemos. Ele está sempre zelando por nós, e nunca estamos fora do seu alcance. Como diz o Salmo 139:6, esse conhecimento é tão profundo que ultrapassa o nosso entendimento.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele sabe absolutamente tudo. Por exemplo, diz-se que Ele percebe nossos pensamentos, o que significa que Ele sabe exatamente como nos sentimos, o que nos preocupa e as decisões que vamos tomar. Ele sabe tudo sobre nós, até mesmo o que pensamos, mesmo que ninguém ao nosso redor saiba.
Podemos dizer que Jeová nos protege como um vigia, mas não como alguém que espera que falhemos, mas como um vigia como um salva-vidas em uma piscina, atento para que não nos afoguemos. Ou seja, ele estende a mão para nos ajudar.
O Salmo 139:4 afirma poeticamente: "Ainda não chegou à minha língua uma palavra, mas tu, ó Jeová, a conheces bem." Talvez haja um pensamento que nos perturba, nos faz sentir mal, e nem sabemos por que nos sentimos assim, mas Jeová já sabe, até mesmo as coisas que não conseguimos expressar em palavras.
Sabemos que, às vezes, quando estamos doentes, a falta de um diagnóstico ou não saber realmente o que está errado também pode nos prejudicar, mas Jeová sabe o que está acontecendo conosco; ele nos conhece melhor do que nós mesmos.
17. Por que pode ser difícil aceitar que Jeová nos conhece tão bem?
Podemos ter dificuldade em aceitar que Jeová nos conhece tão bem por causa da nossa criação, cultura ou crenças passadas. A culpa por erros do passado também pode desempenhar um papel, fazendo-nos pensar que Jeová está distante ou não quer um relacionamento conosco. Além disso, quando alguém se esforça para mudar de vida para agradar a Deus, mas luta com algo que parece natural, pode duvidar que Jeová realmente o compreenda.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes, pode ser por causa da nossa criação ou da cultura em que crescemos que nos torna difícil ver Jeová como um pai amoroso que nos ama, cuida de nós e se importa conosco. E às vezes pode ser porque alguém cometeu um erro no passado e sente que Jeová não gosta dele, não o quer perto dele e o vê como distante.
Talvez, por causa das nossas experiências que nos levaram a conhecer Jeová, tenhamos feito coisas que hoje nos levam a nos perguntar: Por que Deus me pede para rejeitar algo que é tão natural para mim? E então podemos nos perguntar se Jeová realmente nos entende.
Não estamos sozinhos. Temos o exemplo do Rei Davi, por exemplo, no Salmo 38:12, onde ele menciona que não queria que Jeová o abandonasse ou se afastasse dele.
18. Por que é bom aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos? (Veja também as figuras.)
É bom aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele vê nossos pontos fortes e fracos, entende nossas emoções e motivações e nos ama independentemente disso. Saber que Jeová sabe o tipo de pessoa que podemos nos tornar nos dá a confiança para servi-lo com fidelidade e alegria. Além disso, mesmo que haja muitas coisas que não entendemos, ter a promessa de um futuro maravilhoso nos ajuda a suportar as dificuldades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque às vezes somos mais duros conosco do que Jeová. Às vezes, a vida que tivemos e as situações que enfrentamos talvez nos tenham endurecido; mas, como diz o parágrafo, Jeová sabe o tipo de pessoa que podemos nos tornar.
Como diz Romanos 7:15, podemos não entender nosso comportamento porque continuamos a fazer o que odiamos, mas é animador pensar que Jeová, apesar de ver nossas falhas, entende por que nos sentimos assim e, apesar de tudo, ainda nos ama. Portanto, Ele não se concentra no que somos agora, mas sim na imagem positiva que temos de nós mesmos e no que podemos nos tornar.
Na imagem, vemos um irmão cujo coração imperfeito pode enganá-lo e fazê-lo sentir-se inútil ou desanimado. Mas o que ele faz? Ele imagina o novo mundo. Jeová realmente sabe como seremos daqui a mil anos, quando formos perfeitos, e Ele também o ajuda a imaginar esse futuro sem problemas. Portanto, o que precisamos fazer é confiar em Jeová e nos ver como Ele nos vê.
É verdade que às vezes pensamos que somos menos do que realmente somos, mas precisamos considerar o mundo em que vivemos. A estratégia de Satanás é nos fazer pensar que não temos valor algum. Como podemos servir a Jeová? Portanto, precisamos meditar sobre essa ideia.
Às vezes, quando nos julgamos, achamos que sabemos o que sentimos, o que pensamos, nossos medos e nossa culpa — e achamos que os conhecemos bem. Mas o que a Bíblia diz é que Jeová sabe mais sobre nós do que nós mesmos. Portanto, precisamos ser modestos e dizer: "Quando eu me sentir mal, deixarei que Jeová me julgue."
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Em um dia escuro e chuvoso, um irmão olha pela janela com uma expressão desanimada. 2. No Paraíso, o irmão caminha por uma montanha apreciando a bela paisagem com alguns amigos.
Embora haja muitas coisas que não sabemos nesta vida, sabemos que Jeová nos prometeu um futuro maravilhoso, e isso nos ajuda a suportar as dificuldades. (Veja os parágrafos 18 e 19.)
19. O que sabemos sobre Jeová?
Sabemos que Jeová é amor e que seus padrões justos refletem esse amor, sempre desejando o melhor para nós. Sabemos também que ele deseja que vivamos para sempre, e é por isso que ele nos deu o resgate para que possamos agradá-lo, apesar de nossas imperfeições. Além disso, sabemos que Jeová nos conhece completamente e confia que somos capazes de fazer a sua vontade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1 João 4:8 diz que todo aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Isso nos diz claramente que Deus é como um pai amoroso que quer o melhor para nós. É por isso que ele cuida de nós, nos protege e até ofereceu um resgate para que pudéssemos ter a vida eterna.
Em 1 João 3:20 diz que mesmo que nosso coração nos condene, Deus é maior que nosso coração e sabe tudo sobre nós, incluindo o que podemos nos tornar em nosso potencial futuro.
20. O que nos ajudará a não nos preocuparmos desnecessariamente?
Aceitar modestamente que Jeová nos dá todas as informações de que precisamos nos ajudará a evitar preocupações desnecessárias com o que não sabemos e a nos concentrar no que é importante, demonstrando assim nossa total confiança Nele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma qualidade indispensável é a modéstia, pois ela nos fará reconhecer nossas limitações, que não sabemos tudo e que confiamos em Jeová para que Ele nos informe as coisas que precisamos saber no Seu tempo.
Se Jeová não nos disse mais nada, é porque realmente não precisamos disso. Ele sabe o que precisamos para ser felizes.
Embora haja muitas coisas que não sabemos, o que sabemos é que teremos um futuro em que nunca deixaremos de aprender sobre nosso Deus, Jeová, e isso será para sempre.
Se confiarmos em Jeová e nos submetermos à sua orientação, como diz Provérbios 3:23, encontraremos segurança e conforto, sabendo que Jeová sempre entende nossos problemas e está disposto a nos ajudar.
O texto de Eclesiastes 3:11 também nos diz que, embora Jeová tenha plantado em nossos corações o desejo de viver para sempre, também menciona que nunca compreenderemos plenamente a obra de Jeová. Portanto, não importa quanto tempo vivamos, nunca deixaremos de aprender sobre Jeová. Já temos o suficiente com o que Ele nos disse, então vamos nos esforçar para isso.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que é bom não saber quando o fim chegará?
Porque, por não sabermos a data exata, temos a oportunidade de demonstrar que servimos a Jeová por amor, não por interesse próprio. Isso nos ajuda a manter a fé genuína e a nos concentrar em agradá-Lo e em nos esforçar para fazer a Sua vontade, sem precisar estabelecer uma data para nossa lealdade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ela nos mantém em constante expectativa, mostra o que está em nossos corações, nos ajuda a ser constantes, nos protege do desânimo e, em suma, Jeová, em sua sabedoria, decidiu que não sabemos o momento exato para que vivamos cada dia como se fosse o último deste sistema, mantendo-nos ativos e demonstrando a verdade do que sentimos por Ele.
Sim, em vez de pensar em quando o dia de Jeová chegará, vamos pensar no que ele realizará; então estaremos mais perto de Jeová e usaremos esse tempo para agradá-lo.
Como não sabemos a data exata, temos a oportunidade de mostrar que servimos a Jeová por amor e não por interesse próprio.
Por que não precisamos saber o que acontecerá amanhã para sermos felizes?
Porque a verdadeira felicidade depende de buscar a orientação de Jeová, obedecê-lo e confiar nele, não de saber todos os detalhes do futuro. Confiar em Jeová nos dá paz e nos ajuda a permanecer fiéis mesmo em meio a dificuldades ou incertezas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque a verdadeira felicidade reside em seguir e obedecer à orientação de Jeová, sem conhecer todos os detalhes do futuro. Quando buscamos e seguimos a orientação de Jeová, tomaremos boas decisões que nos trarão felicidade.
Por que é bom aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos?
Porque Jeová vê tanto as nossas forças quanto as nossas fraquezas e entende por que agimos da maneira que agimos. Saber que Ele nos conhece e nos ama nos dá a confiança para servi-Lo com fidelidade e alegria, sabendo que Ele compreende a nossa natureza imperfeita e as nossas lutas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes, podemos nos subestimar. Mas saber que Jeová entende perfeitamente o tipo de pessoas que podemos nos tornar nos ajuda muito e nos dá a confiança necessária para servi-lo com alegria e firmeza.
Sabemos que Jeová conhece nossos pensamentos e até mesmo nosso embrião, como diz a Bíblia, e Ele também conhece a criança no ventre da mãe. Portanto, se Ele nos conhece tão perfeitamente, muito melhor do que nós, o que precisamos fazer é depositar nossa confiança nEle.
Sabemos que Jeová nos ajudará com tudo o que precisamos nesta vida: hoje, amanhã e o que vier depois. Ele dará aos que morreram uma ressurreição, e teremos a esperança de vê-los novamente.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário